Mic Dinâmico x Condensador [Teste de diferença]

    Autor Mensagem
    Eduardo Macal
    Veterano
    # dez/08


    Bom amigos, depois de um bom tempo sem postar no fórum, aos poucos estou retornando...hehe.
    Vejo que hoje em dia, muitos têm as dúvidas que já tive em relação a microfones e resolvi fazer um pequeno exemplo para que assim possa ajudar a quem precise.
    Abaixo segue um link para download de um arquivo no formato MP3 hospedado no rapidshare.com, este arquivo foi gravado com minha voz em um microfone dinâmico XM 8500 da Behringer e o condensador C3 tbm da Behringer, lembrando que este arquivo está "cru", sem nenhum efeito pré ou pós masterização. E lembrando aos novos no ramo que não existe microfone (profissional) melhor ou pior, isso depende de quanto há disponível para gastar e de como o microfone será empregado.

    link: http://rs172.rapidshare.com/files/169336200/din_x_cond.mp3

    abraços...

    busterchair
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    dá pra sentir a diferença sim
    eu tenho um behringer xm8500 e acho ele excelente, ótimo custo-benefício!

    bom post

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eduardo Macal

    Muito bom!
    Pra quem tem dúvida quanto a diferença efetiva entre os dois tipos de mic...

    Agora, já que vc se disponibilizou a fazer, bem que vc podia fazer uma gravação mostrando a diferença no som do mic dinâmico de acordo com a distancia da fonte sonora...

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Experimentem brincar com o EQ para transformar um timbre no outro, é uma brincadeira bastante instrutiva.
    Abraço,
    Alex

    Eduardo Macal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    BaNdAiD

    Gostei da idéia, ultimamente ando meio que "enrolado" com alguns projetos de terceiros aqui em meu hs, tanto é que se repararem na data de criação do arquivo mp3 ja tem um tempinho já hehe, mas assim que der vou fazer essa experiência pra postar pra galera... ;)

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    já saiu o arquivo? O rapidshare nao presta !!!! :(

    (so podia baixar 10 vezes)

    alguém poe o arquivo no 4shared, por favor... ou outro site

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    Eduardo Macal
    Coloca o link no 4shared!

    Abs

    Eduardo Macal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Link 4shared.com abaixo ;)
    www.4shared.com/file/74496316/eea4fae9/din_x_cond.html

    Bog
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eduardo Macal

    Hhee, testezinho interessante. Dá para notar bem como o condensador tem mais presença, e pega muito mais o som ambiente. Legal!:)

    leobozzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eduardo Macal

    uhhh valeu por postar... da pra ouvir sem baixar....


    mas sei lá... sem equalizações.... nao seria melhor usar um dinamico pra gravar em homestudio que nao tenha tratamento acustico???

    no fim achei que a voz tinha até mais peso (e menos brilho)

    Eduardo Macal
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    leobozzo
    Com certeza, o ambiente ao qual fiz essa gravação não possui tratamento acústico algum, o volume de captação do condensador foi tão grande comparado ao dinâmico que a minha voz foi "mixada" ao tudo que havia no ambiente...hehe, já o dinâmico foi mais preciso na captação da voz porém com menos qualidade.

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eduardo Macal

    E com um reforço nos graves, diga-se de passagem.
    Esse é o maior problema dos dinamicos. A medida em que se aproxima da fonte sonora, há um reforço nos graves, o que pode ser muito ruim na hora de gravar um instrumento de timbre tão único como a voz...

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A medida em que se aproxima da fonte sonora, há um reforço nos graves, o que pode ser muito ruim na hora de gravar um instrumento de timbre tão único como a voz...
    Isto pode ser bom, muitos cantores sabem usar esta peculiaridade em benefício de sua expressividade. Isto chama-se técnica de microfone.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mic Dinâmico x Condensador [Teste de diferença]