Sala de Gravação

    Autor Mensagem
    horacio.jo
    Veterano
    # abr/08


    olá pessoal do fórum!
    Este tópico não é para pedir ajuda, todas as vezes que precisei sempre os amigos do forum foram prestimosos para auxiliar. Estou postando aqui uma experiência, que talvez ajude iniciantes como eu em home studio.
    Construí uma sala de gravação pequena 10,5m2 porem caprichei nos detalhes, medidas e tudo o mais.
    Como na minha cidade e cidades vizinhas não possui ninguem que trabalhe com projetos de estudio, contratei um marceneiro "comum" para fazer minha porta e ela não deu certo.
    fiz com duas chapas de MDF 15mm recheada com lã de vidro numa distancia de 4cm. Ela ficou pesada, mas apresentou vazamento total, uma pessoa falando dentro da sala escuta na outra sala.
    Resumindo: não houve encaixe perfeito, talvez tenha pouca lã de vidro dentro... no final vou ter que tirar a porta e o quadro talvez. Nem comecei o tratamento acústico ainda, primeiro terei que resolver esse problemão.
    Fica esse meu projeto capenga, como alerta para o pessoal que vai gastar uma grana construindo suas salas. Se tiverem oportunidade peguem pessoal especializado, se não tiverem como eu não tenho. É preciso muito cuidado.

    Computer Music
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Você colocou visor de vidro na porta ou fez algum tipo de aquário ?

    Quando falamos em Home Studio e pensando em gastar o mínimo possível o ideal é evitar aquário ou visores de vidro nas portas, isto porque não é simples nem barato fazer um aquário eficiente, principalmente se o espaço for limitado.
    O Aquário deve ser feito com vidro duplo e deixar a maior distância possível entre eles. Tem estúdio que fazer uma parede com 1 metro de largura e trabalham com vidro duplo de densidades diferentes. Ex: vidro de 10mm e outro de 12mm.

    Se no seu caso você não tiver nenhum tipo de aquário simples ou vidro na porta (que ocasionaria o maior vazamento) aí é mais fácil de resolver se o vazamento for apenas na porta.

    A Porta está com corte normal ? Retangular ou fez o batenter e a porta em ângulos ?

    Para uma melhor vedação você pode fazer tipo uma moldura com caibros ou outro tipo de madeira, cortados em ângulo de 45° e parafusar esta moldura no batente da porta (no lado do vão) e fazer o acabamento do "recheio" da porta cortado tb em ângulo de 45° dando o encaixe perfeito com esta moldura, tudo revestido com carpete ou algo do tipo. Isto resolveria bem o isolamento da porta.

    Se você procurar no audiolist vai encontrar este esquema completo de montagem de uma porta acústica.

    Abraços
    Rodrigo
    http://suportenext.blogspot.com/

    horacio.jo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rodrigo
    Não tenho visor na porta, o meu visor é normal, um quadro na parede, com 2 vidros de espessuras diferentes, coloquei apenas o de 8mm e já vedou bem, depois vou colocar no outro lado distancia de 12cm o de 6mm. O problema por enquanto é na porta. O projeto que fiz é o do audiolist, ela é feita como se fosse dupla, tipo uma escadinha, coloquei borracha no batente somente na parte de fora.
    mas já vi que ela fecha mais de um lado que do outro, por isso nem coloquei borracha no outro batente.
    então sei que o grande problema é a porta. Depois que eu conseguir vedá-la bem saberei se vai ter algum vazamento no visor. esse qualquer coisa é só tirar e fechar a parede (e se comunicar apenas pelo microfone).
    não entendi bem a tua explicação sobre a moldura...
    Obrigado pelas dicas.

    shoyoninja
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    porta eh complicado...

    Mesmo usando materiais pesados, o isolamento no meu estudio soh fica bom com as duas portas fechadas.

    Ainda assim, o aquario isola melhor do que a porta dupla.

    horacio.jo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Após o tratamento será que terei menos vazamento?

    Supondo que eu coloque as espumas (nalguma parede), cortinas (em outra), estofados, carpete no chão. Provavelmente terei menos vazamento que agora que está totalmente seca a sala.

    é a lógica, o que vocês acham?

    shmu
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Horacio.jo, Ja fiz uma porta para um eatudio de ensaio em uma escola em Brasilia e foi assim .dias portas de 1m 80cm por 80cm com mais ou menosduas folhas de la de rocha de 5cm de espessura .importante fechando de dentro pra fora com borracha no batante do caixonte e dom um batente parafusado na porta por dentro tb com borrachanao sei se esta dentro do seu orsamento mas e uma ideia.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    essa porta de mdf caseira, tb já vi num livro de acústica, mas acho complicado pq, o MDF é bosta pra bloquear. não sei se estivesse lacradinho ia adiantar muita coisa. lá em casa vou colocar 02 portas de madeira maciça comuns, com espaçamento de uns 10cm. acho q vai adiantar, isso pq msm a porta "comum" de madeira maciça bem colocada (com frestas mínimas) já bloqueia bastante. imagino q 02 vai dar uma melhorada legal.

    em relação aos projetos acústicos, o problema é o preço..aqui no rio me cobraram R$ 1.500,00 pra uma salinha de 15mt!!! pô, esse é praticamente TODO O DINHEIRO Q TENHO DISPONÍVEL PARA O PROJETO!! aí quebra qq um!!

    shmu
    pode explicar melhor...num intindi, as portas eram de q? mdf ou madeira maciça? e a parte da borracha num intindi nada heheheheheh

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    sobre a porta: não adianta nada fazer uma porta densa se não tiver um bom detalhamento do batente e encaixes.
    verifique se a porta encaixa direitinho no batente, e se ela esta bem rente ao chão. é bom ter um feltro ou algo do genero no encaixe, pra evitar a passagem de ar pelas frestas.

    se voce tiver uma parede de concreto solida e fizer um furo nela, o som passa pelo furo. se voce tiver algum furo, fresta ou espaço que o ar passe, vai vazar som. e muito.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    Após o tratamento será que terei menos vazamento?

    Supondo que eu coloque as espumas (nalguma parede), cortinas (em outra), estofados, carpete no chão. Provavelmente terei menos vazamento que agora que está totalmente seca a sala.

    é a lógica, o que vocês acham?


    pouca coisa. o tratamento diminui o som que é refletido dentro da sala. mas o pior é o som direto, que bate na porta e quer sair.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    Resumindo: não houve encaixe perfeito, talvez tenha pouca lã de vidro dentro... no final vou ter que tirar a porta e o quadro talvez. Nem comecei o tratamento acústico ainda, primeiro terei que resolver esse problemão.

    só pra completar:

    verifique se a folha da porta (a parte que abre) está bem montada, se não tem algum furo.
    mas lembre-se, a porta é o conjunto, incluindo o batente e o encaixe das duas partes.

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    olá pessoal.

    Legal rescussitarem o tópico.
    o que aconteceu com a porta foi não ter fechado perfeitamente no quadro ou marco.
    coloquei borrachas e ela não fecha totalmente. O marcenteiro já veio duas vezes e não resolveu.

    o que vou fazer agora é colocar boracha na porta também.

    assim vai ficar borracha com borracha. bem pressionada haverá vedação.

    outra coisa que fiz foi o seguinte:
    comprei uma porta comum (ôca) interna, levei numa refrigeração o cara colocou borracha de geladeira nela.

    mandei um serralheiro fazer um quadro de ferro com dobradiças, fêcho e tudo.

    coloquei silicone no quadro de ferro e parafusei no quadro da outra porta, elas ficam uns 10 ou 12 cm de distancia, cada uma abrindo para um lado, formando um vácuo entre as duas.

    quando eu aprontar a porta pesada que ela feche bem, com as duas fechadas quase certeza que se tiver algum vazamento será mínimo.

    quando aprontar eu posto aqui para dizer como ficou.

    êta fórum bom tchê.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    quase consegui entender tudo (sem desenho é foda). mas deu pra sacar
    se possivel tire fotos.

    vai ter duas portas então?
    bom, vacuo não vai formar, que voce nao vai despressurizar. mas vai formar uma camara de ar. isso ajuda muito sim.
    o problema é que ocupa bastante espaço.

    dependendo da borracha, não precisa ter na porta e no batente. tendo só no batente ja da. ou poe duas linhas de borracha no
    batente.

    o que aconteceu com a porta foi não ter fechado perfeitamente no quadro ou marco.
    coloquei borrachas e ela não fecha totalmente. O marcenteiro já veio duas vezes e não resolveu.

    pois é, é o problema. em geral as esquadrias brasileiras são bem toscas. teria que ter uma bem precisa, e com um projeto melhorzinho. mas da pra adaptar, só que tem que estudar um pouco de isolamento acustico.

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    kiki

    como faço para colocar fotos no fórum?

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ah!
    e quanto ao vácuo, você tem razão foi força de expressão, o correto seria algo como um colchão de ar.

    valeu...

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    usa o imageshac

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    acho que descobri o problema da minha porta

    as dobradiças ficaram muito avançadas no quadro e ela fica sem ângulo para o fechamento

    fecha bem do lado das dobradiças e fica entreaberta no lado oposto.

    vou mandar refurar as dobradiças e tirá-las um pouco para fora, que acredito que fechará bem.

    acabei de arrumar a outra porta (com borracha de geladeira) e é incrível que mesmo não fechando totalmente a porta pesada, isola uns 70% falando em voz alta não se ouve praticamente nada.

    como não irei gravar bateria, acho que vou conseguir uma isolação razoável.

    quando der coloco algumas fotos.

    a opinião de vocês continuará sendo importante.

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    ahá, era o que eu desconfiava

    as frestas realmente deixam vazar muito...

    queremos ver fotos sim
    só pra constar, digitei errado.
    é imageshack o site que da pra por fotos.

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    aí vão os links, a resolução é ruim porque são fotos de celular, mas acho que poderão ter uma idéia, de como são as portas.

    http://img501.imageshack.us/img501/2909/asduasportasmo4.jpg

    http://img340.imageshack.us/img340/2144/asduasportaseovisorladowo6.jpg

    http://img340.imageshack.us/img340/7130/fechodaportacomborrachaql4.jpg

    http://img340.imageshack.us/img340/2853/marcocomasborrachasju8.jpg

    http://img178.imageshack.us/img178/4374/partedebaixodomarcodd3.jpg

    http://img178.imageshack.us/img178/3218/portacomumcomborrachageoc4.jpg

    http://img60.imageshack.us/img60/6491/portadupla2pk9.jpg

    http://img167.imageshack.us/img167/9807/portaduplacomldevidrosz9.jpg

    http://img60.imageshack.us/img60/3070/portaevisorladosaladegryv3.jpg

    http://img234.imageshack.us/img234/4841/quadrodeferroportacombodd2.jpg

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    só uma coisa, agora já está funcionando direitinho?

    kiki
    Moderador
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    ah, ja deu pra sacar bem melhor.

    parece que esta bem vedado.

    agora já está funcionando direitinho?


    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    olá Abatangerina e kiki

    não está funcionando 100% porque ainda não consegui fechamento total da porta pesada

    mas com ela apenas encostada e a porta com borracha de geladeira bem fechada, já tenho uns 70 a 80% de atenuação.

    mauriciolt
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo

    Interessante a "fechadura" da porta com borracha.

    Voce ja tem alguma coisa gravada nesta sala de gravaçao pra compartilhar com o pessoal do forum o resultado q conseguiu?

    Drapper
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: Drapper
    · votar


    carai...cuidado se3 nao desse jeito vcs vao morrer e de falta de ar...


    brincadeira..hheheeh^^

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    mauriciolt

    não comecei a gravar nela ainda, pois falta todo o tratamento acustico

    ABATANGERINA
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    horacio.jo
    que material de ´´e esse q tu botou na porta (parece borracha)? onde comprou e quanto foi?

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    ABATANGERINA

    na porta simples é borracha de geladeira, comum em qualquer refrigeração, R$ 35,00

    a borracha do quadro da porta dupla encontra em lojas especializadas em borrachas, aquela que usei é a 6mm, custou R$ 2,50 o metro.

    horacio.jo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    mauriciolt
    e o pessoal que se interessar, está aqui o endereço do blog, onde irei postando idéias e gravações no meu homestudio.
    ainda está simplezinho, conforme o tempo deixar colocarei fotos também.

    http://somnatural.blogspot.com

    Cadarn
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Po cara, legal isso, e voce pode compartilhar quanto foi o orçamento total disso tudo? Meu sonho é ter uma sala assim ><"

    Valeu :D

    horacio.jo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    O valor exato não contabilizei mas o gasto com as salas fora equipo é em torno de uns 6.000,00

    Cadarn
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Hum... não é um sonho tão distante então :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sala de Gravação