Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Ótimo manual para construção de estúdios!

      Autor Mensagem
      guitairton
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      AdrianSygnos
      Opa, estou lendo o manual, muito bom.Mas tenho uma duvida:
      -Em um momento do texto ele fala assim:
      C/A ≤ (L/Ax4,5) - 4, alguém sabe de onde foi tirado esses valores(4,5 e 4) ????

      guitairton
      Veterano
      # jul/10
      · votar


      AdrianSygnos
      Opa, estou lendo o manual, muito bom.Mas tenho uma duvida:
      -Em um momento do texto ele fala assim:
      C/A ≤ (L/Ax4,5) - 4, alguém sabe de onde foi tirado esses valores(4,5 e 4) ????


      Mr Madruga
      Veterano
      # jul/11
      · votar


      Olá, sou estudante e quero projetar um Studio, quero saber
      -O mínimo e a média das dimensões de uma sala de ensaio.
      -Quanto vai ser a espessura da parede total.

      far
      Veterano
      # mar/12
      · votar


      Para o pessoal menos desavisados, com todo respeito é claro, quando dizem que não abre o link... estão errados! Pois o link abre sim e muito bem, basta digitar o código que se pede no final da página e apertar o ENTER do seu tecladozinho... que funciona sim! Descurpa aeh.. mas o trabalho que o rapaz teve de fazer esse material, merece essa depoimento!

      Falknner
      Veterano
      # jul/12
      · votar


      Queria deixar esse link para o #Mario_Juinior

      Ele fez um questionamento sobre estúdio em casa, galera caiu na alma do moleque dizendo que não há solução pra isolamento no quarto...

      http://www.youtube.com/watch?v=02qpJt0hsL0

      kiki
      Moderador
      # jul/12
      · votar


      Falknner
      Eu também achei que o pessoal exagerou um pouco nas respostas, mas tome cuidado.
      Esse video que voce postou, apesar de bem legal, está dando dicas pra melhorar a sonoridade, isso é tratamento acústico, não isolamento.
      E ele está montando um estúdio pra cantar e gravar teclados, nada que faça um barulho comparável a uma bateria.

      Infelizmente isolar som de bateria é um dos maiores pepinos existentes pra um homestudio. Eu tentei dar sugestões simples, mas é bem dificil fazer algo realmente bem feito sem gastar muito.

      por fim, tentei entrar de novo no link do tópico, e parece que o audiolist saiu do ar.
      uma pena.

      chenriquea
      Veterano
      # set/12
      · votar


      Alguém pode me dizer se já algum tópico com os equipamentos necessários para a criação de um pequeno homestudio?

      Queria montar 1 e tenho várias dúvidas e não achei nenhum tópico especifico...obg

      RodrigoChuck
      Veterano
      # nov/12
      · votar


      Eu tbm to querendo umas dicas de equipamentos ( o mais básico barro e bom possível) pra montar um homestudio para gravar baixo violão guitarra e teclado e algum sistema de gravação como cubase, pra que eu grave minhas Musica e bt's pra ficar um som de qualidade com o mínimo de $$ espero respostas o mais rápido possível vlw

      v1marqu3s
      Veterano
      # nov/12
      · votar


      Galera, quero compartilhar aqui o que eu pude fazer com relação a homestudio. Não é uma sugestão, nem uma indicação, e no final das contas não pude utilizar nenhum método "científico" para montar meu HS. Encarem como um "micro-review" da sala, equipamentos e procedimentos que uso, e se for útil pra alguém já me dou por satisfeito.

      Tudo começou quando decidi construir uma casa. Sei que talvez a maioria aqui não tenha condições de fazer isso no momento, mas ainda assim pode aproveitar algo do que escrevo. Na época minha noiva (hoje esposa) me apoiou e já fizemos a planta da casa prevendo uma pequena sala de ensaio nos fundos. Pesquisei bastante coisa, mas no fim tudo que eu consegui botar em prática foi a máxima "isolamento se faz com massa". Assim, utilizei o conceito de box-in-a-box e levantei paredes externas com tijolos de 8 furos (3m de pé direito) e botei laje de alvenaria. Depois, deixando um espaço de +/- 5 cm, levantei paredes internas de tijolinho maciço, pé direito de 2,80m e cantos inclinados (formando um octógono com 4 lados grandes e 4 muito pequenos - largura de 01 tijolinho). Sobre as paredes instalei um forro de gesso. No chão, piso tipo eucatex. Portas duplas tipo prancheta mesmo (uma fixada na parede externa e abrindo pra fora, outra na parede interna abrindo pra dentro) e ar condicionado tipo split, já que não tem janelas. As dimensões do "aquário" ficaram reduzidas, em torno de 4,5 x 2,5 (sem levar em conta os cantos inclinados), mas consegui um isolamento muito bom. Com ambas as portas fechadas, e a banda toda tocando "full-on", do lado de fora parece um aparelho de som bem alto, mas ainda assim muito mais baixo que o que se esperaria de uma banda. O suficiente para, em quase 4 anos, nunca ter recebido reclamação dos vizinhos.

      Sobre tratamento, ainda não realizei nada. Tenho noção do que pode ser feito, mas vou me ater a descrever aqui somente o que botei em prática, o que nesse caso é zero. O que posso dizer é que há alguma reverberação, mas por algum motivo não ficou tão fora de controle - só atrapalha quando gravo a banda toda tocando, nas gravações instrumento por instrumento essa ambiência chega a ser de certa forma musical, contribuindo mais que atrapalhando na maioria dos casos.

      Quanto a equipamento, utilizo um PC comum (configuração modesta, principalmente pela RAM de apenas 1GB - invistam nisso!), duas interfaces USB em cascata (Fast Track Pro ligada na entrada digital de uma Tascam US800, totalizando 8 canais simultâneos), Reaper (somente com os plugins "de fábrica" e alguns gratuitos), um par de mics condensadores Behringer C2, e 3 mics dinâmicos (apenas 1 é "de marca", mas é um modelo barato da Shure). Não entrarei em detalhes quanto aos amps, instrumentos e batera, pois cada integrante da banda trouxe o que tinha e portanto a qualidade varia muito. Com esse equipo consigo gravar tanto cada instrumento em separado (o que faço quando quero gravar a sério), quanto a banda toda tocando junto (para gravar ensaios). A bateria gravo utilizando os dois condensadores mais ou menos como overhead e 2 dinâmicos, um dentro do bumbo e outro na caixa, num esquema conhecido como Glynn John's. Baixo gravo direto e guitarras microfonando com um condensador (ou em linha quando gravo ensaios - depois utilizo um simulador de JCM900 no Reaper). A voz é captada pelo Shure ou por 01 condensador, com um cabide coberto por uma meia-calça servindo de pop filter.

      Os resultados, tanto para ensaios quanto para gravações, são bem honestos. Óbvio que não é perfeito, mas dá pro gasto. Se alguém quiser mais detalhes, é só falar!

      giovannabertolini
      Membro Novato
      # out/13
      · votar


      E aí gente, estou precisando de uma ajudinha urgente.
      Estou (tentando) montar um home studio, mas como sou muito leiga no assunto, não sei se todas as conclusões que eu cheguei lendo o fórum estão certas.
      Tenho um teclado Yamaha PSR 550 e usava o Audacity pra fazer gravações. Eu conectava a entrada de fone do teclado com a entrada do microfone do computador, com uma placa onboard. Além de não escutar nada que eu tava tocando, tinha muita latência.
      Meu plano é comprar um condensador C1 (tenho espaço com tratamento acústico), uma mesa de som de dois canais da Behringer (pretendo gravar um instrumento de cada vez) e uma interface UCA 202. Pretendo comprar um Macbook pra poder fazer as gravações (O GarageBand é bom?). Nunca usei nenhum outro programa além do Audacity.
      Além disso, queria saber se posso usar MIDI do meu teclado com essa interface e se a ela tornaria a qualidade do som boa. Como eu queria gravar minhas músicas e lançar um EP, não sei se com esse equipamento vou conseguir chegar em uma qualidade mais profissional...

      Como vocês podem ver, estou me esforçando pra entender do assunto, rs. Sei que deve estar tudo bem consuso mas espero que alguém possa me ajudar!
      Muito obrigada!

      v1marqu3s
      Veterano
      # out/13 · Editado por: v1marqu3s
      · votar


      giovannabertolini
      Um bom software para gravação é o Reaper, mas ele não é lá essas coisas com MIDI... se bem que se for usar o teclado só como controlador, botando uns VST pra rodar funciona bem. Agora, essa interface só tem entradas RCA né? Procure uma com entradas P10 ou XLR, pra não precisar comprar mesa também.
      Bom, são só umas ideias que tive aqui rapidamente!

      agmattos
      Membro Novato
      # ago/14
      · votar


      Salve Galera.. Boa tarde.
      Por favor.. Preciso ressuscitar este post.
      Estamos querendo montar um estúdio em uma sala dentro da minha igreja. Esse estúdio será usado apenas para ensaios com instrumentos e vocais sem gravações.
      A estrutura da sala é a seguinte: 30m², com paredes e teto de alvenaria, chão de cerâmica.
      Sei que há diferença entre isolamento acústico e tratamento acústico e acredito que teremos que aplicar as 2 técnicas para idealizarmos nosso projeto. Já li e vi videos que trazem muitas dicas, mas muitas coisas ficam bem confusas e queria um melhor direcionamento de pessoas que compartilham de experiências positivas na construção de um estúdio.

      Estávamos pensando em utilizar cada instrumento (G, CB, T, V) em seus respectivos amplificadores mais a Bateria. E na parte da voz, utilizar um Kit da Yamaha (Sistema de Som Portátil Yamaha StagePass 400I) para ligar 3 mics.

      Nossa dúvida maior é: melhores maneiras de isolar acusticamente e as necessidades de tratamento acústico dentro da sala.
      Exemplos que já pesquisei: 2ª parede afastada uns 5cm da parede da sala. Revestimento com madeira (OSB), isopor, espuma acústica, forro de gesso, chão acarpetado, traps corner, difusor sonoro, lã de vidro..

      Sou do RJ, conhecem alguma empresa especializada que possa nos fornecer um orçamento de montagem de um estúdio?

      Espero que tenha sido claro nas informações descritas acima e desde já agradeço toda informação relevante que puderem me ofertar.

      Abraços!!

      raphael.rui
      Veterano
      # nov/14
      · votar


      7 anos depois de criado o topico, o link nao abre mais huehuehue :(

      alguem tem isso ainda? me interessei muito.

      AyrtoX
      Membro Novato
      # nov/14
      · votar


      Ae alguem pode me ajudar quero fazer um home studio e queria ae teria como poupar gastos de espumas e essas coisas que não entendo muito , pois as paredes são grossas e de tijolo com concreto. O local que seria escolhido fica no andar de cima da casa , meio grande e tem uma janela para um terreno vazio e a parte fica no canto do lado oposto onde está a janela.

      Gostaria de saber se essas paredes iriam impedir que o som fosse para a casa do vizinho , o que posso fazer sem gastar muito ?

      Obs: Toco bateria e minha mãe toca saxofone alto.

      shoyoninja
      Veterano
      # jan/15
      · votar


      Vou falar um poquinho de medidas para tratamento acústico que são possíveis de se tomar em ambiente doméstico sem grandes gastos, atacando os pontos fracos.

      Começando por essa idéia de tratamento. Vamos esquecer isso, tratamento acústico de verdade é algo que começa no projeto de construção da sala. Na minha opinião, se sua idéia é de fato a construção de uma sala, procure profissionais para não jogar seu dinheiro no lixo.

      Aqui a idéia é outra, o que faremos é uma "gambiarra consciente" :).

      Vamos pensar em dois pontos principais:
      Isolamento e Reverberação

      shoyoninja
      Veterano
      # jan/15 · Editado por: shoyoninja
      · votar


      Isolamento
      A idéia é simples, quero fazer barulho dentro da sala, e não quero que escutem do lado de fora.

      Um monte de gente já pensa em espuma para todo lado (já vi isso inclusive). Vai ficar feio, vai fazer a sala virar uma estufa, e não vai resolver o problema.

      A atenuação do som se dá principalmente por mudança na forma de condução. Então uma barreira sólida é a solução perfeita. Paredes de alvenaria na verdade são excelentes nessa função (no Brasil estamos bem servidos, geralmente).

      E da mesma forma, os pontos fracos estão nos pontos onde não há barreira. Então não é espuma na parede que vai resolver. O primeiro passo é simples:

      Elimine frestas, vãos, buraquinhos, qualquer espaço onde o ar da sala tenha contato direto com o ambiente externo.

      "Poxa mas uma frestinha vai fazer diferença?" Vai! Na verdade o tamanho da fresta vai simplesmente mudar a frequência de corte do acoplamento. Praticamente qualquer vão vai permitir passagem de médios e agudos, então, elimine todas, por menor que seja.

      Em portas, é interessante colocar borrachas no ponto de apoio do batente e ajustar a fechadura para que ocorra um pouquinho de pressão contra as borrachas ao fechar.

      Na parte inferior da porta, onde deve haver um espaço entre a porta e o chão, é fácil fazer com madeira e borracha uma "tampa", que você possa colocar e remover quando quiser (para ser colocado após a porta já estar fechada).

      Em janelas, depende do tipo. Se há uma forma fácil de usar borrachas e eliminar vãos ao fechá-la, ótimo. Se não, talvez seja interessante adaptar uma moldura na parede interior, onde você possa colocar uma tampa (madeira e borracha para vedar).

      O teto é um pouco mais complicado. Se é laje, excelente. Dry Wall também. Estuque ou PVC... Geralmente não dá certo. O estuque tem muita variação de densidade e pontos muito finos, o PVC tem frestas. Nesse caso, seria interessante testar após eliminar os problemas com portas e janelas. Feito isso, se ainda aparentar que a sala está aberta, uma solução interessante é substituir o teto por Drywall.

      A regra para isolamento é simples. Quanto maior a massa do material, maior será o isolamento deste (exceto na frequência de ressonância do material, geralmente subgraves no caso de alvenaria). Em uma sala, o isolamento será tão eficiente quanto o isolamento do seu ponto mais fraco.

      Isso significa que enquanto você não tornar janelas, portas e teto TÃO eficientes quanto as paredes, não é tentando melhorar as paredes que algo vai mudar. Em uma sala feita toda em alvenaria, com laje, os pontos fracos serão certamente as portas e as janelas.


      Finalmente: "Mas eu PRECISO isolar a sala?". Não sei, isso quem tem que saber é você. São duas as possibilidades, não incomodar outros com o barulho, ou, reduzir ruído em gravações (se você vai microfonar algo a uma distância razoável, vai fazer muita diferença).

      shoyoninja
      Veterano
      # jan/15
      · votar


      Reverberação

      Não vou falar em "tratamento acústico" porque não tem nada a ver com a idéia aqui. Denovo, são só gambiarras.


      Para começar, vamos pensar em algo diferente de áudio e acústica. Vamos dizer que ao invés de trabalhar com som, você quer trabalhar com imagens.

      Então você vai lá e compra um baita workstation poderoso, com uma mesa digitalizadora maravilhosa, um monitor com reprodução de cores e resolução top de linha, tudo do melhor.

      Mas, na hora de arrumar seu espaço de trabalho, você coloca seu workstation contra uma janela, bem no lugar onde bate sol. Será que vai ser fácil trabalhar dessa forma, com sol diretamente nos olhos?

      Aí você pensa em resolver o problema, você quer que a iluminação local seja perfeita, então você começar a montar um sistema de prismas, filtros e espelhos para captar a luz do sol e deixá-la nos níveis ótimos...

      ... OU: você fecha a janela/põe o workstation em um lugar onde não bate sol.


      Pois é isso que faremos, ao invés de tentar tratar uma situação horrível (uma sala doméstica com paredes simétricas é um dos piores ambientes possíveis), vamos simplesmente fechar a janela.

      Denovo, vamos atacar os pontos fracos.


      O principal a corrigir são os cantos, o ponto onde duas paredes convergem com o teto ou com o chão. Essa região cria uma resposta de frequência bastante problemática, problemas de fase, comb-filtering. Enfim, uma bela porcaria.

      Então o que você vai fazer é relativamente simples. Compre lã de rocha de média densidade, luvas e máscara para trabalhar com ela, um tecido resistente, madeira, e monte painéis. A madeira deve servir como moldura apenas, não cubra toda lã de rocha. Use o tecido por cima para deixar mais bonito (e não deixar a lã de rocha exposta) e coloque esses painéis nos 8 cantos da sala.

      A lã de rocha geralmente vem em uma dimensão já adequada, sugiro usá-la. Uns 10cm de profundidade, o deve usar duas peças de lã uma na frente do outra.

      O painel de lã de rocha vai servir para "fechar a janela". A idéia é uma absorção num espectro grande. Infelizmente não temos uma solução tão eficaz, mas é o que mais se aproxima. Espuma não dá certo, porque a espuma vai absorver uma pequena parte do espectro apenas, ou seja, a resposta que já era ruim, vai piorar.


      Próximo passo, coloque objetos na sala, não a deixe vazia. Um tapete, uma estante de livros, uma poltrona, sofá, etc. Aleatório. Isso vai deixar a sala mais "natural". Defina um local para trabalho que não fique próximo aos cantos da sala, se possível que não seja encostado nas paredes.


      Um último passo, que a meu ver é opcional se você vai trabalhar com monitores near-field e vai microfonar tudo de perto, é achar os pontos mais óbvios de reflexão (usando triangulação ou espelhos) e usar painéis de amortecimento (exatamente como os que você usou nos cantos).


      Isso deve trazer uma melhoria considerável para seu ambiente, e é algo muito mais importante do que ficar comprando microfones e monitores de referência. Não adianta nada um microfone que tenha uma resposta um pouco mais plana (e custa 5 vezes mais do que o que você tem hoje), quando sua sala faz um comb-filtering medonho em tudo que acontece dentro dela.

      Isso não significa uma sala acusticamente perfeita, de forma alguma, apenas vai deixar de ser uma sala com acústica horrível. E deixando de atrapalhar, já há uma grande evolução.

      GusGermann
      Membro Novato
      # 20/mar/17 22:06
      · votar


      Olá! Preciso reviver o tópico porque preciso de algumas dicas para o isolamento de minha sala, pois quero transforma-la em estúdio.

      Vou postar umas fotos da sala para vocês entenderem.

      http://imagizer.imageshack.us/a/img923/9787/Yr2zBK.jpg

      http://imagizer.imageshack.us/a/img924/3782/RldlgP.jpg

      http://imageshack.com/a/img921/7643/Bp6IxS.jpg

      http://imagizer.imageshack.us/a/img921/6900/RlT08l.jpg

      http://imageshack.com/a/img921/1937/uIofLm.jpg

      http://imageshack.com/a/img921/8387/Ye9maK.jpg

      Como podem ver é uma sala com teto inclinado, e entre a sala e cozinha possui uma bancada.

      Bom vou dizer qual é a ideia: consegui lã de vidro e MDF suficiente para isolar a sala. A ideia seria isolar as paredes e também o teto (estou com um problema no forro, aproveitando que irei consertar isso e já irei também colocar a lã entre os vãos das vigas), estou pensando em cobrir a janela, colocarei duas portas entre a sala e o corredor e estou pensando se faço algo no chão.

      Não tenho pretensões de fazer um estúdio de gravações profissionais, terei o equipamento mas que usarei apenas para a minha banda (já tem um grande estúdio na minha cidade, não valeria a pena trabalhar com isso). Por isso não há necessidade de fazer um isolamento top.

      A minha grande dúvida é quanto ao teto inclinado, pode ajudar ou pode me complicar? Além da parede (a mais baixa da sala) existe mais um vão de telhado, assim como na parede da cozinha, estou pensando em colocar isopor ou até mesmo mais lã de vidro nessas duas paredes. O que acham?

      E também, talvez a principal... Esse vão entre a sala e a cozinha? Dando uma isolada na parede mais a frente, posso deixar a bancada como está? ou mesmo assim seria melhor fechar essa parede?

      Bom por enquanto é isso... com o tempo e respostas irão surgindo mais dúvidas hehehe um grande abraço a todos!

      GusGermann
      Membro Novato
      # 21/mar/17 15:58
      · votar


      Alguém?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Ótimo manual para construção de estúdios!

      302.784 tópicos 7.837.202 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital