Método de Gravação: direto ou por partes?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08


    Olá pessoal!

    Estou gravando umas coisas aqui e gostaria de perguntar uma coisa aparentemente idiota: qual é o melhor método, gravar a música toda direto ou dividí-la em partes, para se concentrar em cada uma delas evitando erros de execução?

    Estou nesse dilema pois tentei gravar direto e sempre tem aquela trastejada, aquela dedilhada errada, enfim, sempre tem um errinho ínfimo que acaba com a gravação. Tentei também gravar partes separadas, mas temo que fique artificial.

    Se vocês puderem me ajudar, eu agradeço!!!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Infelizmente ou felizmente esta é uma pergunta sem resposta. Eu gosto de comprar Cds ao vivo, pois mostram em teoria a realidade da habilidade do artista. Por outro lado existem erros que não podem passar impunes, vai do seu estilo, objetivo etc... Se você é um compositor, vale mostrar todo o seu trabalho através de uma orquetração toda em MIDI, se você é instrumentista isto é como um Millie Vannili da vida.
    Faça o que você acha que é a melhor realidade para o seu trabalho.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    erico.ascencao
    Eu que pergunto cara, você gravou em partes separadas, ficou bom?

    Se ficou então beleza, se não, refaça depois de treinar os errinhos chatos. Tem muito jeito não.

    Eu mesmo to gravando um demo da minha banda e na porra da Perry Mason não há cristo que me faça cantar ela inteira certo, tá virando um frankeinstein o bagulho ehuiheihei. Mas se ficar bala, a demo tá pronta oras.

    Só não apela pros autotunes da vida que ta sussa.

    Bog
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bog
    · votar


    erico.ascencao

    Eu gravo tudo em pedacinhos. Não gravo para mostrar a minha habilidade como instrumentista, mas sim para registrar as idéias, então não tem problema. Se a idéia é demonstrar virtuosismo, fica parecendo "cheating"...

    (editado) Ok, na verdade, eu não gravo em pedacinhos. Gravo tudo uma porção de vezes e aí escolho os melhores pedacinhos de cada gravação. :)

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu estou gravando uma música só em violão, e aí é que mora o problema de aparecer estes pequenos deslizes.

    Eu fiz assim: dividi a música em 7 partes, partes estas que eu achei que teria que tomar mais cuidado para gravar. Aí, por exemplo, gravei uns 7 ou 8 takes da primeira parte, escolhi o melhor. Depois fui pra segunda, gravei mais uns takes, escolhi o melhor, e assim por diante. No final, tinha uma música Frankenstein. O único receio que eu tenho é de ao juntar as partes a música ficar "artificial" nas transições. Mas, especificamente neste caso, deve ser a melhor solução mesmo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Eu mesmo to gravando um demo da minha banda e na porra da Perry Mason não há Christhian que me faça cantar ela inteira certo

    Aháa isso é o que nós vamos ver!!!!

    :P

    ahuahuaha

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    erico.ascencao
    É só escolher bem os lugares para fazer a junção.

    O problema mesmo é fazer todos os takes com o mesmo feeling e a mesma pegada para não ficar desconexo...

    Acho que o único jeito para ficar bom mesmo é estudando e aprendendo. Eu estou fazendo isso com a minha demo, gravo, regravo, escuto, vejo os erros e gravo denovo.

    Até que um dia, espero eu, eu consiga fazê-la sem erros e aí sim vai ficar bala.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Christhian
    kekekeke

    É que vc não ouviu a gravação da perry mason ô coisa triste que tá viu.

    Mas com sua ajuda agora essa musiquinha fdp tá na roça. Vou por você pra cantar ela e já era HUIAHUIAHUIA.

    PS: Tá, to indo tomar água.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Não sei bem se expliquei os "erros"...

    Não são erros do tipo errar o acorde, errar feio o dedilhado, dar aquelas "espirradas de taco"... são erros mínimos, coisa que com outros instrumentos passa batido: uma abafadinha de leve numa corda que deveria soar, uma trastejadinha (um "diiiin" indesejável), enfim... são coisas que mesmo tocando por muito tempo a mesma música é dificílimo vencer.

    Estou aqui editando a música, e estou me virando bem com as transições. Espero que dê certo.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    erico.ascencao
    Velho, indiferente se vc é instrumentista ou cantor, o mais importante para uma gravação de qualidade, seja por vários takes ou em um ou dois apenas, é dominar o que você faz, saca? Um bom cantor, ensaiado com o sim que vai gravar certamente vai ter mais facilidade na hora de gravar, mesmo para ajustes finos.

    Então o essencial para evitar esses 'errinhos' mínimos é estudar muito e ensaiar antes de gravar. E no meu caso, como cantor, a melhor alternativa é sempre minimizar os takes, pra sair o mais natural possível.

    E pode parecer clichê, mas música é arte e precisa de imperfeições para se tornar interessante. Não tente plastificar demais, senão perde todo o ponto de atração.

    Abraços.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    erico.ascencao
    É, fica difícil de entender sem ouvir, sei o que são os erros que você falou mas é difícil de imaginar o tamanho deles. Se for só um pouquinho isso torna até natural a gravação, mas não deve ser senão você não estaria preocupado né hehe.

    Manda bala depois põe um exemplo ai pra gente ouvir. Tanto de um take "direto" quanto do frank hehehe :D.

    Abraço velhinho

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bom, pessoal, acabei a gravação. Gravei no método por partes: dividi a música em partes para ter mais cuidado na gravação, de pois juntei-as. Porém, depois de ouvir num aparelho de som, não gostei muito do resultado. Aí vai o arquivo e o procedimento de edição, queria que vocês comentassem no que eu posso ter errado.

    http://rapidshare.com/files/82689051/BROON_S_BANE.mp3.html

    EQUIPAMENTO:
    Violão Di Giorgio Talent I (cordas de nylon) ligado em linha
    Placa de som M-Audio Jam Lab
    Cool Edit Pro 2.0

    EDIÇÃO:
    - nivelamento do volume (no braço mesmo, pegando os trechos de volume menor e aumentando até um volume desejável, e diminuindo o volume das partes mais altas)
    - redução de ruído leve
    - compressão 2:1
    - pan: fiz duas equalizações diferentes, uma mais grave e outra mais aguda, e joguei 80% da grave na esquerda e 80% da aguda na direita, com um pequeno atraso de 0,010 s para encorpar o som
    - reverb (bem de leve, só pra não deixar o som "seco")

    Eu, de antemão, acho que devo ter errado na compressão, não deveria ter feito, tirou a naturalidade do som. Com relação ao ruído, mesmo retirando-o ainda ficou um chiadinho se eu coloco um volume maior no aparelho de som. Porém se eu utilizasse uma redução média ou alta eu distorceria o som.

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O material que você gravou é todo "contínuo", fazer os cortes e emendar o material exige um pouco de prática para ficar bom e imperceptível, como o material não tem pausas fica mais difícil. A minha sugestão é que você grave tudo várias vezes e combine o melhor dos tracks com muito cuidado nos cortes. O material não está muito comprimido, o problema está na equalização. Em vez de fazer equalizações diferentes para cada canal, tente fazer uma que soe natural e depois aplique um delay leve em um dos canais para preencher o panorama. Acerte bem o nível entre os dois canais.
    Equalizar um único instrumento é simples, apenas faça ele soar o melhor possível.
    Preste atenção no ataque e releese do seu compressor para preservar os transientes naturais da música.
    Fazer equalizações diferentes para cada canal funciona, mas vai te exigir mais trabalho, não deixe as equalizações tão diferentes e ajuste bem o nível dos dois canais separados.
    Abraço,
    Alex

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Quanto ao método de gravação, você me sugeriu que eu grave a música toda várias vezes e faça uma seleção? Bom, aí eu enfrentaria o mesmo problema das emendas. Apesar dos problemas, gostei das emendas, isso não foi o pior.

    Bom, acho melhor fazer o básico, fazer uma equalização só e fazer o mesmo esquema do pan, com um delay pequeno pra encorpar.

    Valeu!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Mudei o som.

    Modificações:
    - sem compressão
    - noise reduction (não mais o hiss reduction)
    - uma equalização só, fazendo uma duplicação, uma "cópia" em cada lado, com delay e pan
    - filtro de freqüências altas (de 7 a 15kHz)

    Com isso, aparentemente o som ficou mais limpo e mais organizado.

    Aí vai:
    http://rapidshare.com/files/83531206/BROON_S_BANE.mp3.html

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    Tá legal, bem natural.

    Só acho que como a gravação é só do violão seria legal dar uma realçada nos graves, as cordas do baixo ficam meio apagadas.

    Também tá sobrando um pouquinho de médio agudo, só um pouquinho.

    Um reverb depois para finalizar e pronto.

    Isso, óbvio, é o que eu faria porque eu acho muito loco o detalhe do baixo reverberando durante o dedilhado e porque passa mais energia. Numa gravação de violão solo acho importante isso, senão fica meio morto.

    Se o violão estivesse em outro contexto, muda tudo :D

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ah as emendas ficaram boas sim, pelo menos na minha opinião, algumas partes apenas que me pareceu que o "decay" de uma ou outra nota foi meio abrupto mas nada muito descarado.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    Depois de tanto ouvir passei a não gostar muito de apenas uma transição.

    Quanto ao reverb, não sei se está versão está com reverb, lembro que esqueci de por uma hora lá. Mas a que eu tenho aqui tá com reverb, bem de leve pra não soar muito estranho (um instrumento só acho que tem que ser mais suave).

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    hehe

    Fique ouvindo demais seguidamente não, seu ouvido vicia, seu cérebro também.

    Umas pausas ajudam muito, pelo menos uma meia hora a cada hora mixando.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Método de Gravação: direto ou por partes?