O que significa o termo "clipar"?

    Autor Mensagem
    spike12
    Veterano
    # fev/08


    comentarios como "a gravaçao ficou muito clipada" ou "o solo saiu clipado" são termos estão me deixando confuso e gostaria de saber os seus significados :)

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    spike12
    É quando a gravação é feita num volume muito alto, e fica com alguns picos de saturação. Tipo auto falante estourado...

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    spike12 é exatamente o que o Soulface respondeu, e acrescento que, no gráfico ou na régua ou unidade de medida de decibéis, ou ainda, VU, fica a cor vermelha desmontrando que o som está ESTOURADO, CLIPADO! Suponhamos que a sua gravação, no exemplo, SOLO, ficou excessivamente distorcido, não pelo timbre de distorção da guitarra, mas sim, pelo sinal de GANHO ou VOLUME (sinal) excessivo na gravação!
    Sem querer complicar, mas VOLUME é diferente de GANHO.


    Achei um texto que, embora grande, fala algo sobre CLIPAR.
    http://diegoemmanuel.musicblog.com.br/48393/A-mesa-de-som-e-seus-compo nentes/


    Através do google vc encontrará GLOSSÁRIOS com termos técnicos. Alguns GLOSSÁRIOS ou DICIONÁRIOS DE TERMOS TÉCNICOS na área de AUDIO, ou HOME STUDIO são bastante completos. Procure-os e vá montando um com tudo o que encontrar, assim, terá um ótimo material com os termos técnicos nesta área. Por exemplo, comece por este:

    http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/glossario_termo s.htm#C

    rafael_kl
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    has4
    cara, clipa quando atinge 0db nao eh?? entao, ficar na cor vermelha, mesmo que em -0,1db o som nao estara clipado, ou o ideal é nunca chegar ao vermelho?
    abraco

    spike12
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    has4
    wow
    respondeu tudo cara
    valeu ae ;D

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rafael_kl
    Não sou expert no assunto, TECNICAMENTE, apenas tentei ILUSTRAR para o spike12 sobre o que ele havia perguntado, mas penso que, nem sempre quando fica vermelho quer dizer que esteja CLIPADO! Talvez não tenha sido a melhor associação que utilizei, mas sei lá, alguém poderá responder isto melhor! Estou tentando achar algo por aqui, daí, EDITEI algumas coisas lá em cima rsrsrs

    PENSO que DEPENDERÁ realmente do limite que se coloca e se deseja como opção, nem sempre será no 0db, conforme o programa e opção escolhidos!

    rafael_kl
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eh..agora ate fiquei em duvida, se um som pouco antes de atingir 0db estara clipado ou nao....
    vamos aguardar, daqui a pouco alguem da uma luz...
    abraco

    cadojapan
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Continuando...coloquei uma gravacao minha pelo cool edit e tb tah clipando...alguem pode me dah uma dica de regulagem do cool edit pra naum clipar???

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cadojapan

    Essa é fácil: abaixar o volume. Sim, só isso! :)

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cadojapan

    Como assim?? Vc abriu uma track já gravada no cool edit (alguem ainda usa isso??) ou vc tá fazendo uma gravação pelo cool edit??

    Se for o primeiro caso: é fácil: abaixar o volume. Sim, só isso! :), lembrando que isso não vai "restaurar" a qualidade do arquivo, só vai deixar ele menos desagradável de ouvir...

    Se for o segundo caso, tenta captar a fonte sonora num volume mais baixo!!

    Abraço!

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    BaNdAiD

    Er, eu quando eu disse abaixar o volume, eu estava na verdade dizendo o volume de gravação, ou seja, captar a fonte sonora num volume mais baixo...

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bog

    Understood! :)

    AlexB
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Os medidores de picos tem várias possibilidades, dependendo do software e das regulagens é possível que aconteça o cliping e o mesmo não apareça no medidor, pois o "peak meter" considera um certo intervalo de tempo, dependendo da configuração os picos podem passar sem serem mostrados visualmente gerando cliping, estas configurações variam de software para software, ou de equipamento para equipamento.
    Abraço,
    Alex

    Minow
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    rafael_kl
    É isso mesmo, em -0,1 não está clipado... mas se clipar normalmente acende uma luzinha que fica acesa sempre pra mostrar que clipou em alguma parte. Em alguns programas a luzinha mostra exatamente quantos dB passou, o ideal é dar uma margem de uns 0,5 dB a mais.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    BaNdAiD
    Bog

    Desculpem a minha "ingnoranssia"...mas pra fechar...eu tipo to mandando o som direto da pedalera pro cool edit..intaum eh soh diminuir o volume da track da gravacao?

    Bog
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cadojapan

    Sim! Reduza o volume na hora de gravar, de forma que os picos nunca cheguem a estourar o máximo. É só isso mesmo, hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que significa o termo "clipar"?