Pequeno projeto barato isolamento/tratamento acústico - por favor analisem

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # jun/07


    Sou inexperiênte no assunto, e tenho me informado bastante pela Internet.
    Segue a minha situação:
    Vou construir a parte de cima da minha casa, e tenho disponível um espaço quadrado de + - 11m² para fazer meu pequeno estúdio. Não tenho a pretensão de isolar completamente o som, porque sei que isso é mais complicado e caro. Toco alguns instrumentos, mas principalmente CONTRA-BAIXO.

    Segue me plano:

    1 - PISO (minha preocupação principal, porque minha caixa de baixo é potente) - O contrapiso já está feito, não tenho a pretensão de fazer um piso flutuante de concreto. O que planejo fazer é um piso flutuante, como se fosse uma caixa com madeirite de + - 1,5 cm cobrindo a parte de cima e de baixo. Dentro da caixa haveria ripas de madeira entrelaçadas de + - 10cm (ou seja, eu teria "ar" nos pequenos "quadrados" dentro da caixa-piso). Por cima disso, eu colocaria uma borracha grossa (talvez uns 3cm) e por cima outro madeirite 1,5 cm. Por cima de tudo, um carpete pra não ficar feio. O "tratamento" do madeirite seria cobri-lo com plastico "contatil" (aquele que cola, é bastante eficaz, não deixa dar cupin, e a madeira dura muito tempo). Essa caixa não encostaria na parede. O espaço entre a caixa e a parede seria completado com borracha.

    2 - PAREDES E TETO - Paredes e laje comuns de alvenaria. Espuma de uns 4cm por cima de tudo. Espaço de 5cm. "Parede" de madeirite de 1,5cm. O madeirite seria cortado em placas e parafusados a ripas de madeira presas a parede de alvenaria do chão ao teto. O espaço entre essas ripas seria de + - 1m. Logo as "placas" de madeirite deriam + - 1m (largura) por 2,8m (altura). O mesmo seria feito no teto. O madeirite seria coberto com plástico colante também.

    3 - TRATAMENTO DO SOM (ANTI-REVERBERAÇÃO) - MÉDIOS E AGUDOS. Espuma (vou ver se consigo comprar SONEX em placas) da metade da parede (de madeirite) para baixo e no teto (para o som não perder muito o brilho).

    4 - TRATAMENTO DO SOM (ANTI-REVERBERAÇÃO) - GRAVES. Bass traps tipo "cantoneira" do chão ao teto nos quatro cantos.

    5 - JANELAS E PORTAS - O espaço não tera janelas. Porta dupla com vedação.

    Lembro que a intenção não é bloquear completamente, mas sim reduzir bastante o barulho de dentro para fora do cômodo. Além disso, o equipamento mais alto é a bateria, que será tocada ao natural, sem amplificação.

    O que vcs acham? Dá pra reduzir bastante o som com esse projeto?

    Desde já agradecido a todos,

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pequeno projeto barato isolamento/tratamento acústico - por favor analisem