Cancelamento de fase, o que é?

    Autor Mensagem
    Brunão Machado
    Veterano
    # out/07


    Olá, estou querendo gravar e vejo mta gente falando sobre cancelamento de fase no momento da microfonação. Gostaria de saber mais sobre isso.
    No momento de gravar a guita, ouvi dizer que posicionar um mic em frente à caixa (4x12) e outro atrás do falante deixaria o som mais pesado e encorpado. Caso eu leve essa idéia adiante, é possível rolar um cancelamento de fase entre os dois mics? Como fazer para resolver essa questão?
    Abraços!

    Bog
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cancelamento de fase é quando um microfone capta um formato de onda igual ou parecido com o do outro... mas invertido. Dependendo de como você sobrepõe as trilhas, uma pode acabar anulando a outra, resultando em um som estranho, oco, quando não completamente mudo!

    Não sei exatamente sobre microfonação, então vou ficar só com a descrição do fenômeno em si. ;)

    abn
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É exatamente o que o Bog descreveu. Um exemplo prático para se ter uma noção de como é, é só imaginar um efeito Flange ou Phase bem forte no seu áudio.

    sarpa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Lembrando que cancelamento de fase não é só um fenômeno prejudicial ao som.

    Quem já não ouviu falar no termo "Equalizar com Microfones"? Essa equalização com microfones é feita através de cancelamentos de fase. Por exemplo, na captação de um violão, utilizamos dois microfones: Podemos posicioná-los de forma que se cancele uma determinada frequência que necessitamos.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    só pra deixar mais claro: cancelamento de fase não é um fenomeno do microfone. é um fenomeno do som.

    pode acontecer em diversos lugares, um deles é no microfone.
    qualquer coisa microfonada duas vezes pode sofrer cancelamento de fase.
    qualqer microfone que capte o mesmo som duas vezes (um direto e outro refletido) pode ter cancelamento de fases.

    não sei dizer com certeza, mas acho que vai dar cancelamento de fase sim, nesse seu esquema. faça um teste, grave com um microfone na frente, depois grave com outro atras, depois grave com os dois. e sinta o timbre.
    um jeito de evitar o cancelamento é jogar cada microfone num canal do estéreo, não somar eles.

    sarpa
    Lembrando que cancelamento de fase não é só um fenômeno prejudicial ao som.
    mas é diferente quando voce põe um phaser na guitarra (que é proposital) de quando acontece um cancelamento na microfonação (que é por acidente). o cancelamento de fase muda o timbre do som.
    pra conseguir usar esse cancelamento do modo que voce quer é necessário muita experiencia...

    Bog
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    sarpa
    Lembrando que cancelamento de fase não é só um fenômeno prejudicial ao som.

    Onde eu trabalhava, desenvolveram um aparelho para ser usado em fábricas que se aproveitava do cancelamento de fase para reduzir consideravelmente o som de motores e coisas do tipo. Era muito doido!!! :)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Isso não acontece apenas em estúdio, ao vivo também rola.

    Já vi o som morrer, bem na minha frente :P

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    LeandroPanucci
    claro, é um fenomeno do som. pode acontecer tanto acusticamente como eletricamente.

    um jeito legal de testar é com aquele diapasão de garfinho. voce bate ele, põe do lado do ouvido e vai girando devagarzinho. como são duas barras, tem um angulo especifico em que o som some. e some mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    kiki

    Pode crer!!! Não pensei nisso, com o diapasão de metal, mas faz sentido.

    HAL9000
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Brunão Machado
    Olá, estou querendo gravar e vejo mta gente falando sobre cancelamento de fase no momento da microfonação. Gostaria de saber mais sobre isso.
    No momento de gravar a guita, ouvi dizer que posicionar um mic em frente à caixa (4x12) e outro atrás do falante deixaria o som mais pesado e encorpado. Caso eu leve essa idéia adiante, é possível rolar um cancelamento de fase entre os dois mics? Como fazer para resolver essa questão?
    Abraços!


    Basta vc inverter o cabo do microfone que pega o som da traseira da caixa pra anular o canselamento de fase.

    Marcelo França
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    O cancelamento de fase ocorre quando dois sons iguais, porém com uma defasagem de 180º entre eles, são reproduzidos simultaneamente. Isto significa que quando os dois sons são somados, eles se anularão.

    Na prática não ocorre a anulação do som e sim uma redução do seu volume.

    No Sonar 6, por exemplo, há uma opção para se inverter a fase de uma pista de audio gravada.

    Computer Music
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    É comum gravar amplificadores de guitarra utilizando 2 microfones em estúdios.
    A sugestão é utilizar dois microfones diferentes nesta captação, desta forma cada um vai pegar timbres e frequências diferentes evitando algum tipo de cancelamento, mas acho difícil acontecer esse tipo de coisa nesta situação.
    Pegue um mic que tenha um som mais grave e outro mais médio/agudo.
    abraços
    Rodrigo Fernandes
    www.nextaudio.com.br
    MSN: rodrigo_next@hotmail.com

    kiki
    Moderador
    # dez/07
    · votar


    Marcelo França
    Na prática não ocorre a anulação do som e sim uma redução do seu volume.
    o problema principal do cancelamento de fase não é perda de volume, é a alteração no timbre. ocorre um fenomeno chamado "comb filter", que filtra algumas faixas de frequencia, o que altera totalmente o timbre.
    é o que deu origem aos efeitos phaser, flange chorus, etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cancelamento de fase, o que é?