Gravação digital via ADAT Alesis + Nuendo

    Autor Mensagem
    guhH113
    Veterano
    # ago/08


    Ola pessoal do cifra!
    Venho aqui exclarecer uma duvida:

    andei pesquisando e nao obtive resultado..

    estou pesquisando em comprar um ADAT Black Face da Alesis..
    se trata de um equipamento antigo e tals, mais que cae dentro do meu orçamento..

    minha placa de som e uma Maya 44 ( 4 In 4 Out ), no caso o ADAT grava 8 canais simultaneamente..

    o problema esta sendo mandar os 8 pra placa e haver um sincronismo..

    Sei que vou ter q gravar 4 canais, e depois os outros 4.

    Eis o Problema: O SINCRONISMO DO SOFT COM O ADAT.

    por exemplo ao dar o play ou rec no nuendo, ativas o play ou rec no adat, pra ficar tudo sincronizado..


    alguem tem uma sugestao..




    o adat e esse aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/ADAT


    se alguem puder ajudar, fico grato.. qualquer informação sobre o mesmo e bem vinda.


    Obrigado

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    guhH113

    Esse adat black face é 16 bit 44.1 /48khz no maximo...

    Não entendi o que voce quer direito, mas no que deu pra entender me pareceu que voce quer pegar a saida da sua placa e enviar para o adat (é isso?) se for acredito que seja melhor utilizar a saida analogica já que a digital da placa é superior à do adat o que provavelmente vai dar em truncagem de bits à não ser que voce trabalhe com 16 bits 44.1/ 48 na placa também, aliás isso é obrigatorio...

    Se for pra usar o adat como conversor, sugiro que voce se informe melhor quanto à maya 44 ser capaz de receber os oito canais do adat via cabo digital pelo sistema lightpipe do adat (não tenho certeza, mas talvez seja uma entrada estereo somente a da placa) por isso se informe pra não ter problemas e veja bem que para utilizar as entradas digitais da maya 44 faz-se necessario o uso do acessorio opcional MIDI ODI...

    Quanto ao sincronismo uma coisa é certa voce deve deixar o adat ou a placa como master clock ou utilizar o wordclock, mas como sua placa não tem, normalmente o master clock é a interface que tiver o clock melhor ou talvez no seu caso aquela que é usada como playback, o master clock pode ter outro nome na interface mas a maioria se refere a ele como internal (interno) ou Externo ou SPDIF, difere um pouco da nomenclatura, ainda algumas placas e interfaces tem outros parametros de sincronia, isso varia de aparelho pra aparelho, consulte o manual sempre... mas mantenha a taxa entre as interfaces, isso é crucial, sugiro 16 bit / 44.1 para ambos. Mas já adiantando, acho que não tem como voce dar play/reck no cubase e o adat obedecer o comando também, voce teria que ativar um ou outro primeiro entende?

    Agora que mal lhe pergunte, pra que usar um adat? Além de ser inferior a sua placa o conteudo que voce pode transferir pra ele pode ser posto num cd/dvd logo? Exceto no caso de se recuperar alguma gravação antiga em fitas adat não vejo muito beneficio nessa aquisição.

    Se precisa de mais canais pra gravar ou reproduzir, suponho 8 no minimo, acho que o melhor seria comprar uma outra maya 44 ou se o dinheiro der uma outra interface de mais canais da propria esi (como a esp1010) que provavelmente trabalhem em conjunto sem conflitos, como fazem as deltas da m-audio, pois o driver destas placas da esi é muito semelhante, sem contar que isso lhe daria maior flexibilidade podendo trabalhar com resoluções de até 24 bit/ 96khz entre outras coisas. No pior dos casos, se a maya 44 aceitar conexão digital lightpipe voce poderia optar pelo ada 8000 da behringer, mas pessoalmente acho que o investimento não vale a pena, uma nova placa sai muito mais em conta.

    Meu conselho, analise melhor e faça uma escolha mais adequada... no minimo poste melhor o que voce pretende fazer, tente ser o mais claro possivel que alguém aqui certamente vai tentar lhe dar uma luz, tem varios feras por aqui mas precisam entender o que voce precisa realmente senão cada um vai te dar uma sugestão diferente e o resultado provavelmente seja que voce fique mais confuso do que estava...

    Boa sorte! Um abraço!

    guhH113
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    I.Nosferatu
    primeiramente, muito obrigado pelas respostas.

    Bom.. na verdade e o seguinte: como a situaçao financeira hoje em dia esta meio complicado, acabei optando pela maya. Ela grava 4 canais mono simultaneamente.Entao minha ideia era gravar umabateria acustica ( futuramente, em breve ) porem com 4 canais so da maya nao ficaria legal. Teria que ser no minimo 8 canais.

    Entao andei pesquisando e achei o ADAT uma opção barata mesmo possuindo uma qualidade inferior a das placas.. e uma boa opção..

    o q eu queria na verdade era o seguinte..

    Pegar os 8 mics da batera, mandar pra mesa, dai os direct outs, ( ou inserts, ou auxiliares com aquele cabo stereo dum lado e mono do otro ) e mandar pro ADAT. No caso o baterista usaria o Click do Software NUENDO ( Que e o que eu uso. )

    Depois dos canais gravador no ADAT eu botaria pra reproduzir e gravaria de 4 em 4 canais atraves das entradas analogicas da maya.


    O problema maior e sincronizar o aparelho adat pra trabalhar em conjunto com o Nuendo.. creio q o nuendo por ser um bom software tem essa caateristica, porem nao sei configuralo.

    mais antes disso preciso saber:




    1- Compensa adquirir um ADAT nos dias de hoje? ( ja vi muitos estudios usarem esse equipamento, inclusive estudios profissionais.


    Obrigado

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    guhH113

    1- Compensa adquirir um ADAT nos dias de hoje? ( ja vi muitos estudios usarem esse equipamento, inclusive estudios profissionais.


    Olha, realmente no seu caso não compensa...

    1º voce não vai conseguir conectar o adat na sua placa sem o acessorio MIDI ODI, e mesmo que conecte, a entrada digital desta placa não é adat lightpipe, então voce somente teria 2 canais que voce escolheria entre a entrada digital ou os canais 3/4 analogicos.

    2º O ADAT é de qualidade sim em sua conversão apesar de ser 16bit /44/48khz, porém sua placa já trabalha com resolução superior a isso, então acho que não compensa mesmo.

    Lhe indicaria comprar outra maya 44, mas acredito que seu driver seja limitado a controlar apenas uma placa por vez, ou seja com o driver dela mesmo tendo duas instaladas voce só conseguiria usar uma delas, talvez seja um problema contornável utilizando o asio4all que desde que o windows reconheça as interfaces wdm voce poderia controlá-las através dele pois ele também as enxergaria, dessa forma (supostamente porque não testei e não vi relato algum desse modo) através do asio4all seria possivel ter até mais de 2 maya 44, mas isso não é uma certeza teria que testar primeiramente, ou alguém que as tenha confirme ou não o que estou sugerindo.

    Por outro lado, se precisa no minimo de 8 canais e tem dinheiro pra investir num adat que lhe custara em torno de 400~600 usado e com defeito provavelmente (com apenas o conversor em bom estado) porque um em boas condições passa de 1000 reais em valor, assim como um ada 8000 que seria outra opção custa em torno de 800~1?00 dependendo do estado ou se é novo... mas como esse tipo de conexão não se enquadra no seu setup atual, então sugiro uma das hipoteses:

    venda sua maya 44, junte ai a grana que iria gastar com o adat, no minimo voce terá cerca de 600~700 reais

    1- invista numa esp 1010 ou maya 1010 (se encontrar desta ultima a venda ainda) ou mesmo uma delta 1010 rack (normalmente mais caras) devem custar cerca de 1000 reais nova dependendo do lugar e ambas tem rack externo e qualidade muito boa de acordo com comentarios que já ouvi de usuarios.

    2- invista numa delta 1010lt não é melhor opçaõ, mas é mais barata deve custar menos de 700 reais atualmente, usada mais barato ainda (talvez nem precise vender sua maya pra conseguir uma usada), tem má fama por ter conversores que ficam dentro do pc, mas quem usa sempre diz ser uma otima opção pela relação custo/beneficio.

    Em ambos os casos o que dita a qualidade na maioria dos casos é o equipamento que voce possui antes da placa, se tiver mics de boa qualidade, bons preamps e se tiver bons perifericos de estudio pra ajudar (não precisa ser os mais caros, desde que sejam bons), provavelmente consiga um excelente resultado...

    É isso ai, acho que é o melhor que voce pode fazer por enquanto... abraço!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    No mais a maya 44 já lhe possibilita captar bem sua bateria acustica, voce terá que fazer um malabarismo pra chegar a um bom resultado se se espelhar em gravações comerciais atuais, terá que tentar varias formas de captação e pre-mixagem na mesa, mas é possivel, muitos fazem isso e obtém excelentes resultados, no minimo capturando pelos overheads em duas pistas e bumbo e caixa separados em outras pistas por serem as peças mais importantes da musica contemporanea, somando as 4 pistas da placa, ainda haveriam outras formas de acordo com os perifericos que voce tenha, onde voce poderia microfonar as peças e aplicar efeitos como gates, compressores, equalizando e mixando devidamente para pistas estereo atraves das saidas de grupos na mesa que no seu caso seriam duas e no final equilibrando tudo dentro do software...

    Essas formas também são uma alternativa pra trabalhar com aquilo que voce já tem, o problema maior é que todo mundo quer fazer as coisas do mesmo geito, como já comentaram varias vezes em audio menos é mais... portanto se voce não conseguir um bom som de 2 ou 4 microfones de sua bateria, com 8 ou 10 voce só vai ter mais pistas complicando o trabalho, provavelmente não vai dar melhora nenhuma no conteudo...

    Comece captando sua batera em dois mics brincando com o posicionamento e o som que voce consegue de cada peça como um todo, depois adicione um mic no bumbo e na caixa, posicionando estes de forma a captar o melhor som desses dois instrumentos, depois mixe corretamente somando -os ao som dos dois primeiros microfones fazendo a batera soar uniforme, o resto é equalização, compressão, gate e etc... muitas das gravações que achei mais interessante o som da batera foram gravadas com 3 ou 4 mics bem posicionados... portanto basta saber fazer as coisas.

    guhH113
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    I.Nosferatu
    novamente obrigado pelas respostas..

    alguem aqui no cifraclub pode me orientar se e possivel utilizar 2 mayas 44 no msm pc como dito assima pelo I.Nosferatu?
    no caso usando o driver asio4all..


    procurei o manual dela na internet e nao obtive =/

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    guhH113

    Quanto a descobrir se sua placa trabalha com o asio4all basta voce instalá-lo e ver se a placa vai estar disponivel, na guia advanced clicando no Einstein, voce verá sua placa e os canais de entrada e saida, clique naqueles que voce irá usar e deixe habilitados (verdes ou running) clicando em enable, ou desabilite o que voce não precisa clicando em disable, olhe no manual do asio4all, esta em ingles mas é bem simples, se por acaso tua placa ficar marcada como Unavaliable ou Beyond Logic, mesmo depois de reiniciar o pc e abrir novamente o asio4all é porque o driver da sua placa deve ser incompativel com o asio4all, coisa que acho muito dificil pois esta placa trabalha também em wdm.

    Por ultimo, talvez seja o caso de levar o pc já com o driver da placa que voce já tem instalado e o asio4all até a loja onde voce pretende comprar outra placa e antes da aquisição tentar um teste pra não correr o risco de levar algo que não lhe sirva, se for uma boa loja certamente eles farão isso pra voce.

    Teste ai o asio4all e veja no que dá.

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Desculpe a intromissão, mas não é necessário usar o asio4all com as mayas, elas já tem drivers ASIO. Aliás, você não deve usar o asio4all com elas.

    Eu tenho uma.

    Quanto a ligar um par, a maioria das mayas aceita a ligação ( o driver reconhece as duas placas). De qual marca é a sua??

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja

    Então shoyo, supostamente eu acredito que funcione sim, mas muita gente comenta que o driver só controla uma placa por vez, dai dei ao colega a ideia de que se for o caso o driver asio4all desde que enxergando a placa devidamente seria capaz de controlar duas ou mais placas wdm mesmo diferentes entre si, portanto seria uma opção caso o driver asio da maya venha realmente a falhar... foi o que citei acima... embora acredite que duas mayas devam funcionar tranquilamente com seu proprio driver, não posso afirmar definitivamente isso, porque há indicios do contrario, embora talvez com uma atualização de driver recente isso já seja possivel... diz ai voce ja conseguiu rodar duas, também gostaria de saber da possibilidade pois essa placa é uma mão na roda... Abs

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    I.Nosferatu
    Entendi!

    Resta saber se ele tmb entendeu heuiheuiheui.

    E existe ainda um outro porém, se o driver da maya não aceitar duas placas, o WDM tmb não vai funcionar. E, se por acaso funcionar, ele vai precisar sincronizar os clocks das duas.

    Duas mayas eu nunca testei. Ajudei um cara lá no forum da Audiotrak a rodar duas deltas uma vez (deu certo!) e eu fiz a minha delta e a minha maya funcionarem juntas usando os drivers WDM e sincando via Word Clock. Se eu não me engano, a Audiotrak diz que dá sim para rodar duas mayas, resta saber a marca da placa dele.

    Vc tem uma?

    Eu uso ela pra mixar, ela é linda heheheh. To vendendo a minha delta, mas ela nem a pau.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja

    Então o driver wdm o windows vai instalar automaticamente e vai colocar um numero 2 ou #2 pra identificar cada placa, então a partir dai se o asio4all enxergar a placa ele mesmo vai sincronizá-las facilmente, porém o grande problema é descobrir se ambas ou até uma unica realmente vão estar disponiveis no asio4all... o certo seria pelo driver dela mesmo mas... se não tem cão cassa-se com gato... rsrsrsrsrs....

    A delta é bem mais flexivel, da pra configurar direitinho pelo driver mesmo (os mais atuais) ou pela spdif dependendo da config que o cara quer...

    Se a audiotrak diz que roda então roda porque os drivers das da esi são os mesmos da audiotrak, me parece que a maior diferença entre elas além da cor é o phantom que em uma é 12v e a outra 48v, acho que a placa dele deva ser da esi a branca, faz um tempinho já que a audiotrak saiu do mercado...

    Voce pegou qual delta a 1010 rack? Placa boa também... só não confio mais na M-audio porque a Digi é quem manda lá agora, e vindo da digi nada me surpreende.... nada contra as deltas mas nos dias de hoje não compraria elas não, sou mais essas da esi que praticamente são ao mesmo nivel, não uso pro tools mesmo.... rsrsrsrsrsrs.

    Ai, alguém precisa fazer esse teste nessas placas, são boas placas e quebram um galhão, se rodarem 2 juntas ainda ou com o driver dela ou com asio4all que seja, melhor ainda, ninguém se habilita em relatar um teste ai?

    Ai shoyo, encontra o guhH113 e manda vê nas experiencias ai, depois postem o review por aqui... hehehehehehe

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    hiuahiuahauihaui

    que simples

    mas eu "si proponho" a fazer sim.

    Aparece ai no estudio guhh113 que a gente testa. Estou em SP.

    abracos

    I.Nosferatu
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja

    Huaashuashuas... vai que o cara vem mesmo uaiiii...

    guhH113

    Na boa, tenta ir na loja e faz o teste por lá mesmo (ou pede por telefone pra que eles façam), é só plugar as duas juntas pra ver no que dar (tem que ser a placa igual a que voce já tem) se correr tudo bem (acreditamos que dá certo) voce faz negocio!

    guhH113
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja
    I.Nosferatu
    caras vcs sao dimaiz, graças a vcs que o forum se inriquece de informações que possam servir para futuro engenheiros de mixagem. Novamente Obrigado.. e desculpe pela demora, tava na escola rs..



    bom pessoal, tipo, eu comprei a minha maya pelo mercado livre essa semana.. e essa branca aki.. to rezando pra poder rodar 2 mayas 44 no nuendo hehe..

    a placa e essa aki: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-78176766-_JM

    shoyoninja
    cara eu to em minas nem da pra ir testar no studio ai, mais de qualquer forma obrigado pelo convite! entendi claramente sua descrição.

    I.Nosferatu
    se as duas rodarem juntas vai ser uma revolução aqui pra mim, com 8 canais ja da pra gravar a batera ao vivo.. pq a realidade dos home studios hj: perco muitos clientes quando explico q a batera e sampleada, alegam q fica muito automatica a batera, sem expressao, sem groove ( o q e na verdade )..


    vou ver se consigo alguem q tenha 2 mayas, ou ligar pra loja.

    Enquanto isso ficamos na espectativa.. =]

    guhH113
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Uma noticia a titulo de curiosidade:

    perguntei um vendedor no mercadolivre sobre a suporta possibilidade de se usar duas mayas no msm pc.
    a resposta do cidadão foi essa:

    Compatibilidade: uns falam q da pra colocar 2 placas dessa no mesmo como as da linha Delta da M-audio. Outros ja dizem q nao e possivel.. afinal qual e o fim dessa duvida? se puder usar 2 e com o drive dela propria ou o asio4all? obrigado NEUROSEURB...(18)10 e 49


    22/08/2008 10:30 Oficialmente, não há estatisticas e nem experiências. Teoricamente, o driver da Maya 44 não suporta multiplas interfaces, mas isto não foi comprovado. TUIXMUSIC



    =/ SERAA??

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    guhH113

    hehehehe será o que?

    Ele não disse absolutamente nada.

    "oficialmente, não há estatísticas nem experiências" isso é lindo. Fazia tempo que eu não ouvia um não sei tão bem articulado.
    :P

    guhH113
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    shoyoninja
    hahaha

    pior q e, rss

    tomara q de pra usar 2 mayas..
    depois criarei um topico..
    "e possivel usar 2 mayas 44 no msm pc"
    =D

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    guhH113
    só não vai comprar antes de saber hein velho, senão já elvis hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação digital via ADAT Alesis + Nuendo