Produção musical em macintosh

    Autor Mensagem
    The_loRD
    Veterano
    # jul/08


    Galera, eu tenho visto que os estúdios profissionais geralmente usam computadores Macintosh na produção e alguns profissionais da área também recomendam. Eu tenho pesquisado e encontrei um MacPro pelo preço proibitivo de quase 10 mil reais, dei uma olha na configuração do bicho e vi que eu posso montar um PC topo de linha talvez com menos da metade disso.

    Mas eu pergunto pros entendidos: compensa realmente comprar Macintosh ou é só nome??


    Abração galera.

    mvrasseli
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Para começar, quando você compra um MAC você não está levando somente o Hardware, mas também o Pacote do SO(MacOSX).
    Depois, o desempenho de um Mac com a mesma configuração de um PC e bem melhor. O MAC tem outra vantagem, não muito significativa, você pode trabalhar com o Coreàudio nele.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    The_loRD

    Digo pra você de cara, que pelo menos na minha opinião não compensa. Tudo o que você consegue em MAC você consegue em PC pela metade do preço.

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Tudo o que você consegue em MAC você consegue em PC pela metade do preço.

    É verdade... mas daqui a 4 anos o seu mac vai continuar funcionando da mesma maneira que você tirou ele da caixa.
    Já o pc..........

    O lance é: se você pode, compre um Mac. Do contrário, contente-se com um PC, você não vai perder necessariamente qualidade... talvez umas horas de sono ou um pouco de paciência eventualmente, mas é perfeitamente possível fazer tudo que se faz num Mac num pc.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    a diferença gritante é o sistema operacional, mas tem gente falando que o vista ta bem melhor!!!

    eu vou de pc!! por enquanto hehehehe

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jabijirous
    mas tem gente falando que o vista ta bem melhor!!!

    o_O
    Mas o Vista nem roda um monte de coisas, originais inclusive!!!
    Sei lá... nunca cheguei a comparar máquinas com as mesmas configurações, mas pela minha experiência com o Leopard e o Vista, ou até o OSX x Vista, o Mac tá ganhando com uma mão nas costas!

    Eu vou de XP por enquanto, mas por falta de tempo mesmo! ;p

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Minow

    Realmente nesse ponto da manutenção é verdade, e o do sistema operacional também

    Não tive coragem de pegar o Vista ainda, vejo varias pessoas com problemas de driver e compatibilidade e etc. Estou com o XP

    The_loRD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Brigadão pelas respostas galera, me elucidou bastante!


    Pelo que eu to vendo não existe diferença na qualidade final da produção, então, no meu caso, como é um estudio doméstico acho exagero usar Mac heheh... vou de pc mesmo que já tá de bom tamanho...

    Minow
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    The_loRD
    Com a grana que "sobrar", aproveite pra investir nos prés, mixer, monitores, microfones e a placa de som!

    The_loRD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Minow

    exatamente o q eu pensei heheh... no meu caso vai ser bem mais útil do que comprar um Mac, pelo menos agora no ínício.

    Jubstelda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    The_loRD

    A diferença de MAC e PC hj em dia está praticamente em sistema operacional, exceto pelo MAC Pro, que tem um Hardware exclusivo.Comparando fisicamente (hardware) e virtualmente (sistema operacional) eu considero o MAC superior.É um equipamento que realmente está em um patamar superior de qualidade e confiabilidade.

    Com relação ao lance do que você faz para "Produção musical em Macintosh" como é sugerido no tópico não tem nada haver.Tudo o que você faz em um sistema, você faz no outro.Existem muitos tipos diferentes de Daw´s, Plugins e ferramentas para PC´s assim como pra MAC.

    O porquê do MAC ser tão usado em grandes estúdios musicais se deve apenas ao ProTools, que é uma Daw com sistema digital integrado (ProTools HD) que funciona exclusivamente em MAC.

    Você pode notar que em estúdios que não usam ProTools HD é raro de se ver um MAC.

    Resumindo: o MAC é muito melhor que PC sim, tanto em hardware quanto em software porém justifica-se seu uso apenas quando se usa o ProTools HD porque caso contrário pela metade do preço você compra um bom PC e faz o mesmo uso do MAC.

    Abçs!

    Jubstelda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    a diferença gritante é o sistema operacional, mas tem gente falando que o vista ta bem melhor!!!


    Nada haver isso cara.Onde você leu isso??

    O Vista não é melhor nem do que o Xp, quanto menos ao MacOX...

    Não é atoa que o Vista vem sendo chamado de Windows Me 2...

    gonewylde84
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Cara, não precisa ser um Macbook PRO! O macbook pro tem a vantagem de ter uma placa de video de 256 ou 512. Mas vc nao vai usar pra video, vai? O macbook pro é mais caro por pequenas coisas que eu acho que nao vale a pena, se vc nao mexe com video. O macbook normal, que custa de 3.000 a 4.500 é ótimo. Sem contar o Imac com monitor de 20"que ta 3.000 reais e ja tem uma otima configuraçao.
    Eu comprei um justamente pra ediçao de imagens e audio. Mixo, gravo, faço tudo. Botei 4gb de ram nele, custou 250 reais. O computador voa, nem se compara com PC. Eu não troco o meu mac por pc quad core nem nada. Sério mesmo, PC chega a ser ridículo. Me da desgosto ter que usar PC. No mac eu ainda tenho tudo que eu preciso, msn, office 2008 e etc. Sistema operacional 1.000 vezes superior. Existe muito suporte por mac os hoje em dia, e o hardware do mac nao é caro como as pessoas pensam. O hd por ex é um hd comum, 250gb por 250 reais.
    Se quer um monitor grande, compre o IMAC por 3.000 e bota mais ram nele, que vem com 1gb só. Se quiser um notebook, compra o macbook a vista por 2800. Juro que nao vai se arrepender.

    Ricnach
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Já estou no meu segundo notebook da Apple, não volto usar PC nunca mais.

    Fiz algun trabalhos nesta semana com um amigo que possui um Sony Vaio com as mesmas configurações. Não chega nem perto do meu MacBook. É uma ilusão pensar que com o mesmo dinheiro consegue-se montar um PC com as mesmas configurações porque não é assim que funciona. 2 Gb de RAM em um Mac é uma coisa, em um PC é outra, não consegue o mesmo desempenho, desde a qualidade do material, pelo fato da MAC produzir Hardwares de maneira integrada e pelo sistema operacional em conjunto com os Hardwares, a explicação não está apenas em cada parte mas em cada parte e nelas em conjunto.

    O windows Vista foi um erro da Microsoft, usem o XP não caiam nesta besteira e esperem a próxima versão.. com o Leopard está tudo bem...

    Eu obviamente recomendo a migração para o Mac na medida que queiram se profissionalizar, se ainda não possuem verba esperem um momento apropriado, mas querer comparar PC com Mac não há sentido e não há porque manter preconceitos bobos tipo "não vou me adaptar a outro sistema operacional" ou este sistema é mais "natural para mim", eu me dava muito bem com o windows e agora me dou muito bem com o OSX..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Produção musical em macintosh