segredos e curiosidades de gravações em músicas famosas - by has4

    Autor Mensagem
    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4


    BENNIE AND THE JETS - Elton John

    Esta música foi gravada como se fosse ao vivo. Davey Johnstone colocou palmas e gritos de um show de Jimi Hendrix e fez parecer que a canção de Elton estava ao vivo com a banda! rsrsrs Inclusive, alguns assovios que ouvimos na gravação foram feitas pelos caras, no estúdio! E ainda, como seria esta música lançada nos EUA e especialmente na INGLATERRA (Reino Unido), terra de Elton, resolveram que as palmas ficassem propositalmente meio fora do andamento da canção, porque, segundo eles, o público inglês não tem bom ritmo, além, é óbvio, para dar a impressão de performance ao vivo!

    A referida música faz parte do álbum GOODBYE YELLOW BRICK ROAD, produzido e lançado em 1973. Participaram da gravação Davey Johnsotne e Nigel Olsson, produtor Gus Dudgeon, engenheiro de som David Hentschel e do maestro e arrajador Del Newman.

    Engraçado, na fonte onde colhi esta informação, há uma entrevista com Elton em que ele diz que não consegue cantar no tom original algumas de suas próprias canções pois a sua voz mudou! (observem os falsetes)

    FONTE: DVD Elton John - Goodbye Yellow Brick Road - classic albums -eagle vision.

    Segredos de gravações e curiosidades interessantes! Postem-nas aqui



    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4
    · votar


    Correção do título do tópico:

    segredos e curiosidades sobre gravações de músicas famosas

    Postem aqui, outras CURIOSIDADES sobre gravações de músicas famosas. Depois volto com mais algumas!

    has4
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    "Bohemian Rhapsody" letra de Freddie Mercury, musica gravada originalmente pela banda Queen em 1975 no álbum 'A Night at the Opera'. Ela possui uma comum e curiosa estrutura musical, ora genero pop e ora uma obra de rock progressivo, lançada em compacto e tornou-se um grande sucesso comercial. Possui seis sessões sem qualquer refrão.

    Em recente pesquisa na Inglaterra, esta música teve o primeiro lugar dos clássicos de rock'n'roll de todos os tempos, segundo os Ingleses que já haviam escolhido esta musica como a melhor musica pop em 1991, embora, haja contradições sobre ser progressiva e não pop.

    Embora parte do texto abaixo foi extraído do site citado, estas informações também compõem várias outras matérias e fontes que tratam sobre a grande curiosidade: a forma como a mesma foi gravada, especialmente as VOZES (140 a 180 overdubs de vozes)[b]:

    http://songstock.blogspot.com/2007/08/bohemian-rhapsody-queen.html

    Freddie foi construindo esta ideia de ter uma rapsódia (a definição clássica de rapsódia é de uma peça com diversas secções distintas reunidas em um só movimento) com uma parte de ópera. Parte essa que foi um pesadelo para gravar dadas as limitações técnicas da altura: usando o [b]gravador de 24 pistas, quando acabaram os cerca de 180 overdubs das vozes, que demoraram cerca de 70 horas, tinham um total de 120 vozes
    . As fitas ficaram quase transparentes.
    Esta música também marca o primeiro video-clip feito na história da música (grifo meu: 'segundo alguns'). Tudo porque eles foram convidados para o programa popular na Grã-Bretanha, Top Of The Pops, mas fizeram tudo para não irem, já que o programa em si era visto como algo aborrecido para eles e já que era para cantarem e tocarem em playback, decidiram gravar um vídeo (e foi mesmo gravado em vídeo e não em filme) exactamente para poderem escapar à actuação. Mal sabiam eles que estariam a lançar uma moda que se alongou às restantes bandas britânicas e tornou-se uma obrigação com o aparecimento da MTV no início dos anos 80.





    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4
    · votar


    Sem querer desvirtuar o tópico, mas... leiam algumas frases sobre a banda 'Queen' e 'Freddie':

    ''Quando estou atrás do palco e as luzes se apagam e o ruido maniaco da multidão começa, não me afeta do jeito que afetava ao Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com a adoração do público, que é algo que eu totalmente admiro e invejo.''
    (Kurt Cobain em sua carta de suicidio)

    "Se eu não tivesse conhecido as letras de Freddie Mercury quando era garoto, não sei onde eu estaria hoje. Foi ele quem me ensinou sobre todas as formas de música, e abriu a minha mente. Nunca houve um maior professor em minha vida".
    (Axl Rose)

    "O pior dia da minha vida foi quando a minha mãe não me deixou ir a um concerto dos Queen, porque estava de castigo"
    (Lars Ulrich, metallica)

    "Há pouca gente por trás do glamour que realmente são grandes performers. É muito estranho ser um músico de sucesso e conseguir projetar-se com confiança. Freddie tinha isso tudo, e há muitos poucos como ele"
    (Robert Plant, Led Zeppelin)

    "Freddie era uma das poucas pessoas que conseguia ter uma multidão inteira na palma de sua mão"
    (Kirk Hammet, metallica)

    "Tocar com o Queen foi a maior experiência da minha carreira. Foi o concretizar de um sonho de criança"
    (George Michael)

    "Não é fácil encontrar alguém como eles"
    (Phil Collins)

    "A melhor banda de todos os tempos"
    (Joe Elliot, Def Leppard)

    "Bohemian Rhapsody foi uma das melhores coisas que alguma vez foi gravada."
    (Ozzy Osbourne)

    "King Mercury"
    (Paul McCartney)

    "Que grande grupo!"
    (Ringo Starr)


    [b]PS.: QUEEN? Pra mim? Sobre domínio de palco e domínio de público e de público em shows ao vivo? Eu diria que... quem teve o maior público pagante em um único show: Estádio do Morumbi 1981, com cerca de 251 mil pagantes... isto sem falar no show no Estádio de Wembley 1986.... bom.... pra mim é um banda.... ahhhh.... assistam aí e tirem suas próprias conclusões:

    http://www.youtube.com/watch?v=faUuwRDRrqA&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=hdGcX-s99Rg



    woowwwww

    Edu Cesar
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Edu Cesar
    · votar


    Levemente off topic, mas vamos lá:

    Mal sabiam eles que estariam a lançar uma moda que se alongou às restantes bandas britânicas e tornou-se uma obrigação com o aparecimento da MTV no início dos anos 80.

    Os Beatles já tinha feito isso com Rain em 66:

    http://www.youtube.com/watch?v=I1i0LKB1RrI

    http://en.wikipedia.org/wiki/Rain_(The_Beatles_song)

    has4
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    (grifo meu: 'segundo alguns').

    Edu Cesar, já havia comentado que discordo daquela afirmação do texto, inclusive, utilizei o 'grifo meu' = 'segundo alguns', pois realmente há vários vídeos clips antigos rolando por aí, bem antes dos vídeos do Queen. Você está certíssimo e concordo com você!

    has4
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: has4
    · votar


    É sim uma curiosidade e acredito que há muitas pessoas que não sabem, mas a GAITA DE BOCA bem executada e gravada na faixa da música SAMURAI, de Dajvan, LP gravado em 1982 pelo artista, foi executada pelo feroz músico e cantor norte-americano Stevie Wonder

    Bom, eu imagino que não era nada fácil naquela época gravar uma disco, especialmente com participações tão inusitadas.

    Soube ainda que, Djavan não lê partituras e que a maioria dos arranjos, ele mesmo passa 'cantarolando' para os músicos que transcrevem em partituras e gravam os 'auês' do Dja.

    Ouçam a gravinha e leiam o texto no link a seguir:

    http://www.paixaoeromance.com/80decada/samurai/h_samurai.htm

    Diino
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    verdade que o cara do metallica usou 4 caixas 4x12 com um cobertor na frente pra gravar o riff principal da 'sad but true'?

    Música de Preto
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    has4
    Esse disco foi inteiramente gravado nos EUA, no estúdio Yamaha em Los Angeles. Entre as feras gringas Hubert Laws e Abraham Laboriel. O produtor também é Americano. Em algumas músicas foi usado um GS1, sim, o lendário GS-1, primeiro lançamento decente em FM.

    Li umas recentemente sobre o disco do Stan Getz com João Gilberto. Depois eu posto!

    has4
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não vou deixar parado não... gostaria de mais... esse topicuzinho é legal, né, gente?!?

    É que vai uma aqui agora que eu só soube hoje mesmo... participações de Mick Jagger (vocal) e Stevie Wonder (strings), com Peter Frampton (guitarra, piano e vocal). Pô, curioso é que os estilos dos caras são tão diferentes e os caras se entrosam bem para arranjar uma música lindérrima!

    Fonte a partir de um comentário no youtube: "This single is simply outstanding. The guitars and that amazing piano are played by Frampton. Mick Jagger contributes vocals and the synthetized strings are played by STEVIE WONDER!!"



    I'M IN YOU - Peter Frampton

    kiki
    Moderador
    # dez/09
    · votar


    has4
    Edu Cesar
    essa história da "origem do videoclipe" é polemica...

    eu ja tinha ouvido falar que foram os beatles... a ideia era a mesma, de mandar o video ao inves de ir até os eua.

    alguns dizem que foi o elvis, com os filmes dele, que tinham trechos musicais.

    enfim, dificil dizer. depende dos criterios.

    has4
    legal o topico!

    poderia ter algo de beatles, eles tem umas maluquices de estudio.
    vou ver se acho algo pra postar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a segredos e curiosidades de gravações em músicas famosas - by has4