Mixagem e Masterização

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# out/15
· votar


Casper

Pow man, vc tem esse material ainda? Teria como mandar para : jimmyebay@pop.com.br ?

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Gostaria também.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Tarde povo.

Na ultima track que gravei e mixei (agora já em novo ambiente: Ardour, Linux) aconteceu algo que, apesar de não ser tão inusitado assim, ainda não havia experimentado: baixo e guitarra tocando notas diferentes. Sim, estou começando agora. Tudo que eu gravei até agora o baixo ficava só na fundamental/tônica, seja acompanhando o bumbo ou não. Observei algumas coisas neste caso de baixo em nota diferente e gostaria que vcs dessem algum pitaco, se for pertinente.

- Todas as outras vezes eu tinha ligado o baixo em linha e simulado um amp, seja no GR que eu não uso mais pq era pirata e eu to deixando de usar coisas piratas, ou um outro simulador free que eu tinha lá. Dessa vez eu não usei amp nenhum, foi só o baixo em linha, separação de bandas, EQ e compressor (de leve) diferentes pra cada banda, e depois EQ e compressor na track somada deles bem de leve também. Achei que ficou infinitamente melhor. Se abranger pouco no espectro, ligando um exciter ficou bom, mas liguei só pra testar e achei que nesse caso ficou melhor sem.

- Se tratando de EQ, a guitarra pode ter mais graves que não vai brigar com o baixo, vc ainda sente o baixo bem presente mesmo com bastante graves na guita. Deixei o baixo sem distorção nenhuma, nos casos anteriores eu colocava as vezes uma distorção no baixo somente na região dos médios do baixo. Isto é, separa o baixo em duas tracks, uma pro baixo e agudo e outra pro médio, e distorce somente a do médio. Fazendo a experiência de mandar o sinal todo do baixo pro simulador de amp e distorcer tudo não ficou bom em nenhuma vez que tentei.

- Se tratando de volume e compressão... antes eu deixava o baixo comprimidaaaço, variando só um pouquinho no VU, e o kick subia um pouco mais alto que o baixo. Agora deu pra deixar o baixo bem mais soltinho pq ele competia menos com os outros instrumentos, mesmo abrangendo mais frequências. Bacana. O kick também ficou menos forçado, e tudo menos comprimido. Inclusive, mal usei compressor na guitarra, só fiz o lo cut (24db p 8a) e já era.

Enfim, acho que só de usar plugins diferentes e deixando de usar o simulador de amp de baixo já ficou bem mais daora o som. No final das contas, parece que o que tava cagando no som do meu baixo era o VST boqueta, e por causa dele tava cagando o resto da mix.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Tu realmente precisa de um HPF 24 dB?
Caraca, isso é um butterworth usado em PA para separar as vias... Na melhor das hipóteses eu uso um 12dB/oct e geralmente é porque a captação é cagada... Precisa mesmo de tanta coisa assim? Se sim, não dá para se resolver com um shelv que bagunça menos a fase?

https://www.dicasdobarba.com/single-post/2013/12/31/HPF-x-SHELVING

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Acho que não precisa de 24db não. Muito valiosa esse dado aí que vc passou, não sabia que havia tanta alteração assim na fase! Acho que por se tratar somente do kick acaba não trazendo grandes problemas, mas ainda assim vou testar pra ver o que fica melhor na prática.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Talvez por isso que tu cortou "alto" e tão forte, mas não sentiu falta de peso (efeito Haas).

Beto Guitar Player
Veterano
# jun/19
· votar


Sei que esse tópico é antigo, mas existem certos materiais que são atemporais, portanto o Casper ou outra pessoa ainda tem esses tutoriais em algum lugar?

Agradecido.

Casper
Veterano
# jun/19
· votar


Caro Beto Guitar Player:

Procurei mas não achei.
Mas tenho material relacionado, se quiser eu mando.

Medonho Man
Veterano
# ago/19
· votar


Casper

Tem o material em PDF lá ainda amigo??
Se tiver e puder, manda no marini_marcelo@yahoo.com.br
Obrigado desde já!

rolfis
Membro Novato
# 05/dez/22 15:27
· votar


Boa tarde pessoal, estou com um problema nos meus softwares de mixagem, não consigo mixar o vocal, porque o áudio do vocal fica picotando, já mudei a minha DAW, já gravei tudo de novo e ainda continuo com esse problema, e quando renderizo continua com o mesmo problema, alguém pode me ajudar??

makumbator
Moderador
# 05/dez/22 16:12 · Editado por: makumbator
· votar


rolfis

Isso é o computador não aguentando processar. O gargalo pode ser processador, HD mecânico, pouca Ram, configurações inadequadas no driver, entre outras coisas

Primeira coisa seria rodar o latencymon (grátis) para ver o que aparece

https://resplendence.com/latencymon_using

rolfis
Membro Novato
# 07/dez/22 14:28
· votar


me cadastrei, tenho que esperar a confirmação, mas agora eu percebi que quando coloco muito plugin em uma track, ela começa a pesar, formatei meu computador algumas semanas atrás, antes da formatação isso não acontecia.

makumbator
Moderador
# 07/dez/22 14:37
· votar


rolfis

Não precisa cadastrar. Faça o download do latencymon aqui:

https://resplendence.com/download/LatencyMon.exe

Capoeira
Veterano
# 14/jan/23 07:29
· votar


tem q aumentar o buffer (latência)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mixagem e Masterização