Um bom plugin de equalizador

    Autor Mensagem
    Baruck
    Veterano
    # jun/07


    Salve!

    Abro este tópico porq não há ainda muita informação neste forum sobre plugins de equalização especificamente (pelo menos não encontrei).

    Claro q equalização é algo pessoal, mas acho q podemos chegar a alguns consensos após certo número de mensagens trocadas.

    Andei procurando e testando mil plugins DX e VST, dentro de cada trilha de áudio e também sobre o master estéreo (pra dar uma moldada final na música) e acabei chegando a algumas conclusões. O que vcs acham?

    Dizem q os eq da Waves são mt bons. Eu confesso q não vivo sem o L1 Ultramaximizer (limiter) e acho o Trueverb simplesmente o melhor reverb e simulador de ambiências q já vi na vida - na verdade, só uso ele de reverb e nem quero saber de outro -, ambos plugins da Waves, mas os equalizadores deles não trazem nada de diferente do q qq outra marca. Acho q ficam a desejar.

    Pra usar dentro das trilhas, acabei sucumbindo até agora ao q vem incluso no Sonar. Uma vez q é habilitado automaticamente pelo programa, pesa mt pouco - quase nada - no processamento (cpu). Entretanto, percebi q o som dele não é lá essas coisas, meio magrinho. Mas é um adianto pra corrigir/valorizar um detalhe ou outro. Como não fico tranqüilo enquanto não testo uma mudança na equalização de todos os canais da música, se ficasse inserindo um plugin pra cada trilha, o processamento ficaria comprometido só com a equalização. O eq do Sonar me poupa desse problema. Ok. Passou. Mas e quanto ao master geral?

    De todos q experimentei, encontrei 2 q realmente me agradaram:

    - um vst obscuro chamado Eq31, freeware. Embora saiba da limitação dos eq gráficos, este tem 31 bandas e possui uma qualidade final e um peso razoáveis. Mas tem um problema, não sei por q ele dá muito pau no meu Sonar e lida mt mal com presets gravados. Conseguiu a proeza de ser o ÚNICO plugin q dá pau no Sonar. Logo ele! Ou seja, irrita ter q ficar toda hora repetindo a eq porq ele dá pau e não tem como abrir o preset salvo. Degolei o Eq31, apesar de ter gostado do som. Fazer o q?

    - um vst da Voxengo, chamado CurveEQ. Este eu achei sensacional. O melhor até agora porq é td ao mesmo tempo e é relativamente leve pelo q proporciona. Dentro de uma mesma janela simples, ele traz um analisador de espectro (q mostra o antes e o depois da eq simultaneamente em 2 diferentes linhas, q t dizem o resultado da regulagem em tempo real); o eq dele é maravilhoso de manipular, bastando arrastar o mouse sobre a linha pra alterar a regulagem. O sacana simplemente aceita a inclusão de quantas bandas vc quiser (não passei de 6, mas ele deixa continuar). Daí basta criar uma nova banda - a freqüência exata ele mostra pra não ficarmos no chute - e arrastar pra cima e pra baixo até q encontremos o tal ponto G subjetivo da equalização - minha eterna utopia. Além disso, é possível alterar o "Q" de cada curva e ainda pode-se habilitar (ou não) diversos simuladores vintage pra dar deixar tudo com um molho analógico. E, como se não bastasse tudo isso, a Voxengo ainda embutiu no plugin a possibilidade de "fotografar" o espectro de uma música e "moldar" e eq de outra de acordo com essa fotografia. Nunca vi nenhum outro q faça nem a metade disso.

    Conclusão: até agora, considero o Voxengo CurveEq Vst o melhor equalizador em plugin pra mixagem. Nada impede de meter ele tb nas trilhas, mas deve ser usado com parcimônia pra não deixar tudo pesado demais e rola aquele problema de forçar o processamento q eu disse no início do tópico.

    Enfim, eu disse o q acho. Alguém concorda? E discorda?

    Abraço!

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Em tempo. Dêem uma olhada num exemplo de tela do CurveEQ da Voxengo, q menciono acima.

    http://www.barryrudolph.com/mix/graphics/curveeqscreen.gif

    É impressionante como ele consegue unir tantas funções tão poderosas numa mesma tela, de forma direta e intuitiva.

    Carece de legenda: a linha branca com pontinhos (bandas q o usuário cria e apaga à vontade) representa a eq configurada. A linha branca nervosa é o espectro da música antes da eq. A linha amarela nervosa e espectro depois da eq. Não é genial? Claro q o exemplo mostra uma eq completamente insana. Ele tb pode ser careta se for esse o desejo.

    É mole? Eu mesmo crio o tópico, eu mesmo respondo. O q houve? Nunca fui do tipo q manda cartas pra mim mesmo...

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Baruck
    acho que vc deveria testar também o Electric-Q. Mesmo a versão gratuita oferece vários tipos de filtros e uma qualidade e precisão de EQ fantásticas, comparáveis aos EQs da URS. Eu uso e recomendo fortemente. A princípio eu fiquei meio desconfiado pq o plug-in tem muita coisa e é free (tem a versão paga, q pretendo comprar em breve), mas me surpreendeu com a sonoridade, que é o que mais me importa. Ele é um pouco pesado na CPU, mas pra algumas aplicações, vale a pena. Sem contar que apesar de ser paramétrico, vc pode colocar até 64 bandas nele (isso mesmo!!). Ele vira um gráfico poderosíssimo. Inclusive já há um preset pra ajudar nisso.
    Pra aplicações um pouco menos precisas, eu uso o RenEQ da Waves, que vem por US$150 no pacote Musicians Bundle II. Ele tmb é muito bom e consome praticamente nada de CPU. Ultra-light-weigh.. rs

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bem q tentei. Pela sua dica fui no site da Eletric-Q e baixei a versão grátis. Ele parece bem bacana, mas não sei por q deu erro umas 2 vezes aqui. Já é o segundo eq q dá pau. Estranho... o mais estranho é q tenho um monte aqui e só o Eletric-Q e o tal do Eq31 deram erro.

    Mas valeu pela dica.
    Abraço!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Baruck

    Concordo contigo, tb não vivo sem o L3 e o trueverb(lindo mesmo), e tb não uso os eq da Waves....mudo de tempos em tempo, pois ainda não achei um que me agradasse nas funções, na qualidade de som, etc.
    Já usei os da Timeworks, da TC, entre muitos, vou ver esse aí

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baruck
    é uma pena que não tenha funcionado aí. Ele é um EQ SUPER em qualidade sonora, aos meus ouvidos.

    E vc falando, lembro-me que o EQ31 não rodava aqui também.

    Marcky Basshred
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Baruck

    Cara da Waves gosto muito L1 e o Deesser,e tbm um que não fico sem é o Waves SSL que tem uma sonoridade incrivel,agora para correção o Q10 é otimo.Mais gosto muito do EQ da Sony Oxford,e os da URS. Não sou fã do Reverb da Waves ele é bom mais gosto mais dos reverbs a convolução,tipo Altiverb 6 e o WizzoVerb que é muito mais leve que o Altiverb!

    mr.floyd
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    vo desenterrar o topico pq merece.hehe

    baixei o eq31 e ele é mt bom, não deu pau nenhum aqui, e faz o que promete..

    Eduardo Barreto 2
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    No orkut disseram que o Voxengo CurveEQ dá um banho nos EQs da Waves,qual é o melhor?É melhor que o Q-Clone?Já experimentaram o Elementam Audio Eqium?Ele é ótimo,vc pode usar quantas bandas desejar e ainda escolhe a frequência,como se fosse um EQ paramétrico.E onde posso baixar o Voxengo CurveEQ?Fiquei curioso pra experimentá-lo

    alan james 15
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pessoal eu to usando o sonar para samplear midi e quando uso o plug in de equalização express fx equalization entre outros causa um certo estalo (uma especie de clock) em intervalos de tempo e não sei o que fazer

    waltercruz
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    http://www.voxengo.com/product/curveeq/

    Provavelmente não chega aos pés dos waves e do curve-eq, mas os plugins free da Melda Production são muito bons e incluem um equalizador bem funcional.

    Aliás, ainda tá rolando a promoçãozona da waves, quem ainda tem $$ no cartão de crédito pode aproveitar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Um bom plugin de equalizador