Meu trabalho de orquestra, Comentem aí

Autor Mensagem
Grimc
Veterano
# jul/07
· votar


Ambos os VST's q tu me indicou são MUITO pesados para q eu os baixe com minha limitada conexão discada.

Grimc
Veterano
# jul/07
· votar


acertei em cheio hein :P
EDIROL na cabeça, ja usei muito ele. raramente uma pessoa sabe trabalhar bem com ele!!

como eu disse, proure o garritan, é leve e da pra trabalhar bem com ele

Ah e, afinal, de qual sinth voce fala? Pois voce so chama de Edirol, e por isso, nao sei se está falando do super quartet (simulador de bandas acústicas) ou do orchestral (simulador de orquestras sinfonicas)

Jabijirous
Veterano
# jul/07 · Editado por: Jabijirous
· votar


Grimc

voce pode pegar via rapidshare!! sem pressa!!

eu nao falei nem do EDIROL, só falei que o timbre parecia ser do edirol e pelo jeito acertei, só mandei voce pegar o GARRITAN que é pequeno e tem o som bem melhor, ou entao o SIlver edition da EWQL

obs: o finale 2006 ja vem com garritan, e da pra usar no teu sequencer, o finale 2007 vem com o garritan tb, só que com o kontakt player 2, esse nao da pra usar no sequencer :P

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc

Olha cara, acho que acima de qualquer discussão sobre dinâmicas e texturas, mixagens ou volumes, você poderia estudar um pouco de orquestração em sí, afinal a importância começa na linguagem da escrita sobre um determinado instrumento e como ela soa em conjunto com outros, explorando desde suas técnicas até seus mais particulares efeitos... E vamos tomar cuidado com a palavra orquestração, virou comum as pessoas colocarem um punhado de instrumentos e chamar isso de uma peça orquestral.
Acho que como a maioria aqui, sou apenas um estudante e acima de tudo um curioso nessa área e com muita humildade venho não criticar seu trabalho, mas sim acrescentar algo para que vc possa crescer cada vez mais.
É isso.. Espero não ter sido desrespeitoso e muito menos presunçoso, não é minha intenção...
Abraços a todos...

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Korroi

E vamos tomar cuidado com a palavra orquestração, virou comum as pessoas colocarem um punhado de instrumentos e chamar isso de uma peça orquestral.

ué, e no fundo orquestrar nao é isso??

olha o q diz o dicionario sobre orquestra "Conjunto de quaisquer sons ou ruídos compassados e harmoniosos"

se eu fizer som para cadeira, martelo, rabiola de pipa, vaso, toques de celular, assobio, e palmas pra mim isso é uma orquestra, o jeito que eu for trabalhar com ela é que vai ser minha orquestração

orquestra nao é só violinos, violas, celos, flautas, trompas etc etc! tanto é que tem o nome orquestra sinfonica, orquestra para cordas, orquestra de violões etc etc

nao to comprando briga, é só meu pensamento sobre orquestra/orquestração...

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Não cito os timbres de uma orquestra no padrão erudito, não cito nem se quer sobre timbres, digo apenas que a maneira que se trabalha uma orquestração, não é apenas escrever algo para um punhado de instrumentos. Senão, justificaria vc chamar qualquer tipo de composição, como peça orquestral, já que a grande maioria, envolve dois ou mais instrumentos. A linguagem é outra.
De maneira alguma achei que vc estivesse comprando briga, como disse, estou aqui pra aprender como tantos outros, seja por vc, seja por outras pessoas, compartilhar os conhecimentos e aceitar críticas e sugestões, são coisas que adiquiri ao longo da minha vida.
É isso... Valeu pela resposta ae Jabijirous...

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Korroi

e se o cara quiser chamar de orquestra?? se a intenção dele for essa?? se orquestração a seu ver nao é apenas escrever algo para um punhado de instrumento entao o q é orquestração pra voce??

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Orquestração é uma questão complicada. você pode juntar um punhado de sons e dizer que orquestrou algo, mas o povo de formação mais acadêmica e clássica vai te pendurar na cruz por tal heresia.Apesar de existirem tratados e técnicas sobre orquestração, ainda acho que é um problema pessoal. Eu gosto de alguns tipos, e desgosto de outros, seria indelicado classificar qualquer peça baseado na minha preferência musical. Por outro lado a parte técnica é mais fácil de julgar, pois são critérios mais absolutos.
Na questão de orquestração se seguir 100% das regras nunca irá criar algo novo, sempre existem dissonâncias a serem exploradas.
Abraço,
Alex

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Jabijirous

A orquestração ao meu ver, estaria diretamente ligada a uma escrita específica para esses tais instrumentos, preocupando não somente em criar melodias, mas sim entender se acima de tudo ela pode ser executada e se ela funcionaria com quais combinações, o cuidado da coloração, dos trabalhos, o uso de procedimentos técnicos de escrita musical, além dos discursos que se desenvolvem entre naipes, seções ou instrumentos. Agora se a intensão aqui no fórum é chamar qualquer coisa de qualquer coisa, daí nem discuto, pois falar que tudo é tudo, dependendo somente do ponto de vista é algo nada didático.
Eu não estou entendendo o porque vc estar tentando defender algo, se nem mesmo estou criticando o trabalho do Grimc sobre esse ponto de vista e sim apenas sobre desenvolver mais fluência na escrita orquestral. Citei sobre essa nomeação de orquestração em qualquer tipo de composição, somente porque é algo que está ficando comum.
Mas se todo o caso vc estiver apenas pronunciando em nome daquilo que vc acha o certo, digo apenas que faça, e se vc realmente acredita nisso, então que leve isso pra sua vida, pois assim como vc está dando seu ponto de vista, estou dando o meu e aceito suas sugestões e seus pensamentos de bom grado.

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Korroi

nao estou defendendo ninguem, a partir do momento que falei sobre sobre orquestração ja sai fora do assunto do topico e entrei no assunto de orquestração :P

bem vamos la!

A orquestração ao meu ver, estaria diretamente ligada a uma escrita específica para esses tais instrumentos, preocupando não somente em criar melodias, mas sim entender se acima de tudo ela pode ser executada e se ela funcionaria com quais combinações, o cuidado da coloração, dos trabalhos, o uso de procedimentos técnicos de escrita musical

bom, eu iria pegar partes das frases, mas achei melhor pegar a frase toda

vamos lá, como só nós dois estamos discutindo blz, vamos lá

de acordo com o voce falou, nao foge muito do que eu falei, lembra??

se eu fizer som para cadeira, martelo, rabiola de pipa, vaso, toques de celular, assobio, e palmas pra mim isso é uma orquestra, o jeito que eu for trabalhar com ela é que vai ser minha orquestração

agora vamos por parte do que voce falou!

voce disse asssim:

A orquestração ao meu ver, estaria diretamente ligada a uma escrita específica para esses tais instrumentos não somente em criar melodias...

pelo o que voce falou ta totalmente de acordo com o que eu falei, pelo o q voce falou eu posso muito bem fazer uma ligação direta a uma escrita para esses instrumentos que eu falei, pq pra mim isso são istrumentos, saiu som pra mim é instrumento! afinal, instrumento nao é aquilo que voce toca e sai som????

mas sim entender se acima de tudo ela pode ser executada e se ela funcionaria com quais combinações, o cuidado da coloração, dos trabalhos, o uso de procedimentos técnicos de escrita musical, além dos discursos que se desenvolvem entre naipes, seções ou instrumentos.

voltando a minha orquestra, voce nao acha que se eu tiver os instrumentos, e fizer um som bem organizado de forma que as texturas, as combinações, o cuidado da coloraçao, os procedimentos técnicos, a escrita musical, sejam bem formulados, bem estruturados, voce nao chamaria isso de orquestração???

Agora se a intensão aqui no fórum é chamar qualquer coisa de qualquer coisa, daí nem discuto, pois falar que tudo é tudo, dependendo somente do ponto de vista é algo nada didático.

como assim qual quer coisa?? o que é qual quer coisa para voce??


Eu não estou entendendo o porque vc estar tentando defender algo...

eu nao estou defendendo ninguem, só estou dizendo pra voce a minha visao do que é uma orquestra, só isso, ai eu te falei da minha orquestra, cadeira, martelo, rabiola de pipa, vaso, toques de celular, assobio, e palmas, isso pra mim são instrumentos, eu tiro som deles ué!

e sim apenas sobre desenvolver mais fluência na escrita orquestral

bom, o assunto como ja disse, janao estamos mais falando da musica do nosso camarada, minha pergunta é, o que é um desenvolvimento fluente da escrita de uma orquestra?

Mas se todo o caso vc estiver apenas pronunciando em nome daquilo que vc acha o certo, digo apenas que faça, e se vc realmente acredita nisso, então que leve isso pra sua vida, pois assim como vc está dando seu ponto de vista, estou dando o meu e aceito suas sugestões e seus pensamentos de bom grado.

na verdade nao é que eu ache certo, eu acho que é lógico, eu ja postei o que o dicionario "traduz" a palavra orquestra, nao to aqui pra mudar seu pensamento, apenas, usei o seu e vi que nao tem diferença nenhuma em relação ao meu!! voce ve diferença????

nosso papo ta bom

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


AlexB
você pode juntar um punhado de sons e dizer que orquestrou algo, mas o povo de formação mais acadêmica e clássica vai te pendurar na cruz por tal heresia

será?? vou citar minha orquestra que eu falei pro korroi, voce acha que ela é só um punha de sons??? voce acha que minha orquestra e só uma mistureba?

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


De maneira alguma achei que vc estivesse comprando briga, como disse, estou aqui pra aprender como tantos outros, seja por vc, seja por outras pessoas, compartilhar os conhecimentos e aceitar críticas e sugestões, são coisas que adiquiri ao longo da minha vida.
Profundo...

Zoera

Bom, de maneira alguma eu quis me mostrar de conhecimento maior que os outros. Eu só disse que o garritan tem 1 gb, o q demoraria milênios para baixar em minha limitada conexão. O edirol orchestral eu comprei, o super quartet eu ganhei, veio tudo em cd...

Sou contra a pirataria tb.

Mas voltando ao assunto> Na minha opinião, orquestração e a arte de criar uma harmonia entre os instrumentos de um conjunto, de maneira a atingir o ponto em que um instrumento se construa a partir do outro, fazendo com que eles sejam valorizados de igual forma e sem a utilização de solados sem base. O cara só sabe orquestrar, ao meu parecer, quando, depois de adquirir algum conhecimento básico (o que busco fazer neste fórum), fazer com que todo o instrumento seja percebido pelo ouvinte, fazendo com que, em falta de um instrumento a composição se desarranje. Isso faz o compositor tratar da mesma maneira cada um dos instrumentos.

Assim como nosso amigo Korroi, eu também ressalto q orquestrar não é simplesmente pegar uns instrumentos e escrever melodias para eles... Por isso, até um dueto vocal é uma orquestra...

Admiro dentre os compoistores, os capazes de fazer uma bela composição accapela que não seja "seca".

Mas isto é apenas a minha opinião.

Abraço a todos

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Aeeeee... Agora o tópico está ficando legal, né Jabijirous?
Bom em primeiro, Jabijirous, me desculpe o mal entendido, achei que vc estava pronunciando o "cara" como o nosso amigo Gimc... Em segundo, chegamos onde de fato interessa o assunto da orquestração.
Em nenhum momento discordo com vc sobre a relação dos instrumentos a serem usados em uma orquestração, assim como vc pode ter uma orquestra em formas tradicionais clássicas ou românticas (como em muitas trilhas), podemos montar uma orquestra com outras concepções e materiais, afinal, oque vc disse sobre rabiolas e cadeiras é muito coerente.
Respondendo sua pergunta, uma fluência de escrita está diretamente ligada ao conhecimento dos compositores no uso dos timbres, e saber os limites e as qualidades dos instrumentos (lembrando que estes podem ser rabiolas ou cadeiras, materias em geral, desde que vc saiba o porque do uso delas), o uso de ornamentos e procedimentos básicos de escritas e respectivamente suas extrapolações.
Penso como vc, estamos falando da mesma coisa, mas as diferentes visões é que fazem esse assunto se tornar tão interessante, fico feliz em poder compartilhar e absorver tantas coisas em suas respostas.

Gimc

Eu sei que sua intenção aqui não é a de mostrar mais talento e conhecimento que outros, afinal uma pessoa que posta uma música se expondo para ouvir críticas de outras pessoas, não pode estar pensando nisso né? Fique tranquilo que ninguém aqui é melhor que outro e muito menos pensamos isso, a humildade é o caminho para o conhecimento.

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Só complementando...

Oque eu acho que tem muito acontecido também, é que com a chegada dos instrumentos virtuais, muita gente começou a escrever coisas humanamente impossíveis de tocar, e no pior dos casos, ultrapassando os limites do próprio instrumento, claro que o uso disso pode ser proposital, não estou me referindo a este tipo de caso, mas sim aqueles que como eu, sonha em algum dia ter um grupo orquestral executando alguma peça minha. Deixo claro que eu sou um grande apreciador dos timbres virtuais como Garritan, o EWQL e outros... Não estou criticando o uso, estou apenas ressaltando que para todos aqueles que de certa forma querem se aproximar o máximo possível do real, precisa ter a consciencia de que tal procedimento e cuidado é de extrema importância...
É isso... Como sempre sou o mala... huaeuheauhae...
Abraços...

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Alex...

Oq seria, povo com formação acadêmica?
Vc estaria citando todos aqueles que buscam uma forma de estudo aprofundado?
Abraços...

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar



voce pode pegar via rapidshare!! sem pressa!!

eu nao falei nem do EDIROL, só falei que o timbre parecia ser do edirol e pelo jeito acertei, só mandei voce pegar o GARRITAN que é pequeno e tem o som bem melhor, ou entao o SIlver edition da EWQL


E vc ainda não me respondeu: de qual dos sinths da marca EDIROL você fala? Pois EDIROL não é um sinth, e sim uma marca que produz sinths, e hardware para estudios...

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


bom, mas voltando para a parte técnica, como eu poderia fazer um vocal para acompanhar a música (é que eu estou compondo a minha segunda música)? Na não vai ter letra, é apenas uns ooohs de vozes tenor e barítono-baixo, fazendo um dueto. De instrumentos, apenas percursão, viola e cello.

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc

Edirol orquestral e o super quartet

eu acho que essa nova tecnologia, o cara nao vai precisar de muito conhecimento de orquestração, técnicas de composição etc etc

hj em dia é muito facil, qual quer um que tem um Gold edition da vida tira um puta som, ganha oscar e o caralho, mas nao sabe ler uma nota se quer!!!

os instrumentos virtuais ajudam tb, claro, imagina voce nao ter uma orquestra a sua disposição, ai voce chega no piano e toca um acorde de fala pro diretor"isso aqui com as trompas vai ficar bonito" com os instrumentos virtuais não, o cara ja manda tudo bonito, as vezes o diretor quer a versao com instrumento virtual e o cacete de tao bom que os bichinhos estao :P

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc

Eu sugiro que vc utilize notas dos acordes enlaçadas, uma coisa que gosto muito é usar vozes e cordas em suspensão, vc usa uma nota que ela se torna suspensa em tal acorde, mas que resolve no próximo, mas isso é meu gosto...hehehe... Já que vc vai abrir vozes, coloca logo um coral com 4 vozes de uma vez... Oq acha?

Jabijirous

É um caminho que se torna até um tanto assustador né? Para nós que estamos estudando e aprofundando na arte da composição e orquestração, saber que o uso da tecnologia pode em vez de ser uma ferramenta de auxilio, um meio de tornar cada vez mais um músico em pessoas ignorantes... Espero e rezo que isso não aconteça...
Mas quanto aos timbres, acho isso realmente maravilhoso, não somente para o uso profissional, mas também para saber como soa aquilo que vc sabe que não vai ter muita chance de testar com instrumentos de verdade... Ainda mais no Brasil, onde as faculdades mal tem uma orquestra de camâra que muitas vezes não está a disposição dos alunos para experimentos de composições e arranjos.

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Korroi

é verdade, a minha só tem uma de cordas e mesmo assim muito mal!!

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Jabijirous

uhewuheauhae... A minha tem até uma orquestra grande, mas não deixam a gente usar para experimentos... hueauheauhae... Que merda...

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Korroi

é foda!! ai quando começar a ganhar concurso vao pedir pra tocar tua musica!

Korroi
Veterano
# ago/07
· votar


Jabijirous

E pra tocar não te pagam naaada, absolutamente nada...

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


ok, vou começar a compor, mas umas perguntas técnicas: o Finale 2006 tem suporte para controlador midi? E o cubase possui efeitos de flanger? Pois eu vou cologar uma guitarra com MUIIITO overdrive fazendo uns GUEM GUEM GUENS durante a musica... Vai ser um heavy metal mlucãoooo!!!!

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc

sim, é só ter um teclado ligado no midi in que é só tocar

sim, o cubase tem flanger

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


Ah e chega de teoria musical, é de mais pra minha kbeça, pois acabo de chegar do mundo do rock (sou guitarrista) e quero buscar uma experiência erudita só pra ver até onde se pode misturar uma banda de rock e uma orquestra...

Essa será um quinteto de sopros com uma banda

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc

se fosse de metais ia ficar melhor, teria mais punch :P

um quinteto de trompas ia ser do caralho :P

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


Valeu pela dica

Grimc
Veterano
# ago/07
· votar


que tal um quinteto de trompas e mais um sintetizador daqueles "fm bass" da vida que vêm com o próprio cubase?

Teria que baixar bastante o volume do sinth pra poder ouvir a orquestra, mas ficaria baita....

Jabijirous
Veterano
# ago/07
· votar


Grimc


nao conheço esse plug in

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu trabalho de orquestra, Comentem aí