Mix de bateria - Primeira vez! (Qqr ajuda é muito bem vinda!)

    Autor Mensagem
    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/08


    Falae!

    Bom galera, acho que algumas pessoas do fórum devem saber que trabalho como produtor de voz - com a qual tenho bastante experiência - além de músico. Mas confesso que organizar, timbrar e mixar bateria pra mim sempre foi um grande desejo, porém sem muito embasamento técnico para fazê-lo.

    Andei dando uma estudada leve, além de conversar com vários bateristas e pegar referências. O resultado que cheguei junto com o baterista da minha banda foi esse:

    http://www.4shared.com/file/59487350/c585b2b0/Teste_Batera.html

    Mas honestamente não estou 100% seguro, a ponto de manter isso como mix final e gostaria da opinião do pessoal mais experiente em mix, além de bateristas, ajudando muito com o bom gosto de vcs.

    Qqr ajuda é muito bem vinda!

    Abraços!

    Passini
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Você precisa dizer oque usou, qual bateria, quais pratos, peles, quais mics, bateria midi ou acustica, equalizou ela ou não, enfim, dê mais detalhes, pra poder lhe dizer mais coisas.

    Pra mim está faltando uma boa equalização e compressão na caixa, mas dê mais detalhes depois.

    Minow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian
    É meio complicado avaliar uma bateria solo assim, porque quando você juntar com o resto o som dela vai mudar.
    Pra falar a verdade, eu achei ela sozinha assim um pouco com cara de midi, se mixar pode ser que melhore.
    O timbre não tá ruim, mas é o que eu falei, o ideal seria ouvir um mix do resto.

    AlexB
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian

    No geral o som está muito bom, quase toda bateria começa assim. Depois você coloca os efeitos conforme o estilo da música. Quando começo a mixar já resolvo de antemão em que posição sonora vai ficar cada instrumento, deixando as frequências principais de cada instrumento livres para evitar do som perder definição. Se o seu exemplo fosse um produto final eu exploraria mais o panorama, para aumentar a sensação espacial da bateria. Outra coisa que vai precisar dependendo do estilo é usar compressão paralela, você cria um sidechain, separa algumas frequencias críticas com um equalizador e depois comprime muito estas frequencias, mixando com a bateria original. Também dependendo do estilo existem várias técnicas de compressores para enfatizar ou suavizar os ataques.
    Não existe receita de bolo, as técnicas e a sonoridade almejada variam conforme o estilo e a captação original.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian
    Que música é essa mesmo?

    Não sei, ouvindo só a batera dá a impressão que o bumbo tá dominando tudo, mas na mix é provável que ele seja escondido um pouco. Talvez alguns db a mais na caixa?

    Agora eu acho que ficou um pouco exagerada a compressão no geral, ou é essa música que é chapada assim mesmo? Tá tudo muito igualzinho.

    Acho tmb que está faltando volume nos ataques e que a eq deles ficou muito fechada se comparada com a do condução e do chimbal e que está distoando por conta disso.

    Flw!

    akio___
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Christhian

    Nossa achei que ficou bom a acustica, bem equalizado!O que voce usou pra equalizar as peças?Que mics vc usou e quantos?Eu também gravei uma bateria acustica pela primeira vez semana passada.Usei um kit de mics samson com 6 mics, um sm-57 pra caixa e um akg 3000b pra overhead.Ainda estou aprendendo a mixar o som dela ainda esta muito cru.

    http://www.4shared.com/file/59552286/9c98e4d9/drumsassasincubasepan.ht ml?dirPwdVerified=f8443de4

    Scoth_Pr
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    AlexB

    Você usa o Cubase SX3? Estou tendo dificuldades em montar um sidechaining aqui, seria legal que alguém mais experiente como você montasse um tópico tutorial com um passo-a-passo desse sistema, seria útil pra muitos usuarios, ate de fora do fórum. Você poderia usar um plugins com SC padrão, como o C1 SC da Waves.

    AlexB
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Você usa o Cubase SX3?
    Não uso a muito tempo, atualmente só o Sonar e o Reaper com mais frequência.
    Abraço,
    Alex

    FeA.P
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Num tá de todo ruim não, mas vai algumas dicas:
    A mix tá um pouco baixa, dá pra melhorar um pouco a EQ. de tudo, e principalmente diminuir a reverberação da caixa e do surdo, que tá exagerado... O bumbo tá quase no ponto já. Outra dica é procurar fazer uma imagem estéreo legal, mexendo bastante com o Pan pra batera parecer "grande" na mix... Depois testa passar um compressor em sidechain, pra mexer no envelope de algumas frequências, só pra dar um tapinha...
    Abraço.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Não tem como avaliar uma mix assim e saber se vai ficar boa depois, parece um grupo de tracks de bateria em modo solo.

    Na minha opnião, não q eu estja certo, mix é arte..

    - os metais tão muito agudos, muito pro meu gosto..

    - O reverb tá meio estranho, não me soa natural, da pra ver q é um reverb bem artificial...

    - só se escuta quase o reverb da caixa parece que falta ai um ataque e uma compressão paralela na caixa com um compressor de ataque lento, tem q fazer a caixa aparecer na mix sem ter botar tanto reverb, já que parece ser uma caixa q tem o som mais controlado tb.

    - Coloca um plugin de distorção harmônica em todas as tracks ai pra da um up não mt abusado...

    depois com todo o resto dos instrumentos, depois de fazer uma boa masterização com qualizadores e compressores, limiter nessa musica pode ficar mt bom.



    boa sorte

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13
    · votar


    ago/08

    !!!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Nem vi mesmo, fui na empolgação como estava mais no topo o topico e com pressa fui na fé pra tentar ajudar..

    Isso é comum, um rescucita e os outros vão atrás no embalo da emoção..

    Que merda hiein.. mas fica a dica ai, hj quase respondi um da zoom de anos atraz tb, mas na hora eu vi...

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits: Nem vi mesmo, fui na empolgação como estava mais no topo o topico e com pressa fui na fé pra tentar ajudar..

    Tá valendo!

    Só comentei pois acho que o Chris deve ter melhorado, de lá pra cá! hehe

    Abs!!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MauricioBahia

    huahua abraços..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mix de bateria - Primeira vez! (Qqr ajuda é muito bem vinda!)