Mixagem/masterização do novo CD do Metallica é criticada mundialmente

Autor Mensagem
AlexB
Veterano
# set/08
· votar


Os contratos são leoninos, e existem multas por coisas que vocês nem sonham. O Jansen teria pulado fora se pudesse, dependendo do contrato a multa é muito maior que o pagamento.
Abraço,
Alex

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


Gui_sc

O interessante é que tem nego lá fora que comprou legalmente várias versões para checar o problema: em CD, LP, MP3 e Guitar Hero!!! A banda está faturando alto com tudo isso!

Dizem que a versão é LP é tão ruim quanto a em CD. A diferença é o volume menor, mas que seria a mesma música clipada e distorcida, mas em volume mas baixo.

O MP3 oficial dizem que está horrível, mas estavam pensando que se tratava de problema no encoder, mas comparando com o CD, viram que não é o caso.

A versão em guitar Hero estaria melhor devido a um fato curioso: Eles não recebem uma mix stereo para colocar no jogo, mas os arquivos das pistas separados em grupos. Suspeita-se que para agilizar o lançamento do jogo, mandaram uma semi mix para a empresa do guitar hero(sem o super limiter), e depois finalizaram outra mix(a do CD. MP3 e LP) com muito mais ganho para enviar para a masterização.
Quem ouviu percebeu pequenas diferenças na versão do guitar hero: Cyanide tem o L e R invertidos, há pequenas diferenças em algumas viradas, há pequenas linhas de guitarras de harmonia que estão no CD e não estão no jogo(e o contrário também). Além disso, devido a não ter sido pesadamente clipada, a bateria ressoa muito mais, ouve-se o baixo, e as guitarras tem mais punch e um timbre melhor(principalmente os solos, que não racham como no CD). Não acontece nessa versão aquele efeito desagradável de abafamento muito presente no CD, que é quando um som muito forte entra, e os demais "abaixam" devido a um nível insano de compressão.

BaNdAiD
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Mas o Metallica sofrendo pressão de gravadora??

É ruim hein.


Pq? vc acha que o metallica não sofre pressão de gravadora não??
Com um CD fracassado (St. Anger), "passados da idade" e a anos sem fazer algo realmente expressivo, será mesmo que eles batem de frente com a gravadora??

Pq, quem é "corajoso" mesmo, sai fora de gravadora e vai cuidar de sua musica ele mesmo, como fez por exemplo o silverchair.

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


CARALHO! a musica virou um retangulo!

Calma ai! Uma coisa é loudness war, outra coisa é som estragado, clipado. Eu não ouvi o cd, vou até baixar pra conferir isso. Isso ta chegando aos limites. E ainda mais trabalhando com profissionais do cacife de Rick Rubin e Jansen. Sem querer isso não foi, se nem EU deixo passar audio clipado nas gravações aqui de casa.

E esse negócio do Jansen falar que já recebeu o audio assim e que não podia fazer nada comprova a tese de que não foi erro, porque a primeira coisa que qualquer um faria ao receber um audio assim é ligar pro mixador ou pro produtor e perguntar o que está acontecendo.

Tem coisa ai!

BaNdAiD

Mas acho que o Metallica se quisesse teria plenas condições de se "sustentar" sozinho, sem gravadoras! Ou não? To meio por fora da situação do Metallica ultimamente

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


BaNdAiD
Lucas_fms

Mas o Metallica além de ter o próprio selo, não fundou uma empresa própria apenas para gerenciar os contratos de gravação e produtos do grupo(e isso os tornou os mais ricos e independentes do metal)? Acho que eles não são típicos "contratados" de gravadora, mas tem contrato em que cedem à determinado grupo fonográfico a gestão e distribuição do produto final, não é?

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


Hhaash, em fóruns de áudio já apelidaram o produtor Rick Rubin, de Clip Rubin!!!Hashh

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
\m/

heheheh

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


Estou baixando a versão do guitar Hero em torrent(no formato flac, para ter mais qualidade), depois irei comparar com a do CD original. Procurem por Death Magnetic (Guitar Hero III rip). e tirem suas próprias conclusões.

caso eu ache a qualidade melhor, vou montar um CD de áudio com os arquivos flac convertidos para wave! Em suma, o Metallica literalmente me obrigou a recorrer à pirataria que eles tanto combatem...pois o CD oficial original tem uma qualidade sonora ridícula. Como não acredito que refaçam o trabalho direito, a gente mesmo tem que se virar para poder curtir o álbum!

pillapilla
Veterano
# set/08
· votar


putz....

e eu que já estava quase levando meu cd de volta à loja pq achei que estava com defeito....

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator

cara eles ja fazem isso para poder rolar um comentario do caralho e eles não serem esquecidos.gosto muito do som deles. independente de porco ou não. tbm me assustei quando ouvi a primeira vez St. Anger. imagino oq não aprontaram agora.

mas pode ter certeza. é como Britney Spears. volta e meia ta aparecendo na midia devido á alguma merda que fez. assim são eles

heuheuhue

Quase nada
Veterano
# set/08
· votar


pults, nem percebi nada (será que sou tão surdo assim? hehe..)
Alguem pode me dar um exemplo de uma cagada dessas em alguma música, pra eu conferir aqui? valeu

O que eu percebi um pouquinho foi que a voz do James em algumas partes pareciam com o efeito da voz do tom araya no diabolus in musica (voz meio chiada, tipo radinho, mas proposital), mas posso ter viajado..

Flw

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


fulanno

Pois é, mas a reclamação é justamente porque muitos gostaram do material musical do disco, mas odiaram a sonoridade do produto final.

Os arquivos em flac do guitar hero que estou baixando(517.77Mb) foram feitos da seguinte forma:

Compraram o download oficial do Death magnetic para o guitar hero no Xbox 360, depois o sinal seguiu assim:

saída ótica do Xbox 360 --- entrada ótica da interface Firewire M-audio 410 --- audacity(salvando em .wav com16 bits e 44.1Khz) ---- db poweramp(software para salvar em .flac)

Disseram que não foi feita nenhuma alteração nos arquivos do Xbox. Além disso, por ter muito menos clipping, distorção e menos volume, os instrumentos soam muito melhor(com mais punch) e mais definidos.

Aqui mais informação sobre o formato .flac , para quem não conhece:

http://flac.sourceforge.net/

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
eu nem ouvi ainda.passo a maior parte do tempo no trampo. e o pc daqui não tem audio. =/

foda

mas vou prourar baixar ou comprar o cd. tem na net p baixar?
sabe o nome de algum ai que dê dor de ouvido?

abçs

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
Vc escutou cara? Tá legal mesmo?

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


Quase nada

Algumas músicas tem mais degradação do que outras. A que eu achei a menos degradada foi a instrumental(o fato de não ter voz ajudou, afinal é um sinal a menos na mix).

A The day that never comes vai mais ou menos bem até o trecho em que a banda entra bem mais pesado(a partir daí distorce que é uma beleza). Mas TODAS estão clipadas além do que seria aceitável! E não é problema das cópias nacionais, pois há usuários nos EUA e Europa que estão reclamando muito(tanto em CD quanto LP e MP3 oficial).

Quanto melhor o equipamento de escuta, mais se percebe o efeito. Ouvir em fones profissionais de estúdio chega a ser impossível, pois causa fadiga sonora rapidamente, além do som rachado, sem definição e distorcido(eu ouvi também em um AKG de estúdio).
Essa mix nos headphones chega a causar uma sensação de "opressão" devido a tanto som esmagado sendo cuspido no cérebro!

fulanno

mas vou prourar baixar ou comprar o cd. tem na net p baixar?

Sim, tem em torrent o CD oficial e a versão do guitar Hero III(essa que estou baixando), tanto em MP3 quanto em Flac(melhor qualidade).

Não estou estimulando a pirataria, até porque, eu comprei o CD original...e devido aos problemas, me sinto no direito moral de buscar uma versão melhor.

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


shoyoninja
Vc escutou cara? Tá legal mesmo?

A versão do Guitar Hero III ainda não! Estou baixando ainda(faltam uns 60%), e ainda não tem nenhuma música 100% baixada. Mas estou confiando nos comentários dos usuários sobre essa versão.

Depois que baixar, copio um trechinho igual das duas versões e coloco online para todos analisarem, e posto print screen das waves dos dois arquivos na mesma música...é esperar e torcer!

fulanno
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
Não estou estimulando a pirataria, até porque, eu comprei o CD original...e devido aos problemas, me sinto no direito moral de buscar uma versão melhor.

foi bom vc citar isso, antes que aparecça algum modera fechando teu topico.
mas vou comprar o cd e dar um bizu nas opções.

qual o nome do album mesmo?
huahauhaua

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


makumbator
Não tinha pensado no assunto até agora.

Mas o jogo deve ter as tracks todas separadas, pelo menos baixo, guitarra e batera+voz não é?

Será que ninguém se aventurou a ripar isso não? Inclusive aquele rock band tem que ter todos os tracks, incluindo voz.

Já pensou que BTs lindas?

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

dava até pra fazer uns remixes com esse material ai

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Pois é!

O Rock band deve ter até tracks individuais pra cada peça de bateria.

Lógico que já está tudo com compressão, reverb e vai saber o que mais. Mas mesmo assim seria divertido.

Vou dar uma pesquisada hehehe.

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

Ai rolava até uma jam de remixes do fórum de homestudio hahahahhaha

É, eu pensei nisso também, mas sempre rola uma equalizada, um cortezinho aqui e ali, um overdub a mais e tal. Deve ser interessante

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


shoyoninja

Hhehe, eu tenho pensado em comprar um desses jogos só por causa disso!!!! Dá pra montar BTs originais! E não só para tocar guitarra, mas BT para tocar baixo, cantar...
Inclusive, foi o fato de precisar dos instrumentos separados(e não na mix final em stereo), que salvou essa versão!

Tem gente agora pegando para comparar as versões especiais como a coffin box(caixa em formato de caixão, com DVD ,CD, CD demo e o escambau) e a versão em SACD(que não sei se já saiu), para checar se a qualidade sonora é a mesma.

Notei que baixaram o preço do CD normal no site da Amazon, que passou de $18,98 para $8,99, o mesmo preço do álbum inteiro em MP3. O vinil especial de 45rpm e 180 gramas(com o CD incluso no pacote) baixou de $114,98 para $109,99, enquanto o vinil duplo em edição normal com 33 e 1/3 rpm, passou de $22,98 para $12,99 .

Queima total de estoque!!!Hhahsa

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


makumbator

Nenhum pronunciamento do Metallica ou do próprio Clip Rubin?

ainda estou meio em estado de choque com isso! Aquele retangulo é demoniaco

shoyoninja
Veterano
# set/08
· votar


Lucas_fms
Achei isso aqui:

http://www.scorehero.com/forum/viewtopic.php?t=68876

Depois eu vou olhar com calma.

makumbator
Moderador
# set/08 · Editado por: makumbator
· votar


Lucas_fms

Nenhum pronunciamento do Metallica ou do próprio Clip Rubin?

Nada! Só rumores, além da declaração do masterizador(Ted Jensen), que foi confirmada como autêntica por outras fontes.

ainda estou meio em estado de choque com isso! Aquele retangulo é demoniaco

É o mal gravado em CD!

Estou com medo de que se continuar nessa crescente, o próximo disco do Metallica tenha apenas ruído branco de tão clipado!Hhashsahsa!!!

Lucas_fms
Veterano
# set/08
· votar


shoyoninja

É! isso ai tem que olhar com calma mesmo! é muita informção!!!

makumbator

É o mal gravado em CD!

Estou com medo de que se continuar nessa crescente, o próximo disco do Metallica tenha apenas ruído branco de tão clipado!Hhashsahsa!!!


ahhaaha tinha que ter um nome tipo "red lights and white noises" hahahah

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


Lucas_fms

ahhaaha tinha que ter um nome tipo "red lights and white noises" hahahah

Daqui em diante os plug-ins de masterização vão ter o preset "Death Magnetic", para se ter um nível insano de compressão e limiter...clipping garantido ou seu dinheiro de volta!

AlexB
Veterano
# set/08
· votar


Vamos pensar um pouco, qual o problema do cd do metálica? Cliping, Digital ou analógico? Um limiter deixaria acontecer o cliping?, só se estivesse muito mal regulado. A intenção do limiter é evitar cliping mesmo que você aperte toda a música em 1dB. Então onde aconteceu a tragédia?
Abraço,
Alex

Lucas_fms
Veterano
# set/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar


makumbator

hahahahah muito bom!

AlexB

É verdade, e além disso o masterizador disse que o audio já chegou assim pra ele. Pra mim não existe outra alternativa, foi de propósito. É como eu falei anteriormente. Se você é o masterizador, e chega um material todo clipado pra você. O que você faria na hora? Eu ligaria para o produtor NA HORA.

Não se existe alguma possibilidade de isso ter acontecido no processo de prensagem, ou talvez um conversão da taxa de bit's mal feita?(é possivel que isso aumente o volume???)

Mas isso não poderia ter acontecido já que o Jansen diz que jpá chegou tudo clipado

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


AlexB

É clipping digital com certeza(que gera aquela distorção horrível), mas não é só isso, tem muita compressão também...o problema é que nenhum limiter do mundo poderia corrigir tal nível de ganho absurdo, e a compressão ultra exagerada transformou a imagem sonora em lama.


O curioso é que na versão de CD em digipack americana, não aparece NENHUMA menção de Ted Jensen nem ninguém como masterizador(estranho, não acha?). Apenas na versão de caixa de acrílico. A versão brasileira também tem a informação do nome de Ted.

As informações que li é que o técnico de mixagem(Greg Fieldman), e seu assitente teriam mudado a mix depois de enviar o material para a empresa do guitar Hero. Por isso a mix do jogo é diferente da mix que o Ted diz ter recebido(e que gerou o CD, o LP e o arquivo de MP3).
Mas quero saber é a mando de quem? Clip Rubin que deu essa diretriz? A banda? Todos? Foi consensual e unânime essa decisão???? Essa merda de sonoridade é a revolução"criativa" da nova era musical????

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mixagem/masterização do novo CD do Metallica é criticada mundialmente