Iniciando um homestuido e entendendo seu funcionamento.

    Autor Mensagem
    Matt.41.JW
    Veterano
    # jan/09


    Bem, procurei mas não achei, entao vou criar este topico aqui.
    Já faz um tempo que eu faço umas gravações por hobby aqui em casa. Mas como nao tenho equipamentos e nem entendo nada, o meu processo é o seguinte:

    Ligo a minha guitarra ou baixo na minha caixa, ajusto o som na caixa, e ligo a caixa na entrada de microfone do meu pc e gravo no SoundForge.

    O resultado? Horrível!
    O som da guitarra embora na caixa soe legalzinha, no pc parece um gato gritando de agonia. O baixo fica simples de mais, muito limpo, muito seco. E a vóz, bem, por incrivel que pareca fica melhor que tudo, apesar de gravar no meu quarto sem acustica nenhuma.

    E agora, eu estou a procura de fazer algumas gravações mais "profissionais". Não profisionaaal mesmo pq não tenho grandes ambições nesta área, somente por hobby, mas quero que seja um hobby bem produzido né.

    Então, criei este topico pra me ajudarem a entender um pouco como que funciona pra melhorar tudo. Qeuro comprar uma mesa de som. Mas qual a melhor pra gravar baixo, guiitarra e voz? Bateria seria pelo fruitloops.

    Como obter melhor uso da mesa, qual a diferença de gravar na entra mono ou estereo. Tem mutas coisas que leio por aqui que eu não entendo bulhufas.

    Enfim, começando:
    - 1ª pergunta: quais equipamentos preciso comprar? E quais os melhores pra hobby, pq nao vou gastar muito tambem.

    Vlw pessoal.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW

    Voce procurou bem hein??? Rsrsrsrsrs

    Cara, não vou nem comentar sobre o que voce quer porque ta cheio de informação aqui, ( mesmo! )então, não querendo ser chato, mas use a busca... ela vai te ajudar bastante!

    Matt.41.JW
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu até vi uns tópicos, mas ai começaram a falar um monte de coisas sobre a mesa de som que eu não faço a mínima idéia do que são.

    Entendeu pq criei este tópico?

    Mas enfim, se a moderação achar por bem deletar o tópico, tudo bem.
    Vou tentar de outras maneiras entender sobre mesas de som etc e tal.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW

    Sei, voce tem uma?? Já leu o Entendendo uma mesa de som do Jabijirous? Já leu o Faq do Shoyoninja?

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW

    procure aqui no FCC(e fora dele), sobre Guitar Rig, Amplitube(Amplitube 2, Amplitube metal, Amplitube Jimi Hendrix, Amplitube XGear), ampeg SVX(esse é de baixo), Revalver MKII e Revalver MKIII, Waves GTR 3 e Waves GTR solo.

    São softwares simuladores de amps e caixas. Para gravação direta, é a melhor coisa que existe.

    Talvez não precise de mesa de som, afinal, vc vai gravar um instrumento por vez. É mais interessante gastar o dinheiro da mesa em uma interface de gravação(há desde uma barata Jam lab até uma Fast Track Ultra, passando pelas excelentes placas da Edirol também). Mas há algumas mesas com interface de gravaçaõ integrada(pode ser uma boa também).

    Para entender a diferença entre mono e stereo, de maneira mais técnica, procure aqui o fórum e no google.

    Matt.41.JW
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    o entendendo uma mesa eu ainda estou lendo, ja o Faq eu ainda nao encontrei, tem link?

    E sobre softwares simuladores de amps e caixas eu vi por ai. to procurando tbm.

    ma achei q mesmo assim seria bom ter uma mesa, ou é desnecessaria com esses programas?

    Pimenta_1
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW

    camarada, vou te dar uma "colher de chá" rsrsrs

    na minha opinião vc NÃO precisa de uma mesa de som se não vai gravar batera, pois vc vai sequenciar no Fruit loops

    vc precisa de uma interface de áudio boa, e alguns softwares

    a interface: procure as marcas Presonus, M-audio, Line6....

    vc precisa de uma interface de umas duas entradas/duas saídas, da uma pesquisada, de preferência por conexão firewire (mais rápida e segura que usb)

    para monitorar, precisa de boas caixas, minha sugestão são as Edifier R1000TCN, são boas e baratas para um home studio (atenção, essas caixas não são monitores de estúdio, mas tem qualidade superior e podem sim ser usadas em homestudios, eu uso)

    agora o software multitrack:
    freeware: Audacity, é bem simples

    pago, bom e barato: Reaper, muito pequeno e de ótima qualidade, competindo com os grandes do mercado

    pagos, caros, excelentes, e com a opção do "jeitinho brasileiro": temos o protools, Sonar, Nuendo

    tem tb os plugins como o guitarig, amplitube, que simulam o som de amplificadores para guitarra e baixo

    bons microfones tb é um bom investimento, um shure Sm-57 para microfonar seu amp de guitarra e um Sm-58 para voz já é um bom começo

    da uma pesquisada aí

    abraço

    Leandro Pimenta

    BaNdAiD
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW

    No começo é assim mesmo, vc não entende bulhufas!!
    Vc tem que ir mexendo, lendo manuais de equipamentos, e procurando no forum!!

    Sua dúvida é muito geral, fica dificil ajudar!!
    Pense em uma coisa específica que vc tenha dúvida e pergunte aki!

    Já vou adiantando algumas coisas:
    - Pra gravar guitarra e baixo, use o guitar rig ou o amplitube (assim que vc abrir eles na sua tela vc vai entender como funciona!!)
    - Não pense tanto em microfonar amp agora, é melhor vc ir aprendendo algumas coisas de gravação antes de gastar 450 reais em um mic que vc não sabe usar!
    - Baixe um programa de gravação multipista, como o sonar ou nuendo.
    - Não compre mesa de som. Acredite, vc não precisa.
    - Compre uma placa de audio boa. Acredite, vc precisa.

    Por enquanto é isso!!
    Vai vendo quais são as dúvidas mais específicas e tals, e vai postando ai!

    Abraços!

    AlexB
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Matt.41.JW
    Eu até vi uns tópicos, mas ai começaram a falar um monte de coisas sobre a mesa de som que eu não faço a mínima idéia do que são.
    E nunca vai fazer a mínima idéa se não deixar a preguiça de lado e começar a ler, é assim que se aprende, "quando eu nasci eu era completamente analfabeto".
    Olha o FAQ:
    Faq gravação e home estúdio
    Abraço,
    Alex

    Matt.41.JW
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O pior é que eu nem tenho preguiça, não mesmo. Mas mesmo assim, tem coisas que não entendo e talvez seja mesmo o caso que o Bandaid falou, ir mexendo pra ir aprendendo.

    Obrigado pelas dicas, vou procurar por softwares que me passram e conforme forem me surgindo duvidas eu vou postando e pesquisando aqui no forum.

    Moderação se quiser pode fechar o topico. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando um homestuido e entendendo seu funcionamento.