Que equipamentos comprar para meu home studio básico?

    Autor Mensagem
    juniorgothic
    Veterano
    # ago/08


    Olá pessoas,

    Como podem ver (ou não), sou novo aqui, e espero que possam me ajudar.

    Eu já toco teclado a um bom tempo e sempre "brinquei" com alguns programas como FL Studio, criando algumas músicas com Samples, VSTs e etc, porém agora quero fazer algo um pouco mais profissional usando Cubase, Reason e etc, porém quero um equipamento inicial custo/beneficio...

    Acabo de comprar um computador Core 2 Duo 2.4 GHz, HD 750 GB, 4 GB DDR2 e Monitor de 19" LG... pluguei minhas 2 placas de som antigas, uma ALS 4000 com interface MIDI para poder plugar meu teclado e também uma Creative Audigy SE 7.1 que eu tinha comprado a um bom tempo atras na esperança de melhorar o tempo de resposta entre o toque no teclado e a saida de som, que por sinal foi resolvido com o driver ASIO... sei que não são boas placas como por exemplo uma Delta 1010 LT ou uma Audiophile, que por sinal eu pretendia comprar antes de ver estes produtos abaixo, e é justamente ai que fica minha pergunta:

    Com uma mesa de som desta (que pelo que entendi vem com interface USB) eu não precisarei mais de uma placa de som como a Audiophile por exemplo? E qual destas é mais custo/beneficio já que estou começando?

    Mesa de Som Xenyx 1204FX USB Interface Behringer R$ 499,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...er-promoco-_JM

    Mesa de Som Behringer Xenyx 1622FX USB R$ 599,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...sb-promoco-_JM

    Além disso, vocês acham vantagem eu comprar um destes 2 monitores de áudio, ou me indicam outro que seja custo/beneficio também?

    Ksk Kspm 5a Par Monitores De Áudio Profissional R$ 650.00
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/it...LB&id=78187397

    KSK MONITOR DE REFERENCIA KSPM 6A (PAR) R$ 840,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...spm-6a-par-_JM

    Obrigado,

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    juniorgothic

    Amigo, talvez seja mais vantagem vc comprar uma placa de som do que essa mesa. O que ela tem na verdade é um conversor de audio de baixa qualidade. Como vc não vai usar todos os canais da mesa, uma placa talvez lhe seja mais útil...

    Quanto a questão do monitor, esses ai são totalmente desconhecidos, e não sei sobre a qualidade deles...Mas com 700 reais (media) vc compra um par de caixas da edifier muuito bom, provavelmente melhor do que estas ai...

    Outra dica: se vc usar a busca, vai achar dezenas de informações sobre todos esses assuntos!

    Abraços!

    juniorgothic
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pior que eu iria precisar usar outros canais sim, pra deixar minha guitarra ligada (plugando direto ou microfonando), um microfone pra vocal e caso necessario outros instrumentos também...

    Então o que eu queria saber é o que seria melhor comprar, se uma mesa (que vocês possam me indicar) e uma placa como a delta 1010lt ou uma mesa dessa que não precisa de placa que sairia mais barato não é?

    Ja que não conhece essa marca de monitor de audio (KSK), pode me indicar algum outro monitor que seja custo/beneficio? É que não tenho tanto dinheiro agora, pra falar a real, penso em gastar no maximo até uns R$ 1.500,00 num kitizinho básico (monitor, mesa e placa)... mais para frente comprarei um controlador, microfone e tal... mas por enquanto acho que preciso mesmo é disso ja que to usando placas ruins e o pc ta ligado num microsystem das antigas que eu uso como uma especie de monitor mas que provavelmente nem se compara a o som de um...

    mammb2000
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Sem querer criar outros tópicos .. hehehe
    estou buscando mas não acho

    Bom, lá vai
    Estou a fim de gravar ... coisa besta, nada profissional.
    Na verdade minha intenção é a possibilidade de fazer uma demo, com qualididade legalzinha pra ouvir até ..

    Primeiro o que temos:
    - Guitarras, baixos, batera, amps, pedais, um microfone legal para voz (não sei marca, mas pagamos R$180 ha uns 4 anos atras), (todo equipamento para tokar ao vivo de boa)
    - Um mesa de som .. antiga e simples, mas acredito que não preciso de muita coisa ... tem 8 canais.

    Baixei ontem o ACOUSTICA MIXCRAFT achei legal pra caramba.

    Tentei gravar a guita, mas a qualidade ficou vagabunda. Gravei com microfone do PC e placa onboard...
    acho que AQUI é a primeira coisa a mudar ... preciso de uma placa de som legal (barata?!) e um microfone ... pode ser akele pra voz mesmo ou é melhor comprar akeles condensador?

    E como funciona o esquema??? ligo assim? GUITARRA -> DIST -> AMP -> MICROFONE -> MESA -> PLACA DE SOM -> Mixcraft? e já era????

    Se pudermos iniciar uma conversa sobre .. sem querer criar outros tópicos agradeço!

    abraçoo

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    juniorgothic

    Mas com 700 reais (media) vc compra um par de caixas da edifier muuito bom

    Cara, leia com mais atenção. Te recomendo as caixas da edifier.

    Me parece que a delta 1010LT tem 2 canais com preamps. É uma coisa importante na hora da gravação, e essas mesas da behringer tem, apesar de o pessoal não gostar...
    Resumindo, Se vc vai usar mais de 2 instrumentos de uma só vez, compre a mesa. Se não, a placa já ta de bom tamanho.



    mammb2000

    Se for gravar batera precisa de no minimo uma placa com 4 entradas e preamps pra fazer algo descente. O ideal seria uma placa com 8 entradas, com preamp em todas elas ou com um preamp separado e um kit de microfones pra batera.

    E como funciona o esquema??? ligo assim? GUITARRA -> DIST -> AMP -> MICROFONE -> MESA -> PLACA DE SOM -> Mixcraft? e já era????

    Depende de sua mesa de som. Pra ligar o mic nela, ela precisa ter preamps! É uma lógica inevitável: Os mic devem passar por preamps pra se ter um som descente!

    Abraços!!

    mammb2000
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    hum pre amp ...
    bom lembro que quando agente tokava agente ligava o microfone numa potencia um negocio preto e pesado, depois jogava pra mesa e depois pras caixas ... eu acho que era assim

    essa potencia seria o pre amp??? acredito que a mesa não tenha pre amp ...

    e pra gravar bateria precisa de tanta coisa mesmo?
    Fica muuuito fuleiro se eu gravar a bateria com uns 2 microfones? aí jogo eles nessa potencia e da potencia pra mesa, da mesa pra placa de som e dai só alegria ..

    precisa de tanta coisa??? hehehehe

    Qual placa de som é boa? Ah, eu preciso de uma placa com 8 entradas mesmo? Tipo, não posso só usar uma MESA com 8 canais, e da mesa jogo pra DOIS canais apenas da placa?!?!?! (mas minha placa nem tem dois eu acho .. um só!)

    e esse Pre-amp? Como que faço?
    Então se eu tiver uma PLACA de SOM com preamps não preciso compra-los separado ??? Esse seria o ideal?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    mammb2000

    pense que o maximo de canais simultaneos q vc vai poder gravar é o numero de entradas da sua placa. Se vc gravar com 2 mics, vai ser quase impossivel equalizar descentemente...

    Então se eu tiver uma PLACA de SOM com preamps não preciso compra-los separado ??? Esse seria o ideal?

    Sim, se vc tiver uma placa com bons preamps, fica muito melhor pra gravar!

    Oruam
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Amigo vc ta precisando é da Project Mix da M audio.
    Ela é tudo - é placa de som, mesa e pré, tem 8 canais
    e voce pode gravar simultaneamente e depois faz a mixagem separadamente no sonar ou outro. Procura no www.joaberosa.com.br

    Essas caixas da Edifier são boas mesmo Bandaid?
    Eu vi 2 modelos- tem uma de 250 reais a R 1000 TCN,
    e outra mais cara, a R 1900.
    Qual voce indica?
    Obg.

    Rmiguez
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    juniorgothic

    possuo uma behringer 1222FX e ainda não utilizei para gravar...
    mas é isso que você falou.. a interface USB substitui a placa de som.

    Não posso te afirmar a qualidade pois ainda não testei pra gravar, mas a behringer vende esta interface afirmando no manual os seguintes dados de processamento:

    Processamento digital:
    - Transformadores : 16 bit
    - Taxa de exploração: 32,0 kHz; 44,1 kHz; 48,0 kHz

    Se alguém puder opinar a respeito...

    e respondendo.. acho a mesa uma boa aquisição porque, além de muita qualidade nos preamps de microfone, possui chave para phantom power (para ligar mics de condensador, ideais para gravação) e você pode usar a mesa pra outras aplicações, como apresentações ao vivo (que isso ela atende muito bem, com um preset legal de 99 efeitos e equalizador de saída de 7 bandas, sendo que esse ultimo só tem do modelo 1222FX pra cima).

    Abs.

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Oruam

    Essas caixas da Edifier são boas mesmo Bandaid?
    Eu vi 2 modelos- tem uma de 250 reais a R 1000 TCN,
    e outra mais cara, a R 1900.
    Qual voce indica?


    São sim, eu tenho a R1000TCN e uso ela como monitor!
    Se vc puder pagar, prefira a 1900! Tem mais potencia e provavelmente deve ser melhor.

    Abraços..

    juniorgothic
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Bom, pra minhas músicas 16 bit 48,0 khz estaria de bom tamanho ja que não vou fazer trilhas sonoras pra filme que se não me engano o dvd usa 96 khz... bom saber, assim ja economizo na placa e invisto melhor no monitor... mais para frente quem sabe eu compre uma placa, mas pelo visto nem tão cedo precisarei tendo uma mesa dessas... quanto as caixas, vocês tem certeza que a qualidade de um monitor de audio não é mais adequado ao meu caso? afinal, eu quero produzir música e não apenas escutar... de qualquer forma valeu pelas dicas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que equipamentos comprar para meu home studio básico?