Faça Você Mesmo! O Tópico.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07


    CABO BALANCEADO PARA MICROFONE.
    Cabos prontos para microfone são caros, e por falta de $$$ eu mesmo fiz um cabo balanceado para o meu microfone, e ficou perfeito.
    Acho que eu gastei uns míseros R$ 5,00.
    Aí vai a dica para quem é leigo, mas também não quer gastar muita grana para ter um excelente cabo balanceado (ligação simétrica).
    Compre numa casa de componentes eletrônicos:
    - 5 metros de cabo stereo blindado emborrachado para microfone;
    - 1 conector XLR fêmea com corpo metálico para encaixar embaixo do mic;
    - 1 um conector XLR macho com corpo metálico para encaixar na entrada da mesa de som;
    - alguns gramas de solda para componentes eletrônicos.
    Desencapar a malha, e os dois fios internos nas duas pontas do cabo (desencapar em torno de 1cm).
    Soldar os conectores XLRs, um em cada ponta do cabo da seguinte maneira.
    Em cada conector XLR tem três terminais denominados 1, 2 e 3.
    Nos terminais nº 1 dos XLRs, vai soldada a malha (fios finos dentro da 1º capa do cabo que envolvem os outros dois),
    Nos terminais nºs 2 e 3 vão soldados os outros dois fios que no cabo estão envolvidos pela malha.
    Nos terminais 2, soldar as pontas de um determinado fio. Nos terminais 3, as pontas do outro fio.
    * Estes dois fios são coloridos para facilitar.
    ** Cuidado para não inverter a ordem dos fios soldados nos terminais de um conector, em relação ao outro.
    *** As soldas devem ser impecáveis.

    Se alguém quiser colocar aqui outras dicas de eletrônica, por exemplo, cabos Midi, cabos de vídeo, etc., serão bem vindas.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Contribuindo com o topico... http://www.music-center.com.br/cables.htm e aqui um link do cabo MIDI
    http://margo.student.utwente.nl/stefan/hwb/ca_Midi.html

    tiagopadua
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aproveitando o tópico, aí vai minha dúvida:
    - O que é um cabo "BALANCEADO" ?

    Nunca entendi a diferença de um cabo Balanceado para um cabo normal...

    Sempre li em varios lugares que "tal equipamento tem entradas balanceadas", ou "usar cabos balanceados para tal coisa é melhor".

    O que seria isso? o.O

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Tem como fazer cabos P10?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    tiagopadua

    Veja aqui se resolve suas duvidas... http://www.music-center.com.br/balanceado.htm

    Gabriel Cervi
    Com certeza, em se tratando de cabos não há nada muito dificil, apenas saber as conexões e saber soldar direitinho, da uma olhada nos links e tenta ai...

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    I.Nosferatu
    http://www.music-center.com.br/balanceado.htm

    Na página tem uma boa explicação.

    Gabriel Cervi
    Nesta página tem os esquemas para ligação do conector XLR numa ponta para o P10 na outra.
    O P10 pode ser balanceado também, desde que ele seja stereo e algumas mesas de som aceitam o plug P10 balanceado.
    Se a mesa só aceitar ligação normal, o P10 deverá ser mono, e na página tem também o esquema de ligação deste tipo.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    CABO NÃO BALANCEADO PARA MICROFONE.
    Se a mesa só aceitar ligação normal (não balanceada)
    Compre numa casa de componentes eletrônicos:
    - 5 metros de cabo mono blindado emborrachado para microfone;
    - 1 conector XLR fêmea com corpo metálico para encaixar embaixo do mic;
    - 1 um plug P10 mono com corpo metálico para encaixar na entrada da mesa de som;
    - alguns gramas de solda para componentes eletrônicos.
    Desencapar a malha, e o fio interno nas duas pontas do cabo (desencapar em torno de 1cm).
    Soldar no XLR a malha do cabo em ponte nos terminais nºs 1 e 3.
    Soldar o fio interno no XLR, terminal nº 2.
    No plug P10 mono, soldar a malha no pino que tem a abraçadeira, e o fio interno no pino menor.

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alguém sabe como fazer um cabo que converta vídeo "S-vídeo" em "vídeo componente" ?

    Eu pretendo comprar um notebook com saída "S-vídeo", mas minha TV só tem entrada "vídeo componente" (aquela com 3 plugs RCA coloridos Y, Pb, Pr).

    Na saída "S-vídeo" tem pinos correspondentes aos Y, Pb, Pr ?
    * Porque se tiver, aí fica fácil. É só uma questão de adaptação no plug.

    ogaitnas
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    de svideo p/ video componente eu acho que não tem adaptador...
    de svideo p/ rca.. até pq é um adaptador bem simples...
    aliás.. difícil sua tv não ter um rca se tem até video componente..

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Aleciano Fuckin Roses
    · votar


    Galera estou querendo montar o seguinte cabo:
    Uma ponta P10 mono e na outra plug Canon, pra usar em casos onde as entradas não são P10(na minha escola o sistema é asssim)..
    Aí pelo o q eu li, o Canon funciona com 3 cabos onde um é a malha e os outros dois são os sinais enviados invertidos um em relação ao outro, aí, usando só dois fios, um fica pra malha e o outro fica com o sinal, que da saída do meu teclado é mandado normalmente. Aì queria saber como fica essa conexão no meu caso, com o plug Canon: eu devo fazer um jump do sinal enviado do teclado nos conectores 2 e 3 (hot e cold) ou devo só por no hot(sinal que não inverte) ou em qualquer um deles???

    Agradeço a quem me ajudar ;)

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O sinal do P10 vai no 2 do canon. 1 e o 3 você junta pra desbalancear. Poce juntar no P10 e soldar normalmente no canon, pois é mais fácil. Se você pretende usar pra ligar o teclado à mesas que tem entrada XLR (canon), NÃO ACHO ACONSELHÁVEL! Existe um negócio chamado phantom power que pode sdestruir a saída do seu teclado se vc usar uma conexão como a que vc quer fazer. é melhor ligar em linha mesmo.

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    de svideo p/ video componente eu acho que não tem adaptador...
    de svideo p/ rca.. até pq é um adaptador bem simples...
    aliás.. difícil sua tv não ter um rca se tem até video componente..


    Ressuscitando: talvez se vc juntar os cabos Pb e Pr e soldar no C do S-Vídeo e o Y no Y do S-Video dê certo.

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Poce juntar no P10 e soldar normalmente no canon

    Isso se seu cabo for de três vias. Se for de dois, vai ter qu juntar o 1 e o 3 no canon mesmo

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Então, o cabo é mono, com 2 vias... aí eu posso mesmo juntar então o 1 e o 3??? Mas o 1 num é o NEUTRO e o 3 o COLD?

    O phantom power gera algum sinal q pode prejudicar a saida do meu teclado??

    Música de Preto
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Se vc acha que 48V DC - ou até 54V - não prejudicariam a saída do seu teclado, não tem nada não...

    eu não arrisacaria...

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Se vc acha que 48V DC - ou até 54V - não prejudicariam a saída do seu teclado, não tem nada não...

    eu não arrisacaria...


    Ehheehehhehhhe
    Vlw mesmo cara pelas infos ae!!! Eu não vou mesmo fazer o tal cabo.

    Koisa
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ajudem aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/201138/

    Maestro_Formaio
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    olha cara só se usa o phanton com cabos balanceados senão pode causar ruidos e interferencias e até mesmo queimar a saida do seu teclado

    Joaomadeira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Quer dizer então que todos esses cabos de microfone XLR-P10 vendidos por aí, 99% com conector mono, poderiam ser todos balanceados (diminuindo o ruído), e não são por causa do conector!?!!?!?!??!

    Alguém saberia como tranformar a ponta p10 desbalanceada de uma cabo XLR-P10 para P10 balanceada?

    Joaomadeira
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acabei de ver em outro tópico que o próprio El_Cabong (criador deste tópico) já fez isso... e ficou bom! Mas ele não explicou exatamente como faz, ou se dá pra salvar um cabo XLR-P10 com conector P10 mono e tranformá-lo em P10 estéreo balanceado....

    Se mais alguém souber fazer, ajude-me... el_cabong, você não quer fazer uns pra mim, não? Gratifica-se bem!

    muller20
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ow galera é facil, existem cabos P10 balanceados tbm, no youtube tem varios tutoriais de como solda-los, uma grande facilidade e melhora na qualidade de som, dependendo da mesa é claro, até para instrumentos da-se pra usar plug XLR / P10 - balenceados...

    Quanto ao Phanton Power, ele só é utilizavel para aparelhos que necesitam de energia auxiliar, como microfones de gravação profissional por exemplo, caso nao va utilizar nenhum aparelho com essa precisão, acredito que a mesa tenha a opção de desativar o Phanton Power, as mesas Behringer mais atuais têm essa opção....

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Para transformar um cabo XLR - P10 não balanceado, num XLR - P10 Balanceado, é necessário trocar o plugue P10 mono para um plugue P10 stereo, e também o cabo blindado deve ser com uma malha e dois fios.
    Geralmente não vale a pena destruir um cabo XLR - P10 não balanceado para isto, pois por economia estes são feitos com cabo blindado mono.
    Assim teria que trocar o Plugue P10 mono por um P10 stereo, e o cabo com 1 malha e 1 fio por um com 1 malha e 2 fios, em resumo, só se aproveita o plugue XLR.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    muller20
    dependendo da mesa é claro, até para instrumentos da-se pra usar plug XLR / P10 - balenceados...

    Cara!! Isto é realmente verdade ??

    Pois para fazer uma ligação balanceada num instrumento, ele tem que ter: ou uma bobina dupla simétrica no captador, ou algum circuito eletrônico que inverta o sinal, para o mesmo poder enviar o sinal positivo num fio, e o sinal negativo no outro fio (invertido em relação a malha, que é a terceira conexão).

    Rafael_Almeida
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Para ser profissional, usem somente cabos de boa qualidade são os AWG 22, sempre estereo ou seja, malha+positivo+negativo, e que o malha tenha um isolamento dos demais. O fio malha também deve ser soldado em um quarto ponto que tem nos plugs Xlr que não tem nenhum numero,fica na parte arredondada ligando este a carcaça da mesa de som ou outro equipamento, fazendo isto vc evita de tomar pequenos e incomodos choques nos lábios, N maioria das vezes as cores são vermelha e branca, use sempre o vermelho para soldar no pino 2, o branco no pino 3 e o malha no pino 1 jampeado com este quarto ponto que relatei acima......Pronto este é o esquema para um cabo balanceado........PS..a solda deve ser feita rapidamente, não deixe aquecer demais os pinos pois o calor faz com que os mesmos se soltem e seu trabalho já era.....Boa sorte!!!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Faça Você Mesmo! O Tópico.