Masterização e nivel de som finalizado

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# jun/08


Quero saber se existe um "manual" tipo "passo-a-passo" para se conseguir uma masterização padronizada e o volume final das músicas num mesmo nivel, e que seja além volume padrão, que estejam no padrão de mercado; eu sei que se consegue isso com muitas tentativas e lendo os manuais dos plugins, mas quero saber se alguém tem uma forma, mesmo que não seja a "top de linha", mas que dê um resultado bom.
Obrigado, Zélo Cardoso

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


zélo cardoso
Qual software você usa pra masterização? Tem um pra produto final (pós mixagem), chamado CD Architect, que vai colocar automaticamente os intervalos padrão entre as faixas, etc.
Para o volume, tem uma ferramenta chamada normalizer, que como o nome já diz, dá uma normalizada no volume, sem deixar nada clipar.
Mas é pra ser algo bastante sutil, não vá aumentar 20dB no seu som, porque vai estar amplificando junto todas as frequências indesejadas.

Tirei sua dúvida?

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Minow

Mas o CD architect é mais para criar um disco de áudio profissional, com possibilidade de inserir número de registro das faixas, etc...
Claro que pode-se usá-lo com os diversos plug-ins, mas ele foi pensado mesmo para autoração final de disco de áudio(portanto após a chamada pré masterização), dentro da marca Sony, ele está para o Sound Forge, assim como o DVD Architect está para o Vegas video.

Minow
Veterano
# jun/08 · Editado por: Minow
· votar


makumbator
Não, os plugins não são no CD Architect! Desculpa, relendo o meu post eu vi que me expressei mal.
O normalize, compressão, reverb, e etc seria no software que ele tá usando pra finalizar. Sound Forge, Pro Tools, etc.

Peraí, relendo o post inicial vou acrescentar aqui umas coisas:
Não existe uma "fórmula mágica" pra isso, você tem que pensar numa "cara" pra o cd, pra todas as faixas ficarem com a mesma "capa". Não adianta usar a mesma compressão geral em todas as faixas, não é bem por aí. É uma coisa que você tem que construir sozinho, como produtor. Existem regras padronizadas como volume, espaço entre as faixas, etc, mas o som quem faz é você!

zélo cardoso
Veterano
# jun/08
· votar


Meus Prezados do FCC Makumbator, meu amigo-virtual-real e Minow, quer dizer que devo Mixar no Cubase (que uso) e masterizar no Sound Forge e depois finalizar com o CD Architect, para conseguir um mesmo nivel de volume para todas as faixas ?
É isso, ou eu não entendi direito ?
Obrigado, meus amigos !!!

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Aproveitando que estão discutindo sobre esse assunto, gostaria de saber também como posso arrumar minhas gravaçoes, olhem essa imagem:
http://img79.imageshack.us/img79/9169/imagemka5.jpg

Sempre que acabo uma gravação, a onda fica desse jeito. Ai esta normalizado a -0,1Db, mas o problema são esses picos, pois se verem, a media da musica esta em -12Db. Gostaria de fazer ficar mais ou menos, o que esta em -12 ficar em -0,1.

Obrigado.

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


zélo cardoso
Se você masteriza no Sound Forge, normalize o volume já nele!
Top de linha vai ser complicado porque você está finalizando em casa, provavelmente não tem uma sala 100% acústicamente falando, não tem compressores profissionais em rack, monitores top de linha, etc. Se tem, retifico-me! Hehehe
Mas então com o que você tem, isso aí dá pra um resultado bem satisfatório.

marquinhosmir
Olha, você pode fazer isso, mas na verdade o que vai acontecer é que vai comprimir o que está em -0,1 pra menos e depois normalizar tudo. Se você comprimir demais vai perder a dinâmica da música, então cuidado!

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Minow
Muito obrigado,

O meu problema é que quando uso o c1 da waves, as vezes começa a distorcer.
Bom, gostaria de saber também, se eu faço isso que quero com um compressor, pra que serviria o limiter? Pra fazer o mesmo mas sem perder a dinâmica da musica?

makumbator
Moderador
# jun/08 · Editado por: makumbator
· votar


zélo cardoso

Sim, pode fazer cada etapa em um software diferente, ou várias no mesmo software(afinal, também pode-se masterizar no Cubase). Mas eu uso exatamente essa cadeia que vc citou: Cubase - SF - CD Architect

Mas na verdade, os programas em si são menos importantes que o uso correto e comedido das ferramentas. E infelizmente, só posso te dizer que não há receita de bolo, cada música pede uma ação diferente. Existem parâmetros gerais é claro, mas nada muito definido a ponto de ser considerada como regra.


marquinhosmir

Lembre-se que excesso de compressão torna a música chapada e sem vida. E esses picos são os chamados transientes dos ataques dos instrumentos, vc pode comprimir um pouco, mas não queira transformar tudo em um mega bloco sólido, senão a música não respira.
Para comprimir, vc pode usar uma combinação de compressor, limiters e principalmente maximizadores multibanda(que na verdade são compressores que atuam de maneira diferente em cada gama de freq). Uma boa mizagem também auxilia a compressão(assim como o bom uso do EQ quando necessário)Mas nunca se baseie pela imagem do gráfico na tela, e sim pelo resultado sonoro.

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


marquinhosmir
Você sabe como funciona um compressor? Ele tem uma razão, que de X dB que passam do limite do threshold, ele deixa passar X/Y.
O limiter é um compressor sem essa razão, então se o som passar do limite imposto pelo threshold, ele chapa tudo e não deixa passar nenhum dB. Isso pode ser usado como um artifício, ou então pode simplesmente destruir a dinâmica da música.
Espero ter sido claro.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08 · Editado por: marquinhosmir
· votar


makumbator
Você quis dizer "mas NÂO queira transformar tudo em um mega bloco sólido" nao foi??
É que quando ficava muito baixa minhas musicas eu comparava com as ondas de bandas que gosto, e olha mais ou menos como elas são:
http://img360.imageshack.us/img360/2027/imagem2jz9.jpg
Obrigado

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Minow
Aham, entendi sim.
Por isso então que muitas musicas de Metal, são com a onda do jeito que postei por segundo, e musicas de orquestra ja são mais variadas, devido a dinâmica.

makumbator
Moderador
# jun/08 · Editado por: makumbator
· votar


marquinhosmir

Foi, até editei lá em cima, pois me esqueci do "não" !!

Mais uma vez te digo: não use a visão para analisar a compressão, e sim a audição. Pois não é o formato visual que determina a qualidade sonora. Já vi essas masterizações com compressão exagerada como essa que vc mostrou, é uma tendência atual, eu acho ruim. Até porque estou acostumado com música erudita, em que há o ppp e o fff, afinal, para que uma grande margem de dinâmica(como o mundo digital apregoa) para socar todo o áudio em uns meros 3 db de amplitude? Se vc abrir gravações de bandas mais antigas(tipo Led) vai ver que eles não abusavam(mas não pode ser versão remasterizada, tem que ser transcrição exata do analógico para o digital).

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
Concordo em gênero, número e grau.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Obrigado pessoal, vou tentar deixar um volume do jeito que quero, mas sem abusar da compressão.
Abraços.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Só pra constar aqui, tens toda razão:
Led - Stairway To Heaven
http://img300.imageshack.us/img300/4804/imagem3vj1.jpg

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


Pessoal, desculpem o abuso, mas só mais uma pergunta,
não é uma regra geral qua quando chega a +0Db o som clipa, e consequentemente distorce?? Pergunto pois tocando algumas musicas de bandas famosas, no soundforge, as musicas passam o tempo inteiro "clipando".
Obrigado.

makumbator
Moderador
# jun/08 · Editado por: makumbator
· votar


Minow
Concordo em gênero, número e grau.

:)

marquinhosmir
Obrigado pessoal, vou tentar deixar um volume do jeito que quero, mas sem abusar da compressão.

Esse é o segredo, não se importe com o formato, vá pelo som, comprima apenas para dar mais corpo e potência, sem se preocupar em fazer tudo ficar chapado(a não ser que fosse um trance ou algo do gênero).

Só pra constar aqui, tens toda razão:
Led - Stairway To Heaven
http://img300.imageshack.us/img300/4804/imagem3vj1.jpg


Pois é, e eles não tinham pressão e potência pra caramba? Pra vc ver que não precisar fazer bater tudo no -0.1 para ter uma mix de peso.

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


marquinhosmir


Pessoal, desculpem o abuso, mas só mais uma pergunta,
não é uma regra geral qua quando chega a +0Db o som clipa, e consequentemente distorce?? Pergunto pois tocando algumas musicas de bandas famosas, no soundforge, as musicas passam o tempo inteiro "clipando".


Sim, para vc ver o exagero dos caras! A regrinha diz que tem que deixar em até -0.1, mas por precaução eu deixo sempre o teto em -0.3(alguns gurus do áudio sugerem esse valor menor), para ter uma folga, pois a conversão digital-analógico pode jogar um pouquinho para cima, dependendo dos conversores(já li um artigo sobre isso). Com certeza lá na masterização não clipava(nos conversores caninanas dos caras), mas no mundo "real" os nossos conversores(não tão tops) acabam aumentando um pouquinho, e fazendo clipar.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
E isso não só em bandas pesadas, em musicas de jazz, fusion também acontece isso aqui.
Mas muito obrigado, esclareceram varias duvidas hoje.
Abraço.

zélo cardoso
Veterano
# jun/08
· votar


Meu prezado, e esses -0,3 Db eu determino no Compressor, no Sound Forge ou no Architect? para que o som fique com volume padrão mas que não distorça.
Obrigado, estou esperando seu e-mail sobre o Addictive!!!

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


marquinhosmir

E isso não só em bandas pesadas, em musicas de jazz, fusion também acontece isso aqui.
Mas muito obrigado, esclareceram varias duvidas hoje.
Abraço.


Sim, é a praga atual da ultra mega compressão que está invadindo todos os gêneros!! É claro que em certos estilos(metal por exemplo), a compressão vai ser realmente maior que em outros, mas já se chegou em um patamar absurdo!

Até mais!!

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


zélo cardoso
Isso seria na hora de normalizar no Soundforge, ou outro programa que vc use para masterizar.

Minow
Veterano
# jun/08
· votar


Pergunto pois tocando algumas musicas de bandas famosas, no soundforge, as musicas passam o tempo inteiro "clipando".

Isso depende do software que você tá utilizando, cada um tem um nível de ganho diferente.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08 · Editado por: marquinhosmir
· votar


zélo cardoso
Acho importante salientar também, caso você não saiba, que normalizar vai deixar o volume de pico em -0,3Db. Isso não quer dizer que todas musicas ficarão com o mesmo volume, a "média" de uma pode estar a -10Db e de outra a -5Db (dependendo da compressão), mas ambas batendo o pico em -0,3Db. Esse era justamente o problema que eu tenho e me esclareceram agora.
Abraço

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


zélo cardoso

Meu prezado, e esses -0,3 Db eu determino no Compressor, no Sound Forge ou no Architect? para que o som fique com volume padrão mas que não distorça.
Obrigado, estou esperando seu e-mail sobre o Addictive!!!


Vc determina no Sound Forge(ou qualuqer software de masterização que se usar). Mas como última etapa(ou seja, após cortes, fades, Eq e tudo o mais).
Ainda não achei o arquivo que vc precisa(eu estou rotulando meus DVDs e CDs de arquivos, mas ainda tem muita coisa sem nome)

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


marquinhosmir
Acho importante salientar também, caso você não saiba, que normalizar vai deixar o volume de pico em -0,3Db

Exato! Vc captou a idéia. Afinal, a sensação de volume constante está mais na homogeneidade da média de potência sonora que nos valores dos picos isolados.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08 · Editado por: marquinhosmir
· votar


makumbator
Desculpe se é bobagem, mas por acaso, existe algum plugin, ou algum jeito de deixar todas musicas de um cd no caso, com a mesma "média"? Para que não esteja tocando uma musica, e quando vier a outra, da mesma banda e gravada no mesmo dia, estoure os alto-falantes. :D

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


marquinhosmir

É com a compressão e limiter multi banda que se ajusta isso, aliás essa é uma das grandes finalidades da masterização: dar um sentido de conjunto e coesão sonora a faixas separadas.

Por isso só se masteriza o álbum após tudo estar gravado e mixado, e não a cada música já gravada, pois tem que se levar em conta os volumes médios e picos do álbum como um todo para estabelecer um padrão. Mas não tem nada pronto, é na base do instinto/experiência e com base na sensação sonora do conjunto de faixas.

marquinhosmir
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
Obrigado, me desse uma grande aula hoje.
Valeu mesmo.
Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Masterização e nivel de som finalizado