Interface USB x Firewire

Autor Mensagem
Veneta
Veterano
# jul/08


A dúvida é simples:
se a porta USB2 (480mp/s) é inferior à Firewire (400mbp/s) e se as interfaces USB2 são mais problemáticas quando se utiliza muitos canais simultaneamente, por que continuam lançando interfaces com porta USB2, como por ememplo a UX8 da Line6?
Ou se nessas interfaces mais modernas o problema foi minimizado?

felipegoffi
Veterano
# jul/08
· votar


pelo que eu saiba a firewire é superior a USB2.0 cara, pelo menos não tem perda de qualidade

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


Sim, firewire é mais porrada, mas....

será que eu teria problema de latência ou sei lá o quê com uma Line 6 UX8 utilizando todos os canais em multipista?

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


Veneta

bixo ... a firewire é mais veloz ... mesmo a USB 2.0 com os 480Mbps, as USB´s vão ficar limitadas na velocidade da menor (caso tenha alguma USB no equipamento q esteja em full speed por exemplo, não vai adiantar tu ter uma conexão de High speed), já a fire não tem meio termo.

será que eu teria problema de latência ou sei lá o quê com uma Line 6 UX8 utilizando todos os canais em multipista?

cara ... não entendi isso que tu está falando ... tu quer usar quantos canais? 127?250?1000?

abrax!

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


_BLACKMORE_

falo dos 8 canais da UX8. se eu entendi direito, se eu usar todos os 8 canais da interface, e não tiver mais nenhum dispositivo USB na máquina, eu posso ficar tranquilo quanto ao desempenho e estabilidade?
Abçs

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


Veneta

Conta básica para decidir se o throughput é suficiente:

Número de bits por amostra x número de amostras por segundo x número de canais

Exemplo: 1 canal stereo (2 canais), 24 bits, 96kHz

24 x 96000 x 2 = 4608000 bits por segundo (bps)

Um megabit tem 1048576 bits. Portanto, precisamos de aproximadamente 4.4 Mbps.

Agora compare com os 480 Mpbs máximos que uma USB2.0 suporta. Se você usasse jogasse 50 canais por ela, ainda não chegava nem na metade da capacidade máxima teórica.

Neste caso específico, o gargalo não está na USB, e sim na capacidade de gerar e processar um grande volume de dados. Mas isso é um problema independente do canal que você usa para transmitir os dados.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/08
· votar


Bog

mais claro q isso ... hehe .. não dá neh?

abrax!

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


Vcs sabem se existe alguma interface que vem com as duas portas ao mesmo tempo? USB e firewire na mesma interface?
Se não, taí uma sugestão para as M-audios, Edirols, Presonus, RMEs, Alesis, Line6s...etc

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Bog
Neste caso específico, o gargalo não está na USB, e sim na capacidade de gerar e processar um grande volume de dados. Mas isso é um problema independente do canal que você usa para transmitir os dados.

Cara, ótima explicação! Vai esclarecer muita gente, assim como eu!!

Agora uma pergunta: Essa capacidade de gerar/processar os dados é responsabilidade do computador né? Processador, HD, memória ram, etc... correto?

Abraços

Bog
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

Sim, no fim das contas, quando se trata de gravar áudio digital, a USB2.0 é a menor das preocupações. O que pode faltar mesmo é processador e RAM. Ou a interface não ter um conversor decente, aparecerem ruídos, estalos, atrasos variáveis e outras bizarrices.

Esse problema de se enganar sobre a posição do gargalo é bem comum. Um outro lugar onde ele aparece é nos roteadores da Internet. Eles precisam rodar um protocolo MUITO simples, porque o volume de dados que passa por eles é enorme. As pessoas sempre pensam que o gargalo era a conexão (e para usuários domésticos, muitas vezes é mesmo), mas para muitos roteadores, principalmente no backbone, o problema não é que a fibra ótica é limitada - limitado é o processamento que dá para fazer em tantos pacotes!

john_joao
Veterano
# jul/08
· votar


A dúvida é simples:
se a porta USB2 (480mp/s) é inferior à Firewire (400mbp/s) e se as interfaces USB2 são mais problemáticas quando se utiliza muitos canais simultaneamente, por que continuam lançando interfaces com porta USB2, como por ememplo a UX8 da Line6?
Ou se nessas interfaces mais modernas o problema foi minimizado?


A FireWire 400mbp/s é um padrão de 10 anos atrás, a última atualização da FIREWIRE é 800 mbp/s faz muito.

john_joao
Veterano
# jul/08
· votar


Neste caso específico, o gargalo não está na USB, e sim na capacidade de gerar e processar um grande volume de dados. Mas isso é um problema independente do canal que você usa para transmitir os dados.

atualmente o grande problema é a interface Windows que é completamente despreparada para ser utilizada em aplicações de áudio prof., teoricamente um PC fuleira com 2GHZ e 1 RAM e um HD de uns 12000 RPM, estaria em plenas condições de gravar 50 canais de áudio simultâneos (não processar e aplicar efeitos em tempo real)

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


Veneta

Voce tem uma toneport ux8?Eu to querendo comprar uma aqui no Japão...

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


Eu disse isso?! Se disse foi mentira.....
Eu vou em setembro no paraguai e to querendo comprar ou um Presonus ou um 2626. Se alguem puder indicar umas lojas ai, cai bem....

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


Veneta

Eu disse isso?! Se disse foi mentira....

Não, foi só uma pergunta.

Eu vou em setembro no paraguai e to querendo comprar ou um Presonus ou um 2626. Se alguem puder indicar umas lojas ai, cai bem....

Resolveu pegar as firewire?Vai gravar algo bem grande entao?Legal, infelizmente eu não conheco lojas no Paraguai.

Eu particularmente estou com dúvida sobre duas interfaces usb.
a m-audio fast track pro ultra 8R e a toneport ux8.

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


akio___
A conclusão que cheguei foi a seguinte:
Se vc usa as portas USB com discos externos, teclado, mouse, webcam etc e vai usar mais de 2 canais, prefira firewire.
Pretendo gravar guitarra, guitarra MIDI, baixo, bateria MIDI e voz.
Ainda ñ tenho certeza, mas quando há muitas trilhas no sequenciador a firewire é melhor sim.
USB2 e futuramente USB3 tb é muito bom, mas:
John___joao
Neste caso específico, o gargalo não está na USB, e sim na capacidade de gerar e processar um grande volume de dados. Mas isso é um problema independente do canal que você usa para transmitir os dados.
Para confirmar: quando se utiliza muitos dispositivos USB, a taxa de transmissão é dividida entre todos os periféricos USB - o.O

AlexB
Veterano
# jul/08
· votar


A principal diferença da firewire para a USB2.0 é que o padrão USB precisa utilizar uma interrupção do processador (IRQ), enquanto na placa firewire o protocolo ocorre no próprio hardware. Ou seja se o processador estiver muito atulhado o USB pode dar glitch no áudio.
Na prática se o processador estiver no limite muitos outros problemas vão ocorrer, mesmo com a captura no firewire.
Abraço,
Alex

john_joao
Veterano
# jul/08
· votar


Veneta

Se vc usa as portas USB com discos externos, teclado, mouse, webcam etc e vai usar mais de 2 canais, prefira firewire.

mas isso vale só para dispositivos ligados na mesma porta?

ou a transmissão é compartilhada. ex.: teclado em uma porta usb + mouse em outra porta.?

Veneta
Veterano
# jul/08
· votar


Quando o host (computador) é iniciado, ele interroga todos os dispositivos conectados ao barramento e designa um endereço para cada um. Esse processo é chamado de enumeração. Os dispositivos são também enumerados ao se conectarem ao barramento. O host também encontra, a partir de cada dispositivo, o tipo de transferência de dados que o mesmo deseja realizar:


Interrompeção - Um dispositivo como o mouse ou teclado, que enviará pouquíssimos dados, usará o modo de interrupção.
Bulk - Um dispositivo como uma impressora, que recebe dados em grandes pacotes, utiliza esse modo de transferência. Um bloco de dados é enviado à impressora (em 64 fragmentos de bytes) e verificado para garantir se está correto.
Isócrono - Um dispositivo de transmissão contínua (tal como alto-falantes) utiliza o modo isócrono. Os dados fluem entre o dispositivo e o host em tempo real e não há correção de erros.

O host também poderá enviar comandos ou verificar parâmetros através de pacotes de controle.

Conforme os dispositivos são enumerados, o host manterá um registro da total da largura de banda que todos os dispositivos isócronos e os dispositivos de interrupção exigem. Eles podem consumir até 90% dos 480 Mbps da largura de banda disponível. Após 90% de uso, o host nega acesso a qualquer outro dispositivo isócrono ou de interrupção. As transferências de grandes pacotes de dados e de controle utilizam qualquer largura de banda restante (pelo menos 10%).

O USB divide a largura de banda disponível em frames e o host controla os frames. Os frames contêm 1.500 bytes e um novo frame tem início a cada milissegundo. Durante um frame, dispositivos isócronos e de interrupção obterão um slot, assim as larguras de banda necessárias serão garantidas. As transferências de pacotes de dados e de controle utilizam qualquer espaço deixado. Os links técnicos presentes no final desse artigo contém maiores detalhes se você quiser aprender mais sobre esse assunto.

AlexB
Veterano
# jul/08 · Editado por: AlexB
· votar


Na prática nada funciona se o processador está sobrecarregado, o ideal é evitar sobrecarregar o processamento para manter a qualidade do áudio.
Abraço,
Alex

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


Eu acho que continuam fabricando ainda mesas e interfaces usb pelo simples motivo de que a saída e logicamente o preço seria melhor comparado com as fw.Fora isso pesquisando por aqui e em outros fórums entendi que a firewire é melhor e mais rápida sim, mas isso é muito relativo, por exemplo se voce possuir uma máquina em perfeitas condições de gravação digital a conexão pouco importa.

Postei que estava em dúvida na compra de 2 usb, mas acabei comprando uma firewire!A Alesis Multimix 16!Um abraço.

shoyoninja
Veterano
# jul/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Os principais problemas de se utilizar portas USBs não decorrem da limitação da banda (USB é mais rápido do que SATA por exemplo) mas sim por compartilhamento de IRQ e por má qualidade do próprio controlador da porta.

O mesmo problema pode ocorrer com uma porta firewire. Quem tem notebook, experimente comprar um adaptador firewire PCMCIA com chipset via e utilizar uma interface firewire da MAUDIO. Problema quase certo.

Eu já tive muitos problemas com portas USB em motherboards com chipset VIA. Não quer dizer que não vá funcionar. Mas a estabilidade fica comprometida.

Uma placa PCI dedicada com portas USB ou Firewire é barata e resolve o problema. Prefira com chipset Texas Instruments (TI), é mais cara, mas a qualidade é MUITO superior.

*Falei uma bobagem ali emcima, o SATA é muito mais rápido do que a USB. O que acaba sendo mais lenta é a taxa de transferência REAL entre a HD e o PC.

tragobula
Veterano
# fev/09
· votar


"Prefira com chipset Texas Instruments (TI), é mais cara, mas a qualidade é MUITO superior."

pois é, mas onde encontrar?... tá difícil... as que vi no mercado estão com as vendas finalizadas a algum tempo.

alguma dica?

abs

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


resucitando o tópico...
estava conversando com meu professor sobre comprar uma interface firewire, porém meu Pc não possui a entrada, logo eu teria que comprar uma plaquinha PCI.
Mas ele disse que em PC, geralmente firewire da problema, ele é usuario de MAC. É verdade isso ?
E estava acompanhando o tópico e indicaram essa chipset Texas, mas está tipo o triplo do preço, tipo as placas normais estão 30 reais, a texas está 120. Vale a pena o investimento ? muito mais rápidas mesmo ? tem alguma intermediária.

Dúvidas-
1- Problemas Pc e Firewire
2 - Sobre Placas Pci.

abraços

JJJ
Veterano
# mar/12 · Editado por: JJJ
· votar


BrunoYudi

Eu tenho uma interface firewire (Presonus Inspire) e meu computador é PC com Windows. Funciona na boa. Mas a porta é na placa mãe, não é de plaquinha "avulsa".

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


olá
quase nem passo por esse canto do fórum e de busca não encontrei na lata a resposta,

estou pesquisando uma interface de áudio
e nessas pesquisas, vendo preços e também o fato de ajudar a ter um controlador também, juntando o fato de procurar usado que fica mais em conta acabei encontrando um ozonic da m-audio para comprar

só que a conexão dele é "firewire" sobre a conexão já li alguma coisa e muita gente diz que ela é melhor que usb, mas a dúvida não é sobre A x B

mas a dúvida fica no seguinte:
PCs e notebooks novos não estão vindo mais com porta firewire
um ozonic daria certo para ligar no meu atual notebook e para o outro PC eu teria que comprar uma placa
até ai tudo bem

o problema futuro que vejo é que se eu resolver trocar de notebook o próximo não vai ter firewire, então como resolvo pra não ficar com um controlador obsoleto em casa
vi algo sobre adaptadores,
somente um cabo, neste estilo:
http://www.elefantedigital.com.br/arquivos/fotos/grande/thumbnail/cabo _usb_1065_300.jpg

mas cada site de informatica que entrei fala coisa diferente
uns falam que funcionam outros negam
minha dúvida fica que creio que cada tipo de comunicação tem um protocolo e não é uma simples questão de tipo de plug

alguma luz?

ped.mig
Veterano
# mai/12
· votar


Resumindo, firewire é, além de mais rápida, mais estável

JJJ
Veterano
# mai/12
· votar


fernando tecladista

Realmente está cada vez mais difícil achar computador com firewire. No meu caso, além da porta na placa mãe (uma ASUS P5K-VM), ainda tenho uma boa e velha Audigy 2 ZS que tem porta firewire (então, tenho 2 portas firewire disponíveis).

O problema é que minha placa mãe já está ficando (ou já ficou) velha. E, das novas, poucas tem firewire. E até mesmo o slot PCI (onde poderia ligar a Audigy) está começando a sumir...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Firewire vai sumir do mapa, com as portas Thunderbirds da apple e o USB3.0 desenbarcando, vai perder todo o sentido o firewire, eSata... eu não investiria mais nessa conexão

Pelo menos dizem que um equipamento USB2.0 vai ser compatível com 3.0, ou seja o hardware não vai ficar obsoleto como é o que vai acontecer com o Firewire

MMI
Veterano
# mai/12
· votar


Que eu saiba, Firewire 800 ainda é melhor que o USB2, mas difícil as placas que trabalhem com esse padrão, especialmente as simples.

A questão principal de USB2 x Firewire 400 na interfaces é o fornecimento de energia para phantom power. Geralmente as USB2 podem fornecer de forma deficiente a energia necessária, tanto é que a Duet2 (USB2) que tenho vem com uma fonte externa que não é necessária para utilização, mas ao se sobrecarregar, usando o phantom (especialmente nos 2 canais) ela acende uma luz, dá ruído e pede a conexão de energia auxiliar. Numa Firewire isso não costuma acontecer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interface USB x Firewire