Iniciante em home studio

    Autor Mensagem
    v1n1
    Veterano
    # jun/08


    Olá.

    Comprei um computador novo já pensando em montar um estúdio caseiro, gostaria de algumas dicas sobre o assunto, marca de mesa de som, programas para gravação e edição, usar microfone ou gravar o violão plugado,(essas são algumas duvidas)

    Meu pc tem 2G de memória,

    processador intel core2duo

    placa de som audigy 5.1 24bit (a placa já vem com alguns programas que não sei se são bons de usar)


    Bem, obrigado desde já.

    Pimenta_1
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    vc falou em mesa de som, mas como vc pretende montar um home precisaria de uma mesa digital para poder gravar em multipista, ou uma interface adat, mas aí já encarece bastante...

    se vc pretende gravar canais simultâneos como bateria, vc precisa de uma placa de som com mais entradas simultâneas, pesquise a Delta 1010, mas se vc for gravar no máximo dois canais simultaneos, tem maiores opções a preços mais acessíveis, com preamp já na placa, placas com conexão usb ou firewire tb pra facilitar...

    de uma pesquisada sobre placas de som, a sua audigi só vai te dar um canal por ves e ainda com um pouco de ruído.

    lucas-sarmento
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Cara, em questão de interface de som para pequenos estudios eu acho que no momento a que tem o maior custo-benefício e mais prática é a Tascam FW-1082, é uma superficie de controle (controla os parametros dentro do software) e uma interface de 10 canais inegradas. Tendo isso, você não precisa nem de placa de som. Custa em torno de 600 dólares, mas só vale a pena se comprada fora do Brasil, porque aqui o preço é exorbitante.

    E software tem muuuuitos mesmo, é questão de adaptação, algumas sugestões são, Sonar, Nuendo, Cubase, Acid Pro, Apple Logic para gravação e para edição acho que o Sound Forge 9 é unanimidade.

    Loko_Bass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    v1n1

    Cara, usa a busca que tem muito material aqui no fórum!!!!

    v1n1
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: v1n1
    · votar


    Valeu, obrigado pelas informações.
    Já me disseram que a mesa da Behringer é boa para quem quer gravar com um ou dois canais. Pretendo usar o microfone para gravar instrumentos como violão, acordeon e voz. Qual microfone seria o ideal?

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    v1n1
    Você já colocou uma audigy 5.1 no seu sistema, ela será seu conversor AD, o que você precisa é uma mesa de som, pode ser uma behringer que tenha saídas "line" estéreo. ligue a saída da sua mesa na entrada line da audigy e você está pronto para gravar. Depois se você gostar do assunto e achar que é necessário pode pegar uma placa de audio com mais recursos. O que você já tem já está de ótimo tamanho para gravar acrescentando uma mesa e mic.
    Abraço,
    Alex

    Computer Music
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Um Alerta para iniciantes no mercado de gravações.

    Vejo muitas pessoas falando no forum:

    - Comprei um computador, comprei uma placa de som, comprei isso, comprei aquilo...depois entram no forum para ver se o que comprou é bom.

    Temos tantas informações de qualidade aqui e recomendo para os próximos aventureiros dar uma boa lida nas perguntas anteriores e evitar de cometer alguns erros na compra usando melhor seu dinheiro. Comprar errado vai sair caro. Falo isso porque tem tanta coisa no mercado sendo oferecida e tem lugares que empurram produtos de suas prateleiras por falta de conhecimento e os clientes acabam pagando caro por isso.

    1- Computadores: perigo número 1. Como o computador está muito popularizado, existem hoje máquina no mercado por menos de R$ 1.000,00, mas nem sempre estas máquina são compatíveis para montar um home studio. Se os componentes não tiverem de acordo você pode ter diversos problemas tanto na instalação quanto na gravação do áudio. O mais comum são os clics no áudio, causados geralmente pelo uso de chipset incorreto. Sendo assim recomendo procurar uma loja especializada para que monte uma máquina adequada para estúdio.
    Regrinha básica:
    Processador Intel + Placa Mãe com Chipset Intel
    Placa Mãe de preferência ASUS
    Memória Ram de preferência Kingston
    Placa de Video Offboard
    Gabinete com Fonte Real mínimo 400w

    2- Placas de Som

    Nada contra Sound Blaster, são boas para jogos, mas profissionalmente falando, pelo preço de uma Audigy dá pra comprar uma M-Audio. Cada um com sua especialidade. Para vendedores de lojas de informática geralmente Sound Blaster é a melhor placa de som que eles conhecem.

    3- Mesas Behringer

    Nada contra mesas Behringer também, mas se você vai comprar uma placa de som, antes de comprar uma mesa Behringer pesquise se encontra um modelo de placa que já tenha pré-amp, pois pode sair pelo mesmo preço e a qualidade pode ser bem melhor do que o pré da mesa.
    Ex: Comprando uma Audiophile 2496 + Mesa Behringer 802a sai por volta de R$ 800,00. Por R$ 600,00 você compra uma Presonus Inspire ou uma Fast Track Pro por R$ 900,00, que vão oferecer um resultado bem melhor pelo mesmo preço.

    Exemplo 2: Comprando uma Delta 1010 LT + Mesa Behringer 2442 por R$ 2.300,00 você pode substituit isso por uma Presonus Firepod que já vem com 8 pré-amps classe A.

    minha dica é essa, pesquise muito antes de comprar, leia os artigos e fará uma boa compra e não precisará gastar de novo tão cedo.

    abraços
    Rodrigo Fernandes
    http://suportenext.blogspot.com/

    catselidis
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Regrinha básica:
    Processador Intel + Placa Mãe com Chipset Intel


    legal as suas dicas, mas a "regra" não é intel não... deve ser algo fruto de sua experiência pessoal, que fique bem explicadinho.

    abração!

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Computer Music
    Cara, estou entre comprar uma Maya44 (achei por R$287 na madmusic.com.br) e uma Juli@ (por ter taxa de amostragem 192). Será que vale muito mais a pena comprar uma Juli@ simplesmente por ela ter uma taxa de amostragem maior que a Maya44 ? Há muita diferença na qualidade da gravação?

    Obs: Faço muitas gravações em MIDI com meu CME-UF5 utilizando uma penca de softwares no Acid Pro6 e Fruity Loops como: LPC Electric Guitar, Hardcore Bass, Battery, Korg Legacy, Toxic III.
    De vez enquando gravo vocais.

    Valeu!

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Computer Music

    Qual é melhor, a Firepod ou a Firestudio Producer?

    Quais as principais diferênças?

    GOLIN_HOME_AUDIO
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Olá Gwallner
    Eu penso que vale mais a pena comprar uma Maya 44 por 2 motivos:
    1) Ela tem pre e phantom.
    2) Ela tem taxa de amostragem de 96KHz de entrada (A/D) e 192 de saida (D/A)
    Gravei muitas bandas com 44.1KHz /24Bits e ficou excelente. Hoje uso 48KHz para aproveitar melhor os harmônicos(segundo a teoria de nyquist).
    Acho , de certa forma, bobagem gravar em uma taxa superior a 48KHz pois ocupa muita muita memória.
    Há uma corrente que pensa o seguinte: "grave na maior taxa possível e depois converta tudo para 44.1KHz e 16bits que é a amostragem da mídia CD.
    Aí vai do seu gosto. Como o Sr. Fábio Henriques disse em seu guia de mixagem, art1"não há regras".
    Se vc grava com chiado vão dizer que vc gravou mal. Se um famoso produtor e tecnico grava com chiado , vira um novo conceito hehehe
    Por experiência na loja e no estúdio , a Maya 44 tem tido uma aceitação muito maior.

    Alex gui - hj temos a Firestudio firewire. Uma placa estupenda com 8 entradas XLR/ P-10 , todas com pre classe A e phantom. Alem de 2 entradas ADAT, o que lhe expande de 8 para 24 canais analógicos, alem de poder linkar outra firestudio via firewire.

    Tudo de bom !!!

    gwallner
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Se vc grava com chiado vão dizer que vc gravou mal. Se um famoso produtor e tecnico grava com chiado , vira um novo conceito hehehe

    Cara, tu me fez lembrar um dos albums recentes do Metallica que eles fizeram uma gravação com uma equalização muito pobre para criar um estilo diferente. É bem isso que tu disse mesmo ehehe!

    Valeu pelo toque brother!
    Acho que vou atrás da Maya 44 mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciante em home studio