dicas de gravação

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07


    eu gostaria de algumas dicas de como fazer uma gravação decente em casa, eu tenho os programas sound forge 8, sonar 6 e guitar pro 5...
    hj gravei um cover do metallica (enter sandman) da seguinte forma:
    eu deixei meu amp bem longe do meu pc e virado pra parede (para o som do amplificador naum encobrir o som das caixinhas do pc...) coloquei um microfone na frente dele e liguei esse microfone no pc...
    abri a tabaltura da msk no guitar pro e comecei a tocar enquanto gravava a base pelo sonar...
    depois deixei o som do guitar pro no 0 e fui gravar o solo seguindo a tablatura do guitar pro e o som ja gravado no sonar, soh q ae ficou ruim, pq a base ja gravada naum se encaixava na tablatura do guitar pro, intuam eu tinha q soh olhar na tab pra ver oq vinha e me orientar pelo som, e isso me fez complicar um pouco...
    depois de gravado base + solo passei pro sound forge pra dar uma equalizada legal, e ae q ta outro problema (naum sei mexe direito no eq)...
    eu queria saber de bons metodos de gravações caseiras...
    eu fiz certo? tinha q fazer alguma coisa a mais?? como q mexe certinho no equalizador??

    vlw

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Primeira dica, em vez das caixas do pc para monitorar o som, use um headphone. Aprenda a usar bem o Sonar, dá para fazer tudo nele sem necessidade de usar outro programa. para trabalhar do jeito que você quer o melhor é usar um DIbox que ligue a guitarra diretamente ao PC. Equalizador é questão de gosto e prática, infelizmente não tem receita pronta, vai depender de como ficou seu som e como você quer que fique, cada equalizador tem suas peculiaridades. Equalização é só o primeiro passo, tem muito mais a aprender que pode ajudar a fazer com que seu som fique do jeito que você quer. Estude, a internet está aí para isso.
    Abraço,

    Alex

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Às vezes, tocar MIDI (ou usar o Guitar Pro) ao mesmo tempo em que se grava pode resultar em variações no andamento do que está tocando.

    Tente fazer o seguinte: ao invés de usar o Guitar Pro tocando como base, grave uma guia com a "cozinha" em .wav. A cozinha pode ser com soundfonts, VSTi ou até mesmo com os sons de baixo e bateria do Guitar Pro. Depois, use essa guia e grave a guitarra base - deve dar para tocar e reproduzir nos programas que você está usando. Faça uma pré-mixagem fuleira (e rápida) dessa guitarra base e da cozinha, e use isso como guia para a guitarra solo.

    Quanto ao jeito de gravar: eu só gravaria microfonando se eu tivesse um amp bom e um mic decente. É esse o caso? Do contrário, eu gravaria em linha, usando uma pedaleira com simulação de amp e falantes (é o que eu faço) ou um simulador de amp como o Guitar Rig 2.

    Quanto ao equalizador: existem algumas tabelas com "faixas mágicas" de frequência que dizem o que cada frequência faz. Eu prefiro confiar só nos meus ouvidos mesmo, vou simplesmente acentuando ou atenuando frequências de acordo com o que me parece estar faltando ou sobrando na música. A idéia geral é:

    Graves de menos = som magro e sem "punch"
    Graves demais = som embolado e "melado"
    Médios de menos = som "vazio"
    Médios demais = som encaixotado, entubado
    Médios-Agudos de menos = som abafado
    Médios-Agudos demais = som estridente e irritante
    Agudos de menos = som sem presença
    Agudos demais = chiado

    Hehhehe, mais ou menos isso.

    Quanto a outras dicas, recomendo que você faça alguns experimentos com som stereo. Entre as coisas legais de se fazer com stereo, eu destacaria trabalhar com atrasos e inversões de fase, e com reverb stereo. Com esse tipo de coisa, você consegue 'posicionar' a guitarra em um ambiente virtual, de um jeito bem mais natural e realista que simplesmente colocando mais volume num dos lados.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    vlw ae gente...

    AlexB
    pra que serve um DIbox?

    Bog
    como assim cozinha??
    e como assim soundfonts, VSTi ?

    meu amp naum eh bom, nem o mic...
    como gravar em linha?
    uma pedaleira com simulação de amp e falantes
    como assim?

    e pra que serve o guitar rig 2??

    desculpa ae gente, eh q eu sou leigo nessa parte

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    up

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989
    pra que serve um DIbox?

    Direct box é algo que você pode usar para ligar a guitarra na placa de som. Alguns pedais (ex: GT-2) e a maior parte das pedaleiras digitais podem ser usadas como direct box.

    como assim cozinha??

    Baixo e bateria.

    e como assim soundfonts, VSTi ?

    Soundfonts são arquivos contendo sons sampleados de instrumentos. Dá para ter um som mais realista que MIDI ou os instrumentos do Guitar Pro. VSTi são instrumentos virtuais. Normalmente, têm um som mais realista ainda que os soundfonts.

    meu amp naum eh bom, nem o mic...

    Então é melhor não microfonar.

    como gravar em linha?

    Você pode usar um direct box ou uma mesa, e ligar no computador. Também pode usar uma pedaleira que simule amps. Quase todas as pedaleiras mais "novas", desde a Zoom G2 ou V-Amp2 até a GT-8, simulam amps. Se você não usar uma pedaleira que simule amps, pode usar um software ou plugin que faça isso.

    e pra que serve o guitar rig 2??

    O Guitar Rig 2 é um programa/plugin que funciona como uma pedaleira virtual. Tem vários efeitos e simula vários amplificadores.

    Dá uma ouvida nas minhas gravações aqui:

    www.caixeiro_viajante.palcomp3.com.br

    Todas as guitarras e violões foram gravados diretamente em linha, com pedaleiras. Quase todas as baterias, todos os baixos, e uma boa parte das percursões, são VSTis. As outras baterias são soundfonts. As demais percursões são soundfonts, MIDI, ou eu mesmo tocando e microfonando.

    Dá para conseguir um resultado razoável sem precisar de toda a parafernália de um estúdio profissional. Tem muita gente que consegue resultados ainda melhores que eu.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    e aonde eu consigo esse soundfonts, e os vsti? e aonde eu uso eles?

    no guitar rig eu posso escolher um efeito e deixar ele lah e qdo eu for gravar no sonar por exemplo o sinal ja vai ta com os efeitos??



    ow, legais suas gravações, ficaram boas pra caramba, vo ve se eu consigo colocar minhas coisas aki!!

    vlw ae pela ajuda

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Quanto a soundfonts e VSTi's existem vários tópicos sobre o assunto, incluindo uma listona de VSTi's:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/134318/

    Você normalmente usa VSTi's como plugins em algum outro programa. Provavelmente os que você usa aceitam VSTi's. As trilhas podem ser feitas no Guitar Pro ou em qualquer programa que te permita editar MIDI.

    Quanto ao Guitar Rig, o melhor é gravar a guitarra com o som "seco", sem efeito nenhum. Você pode então usar o Guitar Rig como um plugin, e ir ajustando os efeitos e timbres já enquanto ouve o som mixado.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    e como eu instalo esses soundfonts vsti? tem q copiar na pasta do sonar/sound forge?

    eu criei uma pista de bateria no guitar pro e tentei abrir no sonar, ela abriu td certinho, soh q ficou mudo...
    e depois q eu fiz isso ferrou meu pc, o band in a box naum toca mais os arkivos, ele toca mais o som fica mudo, o guitar pro naum reproduz nenhum outro som alem de guitarra e violão, se eu mudo a trilha pra piano o guitar pro toca, mais fica sem som...
    oq aconteceu?

    e mais uma coisa, qdo vc fala pra eu ligar a mesa, ou DIbox no computador aonde eu ligo? na entrada do microfone atraves dakele adaptador ()====----

    deu pra intender?

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Não, o Guitar Rig não é grátis. Se você quiser piratear, faça-o por sua própria conta e risco. Procure no seu programa P2P predileto. É proibido ficar colocando links ou coisas do tipo no fórum, heheh.

    Soundfonts e VSTi são coisas diferentes. VSTi são plugins, soundfonts não. Não sei como usar essas coisas no Sonar ou no Sound Forge, porque não são os programas que eu uso.

    Você pode ligar o direct box/mesa/pedaleira na entrada Line In da sua placa de som. Se a tua placa não tiver Line In, aí dá para usar a entrada Mic, só não se esqueça de desativar o aumento de ganho nas configurações de áudio.

    E eu não dei para entender, entendi sem dar mesmo. :P

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    po cara, vlw, e o pau q deu no meu pc agora??
    eu exportei um arkivo em midi e abri ele no sonar, soh q ficou mudou no sonar, depois eu fui tentar fazer uma trilha no guitar pro e todo instrumento que eu escolhia (menos guitarra) ficava sme som, eu fiz uma trilha em piano, soh q o guitar pro nuam reproduziu o piano... ficou mudo...
    tentei exportar um midi pro band-ia-a-box e ficou mudo tb, e os outros arkivos do band-in-a-box tb passaram a ficar mudo!!
    isso começou depois q eu exportei um arkivo em midi e ouvi no windows media player...

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Ih, realmente, é difícil para mim imaginar como resolver esse problema sem estar aí... :-S Mas deve ter alguma solução. Eu começaria checando o volume (óbvio) e a configuração dos canais e saídas da MIDI no programa específico (Sonar). Se não for nada disso, não sei o que pode ser.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Slash_1989
    · votar


    consegui!! mexi num negocios aki e deu certo...
    vlw

    mais no sonar ainda ta sem som

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog
    Quanto ao Guitar Rig, o melhor é gravar a guitarra com o som "seco", sem efeito nenhum. Você pode então usar o Guitar Rig como um plugin, e ir ajustando os efeitos e timbres já enquanto ouve o som mixado.

    bom, o guitar rig eh uma pedaleira virtual, onde eu posso colocar os efeitos, simular amps etc neh??
    intaum eu naum preciso dela neh, eh soh eu usar os efeitos e equalizadores do sonar/sound forge...
    ae pra fazer uma boa gravação eu monto a "cozinha" no guitar pro, gravo as coisas a base e o solo, ponho o baixo batera pelos vsti etc... e assim vai...?

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Sim e não. Você pode usar os efeitos e a equalização do Sonar, mas ele não tem simulação de amplfificador, caixas acústicas e microfonação. Existem outros plugins que fazem esse tipo de coisa além do Guitar Rig 2, mas eu não conheço...

    E é bem por aí.

    1. Monta tudo o que for "virtual" no Guitar Pro ou em outro programa que sirva para sequenciar MIDIs.

    2. Grava uma guia em .wav, usando soundfonts e/ou VSTi

    3. Grava a guitarra base usando a guia que vc fez. Pode gravar o som "seco", só plugando a guitarra em linha.

    4. Aplica efeitos e simulações de amp/caixa na trilha que vc gravou.

    5. Faz um mix simplezinho juntando a guitarra base com a cozinha, e salva como uma nova guia, para a guitarra solo

    6. Grava a guitarra solo, novamente sem efeitos, que serão aplicados depois

    7. Agora faz um mix mais parrudo, trabalha com os efeitos, equalização e som stereo

    8. No final, um compressor/maximizer para aumentar o volume (sugestão: Waves L3 Ultra Maximizer)

    Obviamente, existem zilhões de outras possibilidades, mas a partir desse esquema dá para você ir pegando o jeito.

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Bog
    mais uma vez enchendo seu saco...

    2. Grava uma guia em .wav, usando soundfonts e/ou VSTi

    cara, to totalmente perdido aki, como eu faço isso?
    eu baixei uns soundfonts de bateria, gravei uma batera em midi no GP passei pro sonar e q por sinal ficou sem audio lah, ae fui em options e vi q o botão soundfonts estava desativado, qdo eu tento abrir um soundfonts como o sonar fala q ele naum eh compativel com a versão do sonar (eh a versão mais nova)...
    mais como q eu usaria ele, mesmo se td funcionasse? to totalmente em duvida!!

    desculpa ae qualquer burrice minha

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Slash_1989

    Então, não sei ao certo como é esse problema do Sonar. Eu uso soudfonts com o Fruity Loops ou com esse plugin aqui:

    http://www.rgcaudio.com/sfz.htm

    É freeware. Uma vez que você tenha tudo ajeitadinho nos soundfonts, salva tudo e tenta exportar cada trilha da MIDI para .wav - deve ter isso em algum lugar do Sonar. Depois, abre um projeto novo e coloca nele todos os .wav que vc tiver salvo (pelo menos 2, um para a bateria e um para o baixo). Ajeita os volumes e a equalização, salva como um novo projeto e exporta de novo para .wav, agora com todos os canais juntos.

    Boa sorte! Daqui a pouco vc tá mandando gravações para cá, hehe

    AlexB
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    "Soundfonts" são para ser usadas com "Sample players". Existem diversos formatos de "sounfonts", você tem que usar um compatível com seu software. Tanto o Sonar como o Fruit loops vem com sample players integrados, ou você pode adquirir um sample player DXi ou VST, para o sonar que seja compatível com as fontes que tem disponível.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dicas de gravação