duvida sonar efeitos em vsti

    Autor Mensagem
    jorgemone
    Veterano
    # jun/08


    ola estou usando o acid 6 pro, e vi uma vantagem muito grande nele que é poder utilizar efeitos(dx, vst) diretamente no VSTi dispensando a converçao para audio. é uma economia muito grande de espaço e tempo ja que assim eu tenho pistas midi funcionando como pistas de audio...
    bom gostaria de testar o sonar 7, e ai vem a pergunta essa verç. do sonar tambem pode usar efeitos diretamente nos VSTi?

    makumbator
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    jorgemone

    Não sei no Sonar, mas no Cubase SX3 é também possível fazer todo o tipo de automação sem exportar o sinal do vsti para áudio antes.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    jorgemone
    No Sonar você cria a trilha MIDI com o código MIDI. O routing é feito para um VSTi colocado em uma trilha de áudio. O áudio pode ser tocado diretamente sem gravar a faixa de audio. No mesmo espaço de FX onde está o VSTi, pode-se incluir os efeitos VST ou DX. As trilhas podem ser usadas para gravação ou simplesmente para routing.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    jorgemone
    Cara, eu entendo que muitos VSTi têm seus próprios efeitos e aqueles que não têm, podem importar efeitos na própria pista MIDI como vc fez no Acid. Creio que no Sonar também funcione da mesma maneira, pois os efeitos também seríam válidos para este programa. Utilizo o Acid Pro 6 também, nunca mexi muito com o Sonar, pois o Acid já cobre tudo o que preciso se tratando de gravações MIDI e também acho ele mais fácil de mexer. A única coisa é que utilizar efeitos em pistas MIDI ocupa muita memória ram.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    A única coisa é que utilizar efeitos em pistas MIDI ocupa muita memória ram.
    Na realidade aumenta o uso do processador. O espaço na memória é pequeno comparado com carregar os samples de um VSTi sampler. Mas os códigos de processamento de efeitos principalmente quando atuam no som wav geram muitos calculos complexos que sobrecarregam o processador.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    AlexB
    Sim, isto também, mas dependendo do VST que tu abrir, ocupa muita parte da memória também. Os efeitos não ocupam nada, é verdade.
    Eu tenho o LPC Electric Guitar que utilizo com o Kontakt, é preciso no mínimo de 2Gb pra rodá-lo bem. Levando-se em conta que além de guitrras vc precisará de outros instrumentos para criar uma música e daí mais pistas, vc acaba utilizando muita memória num projeto feito totalmente com pistas em MIDI. Por outro lado, não se ocupa muito espaço no HD, assim como acontece quando vc trabalha com waves.

    jorgemone
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    bom entao pra concluir, epossivel usar todos os tipos de plugns nas minhas trilhas midi? ou isso é complicado

    to querendo usar o sonar pois quero migrar p plataforma 64bits e o acid nao bombo muito bem..

    mais uma pergunta , todo sonar 7 é 64bits?

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Trilhas midi só suportam plugin midi, VST são plugins de audio. Mesmo que estiver trabalhando com midi sem gravar o som no HD ele será transformado em Wav, para depois receber os plugins. Não importando em qual daw está.
    Só uso o Sonar 6 pois não vi vantagem em fazer o upgrade. nas listas que frequento, inclusive a da própria cakewalk ninguém está com o Sonar 100% estável em windows vista 64 bits.
    Abraço,
    Alex

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mesmo que estiver trabalhando com midi sem gravar o som no HD ele será transformado em Wav

    Sim, mas depende,..... se vc fizer um projeto todo em MIDI e depois rederizá-lo em wave ou mp3 que seja, ele só terá o mix total transformado e não track por track, o que faría a música ter vários waves e ocuparía muito espaço no HD. Tá aí vantagem das tracks em MIDI. Eu consigo colocar qualquer plugin de efeito nas tracks MIDI que crio. Pelo menos no Acid Pro consigo fazer isso.

    jorgemone
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    [i]tracks MIDI que crio. Pelo menos no Acid Pro consigo fazer isso

    eu tambem uso acid e isso é muito legal nele...

    jorgemone
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Trilhas midi só suportam plugin midi, VST são plugins de audio. Mesmo que estiver trabalhando com midi sem gravar o som no HD ele será transformado em Wav, para depois receber os plugins. Não importando em qual daw está.

    tudo bem ...mas isso é possivel sim no acid vc pode colocar qqer plugn no vsti...o unico roblama com o acid é q nao fico muito bom no xp64 nem ta me dando total suporte multicore(eu tenho u quadcore) quando vou ver o uso de cpu so ta usando um unico core...por isso to procurando saber do sonar 7

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    jorgemone
    Tanto o Acid Pro 6 como o Sonar têm suporte multi-core.
    Vc tá usando Acid Pro 6?



    Sonar: Veja na página http://www.cakewalk.com/crossgrade
    You can feel confident that you'll never be left behind, no matter how technology changes. Cakewalk has been first to innovate on Windows Vista, x64 processing, multi-core and multi-processor support, and 64-bit double precision audio quality. SONAR incorporates it seamlessly so all you need to think about is making music.





    O Acid Pro 6

    Informação adicional sobre as características do ACID Pro 6:
    • On-the-fly punch-in recording
    • Envelope automation recording
    • Track record meters
    • MIDI track envelopes for controllers
    • MIDI keyframes for patch changes and sysex messages
    • MIDI Quantize and Velocity filters
    • MIDI file import and export
    • Freehand envelope drawing on the timeline
    • Gracenote® CD album identification
    Dual/Multi-core processor support
    • Film-style panning mode for 5.1 surround projects

    jorgemone
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    gwallner

    jorgemone
    Tanto o Acid Pro 6 como o Sonar têm suporte multi-core.
    Vc tá usando Acid Pro 6?

    pois é eu ja tinha visto isso do acid pro 6, porem quando vou verificar o uso de cpu apenas um core esta sendo usado (fica ate o nò) eu uso a utima vesao que baixei direto do site da sony

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    jorgemone

    Estranho isso.

    Kriasound
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    ola estou usando o acid 6 pro, e vi uma vantagem muito grande nele que é poder utilizar efeitos(dx, vst) diretamente no VSTi dispensando a converçao para audio. é uma economia muito grande de espaço e tempo ja que assim eu tenho pistas midi funcionando como pistas de audio...
    bom gostaria de testar o sonar 7, e ai vem a pergunta essa verç. do sonar tambem pode usar efeitos diretamente nos VSTi?


    Sei que a Duvida é de 2008 mais olá amigo continue com acid só mude para verção 7.0 é perfeita para midi e tudo mais meu Home
    sem a coleção do Acid não é Nada Trabalho até com o quatro dependendo da situação Para aqueles que ler este texto um abraço.

    DR.Tecnology

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tô upando esse tópico pra tirar uma dúvida sobre onde possor colocar oe efeitos no send??

    porque tem 3 lugares que tem o send.

    um na esquerda, outro na própria track, e outro logo abaixo das track onde tem master, subgroup 1, e send 1.

    onde é o lugar certo pra usar o mesmo efeito que vou usar em mais de um instrumento pra poupar memoria?

    trashit hc
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    up

    trashit hc
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    upando de novo!!

    gostaria de saber se eu uso um simulador de AMP por exemplo em uma track de guitarra, e também EQ, reverb, qual é a ordem certa dos efeitos??

    o simulador de AMP pode ser o 1º sem causar algum problema??

    eu uso o sonar. mais eu acho que essa dúvida serve pra qualquer DAW.

    agradeço pela ajuda!

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    trashit hc


    onde é o lugar certo pra usar o mesmo efeito que vou usar em mais de um instrumento pra poupar memoria?


    Nesse caso use as mandadas de efeito(sends).

    Cria-se uma pista do efeito que será compartilhado(effect track ou coisa que o valha, o nome varia de acordo com o programa). Pode ser stereo ou mono(desde que o efeito em questão suporte o tipo usado).

    Depois vá em cada pista de instrumento que quer usar o referido efeito, e encontre os sends de cada um. Basta regular a quantidade enviada para o efeito(quanto mais, mais efeito terá na pista, quanto menos, mais som direto haverá).


    gostaria de saber se eu uso um simulador de AMP por exemplo em uma track de guitarra, e também EQ, reverb, qual é a ordem certa dos efeitos??

    Novamente te digo, não há regras fechadas. Mas o mais usual é pensar no simulador como um amp real, assim como os efeitos virtuais(pense neles como unidades de pedal ou de rack). Portanto, o simlulador de amp pode ficar em primeiro lugar, mas tambe´m pode-se colocar alguns efeitos antes dele, e outros depois.

    trashit hc
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: trashit hc
    · votar


    makumbator

    eu sabia que era vc que ia me ajudar!! hehehe

    Nesse caso use as mandadas de efeito(sends).
    eu tenho uma dúvida em relação onde colocar os efeitos.
    porque no sonar tem lá em baixo tem: master, subgroup 1, e efect send 1.
    é no efect send 1 que devo colocar um efeito que vou usar em mais de uma pista?


    Cria-se uma pista do efeito que será compartilhado(effect track ou coisa que o valha, o nome varia de acordo com o programa). Pode ser stereo ou mono(desde que o efeito em questão suporte o tipo usado).[/i]
    a resposta daqui, eu acho que tem a ver com o que pergutei em cima né??

    Novamente te digo, não há regras fechadas. Mas o mais usual é pensar no simulador como um amp real, assim como os efeitos virtuais(pense neles como unidades de pedal ou de rack). Portanto, o simlulador de amp pode ficar em primeiro lugar, mas tambe´m pode-se colocar alguns efeitos antes dele, e outros depois.

    saquei!!! vou usar o simulador AMP em 1º plano como eu já tava usando, o resto que precisar vem depois!!

    era só pra tirar a dúvida mesmo!!

    valeu bro!!

    makumbator
    Moderador
    # jun/10
    · votar


    trashit hc

    Os nomes variam conforme o programa, mas eu não uso o Sonar, uso Cubase e PT M-powered 7.4, por isso não saberia te dizer o procedimento nem o nome exato no Sonar.

    Deve ser effect send, mas estou chutando, pois teria que se ver no programa. Mas não confunda o send que aparece em cada pista(aonde vc manda e regula cada quantidade de efeito para valer naquela pista), com a pista do efeito de mandada propriamente dito, que será usado em send pelas várias pistas de áudio.

    Vc só pode fazer a mandada depois que vc criar a pista do efeito escolhido(obviamente, tem que existir o "destino" da mandada antes dela ser feita).

    Mas não sei como se faz isso no Sonar.

    No Cubase por exemplo, criamos uma effect track, em que já definimos se é stereo ou mono, e carregamos o efeito escolhido. Depois disso aparece a pista de efeito na sessão, e aí podemos ir nas outras pistas e fazer as mandadas no campo send de cada uma delas.

    caso se queira 8 efeitos diferentes para send, teremos que fazer isso 8 vezes.

    Para configurar os parâmetros do efeito(carregar um preset dele, ou modificar o mesmo), basta ir na pista do efeito. Nas demais pistas de áudio só regulamos a quantidade do efeito na pista em questão.

    Lembrando que me refiro ao procedimento no Cubase SX3 e Cubase 5

    Ficou um pouco confuso, mas espero que ajude.

    trashit hc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    makumbator

    Deve ser effect send, mas estou chutando, pois teria que se ver no programa. Mas não confunda o send que aparece em cada pista(aonde vc manda e regula cada quantidade de efeito para valer naquela pista),

    tô ligado!! o send que eu tô falando, é um que fica separado, lá em baixo. o send da pista eu sei que só pra controlar.

    Vc só pode fazer a mandada depois que vc criar a pista do efeito escolhido(obviamente, tem que existir o "destino" da mandada antes dela ser feita).
    deixa ver se eu entendi,tipo eu tenho uma pista de vocal, ai eu vou usar um reverb, ai eu aplico no send efect lá em baixo, e habilito na pista assim?

    No Cubase por exemplo, criamos uma effect track, em que já definimos se é stereo ou mono, e carregamos o efeito escolhido. Depois disso aparece a pista de efeito na sessão, e aí podemos ir nas outras pistas e fazer as mandadas no campo send de cada uma delas.

    tem tudo isso no sonar!! e acho que já vem no projeto a pista para colocar os efeitos, nem precisa criar!! ai basta escolher nas tracks, a mandada.

    caso se queira 8 efeitos diferentes para send, teremos que fazer isso 8 vezes.
    isso é verdade!!

    Para configurar os parâmetros do efeito(carregar um preset dele, ou modificar o mesmo), basta ir na pista do efeito. Nas demais pistas de áudio só regulamos a quantidade do efeito na pista em questão.
    saquei!!

    Ficou um pouco confuso, mas espero que ajude.
    deu pra entender legal!! ajudou muito!!


    mais uma dúvida makumbator, gostaria de saber se está certo essa maneira de aplicar um limiter da waves por exemplo na masterização?

    valeu pela ajuda!

    trashit hc
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Makumba??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a duvida sonar efeitos em vsti