Microfone para Gravar voz em casa - Gutural (Death Metal)

    Autor Mensagem
    andyeffect
    Veterano
    # jun/07


    ola tudo bem?

    eu estou querendo investir em um MIC para gravar minha voz, mais estive lendo a respeito aqui de vários modelo , a pergunta e a seguinte.

    Vou gravar em casa sem isolamento acústico, é bem quieto meu bairro, mais mesmo assim não tem isolamento.

    como o vocal é gutural (bem mais forte) o microfone dinâmico parece ser o ideal? ou o condensador é melhor?

    eu estou entre Samson C15L Microfone Condensador e um Behringer
    XM8500

    o que você me indicam
    Valeu

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    andyeffect
    Cara, condensador sempre é melhor que um dinâmico para gravação. Porém, como não tem tratamento acústico a sala em que vc irá gravar, vai de dinâmico mesmo. O diafragma do condensador é muito sensível para qualquer ruído, dependendo do condensador, as vezes pode ser até comparado com a sensibilidade do seu ouvido.

    Porém, se houver um tratamento acústico, sempre vá de condensador, pois a diferença de captação não está no volume em que a voz será emitida, mas sim na qualidade das faixas de grave/médio/agudo que serão captadas.

    andyeffect
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    se eu fizer um tratamento acustico com caixas de ovos funciona?

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    andyeffect
    Funciona sim. Se for bem feito. O ideal mesmo é forrar com placas de cortiça, que geralmente tem a sua espessura maior que a das caixas de ovos.
    Mas se não der, forre com caixa de ovos mesmo.

    andyeffect
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    só para lembrar eu tenho um Pré amp Behringer Mic 100,
    ele fará o Behringer XM8500 soar melhor?

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    andyeffect
    Com certeza. Pré Amp é para justamente dar uma "esquentada" no sinal captado e controlar o ganho, podendo funcionar como um compressor.
    Mas isso não significa que só pq a marca do Pré Amp e do mic são iguais é que ele soará melhor do que se fosse outro Pré Amp. Isso não tem nada a ver.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    andyeffect
    como o vocal é gutural (bem mais forte) o microfone dinâmico parece ser o ideal? ou o condensador é melhor?
    Como o vocal é para gutural.. acredito que a voz seja mais alta e mais agressiva. Por isso... eu recomendaria um microfone dinâmico mesmo. Um microfone condensador é mais sensível que o ouvido humano... e se, por ventura, vc distorce-lo... pode quebrar o microfone... tamanha a sua sensibilidade. É claro... essa sensibilidade varia de modelo para modelo. Eu particularmente detesto os microfones Samson. Por mais esse motivo, recomendo levar o Behringer. Também por não haver isolamento acústico, leve o Behringer... o seu bairro é silencioso... mas se tornará bem barulhento com um bom condensador hehehehe... e vc vai se irritar kra. Eu recomendaria um condensador (que não fosse o Samson) se vc quisesse gravar outra coisa além da voz... para voz, um dinâmico é suficiente... ainda mais se for para gutural. Ao invés de gastar dinheiro com um condensador, compre uma mesa de som também Behringer. Verás claramente a diferença na qualidade... e com um cabo XLR-XLR não precisarás mais de nada, amigo.

    Seja feliz... Abraços.

    andyeffect
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: andyeffect
    · votar


    SylvioLima

    cybx

    tenho outra dúvida qual a distância que se deve manter dos microfones?
    microfone dinâmico?
    microfone condensador?

    para sanar este problema de acústica eu estou com uma idéia aqui para fazer um TRATAMENTO acustico para gravacao de voz e gostaria da ajuda, quero fazer algo barato e prático.
    vamos lá minha idéia inicial é
    1- pegar uma caixa de geladeira
    2- cortar parte frontal somente tipo porta mesmo
    3- colocar espuma de coxão (qual espessura?)
    4- cobrir com carpete

    será que funciona?Foto do Projeto a copiar

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    andyeffect

    Se você quer eliminar o ruído que vem de fora terá que fazer isolamento acústico. Construir uma cabine com um material bem pesado (pode ser alvenaria), ou com um material leve (por exemplo lâminas de eucatex, madeira, etc.) mas deve ser duplo, com portas duplas e janelas com vidros duplos. Neste segundo caso é bom fazer nas paredes um sandwiche (madeira / isopor / madeira).

    Caixas de ovos, carpete, reboco crespo, etc. são para um tratamento de superficie, ou seja, eliminar ecos dentro da cabine de gravação. Nunca vão influir no som que vem de fora.


    Se a tua rua é silenciosa talvez não precise disso. Usa um microfone dinâmico (aconselho: Behringer XM8500) e depois aplica um noise gate.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/07
    · votar


    Caixa de ovo não é apropriado para tratamento acústico. O resíduo orgânico nas caixas é propicio para a propagação de bactérias e desenvolvimento de insetos. O espaço atrás da caixas pode esconder muitas coisas, além de esteticamente ficar horrível.

    Existem espumas chanfradas, anti reflexivas, de densidade média vendidas a 25R$ o m². Basta procurar.

    Vale lembrar que tratamento acústico é uma coisa e isolamento é outra.

    Sobre o microfone, faça testes. É a melhor maneira. Os condensadores são mais sensíveis e captam bastante a ambiência. Se vc tem cachorros na vizinha ou sua sala de gravação é suscetível a ruídos externos, talvez seja melhor um bom dinâmico. Nesse caso, o SM58 da Shure segura bem a necessidade. MAS teste, sempre.

    Abraços.

    andyeffect
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    El_Cabong
    Christhian


    sim sei mais eu quero tratamento acústico funciona? Aquele que falei acima e outra coisa qual a distância que se deve manter dos microfones?
    microfone dinâmico?
    microfone condensador?
    grato

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Não sei se eu entendi, mas na foto parece ser um "aquário" semi aberto. Acho que não funcionaria.

    Para usar microfone a condensador e isolar o som que vem de fora, deve ser uma cabine totalmente fechada com material pesado, ou material leve duplado, e por fim fazer um tratamento interno com carpete, espuma, etc para eliminar os ecos dentro da cabine.
    Na minha opinião usando um microfone dinâmico pode até gritar perto que não tem problema, mas usando microfone a condensador geralmente se usa à uns 30cm da boca e com proteção "pop filter" no meio. Se gritar perto do mic à condensador pode danificá-lo.
    É bom guardá-lo num case com silica gel para que a umidade do ar e do uso (que sai da boca) não danifique-o.

    Conforme o Christhian falou o Mic dinâmico Shure SM58 é uma ótima opção, mas se a grana tá curta vai de Behringer XM8500.

    andyeffect
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    El_Cabong

    cara eu não tenho grana para fazer "isolamento" eu quero apenas fazer um "tratamento acustico"

    Tratamento acústico: serve para tratar a reverbaração da sala.

    será que este serve?
    1- pegar uma caixa de geladeira
    2- cortar parte frontal somente tipo porta mesmo
    3- colocar espuma de coxão (qual espessura?)
    4- cobrir com carpete

    Projeto + -

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    É que na foto aparece um microfone a condensador, por isso é que eu pensei que tu querias um "isolamento acustico".
    Porque eu creio que é indispensável um isolamento acústico para usar microfone à condensador.

    Bom.
    Com relação a tratamento acústico existem várias opiniões, mas por experiência própria e por não ter muita grana também, eu usei para eliminar o eco dentro da minha cabine da gravação somente "forração" (um carpete fino) e ficou excelente. nenhum eco e reverberação.
    Talvez se tu colar na caixa de geladeira só o carpete já vai funcionar porque o que influi na reverberação é basicamente a rugosidade da superficie. No meu caso funcionou.

    edu7522
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    rsrsrs esse negocio de se dizer sobre revestimento com cartelas de ovos é puro mito, tudo começou atraves da TV, com o intuito de imitar uma radio ou mesmo um ambiente de gravação, colocavam as cartelas de ovos, para o cenario não ficar muito puxado no preço, porem muita gente assistindo aquilo acha que funciona, mas n sabem que foi colocado para dar apenas efeito visual e nada mais. Se quer revestimento de espuma sem gastar muito entre no mercado livre, e encontre de diversas qualidades e preços. Vale apena lembrar que esse tipo de material, n é mais uma coisa para poucos, qualquer um pode ter.

    girinuS
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Reabrindo Topico


    Iaee!!
    Então gostaria de saber se para gravação de qualquer tipo de voz em casa precisa ser condensador?, ou para gravar a voz mesmo que não seja em casa!
    ou da para gravar com algum outro microfone?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone para Gravar voz em casa - Gutural (Death Metal)