Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Mixagem e Masterização

      Autor Mensagem
      Calime
      Veterano
      # out/15
      · votar


      Casper

      Pow man, vc tem esse material ainda? Teria como mandar para : jimmyebay@pop.com.br ?

      Wade
      Membro Novato
      # out/15
      · votar


      Gostaria também.

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 17/nov/17 16:13
      · votar


      Tarde povo.

      Na ultima track que gravei e mixei (agora já em novo ambiente: Ardour, Linux) aconteceu algo que, apesar de não ser tão inusitado assim, ainda não havia experimentado: baixo e guitarra tocando notas diferentes. Sim, estou começando agora. Tudo que eu gravei até agora o baixo ficava só na fundamental/tônica, seja acompanhando o bumbo ou não. Observei algumas coisas neste caso de baixo em nota diferente e gostaria que vcs dessem algum pitaco, se for pertinente.

      - Todas as outras vezes eu tinha ligado o baixo em linha e simulado um amp, seja no GR que eu não uso mais pq era pirata e eu to deixando de usar coisas piratas, ou um outro simulador free que eu tinha lá. Dessa vez eu não usei amp nenhum, foi só o baixo em linha, separação de bandas, EQ e compressor (de leve) diferentes pra cada banda, e depois EQ e compressor na track somada deles bem de leve também. Achei que ficou infinitamente melhor. Se abranger pouco no espectro, ligando um exciter ficou bom, mas liguei só pra testar e achei que nesse caso ficou melhor sem.

      - Se tratando de EQ, a guitarra pode ter mais graves que não vai brigar com o baixo, vc ainda sente o baixo bem presente mesmo com bastante graves na guita. Deixei o baixo sem distorção nenhuma, nos casos anteriores eu colocava as vezes uma distorção no baixo somente na região dos médios do baixo. Isto é, separa o baixo em duas tracks, uma pro baixo e agudo e outra pro médio, e distorce somente a do médio. Fazendo a experiência de mandar o sinal todo do baixo pro simulador de amp e distorcer tudo não ficou bom em nenhuma vez que tentei.

      - Se tratando de volume e compressão... antes eu deixava o baixo comprimidaaaço, variando só um pouquinho no VU, e o kick subia um pouco mais alto que o baixo. Agora deu pra deixar o baixo bem mais soltinho pq ele competia menos com os outros instrumentos, mesmo abrangendo mais frequências. Bacana. O kick também ficou menos forçado, e tudo menos comprimido. Inclusive, mal usei compressor na guitarra, só fiz o lo cut (24db p 8a) e já era.

      Enfim, acho que só de usar plugins diferentes e deixando de usar o simulador de amp de baixo já ficou bem mais daora o som. No final das contas, parece que o que tava cagando no som do meu baixo era o VST boqueta, e por causa dele tava cagando o resto da mix.

      Ismah
      Veterano
      # 17/nov/17 18:17
      · votar


      Tu realmente precisa de um HPF 24 dB?
      Caraca, isso é um butterworth usado em PA para separar as vias... Na melhor das hipóteses eu uso um 12dB/oct e geralmente é porque a captação é cagada... Precisa mesmo de tanta coisa assim? Se sim, não dá para se resolver com um shelv que bagunça menos a fase?

      https://www.dicasdobarba.com/single-post/2013/12/31/HPF-x-SHELVING

      acabaramosnicks
      Membro Novato
      # 17/nov/17 22:13
      · votar


      Acho que não precisa de 24db não. Muito valiosa esse dado aí que vc passou, não sabia que havia tanta alteração assim na fase! Acho que por se tratar somente do kick acaba não trazendo grandes problemas, mas ainda assim vou testar pra ver o que fica melhor na prática.

      Ismah
      Veterano
      # 17/nov/17 22:43
      · votar


      Talvez por isso que tu cortou "alto" e tão forte, mas não sentiu falta de peso (efeito Haas).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem e Masterização

      303.874 tópicos 7.863.171 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital