Kit Basico para gravação

    Autor Mensagem
    vinyguitar
    Veterano
    # ago/07


    E ae galera!! Estou querendo me aventurar nessa parte de home studio!
    Tentei usar o busca pra encontrar o q eu quero, mas fiquei meio confuso...
    Espero nesse post entender melhor e de maneira organizada.
    O q eu queria saber é o seguinte, quais sãos as ferramentas basicas q tenho q ter no meu pc para gravar meu som e fazer backtrackings. Por exemplo, qual placa de som utilizar, qual mesa de som devo comprar, qual programa pra gravar, qual programa pra montar bateria, qual programa pra montar as bases e etc...

    Bem desculpe se estou repetindo uma duvida q ja foi respondida, mas é q pela busca fiquei meio perdido. Obrigado a todos!

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bicho, fica difícil responder certo sem saber mt bem o q vc quer fazer no estúdio, mas o básico é o seguinte:

    1) Um computador legal. Não precisa ser o top de linha. O meu tem uns dois anos e leva numa boa - athlon 1.3Ghz, 512Mb ram, hd 80Gb. To pensando em trocar, mas não sei se to precisando trocar.

    2) Uma placa de som offboard. As onboard não costumam prestar pra gravar porq têm mt chiado. Pode ser uma boa soundblaster, mas o recomendado é uma placa para estúdio mesmo, com maior taxa de amostragem (24bits) e melhores conversores digital-analógico, como as da Maudio. Eu tenho uma 2496 (custa umas 400 pratas), q tem 2 entradas (estéreo), 2 saídas e controle midi. Pra mim tá mt bom, já q não preciso gravar mais do q 2 canais de cada vez, em cada trilha. Se for gravar banda ao vivo ou bateria, vai precisar de uma placa com mais canais. Pra começar, uma placa de som pci de 40 pratas já resolve. Mas nada mt profissional.

    3) Uma mesinha (se a placa for 2 canais) ou uma mesa com mais canais e saídas independentes para ligar nas várias entradas da placa, se for o caso de uma placa maior. Se for uma placa de 2 canais mesmo, não precisa nem mesa. Tem gente q usa preamp e até directbox. Eu prefiro uma mesinha com entrada xlr, phantom power, saída aux e preamp embutidos. Tenho a antiga mx602a, hoje xenyx802 ou coisa assim. Os equipamentos da behringer costumam ter boa relação custoxbenefício.

    Há também os sistemas de gravação usb, q unem as funções da placa e da mesa ou preamp num só aparelho ligado ao computador via usb. Acho q se chamam firewire. Não conheço mt, mas parecem o bicho!

    4) Um sistema de som. Pode ser até o som da sala, desde q tenha entrada auxiliar pra ligar na saída da mesa ou da placa de som. O ideal é um par de monitores (têm uns q já são ativos e dispensam o power) o mais neutro possível pra não t enganar durante a gravação com uma equalização fixa no final do som. O lance nem é tanto potência, mas fidelidade, percebe?

    5) Uma sala pra gravar. Lógico q não to falando q vc precisa mudar todo o quarto, mas evite gravar em ambientes barulhentos e em salas mt vivas (com mt reverberação). Claro q to falando isso pro caso de um mic dinâmico, tipo o shure sm58. Se for usar um mic a condensador, aí o lance tem q ser mais profissa, com sala mais tratada, coisa e tal. Pega um sm58 q vc vai ficar satisfeito e aponte-o sempre pra parte mais quieta do quarto e de costas para o computador e seus coolers cantores.

    No mais é cabo, microfone, pedestal, fone de ouvido, teclado ou controlador midi se quiser... vai depender do q vc quer fazer.

    Quanto aos programas, uso o seguinte:

    - Sonar 6 pra gravar os canais em separado e mixar. É o sequenciador multipista.
    - Soundforge e Wavelab pra editar waves estéreo e masterização.
    - Jammer, Band in a Box e outros arranjadores safados pra salvar umas bases ou harmonias falcatruas. Às vezes salva.)
    - De plugins de efeitos (lembra dos pedais, equalizadores, compressores, reverbs? Então, esquece) eu uso os da waves, da antares, da voxengo e alguns outros mil. Isso é mt pessoal.
    - De instrumentos virtuais (samples de áudio reais, controlados via midi, tipo teclado ou escrita direta no programa multipista) uso o ezdrummer pra bateria e o broomstick pro baixo. São uma mão na roda mas pedem um pouco mais de máquina.

    Acho q falei muito. Isso td q eu disse pode ser questionado por qq outro q grave num estúdio do mesmo porte q o meu, porq isso é mt pessoal. Cada um arranja sua solução. Vai em frente e mete a cara aí. Vai aos poucos e improvisa se a grana estiver curta.

    Abraço.

    wernegher
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    vinyguitar

    Apenas complementando o que o nosso amigo disse, tudo vai depender de quanto ($) vc estaria disposto a investir e como ele mesmo disse, do que exatamente vc estaria a fim de gravar no seu home.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Kit Basico para gravação