Mixagem e Masterização

Autor Mensagem
yan_costa
Veterano
# jul/07


Aew Galera eu to penando pra descobrir uns macetes na mixagem e masterização. Antes de tudo queria deixar claro que gostaria de aprender só por diversão eu tenho várias músicas próprias e gostaria de gravar numa boa qualidade só pra mostrar pra galera, então por favor me dêem umas dicas legais com certeza eu não serei seu concorrente no mercado! =) É o seguinte: eu consigo gravar todos os instrumentos, consigo distribuir legal os volumes, e aí vem a primeira dúvida: Se a banda é composta de bateria baixo e duas guitarras, é um rock mais puxado pra um pop punk (forfun, strike, dibob...) então não sei como distribuir o "pan" dos instrumentos, pq quando distribuo uma guitarra pra "L" e outra pra "R" fica um som meio vazio, mas se deixo todas centralizados fica um som mais completo, então lá vai a primeira pergunta, Qual é o mais correto a fazer em uma banda de rock desse estilo citado acima (pop punk) centralizar ou distribuir os instrumentos no "pan"? Se a resposta for distribuir então como faço pra deixar o som cheio?

Segunda questão q me surgiu, Eu costumo fazer gravações de umas músicas próprias e eu mesmo faço a mixagem dos instrumentos, então mostrei pra um cara já entendido do ramo e ele disse q a gravação tava num padrão legal mas q faltava a "ambiência" se não foi essa palavra então é bem parecida. já rodei a internet atrás disso e não encontrei, e ele quer cobrar 100 reais pra me ensinar, mas não vale a pena pagar 100 reais pro cara me ensinar um negócio que eu faço como hobbiee não com a intenção de lucrar. Então por favor se alguém tiver a boa vontade de me responder o que é ambiencia e como faço pra aplicá-la na gravação então ficaria muito grato!
Outra coisa se alguém souber algum site legal com dicas de mixagem e masterização ou onde possa baixar algumas vídeoaulas seria bem legal! tbm ficaria muito grato!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jul/07
· votar


yan_costa
De uma olhada na busca velho. Eu já achei muita coisa sobre esses assuntos que tu citou.

Abraços.

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Mixagem e masterização é um tópico muito complexo para se aprender em um forum, envolve muitos conceitos e técnicas. Mas vamos às suas dúvidas, no mix das duas guitarras você tem que que definir qual a guitarra principal (normalmente solo) e a secundária (ritmica). Deixe a solo no centro e ritmica dos lados, se variarem de função na música use o "pan automation" do seu DAW.
Se o cara vai te ensinar todas as técnicas de ambiência, os R$100 estão baratos, pois o negócio é complexo pacas, existem muitas técnicas e cada instrumento tem sua particularidade. Se quiser aprender sozinho vá brincando com reverb e delay nas suas tracks, a melhor dica neste assunto é que menos é mais. Você não vai adicionar efeitos perceptíveis, somente a ambiência, use seu ouvido. Você lê inglês bem?
Abraço,
Alex

yan_costa
Veterano
# jul/07
· votar


opa!! leio legal vc tem algum site legal?

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


Também quero dicas de leitura sobre mixagem/masterização...sendo em portugues, ingles, espanhol, italiano ehaueheau o que der tá bom

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Este aqui é bem legal:
http://www.tweakheadz.com/
Divirta-se
Abraço

Casper
Veterano
# jul/07
· votar


Sound Engineering Tutorials

- Advanced Compression 1&2
- Advanced Gating 1&2
- Advanced Reverb
- Alternative uses for Auto-tune
- Audio Cables and wiring
- Choosing a Recording Setup
- ProTools Explained 1-3
- Ear Training
- FAQ Metering
- FAQ Patchbays
- FAQ Reducing Noise
- FAQ Reverb
- FAQ Using Mics
- FAQ Voice Channels
- Getting A "Produced Sound"
- Getting more Bass in your Mix
- How and When to Use Mix Compression
- Improving your Stereo Mix
- Introduction to Mixer Automation 1&2
- Making the Most of Pc system resources
- Mastering on your Pc
- Matching the Phase of Mic and DIsignals
- Mixing Multitracked Drums
- Pc Hard Drive Audio Recording
- Pc Sound Cards
- Practical Mixing
- Recording Acoustic Guitar, Bass guitar, Brass and Reeds, In one room, Lead Vocals,
Real Drums, Real Pianos, Strings
- Reducing unwanted background noise in the studio
- Secrets of warmth and air
- Stereo Editing 1-3
- Surround Sound Explain Part1-3
- Understanding and using Directional Mics
- Understanding Monitors Part1&2
- Using EQ & Microphones
- Virtual Mixers


Kod:

http://rapidshare.com/files/27290886/Sound_Engineering_Tutorials.rar

Tem uns tutoriais bons, aqui vc acha as respostas que procura.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


Casper
Baixando...só pelo indice já parece bem legal hehe
obrigado por compartilhar

yan_costa
Veterano
# jul/07
· votar


vlw aew Casper! Acho q isso aew vai me ajudar muito!! Abraço!

JM studio
Veterano
# jul/08
· votar


amigos estou gravando , com um mesa xenix 2442 fx e placa delta 1010lt e as vezes percebo um chiado não constante mas, de vez em quando, e ele perturba não é os cabos, nem configuração, a não ser que seje o meu pc que não esta correspondendo com ela ( placa de audio) pois ele é velho 1Ghz e 348 de ram ah quando coloco pra funcionar 96Khz e 24bits ai é que o ruido aparece e muito auditivo.estou tendo que gravar em 48Khz e 16bits o que vocês suponhem?

Felipe Caineli
Veterano
# mar/09
· votar


Pessoal.

Esse tópico é um pouco antigo, mas muito bom.
O link postado pelo Casper (http://rapidshare.com/files/27290886/Sound_Engineering_Tutorials.rar) é um material muito bom.

Baixei hoje e ainda está ativo no rapidshare.

Desculpe se resgatei um post antigo, mas achei muito bom e acredito que pode ajudar muita gente aqui.

Abraço
Felipe Caineli

makumbator
Moderador
# mar/09
· votar


Felipe Caineli

essa ressuscitada valeu mesmo a pena! Também estou baixando!

Valeu mesmo!

Felipe Caineli
Veterano
# mar/09
· votar


Pô ... eu ainda não li tudo, mas tem um PDF chamado "Using EQ".

Muito bom ... tem até as frequências de cada instrumento para fazer a equalização.
O cara até cita as equalizações usadas por diversos artistas.

Chegando em casa vou tentar colocar isso em prática.

Abraço

Brucy Bertholi
Veterano
# mar/09
· votar


Aleluiaaaa \o/

Um up decente!

Realmente mto bom, ta ativo o link ainda, to baixando aqui pra dar mais umas estudadas.

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


Felipe Caineli

Disponibiliza pra gente esse Using EQ por favor.

Valeu!

Abraço.

Felipe Caineli
Veterano
# mar/09 · Editado por: Felipe Caineli
· votar


gwallner

Segue o link apenas do arquivo que você pediu (Using EQ.pdf):
http://rapidshare.com/files/204822444/Using_EQ.pdf.html

Mas o legal é ter todo esse material. Tem muita coisa boa.

Abraço
Felipe Caineli

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


Felipe Caineli

Valeu!!

PS: um erro no texto... os caras escreveram equalization com "s" e é com "z".... affff!!!

tec_ram
Veterano
# mar/09
· votar


Olá pessoal, sou novato no fórum e gostaria de saber se existe algum software exclusivo somente para masterizar gravação. se alguém puder me ajudar eu agradeço.

ophius
Veterano
# mar/09
· votar


Eu gravo minhas musicas assim, exatamente nessa ordem:

primeiro:

Gravo os instrumentos "um a um".
Posso tanto começar com um riff de guitarra ou baixo ou teclado, quanto com um loop de bateria ou uma introdução com um efeito e tals;


segundo:

Depois da musica registrada, gravada, eu vou "lapidando" as partes, brincando com efeitos em cima das trilhas(Por exemplo...testando varios tipos de Reverberes, Delays, Chorus, Flangers, Reverses Delays, etc em cima das trilhas).
Também nessa etapa do processo, vou vendo onde determinada trilha fica melhor, onde cada instrumento fica melhor posicionado na musica.
Já consegui resultados maravilhosos por exemplo... um riff de guitarra, "espalhado" entre os canais esquerdo e direito.


terceiro:

por ultimo, mas..naum menos importante, a VOZ.
Sempre procuro deixar a musica pronta pra deixar pra trabalhar nas vozes no final. Porque gosto de deixar a voz bem "Nítida" (mais do que todos os outros elementos).



Uma coisa bem bacana é sempre, ao gravar a musica, antes de masterizar, mixar...SALVAR o projeto original e 'brincar' apenas com uma cópia da original.
Isso evita vc perder uma idéia bacana pra uma música.


Cabe a cada um achar um estilo próprio de produzir seus sons.



Um abraço

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


tec_ram

Um dos mais utilizados no mundo "Sound Forge".

Abraço.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Gwallner, me dê uma força aí cara, quando tento masterizar no SF, usando uma série de plugins(EQ multiband, Compressor Multibanda, Compressor C1, Limiter L3 Multi L3 Ultra, X noise...) som fica meio distorcido (sujo), eu sei que masterizar é dar um ganho final, equalizando, comprimindo e fazendo os cortes, mas não estou conseguindo um resultado legal. O que devo fazer ? Mê dê um caminho aí gente boa !!!! "Fera dos home-estúdios"!!!!
Obrigado, um abraço, Zélo Cardoso.

tec_ram
Veterano
# mar/09
· votar


gwallner cara, eu instalei o sound forge 9 mas pede alguns dados, algo tipo ZIP/postal codel e city,é alguma coisa assim.Será que você não me ajeitava o meu lado amigo, argadeço desde já.
Abraços

Hard_Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Vou dar um upzinho nesse tópico porque baixei hoje o arquivo que o Casper indicou ali em cima, e tá me ajudando pra caramba!

Pra quem estiver com preguiça de procurar o post: É um arquivo compactado com diversos tutoriais relacionados à gravação e engenharia de áudio. (Em inglês)

Segue o link: http://rapidshare.com/files/27290886/Sound_Engineering_Tutorials.rar

Delvst
Veterano
# dez/09
· votar


Cara Muito bom mesmo!

Estava precisando disso.

Valew

ashley bruna
Veterano
# jan/10
· votar


GENTE,DA UMA OLHADA NAS MIXAGENS QUE FIZ,FICO MTO LEGAL MESMO:
http://www.megaupload.com/?f=X4DMLQ02

E EU FIZ NUM PROGRAMA CHAMADO EXPSTUDIO AUDIO EDITOR,MAS ELE REMIXA A MUSICA,DEIXA ELA "PIOR" E NAO MELHOR

VLW!

Paulo Roberto Moraes
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, em Belo Horizonte tem um cara chamado Sérgio Mendonça que sabe muito do assunto.
Eu mandei uma música para diversos masterizadores e a dele foi a melhor, som pesado, com brilho e sem saturação.
Nesse link aí ele fala de forma genérica sobre o que se faz na master
http://www.sheffieldstudio.com.br/sergio/masterizacao2.html

Vagabond
Veterano
# fev/11
· votar


Pessoal.

Esse tópico é um pouco antigo, mas muito bom.
O link postado pelo Casper (http://rapidshare.com/files/27290886/Sound_Engineering_Tutorials.rar) é um material muito bom.

Baixei hoje e ainda está ativo no rapidshare.

Desculpe se resgatei um post antigo, mas achei muito bom e acredito que pode ajudar muita gente aqui.

Abraço

Vagabond dessa vez, hehe. muito bom os pdfs, já vou melhorar meu inglês junto hehehe

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Ressuscitando e pegando o embalo para uma dúvida
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Fala galera do FCC, estou ainda em processo de composição, de trabalhar com membros da banda que ainda nem está bem definida em alguns pontos e etc.. mas enfim.. eu já comecei a pré-produção com alguns amigos e estou procurando um bom estúdio para fazer um EP (demo) para divulgar o trabalho, criar uma página no facebook, youtube da banda e etc.. se preparando para dar os primeiros passos com a banda.

Não vejo necessidade de gravar no MIDAS studio do Rick Bonadio para ter uma boa gravação, achei um Studio perto da minha casa (35km) que achei ótimo para meu propósito. Lá tem bons "equipamentos" mas não sei como é o cara da Mix/master deles. Então lá vai a pergunta:

Uma gravação feita num bom estúdio e bem gravada, com cuidado zelo e carinho, para ficar boa, precisa de uma Mix/Master fodona, ou um bom técnico com experiencia pode fazer um trabalho profissional suficiente para ficar eternizado?

Tinha pensado em gravar no Studio e mandar para outra pessoa masterizar e fazer a mix in box (mix no computador). E fazer somente a parte analógica no Studio... ou posso confiar o trabalho na mão do técnico?
É um studio que não costuma fazer Cds completos, pois isso a pergunta.

Site do Studio.
http://estudionavarro.com.br/

Sala que vamos utilizar:
http://estudionavarro.com.br/gold.html

Equipamentos disponiveis no Studio:
http://estudionavarro.com.br/equipamentos.html

Espero que possam ajudar.
abç

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


=]

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


Jeff.gomes
Única dica: mixar é muito mais difícil do que parece.

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mixagem e Masterização