Equipamentos para estúdio de ensaio em casa

    Autor Mensagem
    guitng
    Veterano
    # mai/08


    Amigos, um amigo meu está montando um estúdio... o espaço é muito bom, fica na parte debaixo da casa dele quase subterraneo.
    Tocamos mais MPB como Chico, caetano, Gil, Milton, Djavan...
    Gostaria de saber o que acham da nossa parafernalha pra começar esse estúdio:

    - Primeiro vou falar da mesa, é uma Wattsom de 8 canais básica (sem entrada XLR)...
    Pretendemos ligar apenas os microfones e dois violões ou guitarras nela.

    - A potência é uma Wattsom DB 3000, que não sei ao certo quantos RMS, mas me parece que ela empurra duas caixas de 250W na boa...

    - As caixas estamos olhando um par dessa LEÁC´S VTX-150 de 150W RMS... e tres vias!

    - A bateria é uma Pearl com pratos exelentes, isso agente nem ta preocupando ja que não vai microfonar, e ela é muito boa!

    - Um par de microfones Shure 8700, com cabos XLR/P10.

    - Três violões de nylon, sendo dois Giannini captação passiva, e um Fender captação ativa. (ja voltaram do lutier, estão todos regulados limpos e com encordoamento novo)

    - Duas guitarras, uma golden, e uma giannini antiga... mais um pedal que eu ainda não vi qual é... hehehe (ta tudo no lutier pra dar uma geral)

    - Uma bobina de cabos SantoAngelo de guitarra que eu tinha aqui em casa! hhahahahhaha, estamos produzindo nossos cabos!!!

    - Uma viola de 10 cordas e um banjo para divertir... hehehe...

    Queria saber sobre a opinião da galera, se da pra começar assim e tal... eu ainda pretendo comprar um processador de efeitos desses VOXMAN pros vocais...

    Li bastante tb sobre ligar violão de nylon direto na mesa, gostaria da opinião sincera e mais economica possível, pois não tenho grana pra uma zoom A2 agora... então se um behringer de reverb ja aumentar o brilho do violão e servir pra casar a impedancia da mesa ja ajuda...

    Mas acho que vou acabar tocando no Gianinni de captacao passiva, entao será que seria interessante um pedal de equalizador antes de comprar o reverb?

    Aguardo os comentários sobre todo nosso equipamento!

    Abraços!!!!!!

    Beatlemaniac
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    - Um par de microfones Shure 8700, com cabos XLR/P10.

    troque essa opção por um par de behringers XM8500
    bem superiores e estão na mesma faixa de preço

    guitng
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: guitng
    · votar


    Beatlemaniac

    Opa valew pela dica!

    Obrigado!!

    felippecg
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    guitng
    Mas afinal o que vc quer saber ??? como montar ou dá opinião aos equipamentos ??

    guitng
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: guitng
    · votar


    felippecg

    Queria sabe se o equipamento está adequado para um estúdio de ensaio doméstico... opiniões sobre o equipamento.

    (esqueci de citar que ainda estamos olhando baixista, então vamos colocar um apli separado para o baixo....)

    E a maior dúvida é como obter um bom som ligando tudo na mesa... se será necessário uso de directbox ou pedais, isso é que eu não sei ainda...

    felippecg
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu gravo na minha staner S08-2, ela tem saida pra gravação a saida ''REC'' e á ligo na entrada de linha do PC. Um exemplo de uma guitarra eu pego ela em ves do cabo ligar no amp eu aligo na mesa na mesa tem a saida LINE dessa saida eu lido no amp dai o amp fica como retorno pra o guitarrista e o som dela na mesa tambem faço isso com todos os instrumentos e os mics então com o pc conectado na mesa eu uso o programa audacity que grava o som da linha do pc.

    guitng
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    felippecg

    Opa, valew pela dica, felippe... mas minha idéia é só ensaiar... sem gravar...
    E a dúvida era sobre se o equipamento é adequado para um estúdio de ensaio doméstico...

    Agora mesmo, fomos ver essa caixas da Leacs na loja e ficamos sabendo que ela tem conector Speakon... não sabemos agora como ela funciona, pq o speak on pode ser de 2 até 8 vias...

    E precisamos apenas de conectores p10 pra ligar na potencia...

    Alguém sabe se posso usar cabo santoangelo de guitarra pra ligar a potencia nas caixas??????????

    guitng
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fala galera, acabamos de ir comprar as caixas, são duas LEAC'S VTX-150 de 150W RMS cada...

    Comprei 2 cabos SPEAKON/P10 para ligar as caixas na potencia...

    Montei os cabos com Speakon santo angelo e p10 profissional, num cabo PP de 2mm... ficou fino!

    Agora vamos botar pra quebrar!!!!

    Falowwwwssss

    guitng
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: guitng
    · votar


    Fala galera, estou de volta, dessa vez com um probleminha...

    O estúdio ficou bom, e tudo, mas está reverberando demais, a bateria está muito alta por causa desse eco e praticamente anula o PA.

    Então vou mandar um exemplo de como é o estúdio para que possam analizar e me passar sugestões de configurações de posicionamento dos equipamentos e até mesmo de onde posso revestir com material absorvente e onde deixo parede crua para refletir.
    __________________________________________
    |CAIXA................................................................ .......|
    |...................................................................BA TERA..|
    |.....................VOZ+VIOLAO...................................... ..|
    |MESA.........................................................________ |
    |POTENCIA................................................|
    |......................VOZ+VIOLAO.....................|
    |................................................................|
    |CAIXA__________________|PORTA|___|

    Aonde esta a mesa e potencia fica a janela... mas ela parece nao ser o foco do nosso problema ja que nao nos preocupamos com isolamento e sim com tratamento acustico interno.


    parece que o som da bateria está trombando e ganhando do som das caixas, fica uma coisa de maluco.

    Abraço!

    felipemusico
    Veterano
    # out/10
    · votar


    guitng

    só passando pra dá uma dica!!!! vc pode mudar a posição da bateria de lugar, se ela estiver enfiada dentro de uma parede num espaço pequeno o som dela pode reverberar ou criar mto eco dentro da sala... procure deixar ela num espaço maior.. se o problema for ligação em redes de luz e ligação das caixa opte por colocar extensões ate a mesa e a potência.... e para q a bateria no esquema abaixo nao atrapalhe o som das caixas, coloque-as em tripés, elevadas mais ou menos a altura dos ombros dos vocais qeu ficam de frente pra elas.. isso pode ajudar "eu acho"e tbm melhorar a estética da sala!!!!!!



    |CAIXA.............................................MESA............. .......|
    |......................................................POTENCIA....... ......|
    |.....................VOZ+VIOLAO...................................... ...|
    |BATERA......................................................________ |
    |..................................................................|
    |......................VOZ+VIOLAO.....................|
    |................................................................|
    |CAIXA__________________|PORTA|___|

    andrecstudio
    Veterano
    # out/10
    · votar


    felipemusico
    Cara o post do cara de cima o guitng é de 2008.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equipamentos para estúdio de ensaio em casa