Orçamento de um Home Studio

    Autor Mensagem
    catselidis
    Veterano
    # set/08 · Editado por: catselidis


    Estes dias, li e gostei muito de uma matéria postada no site benvesco.com, e senti que poderia contribuir com o pessoal do FCC se traduzisse o texto para um tópico aqui no espaço de Home Studio.

    link para o texto original: http://benvesco.com/tonemonster/the-digital-age/2008/budget-home-studi o/

    não sou professor de inglês e nunca estudei inglês, portanto a tradução é de acordo com meu parco entendimento da língua, mas creio que reflete a intenção do autor.

    espero que seja de bom proveito.

    abraço!
    ----------------------------------------------------------------------------------

    Orçamento de um Home Studio
    Os computadores tornaram a montagem de um avançado estúdio caseiro de gravação uma realidade para muitos de nós. Isso causou um dilúvio de dúzias de produtos (até mais) que basicamente fazem a mesma coisa. A enxurrada de propaganda criada nesse ambiente tem deixado alguns entusiastas de gravação caseira com um nó na cabeça de tanta confusão. A seguir, você encontrará algumas recomendações básicas em relação aos principais equipamentos necessários para começar seu próprio Home Studio.

    Gostaria de gastar um minuto para expor minhas duas grandes regras em relação à aquisições para o Home Studio:

    • Nunca compre coisa alguma enquanto seu equipamento antigo esteja "segurando as pontas".
    • Quando for comprar, compre algo que dure pra vida inteira.

    Computador
    O equipamento principal no Home Studio de hoje é sempre um computador. Infelizmente, este é também o equipamento mais difícil para se recomendar uma compra. Computadores baseados em Windows têm variadas configurações e a combinação de certos tipos de hardware podem resultar em instabilidade.

    Baixo preço: O computador que você já tem – US$ 0.00
    Você não encontrará um computador mais barato do que aquele que está em sua mesa. Falando sério, seu computador de 5 anos provavelmente tem capacidade suficiente para rodar algumas pistas de áudio. Eu comecei gravando em 1996, com um Pentium 100 e 16mb de RAM. Seu computador é, provavelmente, mil vezes melhor do que este. Se eu conseguia gravar 16 pistas naquela coisa velha, você pode – certamente – começar a experimentar algumas demos no seu micro de segunda-mão.
    Médio preço: Micro de marca ou montado por você – US$ 300 à 2,000.00
    Sua próxima opção é comprar uma máquina de um bom fabricante ou montar o seu próprio. É perfeitamente aceitável pegar uma máquina da Dell ou HP e colocá-la à serviço do estúdio. Se você tem familiaridade com montagem de computadores, você pode montar sua própria configuração. De qualquer maneira, tenha – no mínimo – 1gb RAM para Windows XP ou 2gb RAM para o Vista. Escolha uma máquina que tenha chipset Intel ou Nvidia na placa-mãe e você deverá ficar numa boa.
    Alto preço: Hardware específico para áudio – US$ 1,800 à 5,000.00
    Existem algumas empresas oferecendo computadores específicos para Home Studio. Esses computadores são montados com uma configuração que é exaustivamente testada para não causar conflitos. Você terá um computador rodando de maneira mais fluída, mas pagará um preço "especial" pelo privilégio.

    Eu recomendo usar Windows XP para qualquer computador no Home Studio, uma vez que este é, atualmente, o sistema mais compatível com hardware e software. O Windows Vista já está aí há um bom tempo e vem ganhando espaço no mundo do áudio, mas o XP ainda é a melhor opção.

    Avaliação pessoal: Usei o mesmo computador para Home Studio de 1998 a 2005. Montei uma nova máquina para meu Home Studio em 2005 e gostaria de estar usando-a por mais alguns anos. Não sinto a necessidade de pegar um computador última geração a cada dois anos.

    Placa de áudio
    A placa de áudio (soudcard) é a parte do seu computador que irá transferir o áudio do seu instrumento para a pista gravada. Quando estiver procurando uma placa de áudio para comprar, você encontrará o termo "ASIO driver" com bastante freqüência. Não se assuste se você não sabe o significado. ASIO é uma tecnologia desenvolvida pela Steinberg. ASIO não torna uma placa de áudio melhor e não é obrigatório em nenhum software de Home Studio convencional. Use ASIO se sua placa de áudio tiver esse recurso, mas não deixe qualquer vendedor te empurrar alguma placa de áudio qualquer porque "você tem que ter ASIO se você quiser uma gravação profissional, cara!".

    Outra dica é jamais comprar uma placa de áudio simplesmente porque ela suporta gravação "qualidade" 192khz e 24-bit . Se você não puder me recitar detalhadamente uma explicação técnica das diferenças e semelhanças entre uma gravação 24/192 e outra 16/44.1, então você realmente quer gravações em 16-bit e 44.1khz. Essa é outra área onde as pessoas na loja de equipamentos ou pela internet tentarão te convencer a gravar em 24-bit e 192khz (ou mais) para ter resultados "profissionais". Eles "enchem" com isso. Confie em mim, se você anda procurando em fóruns da internet por dicas de compra, então você não é o tipo de profissional que precisa dessas gravações em alta resolução.

    Baixo preço: A placa de áudio que já está no seu computador – US$ 0.00
    Se o computador que você está usando foi fabricado depois de 1995, existe quase 100% de chance de já haver uma placa de áudio nele. Se o seu computador foi fabricado depois de 1999, existe quase 100% de chance de que essa placa de áudio funcionará para começar com algumas gravações básicas.
    Médio preço: Line6 TonePort UX2 – US$ 140.00
    O TonePort UX2 é um dispositivo para gravação caseira USB, o que significa que você não precisa ser um expert em informática para instalá-lo. Você conecta ele em uma porta USB do seu computador. Você pode optar por uma solução mais barata (veja o TonePort UX1 ou outros dispositivos de som USB), mas eu recomendo o UX2 por causa dos recursos extras. É um dispositivo de gravação stereo com preamps de microfone (incluindo phantom Power), entrada de instrumento e entrada de nível de linha as quais você pode usar em várias combinações. Também inclui um software de simulação (modeling) que oferece o som de preamps clássicos e outros equipamentos de gravação. Você pode usar os recursos completos do UX2 com qualquer software de gravação que suporte ASIO, ou sacrificar alguns poucos recursos especiais e usá-lo com um software de gravação que não suporte ASIO (porém esses são poucos).
    Alto preço: Presonus FP10 – US$ 400.00
    A Presonus FP10 preencherá suas necessidades por oito entradas de maneira satisfatória. Tem 8 preamps de microfone internos, o que significa que você não precisará comprar uma mesa de som. Minha mesa de som tem somente 4 preamps de mic, então, tendo os preamps em sua placa de áudio é um "algo mais" para sessões de gravação em Home Studio. Esta é uma interface firewire, portanto o seu computador deverá ter uma porta fireware ou você terá que adicionar uma placa firewire.
    Alternativa: Line6 TonePort UX8 – US$ 500.00
    Uma boa alternativa é o TonePort UX8 se você prefere uma interface de áudio USB cheia de recursos para o seu Home Studio (assim você não precisa abrir o computador para instalação).
    Alternativa: M-Audio Delta 1010LT – US$ 200.00
    Dê uma conferida na Delta 1010LT se você necessita de 8 entradas, não se importa em abrir seu computador e está com o orçamento apertado. Esta é uma placa de áudio sem frescuras e a escassez de recursos é refletida no preço.

    Avaliação pessoal: Sou capaz de realizar quase completamente todas as minhas tarefas no Home Studio usando meu TonePort UX2. Não se atreva a comprar uma interface 8x8 a menos que você tenha que gravar regularmente muitas pistas ao mesmo tempo. A maioria dos meus leitores não precisa mais do que uma entrada e saída stereo, e isso provavelmente inclui você.

    Software de gravação (DAW)
    DAW é o seu software de gravação (Digital Audio Workstation) e o termo tem sido usado para descrever desde teclados com recursos avançados de gravação até mini gravadores digitais tudo-em-um. Acho que a melhor jogada para seu Home Studio é utilizar seu computador como equipamento principal. Então, quando falo sobre DAW, estou me referindo ao seu computador e ao software que você instalou para usar como gravador de áudio.

    Baixo preço: REAPER – US$ 50.00
    Acho impossível obter um software melhor por US$ 50.00 com o mesmo poder que você tem com o REAPER. A versão para uso não-comercial é idêntica em capacidade à versão comercial. Esta é uma grande oportunidade de obter um software profissional por um preço modesto.
    Alto preço: REAPER – US$ 225.00 (licença comercial)
    Se você está montando ou melhorando seu Home Studio com objetivos comerciais, REAPER ainda é uma grande escolha. Não há muito além do que você obtém com o REAPER em comparação com os "outros".
    Alternativa: Cakewalk SONAR – US$ 500.00
    Eu sempre costumo dizer que estaria usando o SONAR se não estivesse usando o REAPER. Para mim, ele proporciona um grande equilíbrio entre clareza, recursos e utilização do sistema.
    Alternativa: Steinberg Cubase – US$ 600.00
    Cubase é mais um dos software de alto preço que são realmente excelentes.
    Alternativa:Digidesign Pro Tools M-Powered – US$ 250.00
    Pro Tools teve uma boa reputação por muito tempo como a escolha de software dos estúdios profissionais. Isso não é mais uma verdade universal, porém ainda é uma boa escolha. Eu não recomendo o uso dele para a maioria das pessoas, uma vez que é um sistema meio que "fechado", que somente funciona com equipamentos específicos. Somente vá por esse caminho se houver uma razão muito boa.

    Avaliação pessoal: A Cockos (desenvolvedora do REAPER) não é uma das melhores empresas em termos de investimento em marketing, mas não deixe que essa quase-anônima no mercado te asuste. Este é um software "de respeito". Comece com REAPER por US$ 50.00 e você estará em pé de igualdade com os "grandes" do mercado. Não se deixe enganar pelo preço ou pelo tamanho da propaganda nas revistas, tome suas decisões com base em pesquisa de suas necessidades pessoais.

    Monitores
    O monitor é a ligação entre o Home Studio e o seu ouvido. Eu até posso concordar que um engenheiro talentoso pode realizar grandes mixagens nos piores falantes, mas eu restringiria minhas apostas nisso. Com mais de 15 anos de experiência em Home Studio, eu penso que estou no ponto onde eu posso realizar algumas mixagens decentes em um par de falantes de baixa qualidade; mas eu cheguei nesse ponto aprendendo em monitores decentes, que me permitiram aprender e chegar até esse nível de habilidade. Eu não teria chegado à essa condição sem essa experiência. Não dê pouca atenção a esse assunto.

    Ativo e passivo são dois termos que você ouvirá quando for comprar monitores. Ativos são aqueles monitores que tem a unidade de amplificação integrada, enquanto monitores passivos requerem uma unidade de amplificação externa. Monitores ativos têm caído tanto de preço que não faz sentido algum considerar monitores passivos para o orçamento de um Home Studio.

    Você perceberá algo em comum entre os três monitores recomendados por mim. Todos têm, aproximadamente, um falante de 8 polegadas. Certamente, existem monitores mais baratos com falantes menores, mas não importa o que o vendedor te diga – existem implicações físicas em se produzir baixas freqüências convincentes com falantes de pequeno diâmetro. Eu acho os monitores de 8 polegadas os mais convincentes em termos de reprodução de baixas freqüências sem o uso de um subwoofer. Eu não recomendo o uso de subwoofers uma vez que eles tendem a valorizar demais as baixas freqüências, te deixando com uma mixagem "sem peso". Por outro lado, você tem que ser cuidadoso em aprender o comportamento das baixas freqüências dos seus monitores, pois você pode ter problemas com mixagens muito "pesadas".

    Baixo Preço: Behringer B2031A – US$ 340.00
    Este monitor, verdadeiramente, proporciona um grande custo-benefício. Pode não ser tão "limpo" ou "transparente" como os monitores de alto preço, mas você terá condições de ouvir os elementos de sua mix com detalhes impossíveis de se ouvir em monitores multimídia convencionais.
    Médio preço: M-Audio BX8a Deluxe – US$ 500.00
    O monitor da M-Audio proporciona um grande equilíbrio entre custo e performance. É, literalmente, um monitor de preço amigável que você, provavelmente, jamais desejará substituir.
    Alto preço: Mackie HR824mk2 – US$ 1,300.00
    A Mackie criou uma obra-prima em seu HR824mk2. Esses monitores foram cientificamente projetados para terem uma claridade cristalina em cada registro. Se a sua carteira agüentar o tranco, você não se arrependerá, mas eu não estou certo de ser a melhor relação custo-benefício que existe.

    Avaliação pessoal: Eu uso um par de monitore passivos da Event (20/20), amplificados por uma potência Carvin HT150. Não perca tempo procurando pois você não os encontrará mais à venda, uma vez que modelos mais modernos devem estar sendo oferecidos pelos fabricantes. Apesar de meu setup parecer um tanto quanto velho ou esquisito comparado com os designs modernos, esses foram excelentes monitores quando eu os adquiri por volta de 1998 e continuam a ser excelentes. Seu equipamento não perde sua capacidade original apenas porque outro mais novo e brilhante apareceu no mercado. Isso remete a um dos meus princípios já citados: compre um equipamento que dure pela vida inteira.

    Microfones
    A maioria dos vendedores na internet possuem um estoque de cerca de 500 modelos de microfones. O mar de escolhas dá, literalmente, um nó na cabeça. Existem algumas diretrizes que você pode seguir quando for decidir qual e em qual ordem comprar seus microfones.

    • Um bom microfone dinâmico pode gravar quase qualquer som que você jogar nele.
    • Para o resto que sobrar, um microfone condensador de diafragma grande fará o trabalho.

    Com isso em mente, eu recomendo começar com 1 ou 2 bons microfones dinâmicos, adicionando então um decente microfone condensador de diafragma grande e, posteriormente, expandindo para mais dinâmicos e condensadores de diafragmas grandes ou pequenos, conforme a necessidade.

    Pensando no primeiro microfone, você não errará se comprar um Shure SM57 ou até três deles. Esse é o microfone que custa US$ 100.00 mas soa como um de 1 milhão de dólares em qualquer coisa que você jogar nele. Existem, certamente, microfones mais especializados que soam como microfones de 1 milhão e meio de dólares em uma situação específica, mas o SM57 é o canivete suíço do mundo do áudio. Dito isto, as próximas recomendações cobrirão a primeira importante compra de um microfone condensador de diafragma grande.

    Baixo preço: AKG Perception 200 – US$ 160.00
    Existem muitos grandes microfones condensadores por preços mais baixos, mas este é o preço mais baixo possível no qual você conseguirá um filtro "low cut" e PAD chaveado (duas características essenciais de um condensador flexível). O recurso PAD serve para aqueles momentos em que você precisa gravar fontes sonoras muito altas (como a caixa de uma bateria ou microfonar um amplificador de guitarra), enquanto o filtro "low cut" funciona perfeitamente para produzir pistas limpas em quase tudo que não é um instrumento de som grave.
    Médio preço: AKG C3000B – US$ 330.00
    Alto preço: AKG C214 – US$ 600.00

    Avaliação pessoal: É visível eu ter listado somente AKG em minhas recomendações. Tenho tido excelente experiência com mics da Audio Technica, Shure, Oktava e até os da MXL. Considere esses mics da AKG como ponto de partida tanto de preço como de recursos, para comparação.

    ----------------------------------------------------------------------

    El Musicista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis

    Parabéns! Um material excelente.

    Pena que mesmo sendo um home studio, não é muito barato de se monta-lo...
    Mas um dia eu monto o meu, se DEUS quiser!

    Valeu pela contribuição com o FCC! Tudo de bom!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis

    Muito bom, acho q isso é um ótimo ponto de partida pra todos que estão iniciando nesse mundo por demais complicado!!

    STICK!

    Abraços!

    Brown
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis
    Caramba, cara! Tópico excelente, valeu pela iniciativa!
    Pegando só o basicão que você citou (usando o meu PC atual e placa de som atual), consigo montar meu Home Studio com US$ 690. Um preço atraente. O problema é: Quanto vai sair o mesmo equipo aqui no Brasil?... hehehe

    Mas e quanto ao espaço físico? Precisa ter algum cuidado especial ou posso montar meu Home Studio lá no escritório de casa mesmo do jeito que tá?... rs

    Abração

    Petrella
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis

    Show de bola cara !!!
    Bela contribuição pra galera do fórum, com certeza vai ser muito útil pra muitos de nós !

    Abraço,
    Petrella.

    Brown
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis
    Para variar, no Brasil sai beeem mais caro:

    Behringer B2031A - R$ 1755,00

    Microfone Shure SM57 - R$ 244,99 cada x2 = R$ 489,98

    Só isso já dá: R$ 2.244,98...rs

    Como disse o amigo El Musicista aí em cima, UM DIA eu também terei dinheiro para montar um Home desse basicão aí...rs

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis

    Legal cara, venho comentando sobre isso há muito tempo aqui, inclusive o fato que para se aproveitar os 24 bits /96 ou mais de uma interface atual é preciso que tudo mais desde sala, cabos, perifericos de estudio e tudo que esteja involvido diretamente com o sinal proporcione a tão famigerada qualidade que os amigos "entusiastas" perseguem...

    Como se comenta acima até os 16 bits 44.1 proporcionam um bom resultado, a maioria dos conversores atuais são realmente muito bons e se voce tiver uma placa que converta com resolução melhor que isso melhor, mas não é definitivamente necessario e mandatorio gravar em 24 bit ou mais pra se produzir uma demo caseira (a não ser que voce tenha tudo hi-end), nesse ponto a qualidade da conversão é que torna-se muito mais importante, porque dependendo do micro que a pessoa tenha disponivel como foi citado (pode ser um celeron da vida ou menos) ainda assim é possivel fazer excelentes coisas sem dispender em excesso... embora seja muito melhor quando estamos monitorando com conversores DA de 24 ou 20 bits realmente soa bem melhor que os de 16. Mas na conversão AD, salvo em casos especificos as diferenças são muiiiiiiiiiito sutis.

    Mas vai colocar isso na cabecinha desses nerds, uma vez que eles sonham com um pc de ultima geração, pau pra toda obra, outra que a propaganda em cima de certos produtos leva o individuo a achar que ele tem que ter aquilo de qualquer geito sem levar em conta se realmente aquilo é que lhe vai trazer um beneficio plausivel (é a lei do consumo fazer o que)... sorte dos fabricantes, acho que nunca faturaram tanto na vida...

    Bom, eu penso que se é assim... que assim seja! Deixa o povo sonhar... palavras escritas aqui e ali não mudam a cabeça de ninguém, só servem realmente para aqueles que chegaram à um ponto de raciocinio semelhante, do contrário voce pode dizer o que quiser que passa despercebido!

    catselidis
    Veterano
    # set/08
    · votar


    El Musicista
    BaNdAiD
    Brown
    Petrella
    I.Nosferatu
    valeu, amigos!

    BlessingMetal777
    Veterano
    # set/08
    · votar


    muito bom mesmo me ajudou muito eu que estou montando meu home

    shoyoninja
    Veterano
    # set/08
    · votar


    catselidis
    Muito bom velho, gostei muito da parte das DAWs, eu não conhecia o Reaper.

    catselidis
    Veterano
    # set/08
    · votar


    shoyoninja
    cara, o Reaper é show!!!
    e você pode baixá-lo que ele fica totalmente funcional sem você pagar nada, mesmo após o período de avaliação. A única coisa que muda é que fica uma mensagem de uns 5 segundos na inicialização pedindo pra você comprar.
    muito legal!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vale lembrar que hoje em dia, as aplicações para home studio são muito variadas, dependendo muito mais do tipo de musica que vc quer produzir.

    Por exemplo, pra produzir musica "tecno" (ou sei lá o nome atual), vc precisa de um pc bom, uma placa de som, e toneladas de VSTs e plugins.
    Já pra gravações de instrumentos reais, vc precisa de equipos diferentes, como microfones, amps, preamps e outros, além da placa de som e do PC.

    Então é muito importante saber o que vc pretende fazer antes de colocar a mão no bolso!

    Abraços!

    Hudson Marques
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Excelente POST !!!!

    catselidis
    Veterano
    # set/08
    · votar


    BaNdAiD
    Hudson Marques
    valeu!

    Roncali
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara estes tópicos estão me ajudando muito, uma vez q já consegui montar um meu pc e adquiri uma delta 1010. Agora é ir devagar pra poder comprar o restante dos equipamentos, pois a pretenção de montar um home stúdio é poder gravar minhas músicas juntamente com meus colegas. Parabéns e muito obrigado pela ajuda a todos nós....rsrs

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    catselidis
    Boa cara!
    De software, tem o Audacity que é 0800, mas eu não tenho experiência com ele, não sei se presta e quais são as limitações.
    Sobre o Pro Tools, não concordo com o que você disse, porque muitos estúdios usam ele, então ter um projeto nesse formato é bem prático pra levar num estúdio depois pra mixar ou algo do tipo.
    E as placas e interfaces que você citou, parece que foi dando mais ênfase a gravação de guitarra, e considerou que ninguém vai querer gravar algo como bateria acústica ou um pianinho de armário, mas como a maioria aqui é guitarrista, compreensível.

    Ótima iniciativa, excelente tópico, bons exemplos e boa formatação, parabéns!

    catselidis
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Minow
    valeu, cara! obrigado.
    só o artigo não é meu, eu apenas traduzi ele...
    abraço!

    Malvadeza
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Fantástico Artigo, me pegou exatamente no momento em que estou montando meu estúdio aconchegante em casa, hahaha.
    Boa, nele vi que posso gastar MUITO MENOS do que imaginei.
    Muito obrigado pelo tempo empregado na tradução.
    Um abraço.

    catselidis
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Malvadeza
    cara, vc pegou bem o espírito da coisa - nós podemos gravar com qualidade sem entrar na paranóia da maioria, que é ter tudo "de ponta".
    Abração!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    catselidis
    Nossa!!! Parabéns pelo tópico!!! Excelente iniciativa!!!

    ghm_coelho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mto bom msm.... vai dar uma ajuda firmz pra montar um home..
    parabens meu velho...

    Slash Hammett
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    topico mto bom. parabens =D.

    Powerslave158
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    catselidis
    Booaaa mesmo, tipo tenho uma M audio de placa de som, quebra um galho, mas pretendo mais pra frente comprar o Pro Tools

    Pretendo comprar um Condenser da Akg tbm, tenho um B-2 Behringer que quebra o galho, e um SM-57, e um kit de mic de batera da Samson que é do caralho!

    Ótimo tópico! valeu!!

    iabreuo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Muito bom o topico, vou tentar ajudar deixando minha colaboraçao!

    tambem da pra vc pegar o seu computador antigao e deixar nele as peças que menos vao interfirir na qualidade de gravaçao e selecionar as principais, pesquisar preços e so substituir as realmente necessarias.. ja fiz uma pesquisa pois andei montando um home studio e selecionei peças no mercadolivre que me satisfizeram.. mas no final acabei comprando com um amigo por 1200..
    mais as peças do mercadoivre deram 1022... vou postar elas aqui

    placa mae

    hd de 320

    processador

    fonte

    gravador

    audiophille FACADA..


    lembrando que ta sem memoria ram, aconcelho por de cara 4gb.. li em algum lugar que eh bom para os plugins... mais eu ja tinha memoria ram entao nao comprei.. e vc pode substituir algumas peças para as que melhores se adequam para sua necessidade...

    pra completar o famoso sm57

    tambem tem esse kit

    bom, ainda nao montei meu computador falta a plaquinha de audio... se quiserem saber o resultado disso tudo, vou estar atualizando nesse topico aqui

    ps, a somatoria de 1022 foi sem o kit, a placa de audio e o shure.. pois a placa de audio e o shure tive a oportunidade de pedir a um amigo q trouxesse dos eua... muita diferença de 400 reais a placa la ta 99 dolares.. sem pesquisar ainda de cara no guitar center.. e o shure o mesmo 99 dolares.. mto melhor

    Studio_Maniac
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bom vou apreveitar para parabenizar o "catselidis" pelo excelente topico que acredito ter ajudado bastante gente...

    Fiz do meu quarto meu estudio caseiro, e confesso que gastei uma grana, mas foi aos poucos sem afobação e realmente não precisa gastar aos montes pra fazer "demos" com qualidade.

    Após vender meus pedais analogicos, amplificador juntei uma graninha e bom...segue abaixo o equipamento que disponho e nem penso em apliar, afirmo pra todos que com isso ou menos, v6 podem fazer excelentes gravações!!!!!!

    Computador: Pentium 4 (2GB RAM)
    Placa de som: M-Audio Audiophile 2496
    Software: Sonar 6 + Guitar Rig + Addictive Drums + Izotop Ozone
    Monitotes de Referencia: Samsom
    Microfone condençador: Samsom CO2
    Pre ampli valvulado: Behringer Mic Ultragain Pro 2200

    Faço meus 'barulhos', fico testando, testando, testando e cada dia vc aprende um 'pouquinho' mais e acaba tirando o melhor de seu equipamento. Lembrem-se que nos primordios, 'albuns' considerados hj como classicos foram gravados em apenas 2 canais capitando bateria e etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Orçamento de um Home Studio