Qual Jeito mais simples de gravar com notebook?

    Autor Mensagem
    Manubio
    Veterano
    # jul/08


    eu gostaria de saber o melhor jeito de fazer uma gravação simples, mas nem tanto como ligar o mic na frente do amp, tipo, uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    uma plaquinha de som externa e um mic já ficaria mais ou menos?

    Ficaria ruim !!
    Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.

    * Os notebooks mais novos possuem placas de som onboard melhores, que gravam com relação sinal/ruído de 80db, como por exemplo o meu Turion 64 X2. (80db já é o suficiente)

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    El_Cabong
    Não me leva a mal não, mas:

    Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo um bom microfone, ligado num pré amplificador, e o pré amplificador ligado no "line-in" do notebook.

    Ligar no line in da placa onboard do notebook é bem pior do que usar uma placa externa.
    Uma placa externa SEMPRE vai ser infinitamente melhor que a placa onboard do note, sempre.

    Tendo a interface e mais um pré dá pra gravar com uma ótima qualidade.

    ogner
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Manubio

    Mas o que seria?
    Guitarra? bateria? baixo? voz??

    Pra guitarra basta uma placa externa (eu gravo com onboard) e um Plugin ou um Bom mic e amp. Baixo pode ser em linha direto com o Pré. Bateria, complicadissimo, hehe. Voz, pré e um bom mic. Isso bem simplificado.

    Mas jeito mais simples e espetando no mic do note em linha e tendo um soft pra gravar ( Cubase, Sonar, etc.) e plugins pra tentar melhorar.

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    PS: algumas interfaces já tem um bom pré embutido

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L
    Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo

    Manubio
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: Manubio
    · votar


    bom...
    eu tenho um Laney VC-30, ou seja, de som eu to bem, tirando os efeitos q saem do meu V-AMP2, ai como eu num manjo nada de gravação, eu não sei se devo comprar uma placa de som externa e um mic, lógico, ou se devo comprar outra coisa...

    a placa de som externa e o mic foram as unicas coisas que eu pensei que poderiam dar certas, mas eu sou leigo nisto, por isto o tópico

    Aé, eu quero gravar guitarra, baixo e teclado, a bateria eu queria ver se eu num conseguia um programa pra fazer...

    Manubio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    pode ser um por vez...é mais pra eu poder gravar umas musiquinhas minhas

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Minow

    Foi por isso que eu escrevi:

    Para gravar com uma qualidade aceitável, seria necessário no mínimo ...

    Claro que uma placa de som off board é melhor, acontece que o cara queria ligar o microfone direto no "mic in" da placa off board "sem pré". Aí fica terrível.

    Vou explicar melhor

    - Microfone ligado no pré-amp, e pré-amp ligado no line in da placa de som onboard com S/R de 80db.
    ...Muito melhor que...
    - Microfone ligado direto no mic in de placa off board.

    NUNCA eu falei que offboard é igual a onboard, a primeira é sempre melhor. Eu já tive um computador com placa de som onboard que dava Relação S/R de 54db (era uma porcaria), mas nos novos Core Duo, Core Two Cuo, Turion 64 X2, as placas de som onboard melhoraram bastante as suas relações sinal/ruído. O meu Turion 64 X2 alcança 80db em 44,1kHz e em 48kHz.
    A gravação de um violão, guitarra, vocal por mais limpa que seja alcança no máximo 74, 77db. (abaixo de 80db)

    Ok !!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pra guitarra/baixo acho que deve ser interessante o PODX3L

    Eu que o diga! É perfeita...e pra vocal também!!

    Pra bateria eu uso uma Alesis DM5 na porta MIDI pela Edirol UM-3EX. Ai, vc usa o EZdrummer ou DFH que dá certo

    isso é um modo muito bom de obter qualidade com pouca grana...

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Manubio
    Diz ai qt vc está disposto a gastar, que eu pesquiso uma interface pra vc, mas lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

    Errado, placa de som onboard é falta de opção!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Veneta
    BaNdAiD
    lembre-se: placa de som on-board é a ÚLTIMA opção!

    Errado. É a penúltima opção.

    A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    El_Cabong

    A última seria conectar o microfone em placa offboard ou onboard sem pré amplificador. Como o autor do tópico queria fazer.

    Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim...
    A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2!

    Manubio
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    A ultima opção seria ligar a guitarra diretamente na entrada de mic da placa onboar, com um adaptador p10/p2!
    já fiz isto uma vez... ficou horrivel, lógico...

    eu não sei quanto pretendo gastar, pq tb não sei o quanto preciso...
    tipo, não adianta eu falar q pretendo gastar 200 reais, sendo q com isto não vou conseguir um som bom...
    eu pretendo gastar o minimo pra se ter um som de qualidade superior a de um microfone ligado numa placa de som...
    ou melhor...
    eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    BaNdAiD
    Nada disso! Ligar o microfone na placa onboard é "certo", afinal aqueles microfones de pc são ligados assim

    O microfone de PC não seria nem uma última opção e sim uma "carta fora do baralho" para gravações. Ele pode ser ligado direto na entrada "mic-in" de placas de som porque ele tem um ganho maior que os microfones profissionais e isso causa uma relação sinal/ruído maior (dispensando o pré amplificador), porém estes microfones tem uma BAIXÍSSIMA fidelidade.

    Manubio
    eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...

    Inevitavelmente você precisará de um pré-amplificador. para intermediar a ligação do microfone à placa de som.
    Você disse que tem um V-amp2. Vê se ele tem a função by pass. Se tiver, ele poderá funcionar como um pré ampllificador para as suas gravações.
    Um microfone bom e barato é o Behringer XM8500.
    Se o teu notebook não for um modelo novo com dois núcleos e com uma boa motherboard. provavelmente tua placa de som onboard não será boa para gravação. Neste caso parte para uma off board.
    Testa primeiro a placa de som do teu notebook. No Sound Forge tu podes visualizar qual é a relação S/R da tua placa fazendo gravações e medindo os decibéis dos silêncios.
    Espero ter ajudado.
    abraços.

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Manubio
    ou melhor...
    eu pretendo gastar o minimo pra que eu consiga gravar umas musicas caseiras conseguindo ouvir depois o que eu toquei...


    Usa um gravador de fita k7

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ressucitando pra ñ criar outro...

    galera, comprei um notebook samsung com alguns gigas e to querendo gravar algumas coisas básicas (usando o audacity) e li em outros tópicos pra gravar usando a entrada de linha (azul) mas ele ñ tem essa entrada e só a de fone e microfone.
    vou gravar contra-baixo (se interfere em algo) e devo ligar com um pré (BDI 21) e mais alguns pedais.

    tem outro tipo de ligação q eu possa fazer sem danificá-lo?

    desde já agradeço..
    flw

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    UP...

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ressucitando pra ñ criar outro...

    galera, comprei um notebook samsung com alguns gigas e to querendo gravar algumas coisas básicas (usando o audacity) e li em outros tópicos pra gravar usando a entrada de linha (azul) mas ele ñ tem essa entrada e só a de fone e microfone.
    vou gravar contra-baixo (se interfere em algo) e devo ligar com um pré (BDI 21) e mais alguns pedais.

    tem outro tipo de ligação q eu possa fazer sem danificá-lo?

    desde já agradeço..
    flw



    galera, ajuda aí!!!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    bah galera confesso que tem muita gente desinformada por ai..

    É possivel sim gravar com interface onboard...eu gravo com notebook com interface onboard gravo com qualidade ótima à 24bits e 88khz... isso mesmo! DELL 1525

    Nesse note rodo guitar rig e outros softwares normalmente sem delay..

    O netebook (a máquina em si) não gera nenhum ruido na minha sala (sem monitoração ainda), e quando eu nao tinha um aterramento (antigo prédio) eu gravava usado só a bateria do notebook e com ele fora da tomada, já diminuia todo ruido por falta de terra....

    não sei como ainda tem gente que usa (em home estudio sem sala de monitoração) micros tipo PC com aquele coolers barulhentos e HDs com nivel de ruido enorme, fontes genéricas e ainda por cima sem filtros internos, tampas laterais vibrando, ai não adianta ter uma placa de som top de linha... (a nao ser que a pessoa tenho duas sala uma pra gravação e outra pra monitoração e equipamentos)

    quando eu comprar minha interface profissional, vou ter que montar um cpu toda nova cuidando todo esses detalhes que falei... ou pegar uma USB ou Fireware e continuar com meu notebok...

    eu trabalhei muito com informática mais de 12 anos e sei o que eu estou falando só placa de som não faz milagre e sim o conjunto todo e um bom técnico pra montar no caprixo e fazer a instalação...

    vinibassplayer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits


    gravar usando a entrada de linha (azul) mas ele ñ tem essa entrada e só a de fone e microfone.
    vou gravar contra-baixo (se interfere em algo) e devo ligar com um pré (BDI 21) e mais alguns pedais.

    tem outro tipo de ligação q eu possa fazer sem danificá-lo?






    e aí????????

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    ...

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    não adinta ter os melhores microfones e não ter os melhores equipamento.. o bom resultado é o conjunto da obra

    Bom mic + bom pré + bom conversor = gravação boa.
    Considerando que o camarada sabe o que está fazendo. Não precisa ir muito além.

    nanoSlash
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Boa tarde. Galera e o seguinte, já faz um tempo que vejo vcs aí falando que gravaram isso e aquilo no PC e tal.. Daí agora seu vontade de gravar umas músicas aí mas n sei como fazer! Tenho apenas minha guitarinha e uns pedais. Há, e um notebook Samsung q n e lá essas coisas.
    Daí queria saber doq preciso e como fazer. Pfv ajudem aí.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    nanoSlash

    Leia os primeiros posts deste tópico que já responde muita pergunta.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/176282

    Wade
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    nanoSlash
    Veja se ajuda: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

    Sugiro ler o tópico todo, porque é antigo e algumas coisas podem estar desatualizadas e foram sendo comentadas com o tempo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual Jeito mais simples de gravar com notebook?