comprei um sm 57 shure, e não gostei do som

    Autor Mensagem
    thiago do acordeon
    Veterano
    # set/08


    Comprei ontem um sm 57 shure, p/ usar no meu home studio, eu queria usar ele p/ gravar voz, violão e acordeon.

    mas eu liguei o mic e achei que na voz ela da muito médio, isso é normal deste mic?

    Pimenta_1
    Veterano
    # set/08
    · votar


    thiago do acordeon

    esse é um mic indicado para captar instrumentos, muito usado para microfonar amps de guitarra e caixas de bateria, algumas pessoas usam para gravar vozes distorcidas, como gutural, isso pra som bem pesado.

    o mais indicado pra voz em geral é o SM-58, que é dinâmico como o 57 e tb os microfones condensadores, que captam a voz com muita clareza e fidelidade.

    espero ter ajudado

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Lucas_fms
    · votar


    Cara, o Shure sm57 é um mic dinâmico, o que já faz com que ele por natureza já tenha menos brilho, menos agudos.

    Olhe a curva de resposta de frequencia dele:

    http://www.shure.com/stellent/groups/public/@gms_gmi_web_us/documents/ web_resource/site_img_us_rc_sm57_large.gif

    Pode se perceber uma brusca queda na região dos agudos.

    Pra voz e violão os mais indicados são os condensers, eles tem muito mais definição nos agudos e são mais muito mais sensiveis. Por isso irão captar muito mais fielmente as nuances desses dois instrumentos.

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Lucas_fms

    Como interpreta esse gráfico aí brow?
    Eu não sou leigo no assunto... Se você puder dar um explicada nele...

    Grande abraço!

    Lucas_fms
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista

    É assim cara: Ta vendo que no eixo y ali na imagem ta escrito "relative response dB"? E que no eixo x ta escrito "fequency in Hz"?

    Então, o gráfico representa a variação de volume na resposta do mic (medida em dBs)em relação as frequencias do som (medida em Hz).

    AlexB
    Veterano
    # set/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    O sm57 e o 58 tem a mesma capsula de captação, a diferença é o wind shield, se você colocar um wind de espuma vai matar parte dos médios e ficar parecido com o 58. O 57 é bom para captar vocalistas mais limpos de boa voz, para vocalistas de menor técnica o 58 fica melhor. mas lembre que conforme a regulagem do pré e o posicionamento do mic o som muda muito, o 57 é uma espécie de pau pra toda obra, custa pouco e tem um som excelente, é um padrão da indústria. Todo estúdio por mais sofisticado vai ter sempre meia dúzia de 57s.
    Abraço,
    Alex

    thiago do acordeon
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Valeu amigos, eu vi que o sm 57 com uma boa eq, fica bem bom, eu pensei em comprar um b1 da behringer mais não comprei porque gravo em casa e não tenho nenhum tratamento acustico.
    mais o sm 57 tem pegado bem, é só cortar um pouco dos médios, vlw pela ajuda.

    renato_nog
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tenho uma pequena dúvida: to pra comprar um SM 57 usado de um conhecido meu. O som dele tá perfeito (to com ele aqui, testando).

    Só que o seguinte: o protetor da cápsula parece que está "solto" do mic. É assim mesmo?? É normal ele girar? Não tem nenhum sinal de que ele está danificado. Li também que o protetor tanto do 57 quanto do 58 não saem (no caso de precisar fazer uma limpeza na grade, etc).

    Fora isso, ele está captando o som perfeitamente.

    É normal?

    Abraço!

    Felipe_MP
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    AlexB
    Olá amigo pegando carona: Eu tenho um SM58 é só eu tirar aquela capsula que fica antes da capsula que ele vira um 57?

    ericfyoshino
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: ericfyoshino
    · votar


    É normal ele girar mesmo...

    Lucas, o dinâmico não tem menos clareza nos agudos nem nada. Podem ter dinâmicos com resposta de frequencias agudas melhores do que condensadores.

    A diferença fica na forma de transdução da onda mecânica para DDP (variação de voltagem).

    Os dinâmicos fazem uso de uma bobina em meio a um ímã, esta bobina é ligada a um diafragma que conforme recebe ondas sonoras ele aproxima e se afasta deste ímã, e seguindo as leis da indução é criada uma DDP fazendo uma analogia quase perfeita com a onda sonora.

    Já os condensadores fazem uso de outra lei da física, a da capacitância. Quem já viu o esquema de um capacitor pode entender melhor esta explicação. Funciona mais ou menos assim, como todo capacitor, existem duas placas dispostas paralelamente com polaridades opostas (ai entra o uso de phantom power), uma placa fica fixa, e a outra fica com uma certa mobilidade de acordo com a vibração da membrana, e seguindo a mesma lei da indução, esta variação novamente cria uma DDP (diferença de voltagem).

    Por esta razão, vemos muito mais microfones dinâmicos ao vivo, e mais condensadores em estúdios. Os dinâmicos aguentam muito melhor por exemplo um bumbo (que tem alta pressão sonora), já o condensador pelo fato dele ter uma resolução superior, não poderia ser usado em um bumbo, pois não iria aguentar tamanha pressão, e cliparia o som.

    Ao mesmo tempo temos varias variáveis na qual um microfone está sujeito. A sua construção física, o seu ruido interno, a sua impedância, sua sensibilidade e a principal, o modo em que ele é posicionado e a rota que ele segue até a gravação.

    Então antes de comprar um microfone, pegue o seu manual e verifique a melhor opção para você lembrando que sempre será de melhor qualidade aquele microfone com ruido interno baixo, impedância baixa e sensibilidade alta.

    Mas por favor, sempre levem em consideração, mais do que tudo, o seu ouvido e seu objetivo com a gravação.

    Já vi gente gravando com microfone de computador tirando som melhor do que microfone condensador ligado em pré valvulado.

    Abraços

    thiago do acordeon
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Nossa tem tempo q fiz o topico, eu acabei trocando o 57 pelo 58, e deu mto certo vlw gente

    Felipe_MP
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    thiago do acordeon
    qual foi o motivo de sua escolha? (eu tb tenho um Sm58) mas gostaria de mais informações sobre o Sm57, já vi muita gente usando esses dois, os 58 para voz, e os 57 mais para microfonar instrumentos e Amplis.

    thiago do acordeon
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Felipe_MP

    A escolha pelo sm 58 shure, foi pq queria um microfone de padrão e de marca para trabalhar em meu home studio (tanto é q uso ele p tdo, ele é o pau p tda obra), uso p voz (principalmente), e ele me surpreendeu na captação de acordeon, amei o som dele.
    Uso ele tbm na rádio em q trabalho e no palco cantando.

    O sm 57 (na minha opinião) num dá certo p voz nao (pelo menos a minha) ele capta mto médio e mto ruído.

    Mas pra microfonar instrumentos de percusão é ideal, pandeiro, triangulo e etc.

    Pra microfonar amps tbm é ótimo.

    tem gente q usa ele tbm p instrumentos de sopro (mais axo q temos mics melhores e mais indicados p isso)

    abraços espero ter ajudado

    tnicholls
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Gostaria de uma dica de microfones que vão me ajudar a gravar musica com voz distorcidas como screamo, gutural e os pigs, que favoreça a esse tipo de voz.

    Alfa polar
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    thiago do acordeon

    velho, veja bem se o seu 57 não é falsificado:

    http://www.youtube.com/watch?v=2cQRGx3j5RQ

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/14
    · votar


    ---------------------------------------------------------------------- --------------------------------

    ei galera, sem querer eu tava abrindo meu sm 57 e soltei os fios, como saber onde vai o fio verde e onde vai o fio amarelo, ou tanto faz?

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Você ressuscitou um tópico que não tem nada ver com a tua dúvida. Talvez fosse melhor criar um, caso não haja algum mais adequado.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    rhoadsvsvai

    "sem querer eu tava abrindo meu sm 57 e soltei os fios..."....só fuçando onde não deve....kkkk

    Sequência:

    - Ponto 2 do XLR >>> Fio Azul do Transformador >>> Fio Verde >>> + Capsula.

    - Ponto 3 do XLR >>> Fio Vermelho do Transformador >>> Fio Amarelo >>> Cápsula

    - Ponto 1 do XLR + Ground >>> Carcaça

    dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    Já pensou em fazer um canal no youtube com dicas e "micro aulas" de sonorização e conceitos sobre de música?
    Algo como Dicas do Lelo.
    Músicos do Brasil inteiro (e além) deveriam conhecer as coisas que você poderia ensinar.
    Este fórum é muito pequeno para seu potencial e sua experiência.

    Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14
    · votar


    dideivox

    Já pensei........mas não farei....hehehe.

    Há um "Q de vaidade", neste negócio de abrir canal no youtube e ficar dando dicas. Tem muita gente dando opinião virtual hoje em dia, a grande maioria falando obviedades e conceitos suspeitos.

    Se um dia tiver tempo para fazer algo estruturado, com roteiro, informações técnicas consistentes, planejamento, boa filmagem, bom som, boa edição, funcionando realmente como uma tele aula profissional e isenta, eu faço.

    Agora, aparecer na tela, sentado na minha cama, sem um roteiro, me perdendo na retórica, falando um monte de palavrões e dando "MINHA OPINIÃO PESSOAL" sobre determinados assuntos, como vejo a grande maioria fazer... isso não faço não!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/14 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    entamoeba
    nenhum topico falava da eletronica do sm57 em especifico então peguei o primeiro topico que falava de sm57 a aparecer na busca.


    Lelo Mig
    obrigado pela ajuda :D consegui

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    :D consegui

    É isso que importa!

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14
    · votar


    rhoadsvsvai

    ":D consegui"

    Esta era a intenção!...hehehe.

    Obs: Sei que não é o seu caso, mas fica como dica:

    Se as cores dos fios de seu SM 57 não forem iguais as que citei... desculpe informar, mas você não possui um SM 57.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/14
    · votar


    mas são essas cores mesmo , ta tranquilo :DLelo Mig

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a comprei um sm 57 shure, e não gostei do som