uso da mesa Xenyx 1204 FX em home estúdio

Autor Mensagem
zélo cardoso
Veterano
# mar/08


Amigos do Cifra Club, alguém pode me dar uma dica de como posso usar miunha mesa Xenyx 1204 FX no home estúdio que estou montando.Quero saber como tirar o som para os monitores que ficarão na sala da Técnica e para o fone que ficará na sala de gravação.Obrigado, Zélo Cardoso-Alegre/ES

kiki
Moderador
# mar/08
· votar


zélo cardoso
opa, beleza?

então, pra informações mais precisas, de uma lida no topico sobre mesas. ta com stick [!] la no topo do forum de home studio.

vou tentar ajudar com o pouco que eu entendo...
depende pra que voce usa, mas parece que é pra gravar ne? e tem uma sala de gravação separado da tecnica?

em geral se faz assim:
- uma saida vai pro gravador. pode ser o main mix, mas se for multipista é melhor usar os subgrupos. pelo que entendi nessa mesa tem 2 subgrupos, então é uase igual a usar estereo.
- outra saida do main mix vai pros monitores. parece que essa mesa tem mais de uma saida main mix, entao daria pra ligar um gravador e um monitor.
- os fones pra sala de gravação poderiam ser um canal aux, que é o que geralmente se faz ao vivo. ou poderia ser a saida headphone, que é outra saida do main mix, que originalmente é pra sala tecnica acho.

AlexB
Veterano
# mar/08
· votar


O som para os monitores deve sair da interface USb que vem com a mesa, no caso de você gravar no daw. A saída dos fones pode sair diretamente da mesa, na própria saída dos fones.
Assim fica: main out para a interface USB, síada da interface para os monitores e saida de fone da mesa para os fones de gravação.
Esta é apenas uma possibilidade se não estiver fazendo overdub.
Abraço,
Alex

Gabriel Pinheiro
Veterano
# jun/10
· votar


Galera é o seguinte tenho a mesma mesa do nosso amigo ae em cia mas reparei que nela nao consigo gravar um ensaio ao vivo em multipista somente tudo junto é possivel gravar em multipista com a mesa de som usando a interface usb UCA200 ? se for como faço a instalação dos cabos ? só estou conseguindo gravar tudo junto mixando na mesa mas no software sonar em uma unica pista... Obrigado....

Iversonfr
Veterano
# jun/10
· votar


Gabriel Pinheiro

Não tem jeito, só assim como voce está fazendo mesmo. Para gravar em várias tracks voce precisaria de uma interface com várias entradas, pra voce ligar um mic em cada uma, tipo uma Presonus Firestudio ou M-audio Ultra 8R

Gabriel Pinheiro
Veterano
# jun/10
· votar


Obrigado amigo pela resposta. Sobre o tópico so criei um novo pois fiquei na dúvida sobre o tópico porque ele é do ano de 2008 e como alguns forum depois de 1 ano eles são finalizados. De qualquer forma Agradeço a resposta. Bom senso nunca é demais....

Abraços!!!

Iversonfr
Veterano
# jun/10
· votar


Gabriel Pinheiro

Não existe problema nenhum em upar um tópico antigo. Inclusive isso mostra que voce pesquisou e a dúvida permaneceu. abs!

kiki
Moderador
# jun/10
· votar


Gabriel Pinheiro
bom, nao conheço muito outros fóruns, mas aqui a gente pede pra manter nos topicos antigos. vai acumulando as respotas, fica mais facil pra pesquisar.

quanto à sua duvida:

a interface UCA200 parece que tem só duas entradas, é isso?
então no máximo voce vai dividir em 2 canais, deve dar pra fazer com duas pistas no software (DAW). equivale a ser estéreo praticamente.

e a mesa parece que tambem nao permite sair mais que isso. tem um mix estéreo, ou dois subgrupos.

gravar um ensaio ao vivo em multipista exige um equipamento maiorzinho, é complicado mesmo. voce pode gravar assim mesmo, só como teste, dá pra fazer uma demozinho, pra ouvir o ensaio depois e avaliar, etc.

Arthurton
Veterano
# jul/11 · Editado por: Arthurton
· votar


essa mesa tem 3 saidas, uma principal, uma secundaria e mais uma ainda para monitores .

PrMarioAlegria
Veterano
# jun/12
· votar


boa noite.
também tenho esta mesa.
Faço voz e teclado. Quero gravar minhas performances.
Geralmente uso: voz= canal 01 + teclado= canal 02

Pois bem, quero que tudo (canal 01 + canal 02) seja enviado para o amplificador de potencia.
e somente o canal da voz seja enviado para a placa interface USB para gravação no notebook.

Tem como tirar da mesa 02 mandadas diferentes e simultâneas?

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


PrMarioAlegria
boa noite!

acho que dá sim. manda o main mix pro PA e puxa um aux pra interface.

PrMarioAlegria
Veterano
# jun/12
· votar


Bom dia. Kiki.

Desculpa "a ignorancia do macaco".

Mas como é que "puxa um aux pra interface"?

A pergunta que não quer calar:
Tem como configurar a mesa para enviar 02 mandadas distintas e simultaneas?
A saber:
mandada 01: voz e teclado para o amplicador de potência (P.A.)
mandada 02: somente a voz para a interface uca-200 para gravação e posterior edição no notebook.

A idéia é: ter a performance do teclado gravado em midi (no próprio teclado) para posterior edição
e ao mesmo tempo ter a performance da voz gravada em .wav no notebook. para posterior edição também.

Finalmente mixo as gravações em uma DAW qualquer.

Se puder dar um passo-a-passo e/ou tutorial, agradeço imensamente.

kiki
Moderador
# jun/12 · Editado por: kiki
· votar


PrMarioAlegria
ok, achei que ce ia sacar, escrevi resumido!
=p

vamos lá

a saida Main voce ja conhece, é a que vai pro amplificador, que vai pras caixas principais. é o PA, Public Adressed, algo assim.

as saidas AUX sao as auxiliares. usa-se pra puxar os retornos (monitores), e tambem pra puxar gravação, que é o que voce quer.
deve ter algum plug de saida que chama aux, na parte da direita em cima, algo assim.
pra escolher o que vai pra essas saidas, tem um botaozinho AUX em cada canal, é só aumentar ele. tudo o que voce aumentar o volume vai pro canal de saida AUX.
se voce só quer voz, só abre a voz no aux e puxa pra gravação.

são os botoes rosas, na parte mais baixa de cada canal.
http://www.behringer.com/assets/1204FX_P0554_Top%20Front_XL.png

A pergunta que não quer calar:
Tem como configurar a mesa para enviar 02 mandadas distintas e simultaneas?

essa é a função primordial de uma mesa: organizar as entradas e saidas.
mesas pequenas só tem uma saída e algumas entradas.
essa sua, pelo que eu vi no site, já tem algumas saidas, o main e o aux.

acho que é tranquilo fazer isso que voce quer.

aproveita pra dar uma estudada no seu equip.
tem um topico só sobre mesas de som, nos topicos fixos aqui do forum de homestudio. os fixos são os marcados com um [!] no topo da pagina de cada forum.

e depois leia o manual (tem disponivel no site do fabricante tambem), pra descobrir o que sua mesa pode fazer.

sacou agora? qualquer duvida pode perguntar.

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


E ai galera, Mals ressucitar o tópico, acompanho o fórum há muito tempo, mas raramente posto algo, estou com uma dúvida e ainda não consegui uma resposta concreta!

Seguinte...
Atualmente eu tenho uma placa m-track e gravo Canal por canal separado, usando só os prés da própria placa e mixando posteriormente com o Nuendo 2.. Eu quero saber se tem como fazer, como eu faço, e q mesa de som me ofereceria um sistema onde eu pudesse continuar gravando canais separados, mas que eu pudesse organizar a mixagem pela própria mesa de som e depois d gravado poder mixar ela totalmente pela mesa, que mesmo depois de gravado, eu tenha controle de cada canal pela mesa de som

espero que tenham entendido e se possivel consigam me ajudar
Abraços galera

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


Algo semelhante a esse video, onde já está tudo gravado e ele contrla volume, EQ e efeitos tudo pela mesa
http://www.youtube.com/watch?v=UpXZ6Vl2DHg
Mas logico, que algo menor mais barato e com menos recursos kkk

kiki
Moderador
# abr/14
· votar


Renan Sinopse
tem algumas mesas que já são interface, que voce controla cada canal do software pela mesa.
eu não me lembro de marca ou modelo, eu só vi algumas pessoas usando.

no mais, com a interface que você já tem acho que isso não é possível.

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


kiki
Sim sim, estou disposto a trocar a minha placa, ouvi falar que daria pra conectar uma mesa cm direct outs em uma placa como a delta 1010
e com isso gravar cada canal separado, mas isso não daria pra mexer na mixagem após gravado certo?
eu quero montar um esquema que eu consiga interagir com o Nuendo (ou se precisar um outro DAW) mesmo depois de tudo gravado. regular volumes, eq, efeitos,e ouvir cada canal mexendo apenas na mesa analogica, usando apenas os plugins digitais qdo necessario.

makumbator
Moderador
# abr/14
· votar


Renan Sinopse
eu quero montar um esquema que eu consiga interagir com o Nuendo (ou se precisar um outro DAW) mesmo depois de tudo gravado. regular volumes, eq, efeitos,e ouvir cada canal mexendo apenas na mesa analogica

Não sei se é o que você quer, mas parte do que procura está no que se chama de mesa controladora (e não uma mesa de som). Em uma mesa controladora você interage com a DAW através da mesa em hardware, mas ela não tem entradas, saídas e nada disso.

Eu uso no Cubase 7.5 um sistema modular da Steinberg que funciona como controlador, é a séria CMC:

http://www.steinberg.net/en/products/controllers/cmc_series.html

Aqui um exemplo de mesa controladora mais generalista (que funciona em várias DAWs):

http://www.behringer.com/EN/Products/BCF2000.aspx

Aqui outro exemplo:

http://www.presonus.com/products/faderport

Mas lembre-se que todas as mesas controladoras apenas controlam, elas não possuem efeitos, prés, conexões de entrada e saída de áudio, etc... Elas são apenas uma ferramenta mais amigável de interação com o software.

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


makumbator
Humm, na vdd é quase isso kkk eu queria mesmo poder ter efeitos e equalização pela mesa mesmo, que eu pudesse gravar pela mesa, mas podendo seee necessario usar os plugins do DAW.. as Xenyz da Behringer será q não funcionam dessa forma? que eu pudesse colocar compressores e reverb em cada cana, equalizar cada canal tuudo pela mesa, depois de gravado?

Mas msm assim mto obrigado pela ajuda brother

Ismah
Veterano
# abr/14 · Editado por: Ismah
· votar


Renan Sinopse

Cara entra em pauta o que vc quer/pode gastar... Está disposto a abrir mão de VST's? Uma opção que tens de escolher... mixando na mesa, vc fica preso ao que ela te oferece (desconheço mesa que seja apenas controladora)

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


Ismah
Eu teria que necessariamente abrir mão de VST's?
eu queria uma mesa de uns 8 ou 12 canais, a principio precisaria sim de alguns VST's mas em breve pretendo comprar compressor, EQ's digitais..
Eu venderia minha M-track e pretendo gastar mais uns 700 reais, vc acha possivel ou é um absurdo? kk
de preferencia que a mesa viesse com compressor e mais alguns efeitos, mas que em alguns casos se necessario eu pudesse usar os vst's

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


As mesas que fariam isso são fora de seu orçamento umas 10 vezes...

Talvez o ebay te dê alguma coisa usável... No caso, mesas que serviriam para controlar um software e como interface passam de 10k (novas).

Quasto a VST's, não há como controlá-los pela mesa (talvez alguma coisa touch, e olhe lá)

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


hum, Entao nesse caso compensaria mesmo eu esquecer essa ideia e continuar gravando cm a m-track e mixando com a mesa virtual do nuendo 2 msm? kkkk

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


Ou comprar uma mesa pequena para dar uma equalizada antes de gravar

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse

Compensaria fazer o summing... pessoalmente investiria 700 numa placa maior, o que te possibilita gravar bateria e tal...

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Creio que a mesa mais acessível pra vc fazer isso que deseja seria a Yamaha 01V96 (que é digital) e sai por humildes 5k usada

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


É verdade, vou pesquisar mais sobre summing, não domino essa tecnica ainda,e verei qual mesa eu compro.. mas valeu peça força brother, abraços

Renan Sinopse
Membro
# abr/14
· votar


Creio que a mesa mais acessível pra vc fazer isso que deseja seria a Yamaha 01V96 (que é digital) e sai por humildes 5k usada

Bem Humildes, Ainda está bem acima do q eu posso gastar, mas quem sabe um dia kkk

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse

Só tenha em mente que um digital vc tem diversos periféricos (digitais óbviamente, salvo o pré que algumas vezes é analógico), assim, talvez te compensaria mais que uma geladeira cheia de periféricos...

TG Aoshi
Veterano
# abr/14
· votar


Renan Sinopse
Tô de passagem rápida pelo fórum (não li tudo), mas talvez essa linha da Zoom seja próxima do que você procura (não tenho menor ideia do preço):

R8
R16
R24

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a uso da mesa Xenyx 1204 FX em home estúdio