a solução para criar baterias mais reais em midi?

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # jun/08


    hum galera
    eu tava procurando alguma forma de alterar o 'velocity' automaticamente no sonar... pra batera ficar mais dinâmina.. nao achei nada.. mas achei o tal dos scripts CAL no SONAR...

    ae como curto programar eu fiz um

    ele pede um valor pro usuário digitar e calcula numeros inteiros randômicos entre ZERO e o valor que o usuário digitou

    depois diminui do velocity de cada peça no piano roll esse falor randômico


    PS: ele só muda do trecho selecionado.. entao se na tua batera tem algum rolo q nao pode mudar os velocity basta nao selecionar ele



    por exemplo:
    se tu selecionar um trecho onde os velocity são:
    75 - 75 - 75 - 75 - 65 - 50 - 75
    e tu colocar o valor 3 (vai gerar numeros entre 0 e 3) ficaria (exemplo só):
    74 - 75 - 73 - 74 - 62 - 50 - 72




    bom
    pra mim ta funcionando como eu esperava
    se tiver sugestões posso tentar alterar algo


    espero que seja útil
    link: http://rapidshare.com/files/121296828/LAGARTO.CAL.html

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    feker
    Po cara, me explica isso melhor. eu nao entendi direito.

    Vc diz altera o velocity automaticamente, é ele variar a velocidade da musica randomicamente?

    Loko_Bass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    feker

    Grande!!!! Perfeito!!! O melhor sistema até agora pra dar uma dinâmica melhor nas bateras de guitar pro!!! Eu estava usando o humanize.CAL e o velocity.CAL. Porém o humanize "coloca" muitos erros de tempo e o velocity não funcionava legal. Teu esquema ficou bem melhor!!! Testei colocando 50 no valor só pra sentir e bingo!!!! É isso que eu estava procurando!!!! Hehehehe
    Se der pra melhorar, vamos pensar em algo!!!

    Vlw mesmo feker!!!

    Abraço!!!

    busterchair
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    e no Cubase alguém tem alguma dica?

    feker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Loko_Bass
    bá véio fiquei feliz com o teu elogio... pensei que ngm fosse testar e/ou gostar
    valeu cara



    ____________________________



    Pombo
    cara é o seguinte.. este CAL é um tipo de script que roda dentro do sonar..
    o meu muda randomicamente e automaticamente (digo automaticamente pq ele altera de todas as notas que tu selecionar) o VELOCITY

    velocity pode ser traduzido de várias formas... a que eu vejo melhor é INTENSIDADE...

    quando tu faz um midi de bateria no guitar pro e abre no sonar pra depois usar algum plugin VST (tipo ezdrummer) ou algum sound font pra melhorar tu carrega esse script CAL e ele altera a INTENSIDADE das notas... isso deixa a bateria mais humana.. pq nenhum ser humano bate com as baquetas sempre com a mesma intensidade

    hum espero que tenha entendido


    _______________________________


    busterchair
    o cubase tem algum tipo de script desses cara?




    ________________________________



    ae galera
    gostaria de receber mais opiniões ae

    abraçao

    Bog
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    feker

    Po cara, idéia legal. Como eu não uso Sonar, nem vou testar, mas eu faço bem isso, só que na mão, hehe. Eu monto a bateria inteira, e depois vou "desenhando" o velocity de acordo com o trecho da música, e deixando a mão tremer propositalmente.

    feker
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: feker
    · votar


    Bog
    valeu o elogio véio

    eu fazia assim 'na mão' tbm.. mas as vezes dá muito trabalho se a música tiver 5 minutos hehehe


    mas obrigado

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    feker

    Po legal uso o sonar, mas nao sabia dessa parada de script. Eu costumo fazer as baterias no GP e passar pro sonar e usa o Ezdrummer. Vo testa essa aparada ai pra ver como q fica.

    Tipo intaum se eu quiser eu poso fazer um script pra outros tipos de função, né? Se sim, pra eu criar eu preciso de um editor ou algo do tipo?

    feker
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pombo
    legal mesmo esses scripts


    pra usar basta abrir teu midi no sonar.. selecionar no piano roll a parte que quer aplicar o script e abrir o script em PROCESS > RUN CAL
    ou Ctrl + F1

    cara tu pode criar sim
    mas tem q entender um pouco de programação..
    editor? fiz no bloco de notas mesmo
    acho q nao deve existir nada mais aprimorado... é só código mesmo


    se tu quiser olhar o código fonte é só abrir o meu LAGARTO.CAL no bloco de notas

    abraço

    Pombo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    feker

    Po legal mesmo, vo tenta depois!

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Uma coisa que deixa a bateria midi bem artificial é as velocidades do chimpô.

    Para ficar mais real eu costumo usar assim:
    Por exemplo, num ritmo quartenário com 4 toques no chimpô por compasso eu uso mais ou menos assim:
    velocidades: 70 / 60 / 80 / 60 ...
    * Aqui, o 1º junto com o bumbo e o 3º junto com a caixa. Considerando a batida mais elementar.


    Ou também num outro tipo de toque, a durante dois compassos:
    velocidades: 70 / 60 / 60 / 80 / 60 / 60 / 70 / 60 ...
    * Aqui, o 1º e 5º junto com o bumbo e o 3º e 7º junto com a caixa. Considerando a batida mais elementar.

    No fundo são batidas idênticas, mas essa mudança de velocidade no chimpô torna a primeira mais "martelada" e a segunda mais "gingada".

    busterchair
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    eu entedi o q vc quis dizer Cabong, porém não sei como alternar a velocidade.
    Eu mecho no velocity somente.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    busterchair
    E a "velocity"

    É a intensidade da nota, ou a força com que se toca a nota. Geralmente vai de 0 à 128.
    (0 = som da nota imperceptível)
    (128 = som da nota o mais forte possível = nota tocada com toda a força)

    Scoth_Pr
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    El_Cabong

    Não seria 127?

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Scoth_Pr

    Correto:
    É de (0 à 127)
    Tem alguns casos que é de (1 à 128) ?? Né

    Música de Preto
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Esses scripts CAL podem ser realmente poderosos, mas não rodam no Cubase. Solução: Exporta o MIDI só com a bateria, abre o MIDI no Sonar, executa o CAL e importa de novo. Outra: Aprenda a criar um script similar, mas bem menos poderoso usando o Logical Editor que tem no Cubase. Dá pra fazer algo parecido, ams vai ter que fazer algumas adaptações.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a a solução para criar baterias mais reais em midi?