Sugestão, estudio para ensaios !

    Autor Mensagem
    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07


    Fala galera...

    O negócio é o seguinte... aqui em casa, tem um espaço onde ensaio com a banda, porém esse lugar, além de servir pra ensaiar, serve também pra guardar um monte de tralhas, e o espaço interno, tb está todo mau cuidado, digamos assim.... então, agora resolvi construir um quartinho pra tralhas e dar uma ajeitada nesse espaço... aí, gostaria da sugestão de vcs que já tem mais experiência sobre o que pode ser feito, sei que tem vários tópicos relacionados, mas não encontrei nada que me ajudasse... acho que cada caso é um caso...

    Então, abaixo vai um desenho, mais ou menos de como é o lugar, com suas medidas, que são:
    5,60 x 1,90 x 4,70 x 4,50
    sendo que a altura é de 2,40 na parte mais baixa e 2,90 na parte mais alta...


    [IMG]http://img412.imageshack.us/img412/8533/estdiosn3.th.jpg[/IMG]


    bom, as 3 paredes menores, estão só no tijolo e mais nada... a de 5,60 é feita com aquelas chapas de concreto de mais ou menos 4 a 5 cm de espessura, é como se fosse uma laje, só que na parede, e o telhado é direto na tela de eternit...
    sobre o telhado, minha idéia à principio é, botar isopor nele inteiro... pregando nas madeiras por baixo das telhas.. já que quando bate sol, fica um calor que ninguém agüenta, então acho que dava pra dar uma amenizada, e tb aproveitando que tenho uma fonte gratuita de ispor.
    Nas paredes tinha pensado em carpete, sendo que iria deixar uma parte ou outra sem nada...
    No chão, carpete tb...

    Isso seriam minhas idéias... gostaria apenas de fazer um “tratamentozinho” acústico mesmo, pra melhorar um pouco a qualidade do som.. mas nada de isolamento....
    Então, gostaria da sugestão de vcs sobre os materiais que posso usar, mas sem gastar muito, e tb não quero gastar dinheiro fazendo coisas que seriam inúteis e ter que refazer tudo outra vez...

    Aceitaria tb sugestões sobre um melhor posicionamento das caixas no interior... uma disposição onde se pode aproveitar o melhor de tudo...
    O que temos é: bateria, 1 cx de baixo, 1 cx guitarra, 2 PA´s (falante de 15”, 12”, corneta e drive) 1 cx (wattsom :x que estava quebrando o galho pra voz antes de adquirirmos os PA´s) e mais 2 cx (apenas 1 falante de 12”) meia boca que usávamos pra ligar tudo e servir mais ou menos de retorno.

    É mais ou menos isso... peço desculpa pelo tamanho do tópico, pois são sempre muitas perguntas... mas agradeço desde já a paciência...

    Vlw... :D

    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ninguem ??

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    A pergunta é bem complicada depois penso com calma. O cômodo tem um ótimo formato dá para montar um home estúdio excelente.
    Você só vai revestir as paredes, ou vai fazer divisões internas?
    Se for fazer um forro para evitar o calor, faça em v, em vez de reto, ajuda muito a acústica.
    Vou pensar um pouco depois dou uma resposta.
    Abraço,
    Alex

    kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Muniz DH
    bom, fazendo uns comentarios bem gerais:

    o formato da sala é interessante. como é irregular, já evita ondas estacionárias.
    o teto também é inclinado, evita esse mesmo problema. a sugestão do AlexB de fazer o teto em V é boa, pois joga o som pro meio. mas é um pouco mais complicado pra executar do que simplesmente pendurar o isopor, como voce disse.

    sobre o isopor, é bom fazer um forro sim. se não voces vão morrer cozidos lá dentro. mas não sei se o melhor é prender direto na madeira, precisaria ver como é essa estrutura. o ideal é sobrar uma cama de ar entre a telha e o isopor. pode ser que voce tenha que instalar uns suportes para o isopor, como fios com canaletas metalicas, algo assim.

    e preste atenção ao pé direito (altura do comodo), 2,40 é bem baixo já, e com forro vai diminuir um pouco.

    quanto aos acabamentos, é dificil... é necessário calcular pra ter certeza de alguma coisa.
    pesquise os preços, e veja o que sai em conta. carpete funciona razoavelmente bem e é barato, mas é pouco higienico, junta bicho e humidade...

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Se é só para ensaio, carpete no chão e cortinas grossas nas paredes são a melhor solução(mais barata), você pode controlar a reverberação abrindo ou fechando as cortinas da parede de tijolo.
    Quanto a posicionamento, é difícil dar receita de bolo, se for entrar todos os instrumentos na mesa tem que ser de um jeito, se for tocar com o som dos amplis diretamente é outro.
    Agora se quiser complicar dá para fazer um estudiozinho legal, com um "control room" separado e coisas do tipo.
    Só para ensaio é fácil para gravação é mais complicado.
    Abraço,
    Alex

    Computer Music
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Após o isolamento de portas e janelas,

    Tem bastante coisa nesse link já:

    http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_acustica_mat_2. htm

    Depois você pode partir para o tratamento acústico. Existem
    opções com preço acessível e de fácil montagem.

    Eu gosto particularmente de tecido automotivo acoplado (tecido com espuma). Além de matar os reverbs ele tem uma boa aparência e diversos tipos de estampas para todos os gostos. Dependendo da localização o preço pode variar de R$ 5,00 a R$ 20,00 o metro linear do tecido.

    Segue um link com algumas opções de estampas:

    http://www.apopular.com.br/tecido-automotivo-p-89.html

    Para um melhor resultado você pode parafusar sarrafos na parede formando quadros e preencher os espaços com lã de rocha, depois fazer um outro quadro com este tecido parafusar sobre o quadro de lã de rocha. Em alguns estúdios é comum ver a parede revestida com dois tipos de materiais.

    Ex: Começando do chão, até 1 metro de altura colocar lambril pregados por cima deste quadro de lã de rocha. Na parte de cima utilizar este quadro com tecidos. Desta forma você terá uma sala mais equilibrada, nem muito "viva" nem "morta".

    Vou procurar umas fotos para exemplificar melhor.

    Você vai precisar de alguns materiais como:

    - 1 Grampeador de Tapeceiro (pode ser manual, encontra por R$ 50,00 em média) e várias caixas com grampos. Isso para grampear o tecido no grado de madeira.

    - Diversas buchas e parafusos N°8 para prender os sarrafos na parede.

    - Lã de Rocha para preencher os espaços atrás do tecido. (www.isoline.com.br)

    - Lambril se desejar uma sala mais viva.

    abraços
    Rodrigo Fernandes
    www.nextaudio.com.br

    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    opa... vlw pelas dicas...

    então às perguntas do AlexB...

    -o que tinha pensado mesmo era apenas revestir as paredes, sem divisões internas.
    -sobre o forro... não entendi bem a idéia... seria em V tipo assim... saindo dos cantos e descendo para o meio, exatamente em V ou saindo do meio e descendo para os cantos, assim /\... deu pra entender ????
    -vai ser só pra ensaios mesmo
    -tinha pensado em relação ao carpete mesmo... até pq, as paredes são feias demais, no tijolo... e fica soltando a massa que fica entre os tijolos, quando encosta.. essas coisas.... pensei talvez em chapiscar tudo, e ver se conseguia uma forma de "colar" o carpete por cima...
    -sobre as ligações... fazemos da seguinte forma: cada instrumento é ligado em seu amp, e uso o pre de cada um que vai pra mesa, como é pra ensaio apenas, funciona bem.. as vozes vão direto na mesa, e o baixo por enquanto tb pois estou com problema no cubo.. da mesa sai pros 2 PA´s e para aquelas 2 cx´s meia boca que fica uma de retorno pro baterista e outro pro vocal...

    Kiki

    -a estrutura do telhado é aquela estrutura básica de telhas de eternit... são caibros que vão em uma direção e as ripas que cruzam... a medida de 2,40, na parte mais baixa, ja medi descontando onde ficaria o isopor... como pensei em prega-los nos caibros, ficaria um espaço vazio de uns 8 a 10 cm.
    -o forro não seria todo na altura de 2,40, mas sim acompanhando o telhado, 2,40 no mais baixo chegando a 2,90 no mais alto.
    -os fios realmente vou passa-los em canaletas metálicas... pq ninguem quer fios em curto em contato com forro de isopor... paredes com carpete etc... imagina o estrago... :D
    -sobre o carpete juntar bicho, pretendo fechar tudo que for espaço pra bicho entrar... e felizmente "nesse quarto" não há problema de umidade como no resto da casa...


    vlw... :)

    kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    acho que pregar o isopor não é uma boa, pois ele pode esfarelar. as canaletas eu tinha falado pra pendurar o isopor. talvez seja possivel conciliar as duas coisas, uma estrutura pra segurar o isopor e a eletrica.

    os bichos do carpete que eu digo não é só inseto e bichos grandes, é tambem ácaro e outros bichinhos. é bom que o local seja bem ventilado. deixe o espaço ventilar com frequencia, tipo semanalmente ou mais. algumas horas com janela e porta aberta, em dias de sol.

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    O forro em v saindo do meio e descendo para os cantos.
    Se for colocar carpete, não coloque em todas paredes, pois vai matar muito o som, experimente cobrir apenas 3 paredes e veja como fica a acústica, se você tiver partes sem carpetes em paredes opostas mas não simetricamente é melhor. Faça a forração aos poucos até que a reverberação fique a contento.
    A minha sugestão de posicionamento é:
    Bateria no canto entre a janela e a porta.
    PA de costas para a parede maior e mais ou menos no meio.
    Guitarras na parede onde fica a porta
    Baixo na parede oposta a da porta.
    O V do forro não precisa ser pronunciado mas um pequeno ângulo(10graus), vai ajudar muito a acústica
    Vocal no meio de todos.
    Já trabalhei em dois estúdios que tinham forração absorvente em três paredes e uma parede viva em tijolo aparente ou pedras irregulares, a acústica era muito boa.
    Abraço,
    Alex

    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    gostei das idéias tb do Computer Music, não tinha visto o post dele antes... só agora... ???????? não sei pq... tb me parece interessante as idéias que me passou...
    ahhh... sobre isolamento, não pretendo fazer...


    Kiki

    o isopor que arrumei.. não é desses que agente compra em palelaria que esfarela só de encostar... é isopor de caixa de peixe.. hahaha, o cara sempre traz peixe e depois tem que desmontar a caixa... aí é aquele isopor que quase não esfarela... por isso pensei em pregar... claro que na hora de colocar deve soltar algum farelo, mas não é coisa que vai sair toda hora,, entendeu !? mas a idéia de pendurar com canaletas tb é boa... vou analisar como pode ser feito...

    em relaçao aos acaros e afins... eu posso deixar sempre aberto.. em relação a isso não tem problemas... no quarto tb tem umas entradas de ar em cima... mas pensei em fechar.. pq lá venta demais.. e o que vai de poeira la pra dentro... :/ o único problema é que não bate sol no interior.. pois logo na frente da janela... tem a área da churrasqueira.... e a porta da para os fundos...

    AlexB

    a idéia do forro que o kiki deu, de pendurar é boa... mas ainda vou analisar questão de facilidade e o quanto gastaria... caso, não de pra fazer no momento, não vai ser possivel fazer em forma de V, mas sim acompanhando a inclinação do telhado...que deve ser de mais ou menos de uns 20º...

    a forração o que pensei em fazer... seria cobrir talvez a metade de cima da parede menor.. e a metade de baixo da parede em frente à menor, e as outras 2 por completo... pq tinha pensado tb não apenas no lado acústico, mas tb no lado estético, pq as paredes são realmente muito feias... vc sabe se teria alguma coisa que posso passar ou outro tipo de material que eu possa cobrir as paredes pra esconder um pouco ???
    posso tb deixar a parede maior toda descoberta ??? derrepente posso cobrir apenas uns 25 cm da parte de cima de fora a fora.. pq como falei antes, essa parede é de chapas de concreto, ela ia até certa altura, mas o dono anterior, acho que teve que aumentar a parede pra fazer o caimento do telhado, e colocou tudo que é resto de material ali, tem de tudo mesmo, coisa horrivel... e essa parede tb já é um pouco irregular... pois a chada de concreto, deve ter mais ou menos 1,5m de comprimento, depois disso vem uma coluna, então fica uma saliencia bem alta entre uma chapa e outra....

    se for de interesse, depois posso postar umas fotos do local do jeito que está...

    sobre a disposição, vou postar o desenho abaixo, pra ver se entendi mais ou menos como ficaria:


    [IMG]http://img233.imageshack.us/img233/945/estdiosn3ut2.th.jpg[/IMG]

    é mais ou menos isso ???
    no caso ficou faltando o vocal, que não sei bem pra onde ficaria... com te falei fica o vocal sozinho ligado numa wattsom :x
    PA, no caso são 2... onde ficaria o outro ???

    olhando pelo desenho, não da pra ter uma noção exata do espaço interior da sala, mas eu acho (não sei ao certo) que a bateria não cabe entre a porta e a janela...

    abaixo vou postar tb, uma disposição que tinha pensado... apenas minha idéia, que ainda estou aprendendo né....

    [IMG]http://img227.imageshack.us/img227/5989/estdiosn3de2.th.jpg[/IMG]

    o desenho ta ruim pq fiz no paint mesmo, mas acho que da pra ter uma idéia... tinha pensando em deixar aquele canto só pro baterista, pq geralmente eles são meio espaçosos e toda hora chegam com uma tralha nova pra batera, assim não teria muito problema de falta de espaço pra ele... o que acham ???

    vlw pela ajuda ae, realmente esta sendo muito útil...

    desculpem pelo tamanho dos posts tb... :/

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu pensei que todos os instrumentos fossem direcionados ao PA... O que você está chamando exatamente de PA?
    O vocal fica no meio dos outros músicos, ligado no PA. Na minha cabeça o PA iria distribuir o mix para todo o cômodo.
    Abraço,
    Alex

    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    fala AlexB.. é isso mesmo...

    só que todos os instrumentos, vão ligados em seus respectivos amps, daí vão pra mesa, e da mesa pros PA´s e retornos (aqueles que fiz no desenho) de qualquer formas, todos os instrumentos são direcionados para o PA

    AlexB
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Então é isso mesmo.
    O PA de costas para a parede grande distribuindo o mix para todos.
    A bateria no canto maior ou na parede da janela
    O baixo no canto menor
    A guitarra no canto maior
    Os vocais no meio de todos
    Assim cada músico tem sua própria referência e o vocal depende do retorno do PA.
    Já pensou em passar textura nas paredes para dar um acabamento melhor?
    Abraço,
    Alex

    Muniz DH
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ahh... AlexB.. são 2 PA´s... o outro poderia ficar onde ??

    agora, até me desculpa... mas não entendi bem sobre os cantos que vc falou... canto maior seria como ?? canto de anglo maior (mais aberto no caso) ou no canto da parede maior (se for esse caso, teriam 2 cantos, hehehe)

    pensei em chapiscar a parede que vai ficar sem revestimento... vc acha que ficaria bom deixar a parede maior sem nada ???

    ahh e sobre altura das caixas ?? deixo no chão mesmo, ou o ideal é ficar mais alto um pouco ???

    vlw cara...

    wagnerbutterfly
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    o forro em V que o colega falou, pelo que entendi é mais baixo nas paredes, subindo pro meio do telhado.
    Isso você faz com sarrafo, madeira barata. Não tem peso a segurar, já que vai usar isopor.
    Eu já fixei placa de isopor em parede com cola. cola mesmo, cola de sapateiro, até com cola quente de artesanato.
    Não custa fazer um teste, colando direto a placa que tem num pedaço de madeira. faz a montagem e larga pendurado uns dias.
    Com perfilado de alumínio fica mais bacana, mas vai ficar mais caro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestão, estudio para ensaios !