Problemas com travamento de audio, pipocos, pausas? Leia isso antes!

Autor Mensagem
gwallner
Veterano
# jan/09


Fala galera!

Resolvi postar esse artigo do www.homestudio.com.br para que o pessoal leia antes de colocar algum post perguntando como fazer para parar aqueles pipocos da placa de audio, como fazer para o computtador não travar mais...etc.
Espero que isso ajude à todos.

De Sérgio Izecksohn

Todo mundo, em algum momento, se queixa do seu computador. São interrupções na execução das músicas, estalinhos, travamentos, lentidão, incompatibilidades com alguns programas. Mas, ao tomarmos algumas precauções, podemos evitar vários desses problemas e até nos surpreender com a sua nova performance. Aumente o número de pistas gravadas e de plug-ins usados simultaneamente. Evite estalos no som e perdas de sincronismo entre as pistas. Diminua a latência. Diversas sugestões são apresentadas aqui para fazer o seu computador de áudio voar.

Cada computador é diferente do outro. Hardware, software, configurações físicas e virtuais são praticamente impossíveis de se repetir de uma máquina para outra. Em comum, quase todos esses bichinhos de estimação têm um certo mau-humor. Às vezes, tudo funciona que é uma beleza, menos o programa que motivou a compra da máquina. Tem também a máquina que sempre trava na presença dos clientes e nunca na frente do técnico de manutenção.

Mas há computadores que são um justo motivo de orgulho para seus donos, e nem sempre são caros. Rápidos, obedientes, inteligentes e versáteis, quase sempre foram montados ou mandados montar por quem convive com eles no dia-a-dia, os maiores interessados no seu funcionamento. E este é mais um bom motivo de orgulho: "fui eu que fiz!"

PC montado por você. Há três tipos de computador. O computador de marca (Dell, IBM, Compaq, Itautec), o de fundo de quintal (ofertas "irresistíveis" dos cadernos de informática) e o que a gente mesmo faz ou manda fazer. As vantagens da última opção são inegáveis. Podemos escolher todas as peças, para só usar produtos de primeira linha, e todas compatíveis entre si. E ainda economizamos em relação ao custo dos PCs de marca. Com isso, evitamos sérios conflitos de hardware que acontecem entre placas-mães, placas de vídeo e de som, entre outros.

Use HDs e CPU rápidos o suficiente. Escolha um processador recomendado pelos fabricantes de hardware e software de áudio, como o Intel Pentium ou o AMD Athlon XP. A sua velocidade ou clock é diretamente proporcional ao número de plug-ins e sintetizadores virtuais que podemos usar ao mesmo tempo. Mas a diferença de preço entre diferentes clocks é, muitas vezes, desproporcional. Escolha pelo custo-benefício. O hard disk deve ser rápido para suportar a execução simultânea de muitas pistas de áudio. Os do tipo Ultra-DMA permitem tocar ao mesmo tempo muitas dezenas de pistas gravadas.

Ponha mais memória. A memória (ou a falta dela) é a responsável pelo computador atuar mais "acordado" ou mais "sonolento". Para carregar uma penca de plug-ins e sintetizadores, precisamos de bastante memória. Hoje, é bom usar pelo menos 512 MB. Um giga de RAM deixa o computador bem à vontade. Não use menos de 256 megabytes para gravar e mixar áudio.

Se for aumentar a memória, use pentes rigorosamente idênticos, em tudo. E memória de marca, como NEC ou MT, deixa o computador mais rápido.

Desfragmente com freqüência o seu HD. Os discos de música, como o CD e o vinil, gravam as informações seqüencialmente, numa espiral de dentro para fora (CD) ou de fora para dentro (vinil). Discos de dados, como o disco rígido do computador, registram as informações em pequenos setores ao longo do disco. À medida que as informações vão sendo processadas e substituídas, vão ocupando ou esvaziando os setores de forma cada vez mais desorganizada, deixando muitas "clareiras" no disco.

Desfragmentar é como arrumar o nosso quarto, colocando tudo em ordem: a sensação de mais espaço, tudo no seu lugar, fácil de achar. Com as informações todas arrumadas em seqüência, sobra uma grande área livre para o HD gravar novos dados e fica muito mais fácil para o Windows localizar as informações.

Ao desfragmentar seu HD, use um no-break, um pequeno gerador de eletricidade que é ativado automaticamente por alguns minutos quando falta luz. Há diversos casos relatando perda total de hard disks por interrupção no fornecimento de energia elétrica durante a desfragmentação. Faça durante a noite ou tire um dia de folga: leva horas. Feche todos os programas. Clique em <Iniciar>, <Programas>, <Acessórios>, <Ferramentas do sistema> e em <Desfragmentador de disco>.

Se você grava som freqüentemente, procure desfragmentar o HD pelo menos uma vez por semana, para mantê-lo sempre ágil.

Use 16 bits de cores no vídeo. Melhore o desempenho usando 16 bits de cores em vez de 24 ou 32 bits. Para mudar a quantidade de cores, na área de trabalho do Windows, clique com o botão direito sobre um espaço livre e então clique em <Propriedades>, <Configurações> e <Cores>. Não use protetor de tela, desktop ativo ou recursos de economia de energia do HD ou do monitor. Nem use jamais aqueles lindos desenhos animados para proteger a tela, que aparecem bem no meio da mixagem, paralisando a música. Aliás, há muitos anos os monitores de vídeo SVGA dispensam estas proteções.

Desabilite sons e programas de fundo. Os sons do Windows são fonte de conflitos com os programas de gravação. Clique em <Meu computador> e em <Painel de controle>. Depois, em <Sons e multimídia>, <Sons> e na lista <Esquema> escolha <Nenhum som>.

Diversos programas se abrem junto com o Windows e ficam funcionando o tempo todo. Alguns, nós nem percebemos. Por exemplo, o Norton Internet Security é uma excelente ferramenta. Cioso de suas responsabilidades Mr. Norton fica a todo instante contando o que está fazendo e perguntando se pode fazer mais umas outras tantas coisas. Numa máquina de internet, este comportamento do programa é louvável. Num computador de gravação, é tudo o que não queremos. Desabilite as funções automáticas do antivírus e do firewall e passe a executá-las manualmente, para não interromper o pesado fluxo de dados do áudio.

Clique em <Iniciar>, depois em <Executar> e então digite "msconfig" e clique em <OK>. No utilitário de configuração do sistema, clique em <Iniciar> e - só se souber bem o que está fazendo - desabilite os programas que não deverão mais iniciar sozinhos. Clique em <OK> e reinicie o computador, o que deverá acontecer mais rápido do que na última vez...

Evite programas desnecessários. Muitos computadores comprados prontos vêm com uma série de programas já instalados, como antivírus, conexões à internet, editores de texto e programas gráficos. Depois, instalamos novo hardware e, com ele, mais uma penca de programas, que às vezes são concorrentes até inferiores de outros que já temos. Um exemplo são os programinhas para tocar MP3, alguns mais pobres que o próprio Windows Media Player. Fora programas de CDs de revistas e outros baixados da internet por curiosidade. Aliás, programa gratuito, muitas vezes, só é gratuito porque não é bom, com honrosas exceções.

Os programas desnecessários desorganizam o seu hard disk e usam memória no registro mesmo quando não estão sendo utilizados. Quando mal-escritos, podem causar instabilidade ao sistema. Muitos rodam continuamente ao fundo, roubando tempo de processamento de seus programas de áudio.

A formatação do HD é a maneira mais rápida e segura de nos livrarmos de programinhas indesejáveis, embora traga alguma dor de cabeça com backups, novas instalações e configurações de programas. Caso não seja recomendável, ao desinstalar cada software, certifique-se de que suas entradas no registro do Windows foram todas removidas, como veremos adiante.

Atualize os drivers das placas de áudio e MIDI. Visite sempre os sites dos fabricantes de suas placas e mantenha-as em dia, baixando dessas páginas e instalando o software compatível com o seu Windows. Se usa o Cakewalk SONAR, use os drivers WDM das placas de som.

Reinicie a máquina a cada instalação ou desinstalação. Para que o registro do Windows tenha armazenadas as informações corretas sobre programas instalados ou desinstalados, mande reiniciar o computador sempre que for alterar a sua base de programas. Se você, por acaso, pretende instalar meia dúzia de programas, convém reiniciar o PC meia dúzia de vezes, cada uma após uma instalação.

Limpe as entradas dos programas desinstalados no registro do Windows. Isto pode fazer a diferença entre um programa rodar ou travar. Dois programas estavam dando conflito. Você desinstalou um deles e o conflito persistiu. Desinstalou e reinstalou o outro e os problemas continuaram. No registro do Windows, permaneceram intactas dezenas ou centenas de entradas referentes ao programa brigão, que, mesmo depois de desinstalado, insiste em impedir o outro de funcionar. É preciso retirar essas entradas do registro. Mas registro não é coisa com que se brinque.

O registro do Windows é um banco de dados que contém, entre outras coisas, informações sobre o hardware e o software instalados. Muitos programas guardam ali detalhes sobre suas próprias configurações, o que torna o registro um lugar curioso e perigoso. Acesse o editor do registro clicando em <Iniciar> e em <Executar> e teclando "regedit", sem as aspas. É fundamental retirar as informações sobre os programas ou demos desinstalados, mas é arriscado. Um excelente programa freeware que limpa automaticamente as entradas no registro dos programas que determinamos é o RegCleaner.

Informe-se. Converse com outros usuários, leia revistas e participe de fóruns específicos na internet. E mantenha sua máquina sempre em boas condições.

Jim Marshall
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner

Bela matéria amigo, apesar de eu já fazer isso rigorosamente, acredito que será de grande valia para a galera que frequenta ou pesquisa no FCC.


Abraço,

See ya!

Gabriel Cervi
Veterano
# jan/09
· votar


Boas dicas!
Eu também recomendo o CCleaner, que limpa as entradas de registro, os erros do Windows, e arquivos inúteis em geral, e de lambuja tem um desistalador.
Eu uso ele a um bom tempo, e me deixou bem satisfeito.

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


Jim Marshall
Gabriel Cervi

Valeu!

Sempre temos o pessoal que posta problemas de travamento com seu computador ou problemas com sua placa de audio. Os motivos para isso podem ser vários. Mas mantendo uma boa manutenção como descrito acima, já podemos eliminar muitos problemas e com essas dicas eliminamos muitas dúvidas.

Abraço.

Jim Marshall
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner


Eu também uso o CCleaner...muito bom como disse o amigo Gabriel Cervi...sempre que mando um software pro espaço rodo o programa para bancar a diarista e fazer aquela faxina...hehehehe.


Abraço,

See ya!

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Boas dica, tudo bem, agora... ao desabilitar o carregamento automático de programas residentes ou modificar parâmetros, é boa prática tomar nota ou tirar um Print Screen e salvar o(s) arquivo(s) nomeando com a data. Desta forma vc tem documentado (histórico) o que fez e como estava o sistema antes da alteração. (mesmo com a opção reverter para a última configuração válida).

Outra coisa: desfragmentar o HD todo dia não é boa idéia pq vc utiliza excessivamente o HD para esta tarefa e há o desgaste do mesmo pq o HD é mecânico! Então, acho que 1x por semana tá de bom tamanho.

Este programas "limpadores", tipo CCleaner são legais, mas antes de passar um CCleaner, é bom criar um ponto de restauração (isso, se o próprio programa já não faz).

E o ideal é ter 2 HDs, um para o sistema operacional e programas e outro para as faixas de áudio. Desta forma, vc pode fazer backus rápidos de um pro outro. Se der m*****, vc tem uma cópia.

Abs

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


São ótimas dicas!

Só lembrando que, pra fazer backup, é melhor ter um hd externo ou uma memória flash, ou até mesmo gravar em dvd, visto que um hd instalado no computador pode dar problemas devido a uma queda de energia ou curto.

Outra coisa, é ter um hd pra hospedar o windows, e outro para os demais programas/arquivos. Assim, o acesso aos hd's fica mais rapido e o desempenho tb!

Abraços!

gwallner
Veterano
# jan/09 · Editado por: gwallner
· votar


BaNdAiD

É isso aí.
É assim que trabalho, com dois HDs, um deles externo.
Como mexo no laptop, melhor ainda, se der queda de energia, ele não desliga, pois a bateria segura.
Só uma coisa que não deu certo......... instalei o Sonar no HD externo e sua inicialização ficou muito lerda. Acabei deixando no HD interno mesmo.
Outro problema foi o driver ASIO, não deu certo com minha interface Edirol UA-4FX e o Sonar. Toda vez que eu abria o Sonar, por algum motivo eu tinha que fazer o ASIO funcionar abrindo o painel de configuração de audio do Sonar, se não o audio não rodáva. Mesmo depois de fazer isso, quando eu dáva play, demoráva uns 5 segundos pra começar a tocar.
Arrenquei o ASIO e o problema parou. Muito estranho. Só no Sonar dá isso.
Nas dicas acima o Sérgio diz para não utilizarmos o ASIO com o Sonar.
O único problema que tenho que descobrir qual é a solução é que às vezes quando dou play no Sonar, meu computador reinicia. Deve ser algum conflito de dispositivo. Não é possível !!
Mas tô chegando lá.

Abraço.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner

Curioso, aki no pc do trabalho o asio 4 all não funciona 100%...
Mas em casa, o driver da x3 é asio e funciona perfeitamente!
Tudo no sonar!!

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Deve ser configuração do computador (hardware)...sei lá.
Eu tinha um desktop de trabalho que acabei vendendo no fim do ano passado e tô usando meu lap top até montar outro desktop de trabalho melhor.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner

Estou pra montar meu desk pra trabalhar com audio esse mes de fevereiro...tem alguma dica pra me dar??
A princípio seria:

- Core 2 Quad q6600
- 4 Gb mem Ram DDR2 (penso em DDR3 mas, a MB e as memorias ainda estão muito caras...será que compensa?)
- 1 HD de 500 Sata 2 pra OS e softwares
- 1 HD de 750 Sata 2 pra arquivos
- Gravador de DVD 20x
- Placa de Vídeo (não decidi ainda...)

O que vc acha?

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

- DDR3 ainda não estão sendo muito usadas... ainda vale a pena ter as DDR2.
Um pente de 2Gb vc acha por menos de 100 contos por aí.

- Placa de video, compre uma com memória dedicada sem ter que utilizar memória ram. Tem modelos como a 8500GT com memória 512Mb dedicada. É uma plaquinha boa.

- Placa mãe... essa tem que ser a melhor!>> Tô pensando em comprar uma P5Q da Asus. Essa menina aguenta até 16Gb de memória. É uma motherboard para muitos anos e está em torno dos 500 contos aqui em SP.

- Core 2 Quad q6600: perfeito!!

- Não esqueça de pegar uma fonte de pelo menos 400 watts reais.

Dê uma olhada nestes sites www.acffonecar.com.br www.hlander.com.br para ter idéia de preços aqui em SP e comparar com os preços aí no ES ou mercado livre.
Esta ACF é a loja aonde compro minhas peças e monto meus PCs.

Gabriel Cervi
Veterano
# jan/09
· votar


Achei mais um link interessante pra quem usa Windows XP:
http://www.reidacocadapreta.com.br/2008/12/31/10-dicas-uteis-para-deix ar-o-windows-xp-mais-rapido-aprenda-aqui/

Realmente, melhora e muito a performance do pc.

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


Jim Marshall

CCleaner é ótimo também... tô usando ele!

Abraço.

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


Gabriel Cervi

Ótimo!! Valeu!!

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner


- DDR3 ainda não estão sendo muito usadas... ainda vale a pena ter as DDR2.
Um pente de 2Gb vc acha por menos de 100 contos por aí.


Pois eh...pensei nisso! Até o DDR2 sair de linha vai demorar bastante!!


- Placa de video, compre uma com memória dedicada sem ter que utilizar memória ram. Tem modelos como a 8500GT com memória 512Mb dedicada. É uma plaquinha boa.


Essa eu não sabia, mas já estava nos meus planos uma 8500GT ou outra mais potente...


- Placa mãe... essa tem que ser a melhor!>> Tô pensando em comprar uma P5Q da Asus. Essa menina aguenta até 16Gb de memória. É uma motherboard para muitos anos e está em torno dos 500 contos aqui em SP.


A placa mãe eu já tinha escolhido exatamente a P5Q. Pelo que andei pesquisando ela realmente é a melhor pelo que eu posso pagar!!


- Core 2 Quad q6600: perfeito!!


Ta dentro do meu orçamento...


- Não esqueça de pegar uma fonte de pelo menos 400 watts reais.


Eh...tem isso tb...a fonte!!


Dê uma olhada nestes sites www.acffonecar.com.br www.hlander.com.br para ter idéia de preços aqui em SP e comparar com os preços aí no ES ou mercado livre.
Esta ACF é a loja aonde compro minhas peças e monto meus PCs.


Não vou comprar nada aqui no ES, pq é tudo caro!! A princípio vou de ML, mas vou pesquisar os links que vc me passou tb!! Afinal, qto mais opções, melhor!

Valeu!
Abraços

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Eu falei sobre a placa de video ter memória dedicada, pois vi em um site gringo um cara dizendo que pela placa dele não ser dedicada, ele estáva tendo problemas com paradas e pipocos.... talvez pelo compartilhamento de memória.
Sendo assim, vale a pena procurar por uma dedicada, nem que seja fraca, mas dedicada.

Um amigo que trabalha comigo trouxe uma P5Q dos USA e me disse que ela gerencia dois HDs como se fossem um só... ou seja os seus dois de 750 e 500Gb virarão 1 tera e 250Gb meu amigo. Com isso seu Windows iniciará muuuuito mais rápido e a leitura de dados ficará turbinada.
Mas essa é uma opção da motherboard que não deve ser boa para nós que trabalhamos com música, pois se gerenciarmos os dois HDs como um, se um der pau, o outro vai pro saco também e vc perde tudo.
As vezes, com essa placa, vale a pena ter 3 HDs. Dois internos de 250Gb cada e um externo.

Abraço.

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner


Mas essa é uma opção da motherboard que não deve ser boa para nós que trabalhamos com música, pois se gerenciarmos os dois HDs como um, se um der pau, o outro vai pro saco também e vc perde tudo.


heuheuheuheuheuheuh!! Verdade!!

To olhando a P5Q-E, mas tem uma tb que trabalha com DDR2 e DDR3...ambas com um ótimo preço!!

Quanta dúvida!!

gwallner
Veterano
# jan/09 · Editado por: gwallner
· votar


BaNdAiD

É, eu vi essa que trabalha com mais dois slots de DDR3 com máximo de 4Gb (se não me engano), mas pelo que eu saiba vc não poderá misturar DDR2 com DDR3, mas algumas Asus suportam as duas juntas.
De todas, a melhor é a P5Q, não duvide.
Conversei com esse meu amigo aqui do trabalho, ele entende muito de hardware e disse que sem dúvida a P5Q é a melhor entre todas de sua familia.
Eu vou comprá-la pra montar meu próximo desktop de trabalho.
Acho que vale a pena deixar pra comprar no futuro uma que tenha slots só para DDR3 quando essas memórias estiverem mais baratas. Por enquanto memórias DDR2 1200/1066/800/667 MHz Dual-channel estão dando conta do recado muito bem.

Só tome cuidado que com 4 Gb o Windows XP reconhece somente 3Gb pra baixo.

Jim Marshall
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


gwallner

BaNdAiD


Eu estou usando a Asus P5K Premium...e estou hiper satisfeito...nota 1000000 para essa placa mãe...

Utilizo também 4GB de RAM e processador Quad Core.

Meu XP reconhece 3.5 GB de memória...fique tranquilo...pode colocar 4GB que vai poder ficar sossegado com futuros Upgrades.

Também achava que só reconheceria até 2.5 ou 3 GB...mas como disse, estou mais do que satisfeito...agora é só esperar pela minha interface USB...ai já Elvis...rs



Abraço,

See ya!

gwallner
Veterano
# jan/09 · Editado por: gwallner
· votar


Jim Marshall

Sim, a P5K não deixa de ser uma ótima placa também, mas a P5Q é um avião e custa mais ou menos o dobro. Vale a pena.
Mas pelo que eu vi a P5K suporta oficialmente memória DDR2 até 800mhz e no máximo 8Gb.
Tendo a tecnologia ASUS Super Memspeed, suporta nativamente a DDR2 1066MHz.
O fato da P5Q poder gerenciar dois HDs como um só também conta bastante.

Mas tudo depende da necessidade de cada um.
Para quem trabalha com vários instrumentos virtuais rodando ao mesmo tempo e vários efeitos, é preciso ter tudo do melhor e mais rápido.

Para quem trabalha somente com gravações de audio e alguns efeitos uma placa abaixo das P5K e P5Q com um processador Dual Core já basta.

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


BaNdAiD

Os chipsets de vídeo mais compatíveis com os PCs dos estúdios têm sido os da ATI e os GeForce da nVidia. Não use placa com chipset S3, por exemplo.
Sería legal comprar uma placa de video que vc possa utilizar com 2 monitores. Fica bem legal. Eu faço isso com meu notebook e meu LCD 19" wide da Samsung. É muito útil poder dividir a tela com as pistas para um lado e os plugins pro outro.

Jim Marshall
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


gwallner

Concordo...é que na verdade só uso para gravação de linhas de guitarra...então pra mim é até mais do que eu preciso.

Só me falta agora uma interface USB dedicada apenas para a utilização de plugins VST´s.

Abraço,

Bom final de semana gwallner e mano BaNdAiD


See ya!

gwallner
Veterano
# jan/09
· votar


Jim Marshall

Vc está utilizando que placa de som?

Bom fim de semana ae também! Valeu!

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


gwallner

Sería legal comprar uma placa de video que vc possa utilizar com 2 monitores. Fica bem legal.

Estou pensando nisso. A principio, irei usar uma tv de 32 lcd como monitor. Acho que ela tem bastante espaço na tela, mas se rolar um monitor extra, melhor ainda!!

Abraços!

Jim Marshall
Veterano
# fev/09
· votar


gwallner

Vc está utilizando que placa de som?


Bom dia !

Eu estou usando a placa onboard da própria P5K Premium...é uma 7.1 ... ADI® AD1988B 8 -Channel High Definition Audio CODEC

Consigo utilizar os VST´s da vida, mas o ideal é uma placa offboard...muito mais produtiva.


Abraço,

See ya!

BaNdAiD
Veterano
# fev/09
· votar


Jim Marshall

Eu estou usando a placa onboard da própria P5K Premium...é uma 7.1 ... ADI® AD1988B 8 -Channel High Definition Audio CODEC

Usar uma placa dedicada realmente traz muitas vantagens! Vc pode usar o Asio 4 All (se já não estiver usando) pra melhorar a performance da placa onboard!

Jim Marshall
Veterano
# fev/09
· votar


BaNdAiD

Vc pode usar o Asio 4 All


Isso é verdade...até fiz um teste...sem os drivers da Asio4All...a placa faz tanto ruído...mas tanto ruído...que até parece o dia do juízo final...rs....parece que estão chegando as bestas do apocalipse....hehehe.

Já com os drivers uso o Amplitube e Guitar Rig em Real Time.

Uma placa dedicada é realmente a única coisa que me falta...estava pensando em adquirir uma UX1 da Line6, visto que além de ter entrada para microfone já vem com o Gearbox...

Mas com esse aumento dos preços vai ficar para depois, ainda estou esperando o meu Wah Crying Dimebag Db-01 chegar...comprei com o Dodô Audrin.


Você já tem idéia de qual placa de som vai utilizar ?


Abraço,

See ya!

BaNdAiD
Veterano
# fev/09
· votar


Jim Marshall


Uma placa dedicada é realmente a única coisa que me falta...estava pensando em adquirir uma UX1 da Line6, visto que além de ter entrada para microfone já vem com o Gearbox...



E tb tem o Pod Farm, que é um guitar rig, com a qualidade Line 6...

Você já tem idéia de qual placa de som vai utilizar ?

Eu tenho uma X3 que uso como interface tb, mas to querendo pegar uma placa de som menor, pq nem sempre compensa ficar usando a x3. As vezes vc quer só mixar um projeto, e tem que ficar usando aquele "trambolho"...
Quero pegar uma com phantom power, e pelo menos 96khz.

gwallner
Veterano
# fev/09 · Editado por: gwallner
· votar


Jim Marshall

Dê uma olhada nesta interface que comprei por R$520 na loja Made in Brazil www.madeinbrazil.com.br

Edirol UA-4FX.

http://roland.com.br/edirol/produtos/236

Muuuuuuito boa.


Comprei ela em dezembro do ano passado, mas antes utilizáva minha placa onboard com vários VSTi também e gravei alguns sons eletrônicos que postei aqui palcomp3.com/thechemicaltrance

PS: sem querer fazer propaganda, mas só pra ver o trabalho em placa onboard.

Ainda não postei nada com trabalhos feitos com a nova placa, mesmo pq tô fazendo alguns trabalhos de rock alternativo com um amigo meu e deixei o eletrônico de lado por alguns meses.

Mas o som tá milhares de vezes melhor do que o da onboard.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com travamento de audio, pipocos, pausas? Leia isso antes!