Masterização e nivel de som finalizado

Autor Mensagem
BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


marquinhosmir

Cara, vc pode masterizar todas as musicas com pico em -0.3dB por exemplo, mas certamente elas vão soar com "volumes" diferentes!

isso se deve a dinamica da musica! Um metal fuderoso soa mais "alto", mais forte que uma musica de violão e voz, por exemplo!

Considere estas particularidades!

RFaraon
Veterano
# mai/09
· votar


Excelente tópico! Aprendi um monte!

Pergunta: O processo de comprimir e especialmente o de normalizar corrompe o áudio? É um processo destrutivo, por assim dizer? Ou apenas aumenta os volumes até o pico escolhido?

BaNdAiD
Veterano
# mai/09
· votar


RFaraon

O processo de comprimir e especialmente o de normalizar corrompe o áudio? É um processo destrutivo, por assim dizer? Ou apenas aumenta os volumes até o pico escolhido?

É um processo destrutivo, isso pq vc vai cortar os picos e aumentar os vales.

Isso é um grande pepino, pq hoje em dia, toda gravação comercial é achatada ao extremo, pra ter o máximo de volume possivel, ai adeus dinâmica!!!

Um processo que não "corrompe" o audio, relativo a volume, seria o normalize.

RFaraon
Veterano
# mai/09
· votar


Veleu Bandaid

Eu perguntei com relação aos dois processos. o Compressor e o normalize.

Então é isso, o normalize NÃO corrompe o áudio.

BaNdAiD
Veterano
# mai/09
· votar


RFaraon

Isso...foi mal a falta de atenção!!
O normalize só muda o volume, podendo tb diminuir!!

Abraços!

zélo cardoso
Veterano
# mai/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Se na masterização eu deixo a última instância do Limiter em -0,2, ainda assim seria necessário, em alguns casos, usar o Normalize para "aproximar" os picos e não perder a dinâmica?
Sei que esse assunto de Masterização é MUITO COMPLEXO E VASTO, e tenho mais uma dúvida: Com por exemplo 10 músicas dentro de um mesmo CD, é correto que algumas fiquem com mais volume, mesmo estando todos com os picos em -0,2 ? Seria pelo que o amigo BaNdAiD falou lá em cima:

"Cara, vc pode masterizar todas as musicas com pico em -0.3dB por exemplo, mas certamente elas vão soar com "volumes" diferentes!

isso se deve a dinamica da musica! Um metal fuderoso soa mais "alto", mais forte que uma musica de violão e voz, por exemplo!

Considere estas particularidades!"


Minow
Veterano
# mai/09 · Editado por: Minow
· votar


zélo cardoso
Se na masterização eu deixo a última instância do Limiter em -0,2, ainda assim seria necessário, em alguns casos, usar o Normalize para "aproximar" os picos e não perder a dinâmica?

Na verdade o Normalize só serve pra aumentar ou diminuir o volume, ele pega o pico mais alto e deixa ele aonde você setar, por exemplo -0,5dB.

Com por exemplo 10 músicas dentro de um mesmo CD, é correto que algumas fiquem com mais volume, mesmo estando todos com os picos em -0,2 ?

Então, estar com um pico em -0,2dB não significa que as músicas tenham a mesma dinâmica, como você disse.
Uma música pode ter só um crashzão em -0,2dB mas no resto inteiro ter uma dinâmica bem baixinha. Aí que entra a compressão, pra você regularizar a "massa" da música. Você tá parecendo ter medo da compressão, por achar que vai perder totalmente a dinâmica da música, mas não é por aí! Concordo que muitas músicas atuais são totalmente achatadas, mas na sua música você faz como quiser! Basta entender como funciona a compressão.
Tem um tópico ótimo do jabijirous sobre compressores e limiters nesse fórum, e aqui eu resumi bastante o princípio

zélo cardoso
Veterano
# mai/09
· votar


Minow, meu brother, realmente eu tenho "medo" e MUITAS dúvidas sobre compressão, na realidade não sei usar da maneira mais correta e necessária esse recurso, até de certa forma fundamental, para deixar a música com o volume médio parecido, sem perder a dinâmica e não ficar "chapada". Fiz alguns testes mas não ficou legal. Li o tópico do Jabijirous, mas não conseguir pôr em prática, vou ler esse que você indicou aí, já baixei e com calma vou tentar entender melhor; eu sei que é complicado, e à distância, fica ainda mais dificil, mas vou continuar tentando.
Valeu amigo, um abraço!!!
Zélo Cardoso

Minow
Veterano
# mai/09
· votar


zélo cardoso
Compressão não se aprende da noite pro dia, é uma coisa que você vai continuar aprendendo depois de 20 anos trabalhando com isso!
O importante é aprender o conceito, e saber imaginar um resultado e chegar nele sem muita tentativa!
Boa sorte!

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Vou ressucitar outro tópico meu: Estou ficando "ainda mais careca", e para que eu chegue aos -0,3 dBs desejados, as músicas ficam "blocos sólidos"e perdem qualidade sonora, entendi o que o Makumbator falou, para nos guiarmos pela audição (pelo som) e não pela visão (pelo gráfico), mas tem como a música não ficar um "bloco sólido" e o volume -0,3 dBs?
Ajuda aí galera!!!
Um abraço a todos Zélo Cardoso

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Alguém ?!! Ajuda aí!!!

BaNdAiD
Veterano
# set/09
· votar


zélo cardoso

Zelo, o lance não é deixar toda a musica em -0,3dB, e sim seu pico máximo...Pra isso o normalizer serve muito bem!
Agora, talvez vc precise acertar alguns picos e dar uma comprimida na musica pra que ela tenha corpo e alcance um volume médio maior!

Abraços!

zélo cardoso
Veterano
# set/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Obrigado meu brother BaNdAiD, dica preciosa e importante para qual não tinha me atentado! Será que poderia fazer esse acerto com o Normalize do SF ou com o Wave Hammer?
Valeu, um abraço,Zélo Cardoso

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09 · Editado por: AndrewMcPherson
· votar


zélo cardoso

acho que qualquer programa DAW tem Normalize, qualquer um deles vai resolver teu problema, mas lembre-se que o Normalizar é apenas aumentar a amplitude dos picos como um todo, isto é, se vc tem uma música com uma bela dinâmica, aplicando o Normalize essa bela dinâmica vai permanecer bela...só que mais alta um pouco, porém se vc quer diminuir a dinâmica e fazer conforme o BandAiD citou acima, dê uma compressãozinha na tua mix que teu volume médio vai subir geral e tua música vai ficar mais chapada, o que eu tenho minhas restrições, pois a compressão vai depender do tipo de estilo musical em questão.
Destruir a dinâmica de uma música pode detonar seu trabalho feito na mix....

abs

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Obrigado AndrewMcPherson, valeu mesmo meu amigo!!!

AndrewMcPherson
Veterano
# set/09
· votar


disponha, a proposito, não sei o que tem aqui no meu perfil que eu nao consegui responder as duas MSG privadas que vc me mandou, já tentei de casa, do trabalho, do notebook mas nao consigo....tem algum espírito bundalelê no meu perfil...dificultando as coisas

ja te cadastrei no msn, o meu é andrewmcpherson@msn.com e meu email é andre.luiz.araujo@gmail.com

qualquer coisa...

abs

zélo cardoso
Veterano
# set/09
· votar


Valeu, meu irmão, MUITO OBRIGADO!!!
Grande abraço, Zélo Cardoso

zélo cardoso
Veterano
# jan/11
· votar


Estou com uma dúvida (mais uma,hehehe), tem uma dupla que gravou um CD aqui no meu modesto Home, eu masterizei com uma média de -15 dB, um dos caras quer mais volume, então aumentei a média para -13 dB, mas essa "levantada" na média "achatou" um pouquinho as músicas, isso é normal? Ou existe uma maneira de aumentar o volume e a média e deixar o gráfico das ondas sonoras (no SF) do mesmo jeito?
Obrigado!
Zélo Cardoso

Satriani Studio
Veterano
# jan/11
· votar


Vc utiliza qual programa?
Uma dica

Pegue a mixagem final, ou seja, que já está equalizada e mixada, em um volume bom.

Tire un 4DB em 80hz
Salve em wave

No sound forge mesmo, abra o RBass da waves e compense o grave na localidade que vc retirou

Depois pegue um Eq parametrico e aumente seção de agudo uns 2Db

Depois use o Stero Imaginer, todos da Waves, para da uma "esterificada" mais brilhosa na gravação

Siga para o L2 em -6,0 e -0.2

Repita o processo e coloque o L2 em -4,0 e -0.2

Repita mais uma ve o processo e coloque o L2 em -2,0 e -0.2

Comente o resultado.
Abs

zélo cardoso
Veterano
# jan/11 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Satriani Studio
Valeu meu brother. muito obrigado pelas dicas, vou tentar agora mesmo!!!
Uso o Sound Forge 8 e a versão 10 pro!
Depois comento o que achei!
Um abraço, Zélo Cardoso

zélo cardoso
Veterano
# jan/11
· votar


Satriani Studio
Meu prezado, eu segui suas dicas e gostei, claro que não existe uma "receita pronta", mas sempre essas sugestões servem como ponto de partida, mas uma coisa eu não entendi direito: Voce disse para tirar 4dB em 80 HZ, mas isso é no DAW de gravação? Eu fiz isso no Master do Cubase 5 aplicando o Equalizador mUltibanda da Waves, é isso mesmo?
E depois exportei com esse corte e segui suas sugestões!É isso?
Obrigado, e um abraço!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização e nivel de som finalizado