Placa de som: essencial?

    Autor Mensagem
    gabriel.angst
    Veterano
    # nov/08


    E aí pessoal, tudo certo?

    Estou há algum tempo fazendo gravações em casa, e comprei bastante equipamentos já, como mesa, microfone condensador, microfone para instrumentos (sm57) e vários instrumentos.

    Porém, eu ainda não comprei nenhuma placa de som. A que eu tenho é uma comum, dessas que acompanham qualquer computador. Eu sei que essas placas específicas, como a Delta 1010, seriam ótimas para gravar canais separados, mas em relação à qualidade da gravação, e tão-somente a qualidade, há muita diferença (é realmente notável a diferença?) entre essas placas de áudio avançadas e as placas comuns?

    Obrigado. Um abraço.
    Gabriel.

    kiwicivi
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    meu deus a diferenca eh absurda!!!
    huahauhauh
    nao tem nem comparacao ja que vc compro tanta coisa
    pra fazer uma gravacao decente...a primeira coisa que vc tinha que ter era uma placa


    se vc tive interessado eu to vendo no ml uma pedaleira da M-audio que eh simulador de amp tb... que tem placa ..ja vai com fone e pedal e td mais
    e ainda da pra usa o pro tools

    mesmo se vc nao tive interesse
    meu conselho:compre uma placa
    e eu pessoalmente aconselho tb evitar as onboard
    pq sei la vai que um dia vc resolve compra um notebook e tals
    compre coisas so 1 vez
    eh mais demorado mais economiza mt dinheiro a longo prazo

    gabriel.angst
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Caramba, obrigado pela resposta... Não imaginei que houvesse tanta diferença assim... deve ser por isso que minhas gravações não conseguem passar do medianismo, hehe

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    gabriel.angst

    Amigo, sem uma boa placa de som, seus equipamentos vão soar como porcaria!!
    A placa de som é a peça mais essencial de todo o esquema de gravação via pc!!

    Abraços!

    gabriel.angst
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Po pessoal, valeu aih!! Eu estava achando que não tinha futuro na música, porque minhas gravações não soavam muito bem. Já tinha feito essa pergunta antes, mas me disseram que a placa não era muito importante, pois não dava muita diferença perceptível. Agora já estou mais tranqüilo, hehe Vou pensar em uma placa para comprar! Valeu aih pelas dicas!

    Gabriel.

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Galera, tinha uma plaquinha de som qualquer, mas ontem comprei uma Delta 1010LT e instalei no meu computador. Fiz alguns testes mas o som não teve nem uma mínima alteração na qualidade de gravação. Liguei a mesa no IN da placa em estereo nos canais 3/4 e a minha caixa de som da edifier no output 1/2. Gostaria de saber se eu fiz algo errado... porque o som dos meus instrumentos continuam sendo gravados com a mesma sonoridade (guitarra PRS, v-amp2, tudo passando pela mesa). Alguém pode me ajudar?

    rafael_kl
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu tambem, sempre via falarem que a placa é o mais importante, quando comprei minha delta 1010 a unica diferença é o ruido que é muito menor, mas na qualidade nao muda muito nao. Logico que nao da para fazer uma gravação profissional com aquele ruido.
    A vantagem é gravar canais separados.
    Pra quem esta comecando, recomendo investir antes em microfones do que uma placa. A diferença é muito maior.
    abraço.

    makumbator
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    rafael_kl

    Ué, mas um ruído menor é ganho de qualidade! Essa é uma diferença grande de sonoridade.

    Além desse fato, há a questão da latência menor em placas offboard de boa qualidade(com suporte ASIO).

    Mas deve-se lembrar que se o sinal que chega na placa for ruim, ela não irá melhorarem nada, no máximo irá reproduzir com perfeição o mesmo sinal recebido.

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hehehe
    Mas na minha outra placa eu nem ruídos tinha, porque vinha da mesa, que tem um pré-amp também. Então, pra mim, não mudou praticamente nada... além da possibilidade de gravar vários canais separados simultaneamente. Parece que o jeito é continuar investindo nos instrumentos...

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    rafael_kl

    makumbator

    Preciso trocar algumas idéias de gravação em home studio. Se alguém puder, adicion-me no msn gabriel.angst@hotmail.com

    AlexB
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gabriel.angst
    Invista em conhecimento antes de equipamentos, você sabe porque motivo seu som está ruim? Comece por aí, o melhor equipamento do mundo na mão de alguém inexperiende só vai sair porcaria.
    Abraço,
    Alex

    gabriel.angst
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    É verdade. O melhor caminho é mesmo investir no conhecimento.

    rafael_kl
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    makumbator
    Logico que um ruido menor é ganho de qualidade.
    Mas eu penso assim, quem está COMECANDO a gravar, nao se importa com um pequeno ruido no fundo, mas quer microfonar o ampli e ter um som compativel com o "ao vivo". O pessoal que esta comecando, por "qualidade" querem dizer isso. Por isso digo que um mic bom lhe da mais qualidade que uma placa.
    Mas como disse Logico que nao da para fazer uma gravação profissional com aquele ruido.
    Abraço.

    fordinho
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pelo que eu percebi com uma placa legal é a diminuição doruido. tenho um ganho em volume que antes só tinha com algum ruido de fundo.
    as mesas analogicas, os cabos quando conectados na placa aumentam o nivel de ruido

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placa de som: essencial?