gravar em estudio e mixar em casa

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # nov/08


    ae galera.. minha banda esta pensando em gravar uma musica demo.. qeremos algo com qualidade.. estavamos cotando estudios e algo com qualidade sai por uns 500 reais a musica.. o problema eh q eh mta granaa.. vimos num outro estudio.. ms ae eh home studio e nao estudio profissional.. o equipamento do cara eh bem legal.. tem um ampli marshall pra guita.. batera nao me lembro d cabeça o nome ms eh bom.. enfim.. axo q consigo um bom resultado d gravaçao nesse estudio.. e ele cobra 100 reais pra gravar.. ms a mixagem dele nao eh tao legal.. eu tava pensando em gravar tds os intrumentos nesse estudio e mixar em casa a musica
    sera q fica bom? eu entendo um pouco d mixagem ms acredito q com td a banda junto.. ir experimentando as coisas axu q consigo um resultado melhor do q no estudio q o cara mixa em 1 hra no maximo
    no caso q q eu teria q fazer? copiar num cd soh as trilhas dos instrumentos q gravei? ou copiar o arquivo multipista q ele gravou com tds os intrumentos.. eu uso o sonar pra multi pista.. ele usa um outro programa q nao me lembro o nome parecido com o sonar.. existe compatibilidade entre esses programas?

    obrigado galera desde ja!

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    e outra.. uso um notebook 2 giga d memoria processador dual core.. ms nao tenho placa d som.. a placa soh afeta qnd vou gravar neh? no caso vou so mixar a musica nao preciso d uma placa d som offboard neh?

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    Pelo que me parece, tanto ele como você tão querendo fazer gambiarra. Não se mixa uma música em 1 hora, e você não pareceu ter conhecimento e equipamento necessário pra mixar a música, procede?

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    a placa soh afeta qnd vou gravar neh?

    Evidente que não.

    no caso vou so mixar a musica nao preciso d uma placa d som offboard neh?

    Evidente que sim.

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    hahaeuhAHUISe sim.. a unica diferença eh q eu vou ter o tempo q eu quiser pra fazer isso e o cara nao vai ter muito tempo.. o q vc axa? tipo minha ideia era gravar no estudio dele.. e mandar ele mixar o som.. exigir o maximo dele.. e levar uma copia pra casa das pistas.. e tentar mixar em casa d novo.. ae eu veria ql ficasse com o resultado melhor

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    tipo minha ideia era gravar no estudio dele.. e mandar ele mixar o som.. exigir o maximo dele.. e levar uma copia pra casa das pistas.. e tentar mixar em casa d novo..

    Aí já acho mais interessante.
    Quem tá produzindo vocês? O cara não manja não?

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ou vc axa q nao compensa.. eh melhor tentar arrumar 500 reais?

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    sabe esses estudios caseiros q a banda monta pra grava seu som.. dps vai crescendo o negocio.. eh desse estilo.. tanto q a gravaçao nao eh cara.. ms o cara faz uns 3 4 anos q ta gravando bandas no estudio.. e ta sempre investindo em novos equipamentos.. microfones.. e talz.. ele tem um equipamento legal lah

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    Então grava com o cara e leva pra outro lugar pra mixar. São quantas músicas? Qual o estilo/formação da banda?

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ms qnto sai pra mixar? 1 ou 2 musicas no maximo.. rock.. pop punk

    Minow
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Minow
    · votar


    *Editado*
    Vai depender de onde e com quem. Esse cara não faz mixagem (pagando a mais, ele não faz uma mixagem de gente?)

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    entao.. nem sei pq eh um cara soh q grava e mixa.. eu vou tentar conversar com ele pra ele fazer uma mixagem de gente.. e dps vou tentar mixar em casa.. pra ver ql fica melhor

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    Cara, me manda uma msg pessoal que eu tenho uma proposta pra você.

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    msg pessoal q vc fla eh no seu perfil?

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    se for isso cabei d manda =)

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    Respondi. =)

    AlexB
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Para mixar você precisa de um computador, bons monitores e uma interface capaz de converter o samplerate e o bitrate em que você vai trabalhar, se for usar 16 44.1 qualquer interface faz o trabalho. Além dos bons monitores uma sala tratada é muito importante. Muita gente mixa com monitores mais ou menos e deixa a bucha para o coitado que vai masterizar, não é o mellhor dos mundos.
    Existe um ítem que ninguém leva em conta que é o engenheiro de som, você pode ter todo o equipamento, do bom e do melhor que sem alguém que saiba o que está fazendo o resultado vai ser medíocre no mínimo. Se você acha que é só ter o equipamnto e ficar brincando com os botões ou usar um preset ou um plugin mágico, que de repente a mix fica boa, está redondamente enganado, é como o cara que joga guitar hero e acha que vai pegar uma guitarra e vai sair esmerilhando. Tem muito estudo e experiência para fazer uma boa mix, tem que conhecer os recursos, aprender a ouvir, entender de som, áudio, psicoacústica e muito mais. Se você está disposto a sentar e encarar um período longo de estudo, pode ser que seja capaz de fazer um bom mix, mas se acha que sem estudo vai sair alguma coisa, é mais fácil apostar na megasena.
    Abraço,
    Alex

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    AlexB
    você pode ter todo o equipamento, do bom e do melhor que sem alguém que saiba o que está fazendo o resultado vai ser medíocre no mínimo

    Heheh, é bem por aí. A idéia de que você só precisa de equipamentos e programas para fazer um bom mix é como se um cara aparecesse no fórum de guitarra dizendo "oi gente, quero fazer uma música, nunca toquei nenhum instrumento, mas comprei uma guitarra Gibson e um Triple Rectifier, será que fica bom?". Acho que no caso de estúdios, equipamento é sempre bem-vindo, mas o elemento que está entre a cadeira e o monitor também conta, e muito.

    Meu primeiro "choque de realidade" a esse respeito foi quando eu olhei para o equalizador e o compressor e não tinha a menor idéia sobre o que eu precisava fazer para a voz soar decente. Se bem que eu tento fazer mixagens amadorísticas há mais de 2 anos, e ainda não sei, ehehhe.

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eh..vcs tem razao nesse ponto.. soh q o unico problema eh q isso sai caro =//
    qm sabe qnd minha banda for famosa ae eu possa contar com td isso.. ms agora engenheiro de som.. e td mais eh totalmente inviavel pra mim..

    Lucas_fms
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Meu primeiro "choque de realidade" a esse respeito foi quando eu olhei para o equalizador e o compressor e não tinha a menor idéia sobre o que eu precisava fazer para a voz soar decente.

    Eu tive isso também, é uma sensação no minimo estranha hahahah vpcê se sente impotente, mesmo diante daquela lista ENORME de plugins do Mercury Bundle da Waves.

    E na minha opinião, pra mixar bem você precisa de pratica. Tem mixar, ouvir em outros sistemas de som, mostrar pros amigos, namorada, pai, mãe, vó surda e ver o que eles acham. E depois sentar a bunda na cadeira e mecher em tudo de novo, sempre dando pausas por causa da acomodação auditiva e etc... é uma coisa cansativa, quase um ritual hahahahhah

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    "oi gente, quero fazer uma música, nunca toquei nenhum instrumento, mas comprei uma guitarra Gibson e um Triple Rectifier, será que fica bom?"

    Hahaha, é bem por aí mesmo.

    Lucas_fms
    É verdade, a primeira vez que eu vi o Mercury (e o API) eu usava no máximo uns 4 plugins, mas depois que fui fuçando e aprendendo em aulas, fui vendo a quantidade de opções que aquilo me proporcionava. Hahaha, é tão bom mixar, dá pra mixar a mesma música várias vezes e deixar ela com várias caras diferentes, pra mim é a parte mais legal, tirando obviamente a composição/arranjo!

    Lucas_fms
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow

    É! Mixar realmente é a melhor parte pra mim também! Queria ter mais oportunidades! Porque até agora só mixo as minhas músicas, e pra isso tenho que compor, arranjar, sequenciar e gravar tudo pra depois começar a mixar!

    Mas agora estou começando a gravar o disco de um amigo meu! Vai ser uma bela oportunidade de praticar e experimentar! Muitas madrugadas em claro virão por ai!

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar



    E na minha opinião, pra mixar bem você precisa de pratica. Tem mixar, ouvir em outros sistemas de som, mostrar pros amigos, namorada, pai, mãe, vó surda e ver o que eles acham. E depois sentar a bunda na cadeira e mecher em tudo de novo, sempre dando pausas por causa da acomodação auditiva e etc... é uma coisa cansativa, quase um ritual hahahahhah

    essa era minha ideia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravar em estudio e mixar em casa