Gravação Digital -- Dúvidas

    Autor Mensagem
    bobruce
    Veterano
    # ago/08


    Olá pessoal:

    Já dei uma olhada nos diversos tópicos mas não encontrei resposta para minhas dúvidas básicas. Quero gravar audio de boa qualidade via guitarra (solista) plugada no PC e a base é um playback (backing track). Gostaria de saber se com o equipamento que tenho é suficiente para gravar com qualidade profissional.
    Tenho uma mesa Behringer Xenix 202FX e um PC (meio antigo.....) Pentium 4 com 240 Mbyte (posso mandar aumentar se necessário)de ram e um bom fone de ouvido. Pretendo comprar uma placa de som ESI Maya 44 (ou M-Audio Delta 44).
    Considerando a limitação do meu velho PC, queria saber se isso irá me prejudicar na qualidade da gravação ou precisarei dar um "upgrade" nele?
    Outra questão é quanto à placa de som que irei comprar. A M-Audio Delta custa o dôbro da ESI Maya 44. Há diferença sensível na qualidade do som gravado? ou é apenas marketing? Esses 2 modelos de placa são compatíveis com um PC como o meu com apenas 240 Mbytes de ram e 1.7 GigaHz?

    Agradeço pela ajuda....

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    bobruce

    Essa sua mesa não veio com o UCA 200 (uma "placa" usb)?

    cara.. se veio, essa interface de audio é bacana, eu uso pra gravar!

    A memória que você tem vai ser suficiente dependendo do software que você utilizar pra gravação... talvez usando um software leve você consiga tirar um som bacana.. o Audacity não é sensacional, mas é uma boa pedida e é gratuito...

    Se quiser usar softwares mais pesados como cubase ou cakewalk com diversos plugins eu recomendo mais memória!

    abraço

    Lucas_fms
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pentium 4 com 240 Mbyte

    Troca isso urgentemente. Sobre o resto, se sua mesa veio com a UCA você ta bem servido

    ToninhoDJ
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Olá pessoal;

    Gostaria que me tirassem uma grande dúvida, tenho feito algumas gravações no Cubase "Jingles Eleitorais" e outros, mas possuo uma grande dúvida, como é correto conectar a mesa no computador???

    Pois, tenho feito da seguinte forma: utilizo a saida de áudio do computador para alimentar 02 canais da mesa de som que consequentemente alimenta o restante do som, equalizador, potêncial e tals, utilizo a entrada line mic da placa para entrada do microfone, funciona razoavelmente bem, entretanto já ouvi dizer que o correto é ligar o microfone na mesa e o rec da mesa na placa do computador, entretanto, isto complica totalmente quando preciso reproduzir uma trilha de áudio já gravada no PC enquanto executo a gravação de vóz numa segunda trilha, pois é necessário que o cantor ouça o som emitido da trilha já gravada para que o mesmo grave o vocal numa segunda trilha, faço isso atualmente da seguinte forma: Ligo o microfone diretamente na placa e a saída da placa na mesa de som, corto o som no equalizador para que o cantor ouça o som no fone da mesa, isto faz com que ele grave separadamente sem mistura o vocal numa segunda trilha, não sei se está correto apesar de funcionar bem!

    Agora o motivo do meu questionamento: Possuo atualmente uma placa de som Creative Audigy 7.1, a qualidade do som é boa, mas tenho tido problemas de latência, conheço o sistema "drive asio4all", mas mesmo assim tenho tido alguns problemas, sendo assim acabei me encorajando a comprar uma "m-audio audiophile 2496", sei que certamente é uma placa bem superior, entretanto apesar da mesma ainda não ter chegado, percebi que a mesma não tem entrada para microfone diretamente, se eu não estiver enganado, certamente a ligação nesta placa deverá ser feita da forma citada acima, ou seja, terei que ligar o microfone na mesa de som e então a mesa no PC, mas e aí como faço para ter o retorno de áudio apenas da trilha já gravada e gravando apenas o vocal numa nova trilha no cubase??? Digo por que fazendo dessa forma, quando o cantor executar a gravação, o som da trilha será gravado juntamente com a vóz do mesmo nesta segunda trilha, o que certamente não pode acontecer; lembro que utilizo a saída de fone da mesa para retorno de áudio para o cantor!

    Bem esta é a minha situação, será que eu necessitaria de uma outra mesa de som para ligar o microne nesta mesa e a mesa na entrada de áudio da placa e utilizar a saída de audio da placa para uma outra mesa???

    Com certeza deve haver um jeito mais prático e mais barato, esta é a minha pergunta, "como realmente devo fazer esta ligação"?????

    Abraços a todos do forum e desde já agradeço a enorme atenção!!!

    bobruce
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Olá:

    Corrigindo-me....a minha mesa é o modelo Behringer 1202FX e não 202 como informei. Não sei se ela tem essa conexão UCA 200. Dei uma olhada nas especificações mas não diz nada. Ela ainda está na caixa, sem uso. Se não tiver, qual o problema e qual a sokução? Desculpem as perguntas talvez idiotas...É que não tenho experiencia em gravação via PC........
    Quanto à necessidade de fazer um "upgrade" no meu PC irei providenciar. OK.....Valeu!!!
    Agora surge uma outra dúvida quanto ao modelo de placa. Pelo que soube a ESI Maya não serve pra preamplificar uma guitarra (meu caso), só microfone. Alguém poderia me dizer se a M-Audio Delta 44 também tem essa limitação?

    bobruce
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Olá pessoal:

    Pô ninguém mais pra me ajudar? Ando fuzando na net à busca de respostas...... No comentário anterior eu perguntava da limit~ção dessas placas de som quanto à pre-amplificação para poder plugar direto a guitarra. Mas, se eu vou ter uma mesa Behringer Xenix 1202 FX esta já não serve como pre-amplicador pra placa?
    Abraços

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    bobruce

    Cara...
    passo número um: tire sua mesa da caixa e estude...

    agora que vc corrigiu o modelo posso te ajudar melhor.. com certeza essa mesa veio com a interface usb UCA 200 e com alguns cabos RCA x RCA para fazer a ligação da mesa na interface...

    Cara... te aconselho a pesquisar bastante a respeito.. entender mesmo da sua mesa a fundo e do software que vai utilizar para gravação OU se não quiser se dar ao trabalho de aprender arrume alguem que entenda e possa te ajudar pessoalmente!

    Caso resolva estudar segue aqui um tópico que criei onde postei sites com conteúdos interessantes sobre gravação:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/192977/

    Abraço e boa sorte!

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    bobruce

    Quanto a sua ultima dúvida... não é bom ligar um instrumento de alta impedancia (caso da guitarra) direto na mesa... é ideal que passe antes por um direct box (DI) para balancear o sinal que é enviado para mesa!

    abraços

    ToninhoDJ
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    como é correto conectar a mesa no computador???

    É o seguinte:

    Tive vendo em todo o fórum conselhos para consultarmos os manuais e consultar no google algumas dúvidas simples;

    Bom, é o seguinte: Sei que minha dúvida com certeza é bastante simples para a maioria dos membros deste fórum, já consultei o manual da minha placa de som, já pesquisei no google para evitar encomodar o pessoal deste fórum; mas desesperadamente não encontrei solução para o meu problema, peço por favor se alguem puder me ajudar ficarei inteiramente grato;

    Como conecto meu microfone numa m-audio 2496 de maneira que o áudio recebido na mesa e ouvido pelo fone conectado nesta mema mesa não retorne para a placa????????

    Ou seja, tenho uma mesa de som, com 06 canais staner, e preciso gravar o vocal em uma trilha no cubase, utilizo a saída de fone da mesa para retorno, mas o que vem para a mesa volta para a nova trilha de gravação junto com o vocal, o que exatamente tenho que fazer, por favor uma ajudinha!!!!!!!

    Abraços...

    ToninhoDJ

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    ToninhoDJ

    Escabroso isso aih em véio... nunca usei essa mesa então n posso falar muito, mas...

    Ja tentou ligar o fone direto na placa, no lugar da mesa?

    Espero que alguem possa te ajudar melhor!

    abraço

    makumbator
    Moderador
    # ago/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    ToninhoDJ

    Também não entendi direito...a saída de áudio da placa está retornando para a mesa? Não bastaria ligar o fone em uma saída da placa e assim ouvir o resultado final sem voltar tudo para a mesa? Ou não entendi o que você quer ou está fazendo?

    bobruce
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ok Rmiguez: Valeu pelas dicas e como as dúvidas deste "marinheiro de primeira viagem" são muitas, irei seguir teu conselho e pedir pra um amigo meu me dar umas aulas e me ajudar a fazer todo o meu set completo de gravação.

    Abraços e obrigadão...

    ToninhoDJ
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Também não entendi direito...a saída de áudio da placa está retornando para a mesa? Não bastaria ligar o fone em uma saída da placa e assim ouvir o resultado final sem voltar tudo para a mesa? Ou não entendi o que você quer ou está fazendo?

    makumbator e Rmiguez

    Antes de mais nada, obrigadíssimo pela atenção!

    O que acontece é que a placa m-áudio 2496 não possui a saída de fone, este é o problema, apenas possui os canais em RCA L+R para saída e L+R para entrada, sim claro tem a entrada midi, mas o meu problema é com a entrada analógica mesmo;

    Vejamos, se tenho apenas uma saída, preciso utilizá-la para alimentar a mesa, certo? Então só posso utilizar retorno no fone da mesa, mas aí que a coisa pega, quando é executado qualquer gravação pela mesa, esta vai também retornar para a placa, ou seja, é como se eu precisasse da possibilidade de escolher qual canal da mesa iria para o REC, ex: tenho a saída da placa alimentando os canais 1 e 2 da mesa, utilizo o canal 3 para microfone, então quero que pelo rec da mesa vá para a placa apenas o sinal do microfone, os canais 1 e 2 da mesa que já recebe o sinal da placa não poderiam ir para o REC, espero ter conseguido explicar melhor o meu problema;

    E muito obrigado pela atenção, espero ainda que possam me ajudar!

    Abraços!!!!!!!

    makumbator
    Moderador
    # ago/08
    · votar


    ToninhoDJ

    Entendi. O sinal acaba entrando em uma espécie de loop. O sinal que voltou da placa retorna à mesa, que por sua vez volta para a placa, que retorna para a mesa, etc...

    Nesse caso, acho que só se vc comprasse um ampli de fone e ligasse a saída da placa nele(e os fones no dito cujo). Nem precisa ser dos mais caros. A Behringer tem um modelo barato e bem legal para essa aplicação. Assim o sinal não retornaria à mesa. Você já pensou nisso?

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    bobruce

    É cara... ideal mesmo é estudar o maximo que tu puder.. se teu amigo pode dar aulas e te ajudar com o setup, melhor ainda!


    ToninhoDJ

    ouça o makumbator, a parada é não deixar retornar pra mesa!

    Abraços

    ToninhoDJ
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Entendi. O sinal acaba entrando em uma espécie de loop. O sinal que voltou da placa retorna à mesa, que por sua vez volta para a placa, que retorna para a mesa, etc...

    Exatamente!


    Nesse caso, acho que só se vc comprasse um ampli de fone e ligasse a saída da placa nele(e os fones no dito cujo). Nem precisa ser dos mais caros. A Behringer tem um modelo barato e bem legal para essa aplicação. Assim o sinal não retornaria à mesa. Você já pensou nisso?

    makumbator

    Realmente imaginava isto, mas também acreditava na possibilidade de haver um outro meio para fazer esta ligação;

    Bem é o seguinte: Na verdade possuo também um mixer PDM1008 da Gemini, que está encostado a um bom tempo, gostaria de saber se posso utilizá-lo, para conectar o microfone e algum istrumento (teclado via áudio por exemplo) na entrada da placa, ou seja, microfone no mixer, saída rec do mixer para a placa e então a saída da placa vai para a mesa, bem tive esta idea recentemente, será que funcionaria desta forma???

    Eu perderia alguma qualidade do áudio ligando desta forma???

    Quanto ao ampli, tudo bem, mas acredito que o meu problema quanto a ligar o microfone na placa permaneceria, uma vez que o amplificador ficaria na saída da placa e não na entrada, pois como eu disse a placa não possui entrada para microfone;

    De toda forma, se a solução é o ampli, qual seria??? Onde posso encontrar??? Valor??? Modelo???

    Mais uma vez muito obrigado pela atenção!!!

    Abraços!!!

    denis_guitar
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    ola pessoal!!!!olha só eu novato com ecs aqemas e gravaçao!!!!
    tenho um notebook positivoz93 e nao consigo gravar nd com ele!!!!
    nao sei c o problema é com ele ou comigo msmo!!!!
    ele tm 1gb de ram,120hd sata core 2duo!!!!
    to com o sonar7 e com GR3!!!!
    eu plugo a minha guitarra nele com o sonar e nao sae som nenhum e nem ativa a funçaodo rec!!!!
    e no GT3 sae um chiado mto forte!!!!
    me ajudem por favor!!!!
    obrigado desde ja!!!!

    ioriaudiomaster
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Boa tarde pessoal

    Estou tentando montar um home studio, mais estou com um pequeno problema...tenho uma digi 001 e estou querendo ligar um gravador adat para obter mais 8 canais e não sei como fazer essa ligação e nem se os 8 canais ficarão separados.

    será que alguem poderia dar uma ajuda

    grande abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação Digital -- Dúvidas