Microfonando amplificador

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal, gostaria da ajuda dos senhores no seguinte problema: toco guitarra, quero gravar algo direto do amplificador, tenho algumas idéias e preciso de vários conselhos...
    Vamos à parafernalha que tenho:

    Amplificador Mini Stick Warm Music:
    http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=270670

    Jam Lab:
    http://www.quanta.com.br/music/loja/loja_detalhes.asp?cod_produto=366

    Bom, com essa Jam Lab, que é uma placa de som externa, consigo gravar a guitarra mas tenho que plugar diretamente nela... Vamos às dúvidas:

    1 - Gostaria de gravar microfonando meu amplificador, posso plugar o microfone na Jam Lab e microfonar o ampli ou não daria certo (lembrando que minha placa do PC é onboard, quero evitar de usá-la pois já ouvi dizer que fica ruim pra caramba)?

    2 - Caso a pergunta acima tenha resposta positiva, gostaria de um microfone bom, bonito e barato, apenas para gravações caseiras, nada profissional, mas que captasse com um mínimo de qualidade o som do amplificador. Qual vocês me recomendariam?

    3 – Levando-se em consideração que meu amplificador é composto de 1 cabeçote e duas caixas (uma com faltante de 8" e outra com falante de 10"), qual a melhor maneira de microfoná-la (coisa simples, usando apenas um microfone mesmo)?

    Pessoal, agradeço desde já...

    pedrogrohl
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: pedrogrohl
    · votar


    Pode ser um microfone dinâmico dinâmico, uma boa dica é o XM8500 da behringer, que tem um ótimo custo benefício.

    Abraço.
    Pedro

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pedrogrohl
    Kra, infelizmente acho q isso não vai dar certo não, pois o sinal da guitarra é de alta freqüência, enquanto o sinal do microfone é de baixa freqüência.
    O que aconteçe é q essa jam lab provavelmente trabalhe para abaixar o sinal da guitarra, e no caso do microfone, seria necessário que o sinal fosse aumentado.


    Olha Pedro, me desculpe mas isso que você falou é uma maluquice completa.

    Nem o sinal da guitarra nem do microfone são de alta frequência. A faixa de frequência em que os dois trabalham é a mesma (auditiva).

    O que muda é a IMPEDÂNCIA de saída da guitarra e do microfone. A impedância do microfone é muito menor do que a impedância de uma guitarra. O descasamento de impedância gera alterações no sinal, principalmente no timbre, pois o descasamento acaba funcionando como um equalizador ( não é exatamente isso, mas assim fica mais claro).

    O pré-amplificador trabalha da mesma forma tanto com a guitarra quanto com o microfone, o problema é o circuito de acomplamento que tem que ser diferente para cada um dos dois.

    MAS, lendo as specs da jamlab, vi que ela tem uma impedância de entrada de 270KOhms, o que não é o ideal nem para instrumentos , nem para microfones... Resultado é que não concluí nada :P

    Minha sugestão é de que você arrume um microfone tranqueira desses de videoke e grave qualquer coisa com ele a caráter de teste. Escute e veja como fica. Você NÃO vai danificar a placa fazendo isso.

    ed-Mix
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Kleber Blacklock

    Nem o sinal da guitarra nem do microfone são de alta frequência. A faixa de frequência em que os dois trabalham é a mesma (auditiva).

    Com certeza, vc está correto.

    Um dos maiores impecilios pra o Cleber é a placa dele, Vc gastou muita vela com difunto ruim.
    Ou seja, comprou uma placa cara e que pra fazer oq vc quer não vai dar.

    Se vc ligar um microfone na entrada da placa vc vai ter um zumbido mizeravel. Porque?Por que a entrada da placa tem impedancia diferente do microfone.

    O caso seria vc gravar na sua plaquinha on-board que tem entradas de Microfone e Entrada de linha, dai a impedancia seria compativel com as saidas de sinal, no caso o Microfone que irá captar o seu pré-amp.

    Falando de microfones pra captação, eu te aconselharia uma coisa boa, é o sm57 da shure, e ele não é caro não custa em media uns R$ 300,00.

    Bom, espero ter ajudado.

    Dfalmeid
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Kleber Blacklock

    Compra esse aqui:
    http://www.submarino.com.br/musical_productdetails.asp?Query=ProductPa ge&ProdTypeId=32&ProdId=1132254&ST=SR

    Eu tenho, e é bão demais.......esse é o primo pobre do SM-57, mas muuuuito bem construído, e com ótima captação. Eu ligo ele no pré-ampli Mini Mic 800, da Behringer (R$180,00), e daí pra placa de áudio. Fica animal.

    Vai por mim, não tem erro. Depois é só aprender a operar o pré-ampli, o software (eu uso o Sound Forge), masterizar (iZotope Ozone) e correr pro abraço !!

    Além de ter bom senso na hora de timbrar a guita e de escolher a melhor posição do mic.

    Abraços !

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Galera não sei se este é o tópico certo, mas não estou afim de criar um...

    O Vox ac15c1, não tem muito peso,carateristica do falante e amp.
    Colocar um micro na boca dele tipo o sm57 e mais um atras dele, na parte de atras que é aberto para "compor" os graves, e fazer um mix para tocar ao vivo para ter aquela pressão seria o mais indicado?

    Qual micro para trás? Pode ser aqueles de voz mesmo? Não estou afim de comprar um micro para microfonar atras e pegaria o que tivesse no local mesmo.

    abç

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes
    quantas pol. eh o falante dele?

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    alexdiffer
    De 12"... mas é por que o greenback não dá aquela pressão..
    Ele ao vivo sem fica muito legal. Mas na hora de microfonar, um micro só não pega os graves por inteiro.

    http://www.voxamps.com/custom/ac15/

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ja tentou usar um equalizer?

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    alexdiffer
    Tocar com ele é tranquilo, o ruim é na hora de microfonar...
    Usei um Ac30 ainda, do lado de um jcm900, o marshall teve muito mais peso.. e tava longe, eu ouvia somente o retorno do PA. Eu sei que nunca vai ser um 4x12, e ainda mais um falante somente e ainda greenback, mas somente para dar um corpo legal..
    Tocando com ele normal fica otimo, controlar tudo por pedais.

    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    Kleber Blacklock
    Gostaria de gravar microfonando meu amplificador, posso plugar o microfone na Jam Lab e microfonar o ampli ou não daria certo

    Pode não cara, vc DEVE! Saída de linha, especialmente de cubos, é uma merda. Compra um SM57 e taca no seu falante, vai funcionar, mas a placa de som tem que ter um preamp pra botar força no seu mic.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    Alfa polar
    A duvida dele foi em "2008".. acho que ele ja resolveu kk'k

    Alfa polar
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes

    Não reparei, é que o tópico pipocou aqui por causa do seu post de ontem!

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jeff.gomes
    De 12"... mas é por que o greenback não dá aquela pressão..
    Ele ao vivo sem fica muito legal. Mas na hora de microfonar, um micro só não pega os graves por inteiro.


    Só tem que tomar o cuidado de inverter a fase do microfone que estiver atrás do falante, ele estará com a fase invertida em relação ao microfone que ficará na boca do falante.

    Embora eu ache besteira colocar um microfone atrás do amp pra tocar ao vivo.

    Você já parou pra pensar que guitarra é um instrumento que não tem grave nem agudo?

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alfa polar
    Pode não cara, vc DEVE! Saída de linha, especialmente de cubos, é uma merda. Compra um SM57 e taca no seu falante, vai funcionar, mas a placa de som tem que ter um preamp pra botar força no seu mic.

    Já experimentou colocar uma simulação de falantes depois da saída de linha?? O que acontece é que o sinal que sai ali é o sinal puro logo depois do pré do amp...

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca
    Já desisti...

    Jeff.gomes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Alfa polar
    Mas valeu assim mesmo.

    Homem Cueca
    Eu sei que a guitarra, trabalha na faixa de frequencias médias. Eu esta apenas cogitando uma ideia. Daria muito trabalho fazer isso também, e se o microfone traseiro fosse ruim, e fosse colocar muito volume poderia estragar o timbre, alias, eu sou adepto de quando menos coisas para se preocupar melhor fica o timbre.

    Eu vou fazer uns testes e ver no que dá.. apenas queria uma ideia para saber por onde começar.

    Normalmente quando fazem gravação, seria legal, ter dois micro na frente do amp para ter uma mix de timbre, e um ambiencia, mas para ao vivo o negocio é mais rapido e menos preocupando que uma gravação.


    abç

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    .omni
    Já desisti...

    huahuahuahuahuahua pessoal é teimoso até que se prove o contrário. Normal...


    Jeff.gomes
    Quanto mais "pronto" o timbre sair na captação, melhor.

    Muitas vezes menos é mais.


    Alfa polar

    Só pra mostrar o quanto que uma saída de linha pode resolver em timbres ótimos em ambientes de estúdio e home. Em partes ele utilizou a saída de linha do Egnater Tweaker passando por um sim. de caixas da Hughes&Kettner, o Red Box.




    Saída de linha resolve a vida em muitas situações. Eu mesmo uso bastante o pré do meu Valveking em linha pra gravar.

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca

    Não é bem isso não!

    O Red Box é um simulador de falantes, tipo um dummy load. Nele dá para conectar a saída de linha do amp ou a saída do falante. Ao que tudo indica, o sujeito aí está com a saída de falante plugada no Red Box, que transforma em linha (+4 dBu) e manda para a interface. O Egnater Tweaker nem tem saída de linha...

    Esse tipo de gravação, na minha modesta opinião, é das melhores opções para se gravar em casa. Mesmo porque acho que um amp + SM57 é bem longe do ideal, ainda mais em casa. Se bem que ideal mesmo ainda não sei o que é... rsrsrs

    Das opções que eu tenho em casa:

    - saída em linha dos prés Triaxis e Rectifier: longe do ideal, são prés para distorção e o som distorcido não fica bom. Guitarra em linha no pré só fica bom realmente para timbres ultra limpos de jazz e guitarra archtop, mas o pré que uso para isso é o Millennia, usei um pouco um Presonus TubePre.

    - A saída de linha do Fender Vibro Champ XD é mediana apenas. Dá para usar com algum ganho, mas não me convence muito.

    - Eu gosto da coloração do power, mesmo sem saturá-lo, quando uso algum drive. Então prefiro usar a saída do power (saída dos falantes) para gravar em linha. Dá para usar o atenuador THD Hotplate para mandar o sinal em linha, assim como o Millennia em Speaker Soak. Mesmo assim, tende a dar um som um pouco abelhudo, precisa algum ajuste e cuidado. O melhor para isso é usar o H&K Tubemeister que tem o Red Box citado dentro dele, mandando o sinal em linha, o som é melhor. O problema é que o sinal de linha que sai dele flutua, pode sair muito fraco ou muito forte. Prefiro jogar esse sinal de linha no pré Millennia e daí para a interface, para ter o sinal bem ajustado. Esse é o melhor sinal de guitarra com drive que consigo em casa, claro que eventualmente até dá para botar um microfone simultâneo a essa traquitana, mas prefiro um condensador mais distante para isso.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI

    Acredito ele esteja utilizando a saída do power do Egnater, mas não muda o fato de o Red Box também trabalhar com sinal de linha. Além do que você também pode utilizar o send do amplificador como "substituto" de uma saída de linha. O sinal ali continua sendo o sinal do pré...aliás, ele usou o Sansamp junto com o Red Box também, nesse caso usando sinal de linha, óbvio.

    Voltando à saída send como Line out, a impedância é menor da saída Send do Egnater do que o line in do Red Box (600Ohms - 15K Ohms), mas não acredito que dê alguma perda significativa de timbre ou danos ao equipamento. Se sim, corrija-me...

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca

    Minha experiência usando o send como saída de linha não é muito boa, nunca consegui um bom resultado assim. Talvez seja exatamente por essa questão de impedância, não sei. Taí um teste que tem tempo que não faço, também nunca fiz com o pré, ajustando a impedância. Mas adianto que a saída dos prés (Triaxis e Rectifier), seja a saída linha para gravação, seja a saída para o power, não rolam legal. É difícil "domar o ataque das abelhas", apesar de não ser impossível. Por outro lado, o Rick Bonadio usa muito o Formula Preamp (da Mesa também) em linha para guitarras, suponho que na saída de gravação - acho que o segredo está mandar esse sinal para um pré bem equalizado ou um simulador de falantes bom, como o H&K Red Box.

    O problema de usar a saída send ou mesmo os power soak, speaker simulator, dummy load e atenuadores é a dificuldade de lidar com a saturação do sinal. Conforme se satura, principalmente o power, o sinal sobe junto e sai saturando a interface. A impedância também altera o sinal, principalmente os agudos. Por conta desse problema que eu percebi que mandando esse sinal para o pré Millennia, melhora muito, pois ele casa a impedância e lida bem com sinais fracos até muito fortes, tem um controle bastante sensível, mandando um sinal ideal para a gravação.

    Ouvi algumas pessoas afirmando que para gravação de guitarra em linha o Fractal Audio Systems - Axe-Fx II é excelente, assim como o Two Notes Torpedo VM-202 Speaker Simulator (que dá para usar com qualquer amp). Pena que são caríssimos.

    Obs.: só experimentei uma vez esse Egnater, posso dizer que nem conheço ele. Então nesse amp especificamente tudo que eu disse aqui é especulação, suposição com base em outros amplificadores.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI

    Cara, esse é um dos jeitos que eu mais gosto de gravar! hahahaha Dificilmente eu tenho algum resultado "insatisfatório"...tem um detalhe, eu não uso um Speaker Sim. hardware, eu uso Impulses (Le Cab2 + RedWirez Impulses). Não acredito que a diferença do Speaker Sim. em hardware seja grotesca a ponto de deixar tudo abelhudão...

    http://soundcloud.com/feliperinke/alter-bridge-rise-mix

    Dá uma ouvida aí, gravei tudo nesse esquema. Send do amp na entrada de linha da interface + Impulses.

    O Fractal Axe FX, tanto o Ultra quanto o II, são equipamentos que me dão sérias GAS...hehehe sou doido pra pegar um pra levar pra tocar em shows. Usar um desses com um power valvulado como um 20/20 faz estragos! hehehehe Pra gravar também é uma ferramenta fodida, embora eu não tenha muito do que reclamar, tenho conseguido tirar bons timbres com o que tenho.


    Eu já vi o Bonadio usando o Formula pra gravar, acho que tem até um vídeo na net em que ele mostra a mix de uma música dos Titãs. Gravou as guitarras direto no fórmula.

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca

    Até tirei um fonezinho (PortaPro) para ouvir seu som, mas aqui no trabalho é algo limitado, difícil ouvir direito. Depois vou ouvir de novo...

    De qualquer forma, seu som está muito bom. Eu mesmo já tentei os VST, mas não tenho usado. Você tem razão, a diferença não é absurda, mas vai muito de gosto, de preferência, não posso dizer que sua gravação é "errada" mesmo porque o certo e errado nisso é bastante abstrato. Só que ainda tive uma leve sensação de algo nesse timbre, sensação meio SS, uns agudos diferentes, meio Dimebag/Randall, prefiro um som mais "orgânico" - é gosto, como falei. É exatamente isso que o Red Box faz e me agrada, é mais "plug and play", aceita mais o timbre do equalizador do pré. Concordo que parte disso é meio preguiça até, esse soft ou o THD HotPlate ou o Speaker Soak do Millennia também permitem isso com algum ajuste e cuidado, o mesmo vale para os pré da Mesa.

    Já conversei com alguns outros que tem esses prés da Mesa, Triaxis, Rectifier e um deles tinha um V-Twin de rack, o Formula é mais raro pelo menos por aqui. A grande maioria não gosta do som em linha, os poucos que usam dizem que é difícil o acerto porque a faixa de uso e regulagem (equalização, saída, ganho) é muito estreita, não dá para mexer muito daquilo.

    Eu quase comprei um Axe FX há 2 meses nos EUA, estou seriamente tentado a pegar um mês que vem quando volto para lá. É um all-in-a-box, a GAS bate bem forte mesmo.

    Obs: esse video do Bonadio é famoso... Acredito que ele faça gravação em linha com o Formula, mas acredito também que com o monte de equipamento disponível e conhecimento, depois do Formula tem algum processamento para "arredondar" o som.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    MMI
    Até tirei um fonezinho (PortaPro) para ouvir seu som, mas aqui no trabalho é algo limitado, difícil ouvir direito. Depois vou ouvir de novo...

    De qualquer forma, seu som está muito bom. Eu mesmo já tentei os VST, mas não tenho usado. Você tem razão, a diferença não é absurda, mas vai muito de gosto, de preferência, não posso dizer que sua gravação é "errada" mesmo porque o certo e errado nisso é bastante abstrato. Só que ainda tive uma leve sensação de algo nesse timbre, sensação meio SS, uns agudos diferentes, meio Dimebag/Randall, prefiro um som mais "orgânico" - é gosto, como falei. É exatamente isso que o Red Box faz e me agrada, é mais "plug and play", aceita mais o timbre do equalizador do pré. Concordo que parte disso é meio preguiça até, esse soft ou o THD HotPlate ou o Speaker Soak do Millennia também permitem isso com algum ajuste e cuidado, o mesmo vale para os pré da Mesa.

    Já conversei com alguns outros que tem esses prés da Mesa, Triaxis, Rectifier e um deles tinha um V-Twin de rack, o Formula é mais raro pelo menos por aqui. A grande maioria não gosta do som em linha, os poucos que usam dizem que é difícil o acerto porque a faixa de uso e regulagem (equalização, saída, ganho) é muito estreita, não dá para mexer muito daquilo.

    Eu quase comprei um Axe FX há 2 meses nos EUA, estou seriamente tentado a pegar um mês que vem quando volto para lá. É um all-in-a-box, a GAS bate bem forte mesmo.

    Obs: esse video do Bonadio é famoso... Acredito que ele faça gravação em linha com o Formula, mas acredito também que com o monte de equipamento disponível e conhecimento, depois do Formula tem algum processamento para "arredondar" o som.


    \o/

    Tem um brother meu que fala que não adianta você gravar bem toda a banda se a guitarra for mal gravada e/ou mal timbrada. A mix pode estar animal, mas se as guitarras estiverem ruins, é certeza de que a coisa vai soar uma merda, mais que qualquer outro instrumento. Claro, isso é extremamente válido para estilos que tem a guitarra evidente...principalmente rock...

    Assim, sou suspeito pra falar do Axe-Fx, se tivesse grana já teria pego um faz tempo, mas já viu, prioridades...vai ficar pra outra hora. hahahahaha


    Sobre o Bonadio, o cara é rato, pode ser que ele utilize algum Speaker Sim. também...de qualquer maneira, uma gravação em linha pode resolver muitos problemas posteriores, além do que em ambiente de home funciona de uma forma muito mais ágil, na maioria dos casos, do que microfonando.

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Homem Cueca

    Eu sempre digo que o principal da banda é o vocal. Não adianta ter uma banda excelente e um vocal ruim, o público vai dizer que a banda é ruim. Pode colocar os melhores músicos do mundo, se me colocar na frente para cantar, vão falar que a banda é péssima, kkkk.

    A questão é que em alguns estilos, rock principalmente, no meio da música o vocal para e entra um solo de guitarra ocupando o lugar. Acaba que assume nesse instante a mesma importância da voz, tem que estar correta, afinada, notas certas e ser agradável dentro do estilo.

    Eu também dou preferência para gravação de guitarras sem microfones em casa, eventualmente até posso microfonar num canal extra, mas isso serve para detalhe. Em casa, gravar em linha tem grandes vantagens. E isso que até ganhei uma isobox de um amigo engenheiro de som, mas nem assim acho que vale a pena.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonando amplificador