Microfone para voz/violão

Autor Mensagem
lula_molusco
Veterano
# jul/07


Me indiquem por favor algum microfone que sirva tanto para gravar voz, quanto para gravar violão acustico.
Qual o tipo mais apropriado para isso? Condenser, dynamic, etc..qual deles?
Sem apelar muito nos preços, mas eu quero um negocio de qualidade.

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


Sem apelar muito nos preços, mas eu quero um negocio de qualidade.

Acho que seria o Microfone Behringer C1 (+/- R$250)

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


então...esses da behringer são dificeis de achar nos eua (pelo menos nas lojas online)...tem algum de marca mais comum como AKG, Shure, etc?
os SM57 são bons pra isso??

busterchair
Veterano
# jul/07
· votar


eu gravo voz com o SM57 aki em casa e acho muito bom. utilizo ele ligando numa mesinha de som behringer ub802
o ideal mesmo seriao um condenser mas ai seria legal ter um tratamento para gravação.
e o violão eu ligo em linha pq ele tem captação propria

abraços

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


então...o lugar não tem tratamento acustico...melhor um dynamic então?

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Exatamente, o microfone omnidirecional com captador de diafradma grande só serve para locais isolados acusticamente e com boa característica acústica. Além de captar os sons da voz/instrumento, ele capta as reverberações e o som ambiente dando uma característica mais natural. Se o local tiver acústica ruim ou ruido ambiente a gravação vai ficar pior. Com o microfone dinâmico o padrão de captação consegue evitar muitos ruidos ambientais e captar apenas o som puro do instrumento.
Eu acho que o melhor custo benefício para voz e violão vai ser um Shure SM57, resistente, bom som e pau para toda obra.
Abraço,
Alex

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


O problema de captar violão com microfone dinâmico, é que não existe nenhum (pelo menos eu não conheço nenhum) que capte frequências acima de 16000Hz e isso faz com que a microfonação de violão com eles fique terrível. Eu já testei com um excelente microfone dinâmico que alcançava até os 16000Hz e a gravação ficou um lixo.
Já os microfones a condensador vão além disso (O C1 por exemplo tem um comportamento "flat" em todo o espectro, e vai até os 20000Hz) com isso ele capta todas as harmônicas e tudo que o ouvido humano consegue ouvir, e para instrumentos acústicos isso é essencial, para voz nem tanto (um dinâmico para a voz já é o suficiente).
O problema é que esses microfones a condensador necessitam de um isolamento acústico na sala de gravação.

Na minha opinião, é pre-requisito para microfonar violão, um microfone a condensador e uma sala com isolamento acústico. Sem isso, o melhor é plugá-lo.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


Saquei...é que eu tô começando ainda com meu mini-home studio e por enquanto só quero gravar voz e violão...como nunca consegui bons resultados gravando em linha achei melhor microfonar...
Além do mic, queria sugestões de pré + placa de som pci, ou de mixer + interface usb, ou algo do tipo...

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Para gravar o violão plugado você deve ter um captador de violão muito bom, o que acontece só em violões muito muito caros, que vem com captadores de boa qualidade. Alguns captadores acústicos separados custam mais caros que muitos microfones, e em um home studio o microfone te dá maior flexibilidade.
Para ter um pequeno homestudio, tem duas opções que tenho achado bem simpáticas e que não são muito caras se você importar diretamente, mesmo com frete e os 60% de imposto sai mais barato que comprar em lojas no Brasil:
http://www.alesis.com/product.php?id=40
http://www.phonic.com/en/product/detail.php?group_name=&languageid=1&g roup=en&product_no=helixboard12firewiremkii

Alesis 8 firewire

Phoni Helix 12 firewire
Porque as firewires e não as usb?
Nas firewire você vai poder gravar varias trilhas ao mesmo tempo, enquanto nas USB apenas duas trilhas de cada vez. As firewires gravam em 24bits/48Khz ou 96Khz enquanto as USB apenas em 16bits/44.1khz
Se estiver montando um computador novo dê preferencia a uma placa mãe com porta firewire onboard. Se não use um adaptador firewire.
Abraço,
Alex

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


lula_molusco

Qual o violão que você tem ?
Ele é elétrico ? Se sim, qual o captador dele ?

Cara, eu tenho um violão de aço da FOX, modelo RIO V3 www.foxguitars.com.br que vem com captador "Shadow" que plugado tem um som impecável !!
Na loja quando eu comprei ele, eu também testei um FOX de nylon, e o som também era excelente !! Bem encorpado, nem parecia violão plugado.
Os captadores da marca Shadow são muito bons !!

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


AlexB
Eu já tenho a placa firwire funcionando no meu pc por causa da captura de vídeo da minha filmadora. A questão é se é compativel com varios softwares essas mesas, e se os pré-amps delas são bons =P nunca cheguei a testar, mas se comprar comprarei nos eua, então devo pagar bem mais barato que importando.

El_Cabong
Meu violão é da marca "phoenix" é de aço e a captação é uma bem simples Tron x-500. A questão é que no amp o som dele não é ruim, mas quando ligo em linha na placa de som fica muito ruim. Se eu ligar numa mesa de som, e usar o pré-amp dela e dela ligar na placa de som (mesmo ela sendo onboard) o som vai melhorar?

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


AlexB
Outra coisa...sendo uma interface, ela funciona como minha placa de som certo? Não vou ter atraso ao usar Vst's ou coisa parecida?

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


AlexB
Ah...na loja que eu andei vendo (Samash) a diferença da alesis 12 canais pra phonic de 12 canais é de 20 dolares...e a alesis os controles de volume são potenciometros "sliders"...você acha que elas são parecidas ou alguma é melhor que a outra?

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


lula_molusco
Meu violão é da marca "phoenix" é de aço e a captação é uma bem simples Tron x-500. A questão é que no amp o som dele não é ruim, mas quando ligo em linha na placa de som fica muito ruim. Se eu ligar numa mesa de som, e usar o pré-amp dela e dela ligar na placa de som (mesmo ela sendo onboard) o som vai melhorar?

Claro que o ideal seria colocar um captador melhor, mas você diz que ligado no amp fica legal, mas na placa de som fica ruim.
Não seria o caso de alguma regulagem, ou a falta de um pre-amp entre a placa de som e o violão ??
Fica ruim como? fica distorcido, fica com ruído de fundo, fica sem agudos,... ?

O meu violão eu sempre uso ligado numa mesinha de som "Behringer UB802" para dar um pré amplificada, e a saída dela ligada na entrada Line-in da placa de som.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
fica sem agudos...já tentei usar o v-amp2 como pré-amp mas nunca consegui nenhum resultado satisfatório =P

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


Eu não conheço bem esse captador Tron-X500. Ele é piezoelétrico (é no rastilho do violão) ?? Ou é magnético (alguns violões são com captador magnético dentro do tampo do violão) ??

Neste segundo caso, realmente o violão fica sem agudos. Fica tipo uma guitarra, e quando se tenta abrir os agudos dele num equalizador, aparece ruído de fundo.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
é no rastilho sim. vou dar mais uma chance às gravações em linha, mas acho que sem pré-amp não vai ficar legal...

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Se o captador é piezoelétrico significa que tem uma boa relação sinal/ruído, então tu podes fazer um reforço nos agudos na pós gravação, sem se preocupar com ruídos de fundo.
Tenta gravar em linha usando o v-amp2 como pre-amplificador, e depois (se você tiver o Sound Forge) abre nele a pista em que foi gravado o violão e tenta equalizá-la, principalmente nos agudos.
O bom do Sound Forge é que você vai fazendo ajustes de equalização, e sempre ouvindo o resultado antes de dar o <OK>.
Boa sorte!!

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
no v-amp2 eu uso tudo flat, sem simulação de falantes, etc?? conhece algum patch bom pra só usar ele de pré-amp sem mascarar o som?

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu tenho um X-Vamp e ele tem uma opção "by pass" (se não me engano) em que o som sai como entrou, só que amplificado.
Não sei se no V-Amp 2 também tem isso.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
tem isso sim...se não me engano chama "pré-amp bypass"...hj a noite vou dar uma olhada se consigo resultados bons gravando ele em linha.

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Os pré amps de ambas são bem razoáveis, se vai comprar nos EUA pegue a Alesis 12 firewire por U$300,00, só lembre que tem que baixar o driver novo no site da Alesis pois o que vem com ela é ruim. Acho que tanto a phonic como a alesis ficam no mesmo patamar. Ambas tem drivers ASIO que te garantem baixa latência e no caso de VSts o que vai contar é a velocidade do seu processador e a memória, a interface não influi em quase nada. Ambas as interfaces funcionam bem no Sonar e no Cubase/nuendo.
http://www.alesis.com/product.php?id=93
Alesis Multimix 12 firewire
Abraço,
Alex

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


AlexB
Opa! Me animei com essa alesis então... xD
valeu!

busterchair
Veterano
# jul/07
· votar


o som do meu violão plugado fica excelente.
a especificação do site é a seguinte: New LR-T Pro(Tuner) Preamp with
L.R.Baggs Element Pick-up
tenho um Crafter DE7/N

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


lula_molusco

Agora que eu me lembrei.

No meu X-Vamp tem, e talvez no teu V-amp2 também, um efeito chamado "acoustic" que suaviza os picos do som de violão plugado, fazendo com que o som do violão fique semelhante à um violão microfonado com mic. condenser.

Talvez seja interessante testar uma gravação com esse efeito !!
Abçs.

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
No v-amp2 eu não achei não...mas vou testar algumas configurações...de qualquer forma você acha que com um sm57 eu conseguiria gravar legal?

El_Cabong
Veterano
# jul/07
· votar


lula_molusco

O ideal seria testar este SM57 ou ouvir de alguém que tenha este microfone, alguma gravação, mas eu disconfio que não ficaria legal microfonando violão, pois a resposta de frequência dele vai só até 15000Hz.
Ele vai desprezar muitas harmônicas do teu violão.

AlexB
Veterano
# jul/07
· votar


Pode usar o SM57, garanto que fica muito bom. Para reproduzir a ambiência use um "convolution reverb" ou varios layers de reverb normal.
Abraço,
Alex

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


El_Cabong
AlexB
A minha vontade pelo SM57 é que é um mic bastante versátil e usado no mundo todo, então se eu comprar nos eua e não gostar com certeza consigo vendê-lo aqui no Brasil

El_Cabong
Veterano
# jul/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


lula_molusco

Microfone dinâmico para instrumentos, entre o Shure SM57 e o Shure Beta 57A acho que esse segundo é melhor (atinge de 50Hz à 16000Hz contra 50 à 15000Hz do primeiro).


_____________
* Apesar disso deixo a minha opinião. Se eu fosse você eu compraria um Condenser Behringer C1 (40 à 20000Hz / R$250), porque ele não é omnidirecional, ele tem captação cardióide que é o mesmo tipo de captação de um microfone dinâmico, e no grafico polar cardióide dele, ele recebe os sons que vem de trás com -40db. Geralmente os condensadores recebem os sons que vem de trás com -25db, já os omnidirecionais é tudo igual em todas as direções. Isto quer dizer que o C1 capta menos os sons do ambiente que os condensadores em geral (é um condensador metido à dinâmico). Daria até para arriscar uma captação de violão sem isolamento acústico e depois aplicar um noise gate.
Os mics. dinâmicos geralmente captam os sons de trás com -50db.

Mas aí você decide !! A compra de um Dinâmico Shure não vai ser mal negócio também. Comprando nos EUA, você não perde nada se caso quiser vendê-lo aqui, talvez até ganhe uma grana !!
Se a microfonação de violão com ele não ficar legal você pode também deixá-lo só para vocais, e ele é muito bom pra isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Microfone para voz/violão