Mixagem e Masterização

Autor Mensagem
Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
Eu sei por isso não será eu que fará e sim um profi...

Não sei o nivel dele profi.. era isso que queria saber..

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


=]

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Ué, a gente não pode adivinhar! Veja as coisas que o cara costuma fazer e se você gosta.
Os equipamentos do estúdio são razoáveis. Algumas coisas boas, outras mais ou menos.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


.omni

Eu achei legal as coisas que foram grava lá.. mas não sei a influência e onde foi mix/master das musicas..

Musica que foram ´gravadas lá:
http://br.myspace.com/navarrostudio

o que diz?

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Tou no celular, quando eu chegar em casa eu escuto! :)

MMI
Veterano
# nov/12 · Editado por: MMI
· votar


Jeff.gomes

Vou dar um palpite arriscado...

Como o .omni disse, o estúdio não é nada fenomenal. O que EU presto atenção num estúdio?

- Acústica. Claro que é mais fácil para um estúdio descrever que tem Neumann, Neve, UA e o escambau, mas isso é "arroz de festa", sempre tem um ou outro, na acústica é mais difícil falar que "tem acústica". Mas se você conversar com um pessoal que vive dentro de estúdios, técnicos e produtores você vai notar bem. Pergunte para o cara pensar no melhor estúdio que conhece e escolher a melhor característica dele que o sujeito levaria para casa para trabalhar sempre com isso. Provavelmente a resposta vai ser a sala do estúdio "x", onde o cara confia no que ouve, sabe como a sala responde e como grava, não o pré, a mesa, o compressor, o gravador de rolo ou o microfone. preste atenção.

- Veja bem o cara que vai gravar e mixar. Não é tão simples assim. Se você colocar um mané no Midas que você citou, ou no Mosh, para falar em grandes estúdios daqui de Sampa, garanto que vai ficar pior que um grande cara gravando nesse estúdio que você está pensando perto de você. O problema é reconhecer o mané e o ás, não é tão simples. Depende bastante do estilo do cara também. Me botaram num estúdio (até que era bom) aqui para ajudar numa gravação, dizendo que o cara era sensacional, um mágico. O sujeito era um metaleiro e que até vou reconhecer que sabia gravar uma guitarra distorcida e um som nessa praia. Só que o projeto era acústico... Conclusão? Fod*u. Outra coisa... Esses 2 estúdios que citei são bem equipados, mas se chegar lá para gravar jazz ele se enrolam. Nesse estilo, o estúdio Na Cena daqui de SP acerta muito mais, faz melhor com menos equipamento mas excelente acústica. Então veja o seu estilo e os instrumentos que você vai gravar, veja o que o sujeito faz na sua praia. Pior que os caras tendem a dizer que sabem todos os estilos e todos os instrumentos, principalmente os manés...

Em resumo, preste atenção antes para não ter surpresas.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Valeu mano..
Vou dar uma pesquisada melhor, vem quem gravou lá, como ficaram o trabalho...
Tinha até pensado em fazer a gravação normal lá, e mix analogica, e quando for mixar no computador e masterizar, pagar um cara com nome, e que tenha trabalho com bandas de um estilo simular ao nosso..

é nossa primeira gravação de verdade assim, gravamos em casa, estudio simples fazendo a pré-produção que ainda está em andamento... queremos pegar aqueles feriado do carnaval para fazer as gravações, espero que dê, tem 3 musicas e mais 1 em andamento...

O que acha da ideia de mandar para um cara de nome fazer a mix/master no pc? vale apena o dinheiro gasto extra? (eu sei que ele não vai salvar uma gravação mal feita).

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes

O que acha da ideia de mandar para um cara de nome fazer a mix/master no pc? vale apena o dinheiro gasto extra? (eu sei que ele não vai salvar uma gravação mal feita).

Depende muito... Depende do que vocês querem dessa gravação, se é divulgação apenas, se é para gravadora etc. E depende muito do cara que você se refere, do preço dele, do que ele se dispuser a fazer. São questões difíceis.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


MMI
Estamos vendo os gastos, para ver se podemos fazer uma gravação para virar um EP, e depois apenas gravar as outras musicas e incluir esta num disto, ou apenas fazer para divulgação, no youtube e myspace etc.

Acredito que a melhor opição hoje, seria fazer o melhor que conseguir nestes estudio, e procurar um cara aqui da volta bom, para acompanhar a gravaçao e fazer a mix/master e usar apenas para divulgação e fazer um Cd/demo para mostrar o trabalho e mais tarde com a banda com mais experiencia refazer as gravações para ir para um CD.

É complicado começar, é uma grana legal ai.. rsrs

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Olha, cara.
Eu dei uma escutada aqui e nem achei um puta som.
Esse naipe de metais fake aí da primeira música nem me convenceu.
O piano da segunda tem som de teclado e a voz nem veio.

Não curti... eu ouvi nesse player extremamente duvidoso do MySpace, mas ainda assim, não chegou o som.
Minha opinião...

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes

Então é um projeto bem inicial da sua banda... Minha opinião é que você não precisa obrigatoriamente começar por cima, pegando um fodão do ramo. Não sei seu caso em particular, mas o que vou dizer é o que vejo com muita frequencia.

Sugiro procurar um cara com experiência, que saiba o que está falando e que esteja disposto a falar e ensinar vocês. Se a banda tiver humildade para ouvir e aprender e disposta a ouvir um "está uma merd@", eventualmente com essas palavras, mas normalmente com palavras como as acima do omni mais brandas (rs), vocês tem muito a evoluir, crescer e se desenvolver. Digo porque vejo que uma banda nesse estágio geralmente tem muito o que aprender em prática de banda, composição, arranjo, timbre e gravação em geral. Se vocês acharem um cara certo, mas que não seja um astro do ramo, seria ótimo já, um mais em conta e de acordo com a realidade atual da banda.

Obs.: nem ouvi o trabalho do estúdio, já que o omni se encarregou de fazer.

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


MMI e .omni
Valeu galera...
Vamos começar a ler mais sobre produção, pesquisar e começar a analisar o que temos na volta aqui, até porque acho bom ir com calma. E ir gravando e fazendo uns testes e quando tiver uma certa segurança.. fazer um EP..

E quando for realmente gravar o Cd se isso acontencer rsrsrs... fazer com o que tem de melhor (que o dinheiro nosso possa pagar kk').


abç

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
É, eu sou meio chatinho, dei uma opinião sem considerar também o que seria melhor pra vocês. Pode ser que vocês se dêem bem lá, como é a primeira experiência com estúdio pode ser legal!

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


.omni
Para mim você tinha dado uma opinião mais geral assim...
Mas é complicado Mix e master mesmo. =/

PguitarMaxx
Veterano
# jan/14
· votar


Peço desculpas por reviver o tópico, mas me interessei pelos arquivos que o Casper citou, os arquivos foram removidos, será que alguém (ainda) outro link?

Casper
Veterano
# fev/14
· votar


Caro PguitarMaxx:

Eu ainda tenho os arquivos(achei hoje). Se quiser, mando por e-mail.
Se alguém mais estiver interessado, é só pedir que eu envio.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# fev/14 · Editado por: NINO_D.BOB
· votar



Eu ainda tenho os arquivos(achei hoje). Se quiser, mando por e-mail.
Se alguém mais estiver interessado, é só pedir que eu envio.

Casper
Eu quero... E muito.

nino_d.bob@hotmail.com

Casper
Veterano
# fev/14
· votar


Caro NINO_D.BOB:

Enviado.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# fev/14
· votar


Casper Valeu cara, ja recebi aqui...

Pé de chinelo
Veterano
# fev/14
· votar


Casper
Tem como mandar pra mim ai tb cara? Se puder agradeco, te mando uma msg inbox agora com meu email ok

Casper
Veterano
# fev/14
· votar


Caro Pé de chinelo:

É só dizer para onde que eu mando.

Casper
Veterano
# fev/14
· votar


Caro Pé de chinelo:

Mandei.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/14
· votar


Casper

Obrigado!

Jeff.guitar
Membro Novato
# mar/14
· votar


Pegando o embalo...

O pessoal poderia indicar alguns plugin's para mix e master?
Tipo tal compressor free é bom, mas tal pago é ótimo e tal.
Acho muito trabalho sair baixando e testando, e sem falar que o medo de comprar um plugin's que não me ajude, dói...
Estou começando ^^

Eu ainda uso windows, mas quero migrar para mac, mas não sei quando... =]

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro Jeff.guitar:

Dos "de grátis" eu recomendo os da VARIETY OF SOUND

http://varietyofsound.wordpress.com/

especialmente:

‘BootEQ mkII’

FerricTDS

e

ThrillseekerLA

makumbator
Moderador
# mar/14 · Editado por: makumbator
· votar


Aqui um compressor (que também pode atuar como limiter) grátis e muito bom. Bem transparente (não tenta emular nenhum hardware, dar "calor" ao som nem nada parecido, apenas tenta fazer o trabalho da maneira mais limpa possível):

http://www.tokyodawn.net/tdr-feedback-compressor-2/

Tem versão mono e estéreo. Versão nativa em 64 bits ou 32 bits

rafatarta
Membro Novato
# mar/14
· votar


Eu ainda tenho os arquivos(achei hoje). Se quiser, mando por e-mail.
Se alguém mais estiver interessado, é só pedir que eu envio.


fala Casper tem como mandar pra mim estes arquivos tambem se tiver ainda e logico ..manda no meu email .... rafaelc.varela@hotmail.com
agrradecido tte mais

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro rafatarta:

Mandei. Se não chegou, me avise.

Willehow
Veterano
# mar/14
· votar


Casper

Opa, poderia me enviar tb?

willehow@gmail.com

Obrigado

Casper
Veterano
# mar/14
· votar


Caro Willehow:

Enviado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mixagem e Masterização