Mixando Bateria - Preciso de Dicas sobre o assunto

    Autor Mensagem
    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/09


    Olá pessoal.
    Por favor, preciso de algumas dicas para mixar bateria.

    Eu fiz o seguinte: arrumei a bateria da música "Wherever I May Roam", do Metallica em MIDI.

    Importei para o Sonar e apliquei o EZDrummer.
    Até aí, tudo legal.

    Então, separei as peças da bateria e cada peça exportei para uma trilha de audio.

    Então, tenho cada peça da bateria separada, em trilha de audio, prontinho para mixar.

    Porém, gostaria de umas dicas de como mixar cada peça, quais efeitos aplicar, e como fazer para deixar o som mais "agressivo", como é na música original.

    Eu tenho uma vídeo aula de mixagem que o cara explica mais ou menos como se faz isso.
    Mas ele explica na mixagem de uma música sertaneja.
    Muito diferente do estilo que quero fazer (Heavy Metal).
    E nessa vídeo aula o cara também não usa nenhum efeito na bateria.

    Se ajudar, tenho no meu projeto também a trilha do baixo.
    Só falta eu gravar as guitarras e a voz.

    Desde já, agradeço a ajuda.
    Obrigado.

    Abraço
    Felipe Caineli

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    Felipe Caineli
    cara, tava acabando de fazer isso aki....
    eu uso compressor quase em todas as peças, principalmente no bumbo, uso o bumbo do kit pop rock do ezdrummer, eh o melhorzinho, depois q crio a track em WAV eu uso um equalizer, pra timbrar do jeito q eu prefiro, uso tb um MINIMO drive pra dar uma agressividade maior e por fim um compressor (isso no bumbo)
    mais em modo geral uso soh o equalizer e o compressor, vai timbrando da maneira q te agrada, algumas peças eu tenho q aumentar o volume, e mais uma vez uso o comp pra naum deixar passar do -0,0 db... vc pode tambem usar um compressor em duas ou mais peças, como no bumbo e no baixo, ae eh soh selecionar o output das tracks prum dos subgroups e colocar o comp lah... o resto eh escolha pessoal

    Abraço!

    Passini
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    como fazer para deixar o som mais "agressivo", como é na música original

    Vai ser complicado isso cara, pois eles gravaram essa batera foda em um estúdio foda, com equipos fodões e todo mundo, ou a grande maioria, quer ter esse som animal da batera do Black.

    Nem samples do Drumagog ainda não tem pra essa batera.

    gwallner
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    Fora que em studio se utiliza muito posicionamento de microfones na sala de gravação da batera.
    Por exemplo: nas últimas gravações que fiz, o batera da minha ex banda, que também é engenheiro de áudio, colocou dois mics em dois cantos da sala captando o som da sala em diagonal de frente pra batera. A diferença foi brutal. Se tivesse só os mics montados na batera, o som dela não ficaría tão animal e pesado.
    Nesses programas como o EzDrummer e Battery creio que dá pra vc dar uma mexida nisto antes de passar pra wave. Se não te atrapalhar no processamento do áudio e não começar a pipocar o som, deixe as pistas em MIDI mesmo para poder ajeitar todos os efeitos, room mics e qualizações no próprio VSTi.
    Com o EzDrummer aberto tente adicionar room mics (microfones de ambiente).... vai dar um power no som de sua batera. Só que não deixe esses mics com volumes muito altos.... eles são utilizados somente para modelar o som de sua batera e darem uma encorpada.

    Abraço.

    AlexB
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Uma técnica muito usada para obter sons diferentes e mais poderosos é empilhar o som de várias peças, "drum layering". Você escolhe e combina o som de várias peças para formar uma única. Tem que casar os ataques com muita perfeição para que fique consistente, além disso eq antes e depois do layering para montar o timbre que você deseja, além dos truques básicos de mixagem. No estúdio você pode usar vários mics diferentes em posições diferentes para microfonar a mesma peça, na mixagem você combina os vários sons, além disto um transient modeler sempre ajuda, o compadre é um dos melhores para bateria.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    AlexB

    O Battery é bom em "drum layering".
    Gosto muito desse programinha. Tô tirando sons ótimos de batera.
    Alem do mais estou usando o bumbo do batera da minha ex banda em uma das celulas. Ficou animal o som mixado com outros bumbos e mics.

    Agora, quando o assunto é levar uma batera pro studio e fazer tudo isso, o bicho pega!

    Abraço.

    busterchair
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    leval essa técnica drum layering, não a conhecia.

    vou tentar fazer

    AlexB
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    gwallner
    Todos os meus kits "layered" são feitos no battery, na minha opinião é o melhor programa para a tarefa.
    Abraço,
    Alex

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    E aí pessoal.

    Primeiramente, obrigado pelas várias dicas.
    Vou testar todas elas agora.

    Essa técnica de "layered" eu nunca tinha ouvido falar.
    Vou procurar saber mais sobre o assunto. E procurar saber mais sobre esse "Battery" também.

    Hoje começo a colocar tudo isso em prática.

    Mas se alguém tiver mais dicas, por favor mande. Vai ajudar muito.

    Muito Obrigado a todos.
    Abraço
    Felipe Caineli

    gwallner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Felipe Caineli

    É isso aí brother... o Battery é muito bom. Pega ele. Tem vários recursos além de ter um banco de dados de waves muuuuito bom, de alta qualidade.

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    AlexB

    Só uma coisa, vc sabe direcionar cada peça da bateria do Battery para cada pista no Sonar?
    Valeu!

    Abraço.

    AlexB
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: AlexB
    · votar


    Só uma coisa, vc sabe direcionar cada peça da bateria do Battery para cada pista no Sonar?
    Valeu!


    Abra o battery com as 8 saídas de áudio ativas, depois configure a entrada de cada track do sonar para receber o imput de uma entrada. Dentro do battery direcione a saída de cada peça para a saída correspondente.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    AlexB

    Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixando Bateria - Preciso de Dicas sobre o assunto