O que eu realmente preciso

Autor Mensagem
TiagoV.
Veterano
# jun/07


Caras tou em desespero, bem para eu gravar en casa, realmente e concretamente eu preciso de k?. guitarra (claro), pc, programa de gravaçao (audacity por ex) programa de mixagem (FL por ex) mais alguma coisa caras? (depois de voces responderem colocarei as minhas seguintes duvidas), valeu.

Minow
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.
programa de mixagem (FL por ex)

Você tá confundindo, o FL é tipo um sampler.

Cara, compra uma placa de som razoável, e só arruma os programas. Depois disso é experimentar.

Jabijirous
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

bicho, primeiro voce precisa ler e estudar pq pelo o q voce falou ai e se depender da internet voce vai perder uns anos até cair na real!! minha dica é, um bom pc de preferencia um core duo, se voce olhar os msgs anterios eu mandava o pessoal comprar um pentium 4 3.0 mas a fila anda!! uma placa de som boa( nao vou falar uma boa pois a minha boa sempre é uma que nao cabe no bolso do consumidor!)

enfim, pra nao falar e perder tempo digitando, minha principal dica é, JUNTE UMA GRANA E FAÇA UM CURSO!! pois assim que voce fizer um curso voce corre atras, com sabedoria voce chega lá! voce pode arrumar um emprego de técnico de gravação, ja é um começo!!

agora se nao correr atras realmente voce vai chutar pedras no meio da sua caminhada,como assim??? tipo assim programa de gravaçao (audacity por ex) programa de mixagem (FL por ex)

entao meu chapa, junta uma grana e faça um curso, pois investir em conhecimento nunca é de mais!! e sempre vale a pena!!!

nao depende da internet nao!! é só o q eu falo!!

nada contra ao nosso amigo Minow, ele deu uma dica super boa, mas voce precisa de fundamentos!! e na internet raramente voce vai achar!!!

desculpa se eu fui grosso, nao foi minha intenção!!

I.Nosferatu
Veterano
# jun/07
· votar


Jabijirous

Meu, acho que o cara não precisa de tudo isso ai não meu, voce viu a pergunta dele é simples, " bem para eu gravar en casa, realmente e concretamente eu preciso de k?." perguntas assim podem ser interpretadas como, quero gravar minhas ideias, como eu faço isso em casa, de uma forma barata? Nada contra a sua resposta, acho até que voce tem toda razão, mais voce realmente acha que o cara precisa de um curso de home studio, gastar com uma placa de som que custa talvez o que ele ganha no mes, comprar outros equipamentos necessarios para um pequeno estudio quando a finalidade dele é simplesmente gravar um riff e um solo de guitarra e depois fazer uma ou outra coisa? Acho que não é bem por ai, se todo mundo for por esse caminho, não vai ser mais necessário que existam engenheiros de som qualificados.

TiagoV.

Cara, nos ultimos meses já fizeram esse tipo de pergunta milhares de vezes, se voce entrar no forum de gravação e home studio e ir observando os topicos que já existem lá, ou usando a busca, voce vai certamente encontrar bastante coisa... eu particularmente acho que voce deve ver o que voce tem em mãos e o que deseja fazer e ir usando o que voce já tem, até porque voce vai pegando experiencia em mexer com uma coisa ou outra que voce não conhece, depois, se sentir necessidade de algo mais voce vai atrás... ao meu ver voce quer apenas usar seu pc como plataforma de gravação, se for isso tudo bem senão, se voce quer ser um profissional da area, faz o que o Jabijirous disse ai em cima porque ele manja bem disso e sabe o que ta falando... falow

Casper
Veterano
# jun/07
· votar


Caro Tiago:

Não existem regras. Tem milhares de modo de gravar,
desde fita cassete, rolo,computador, multitrack, etc.

Procure se informar como funciona cada modo,
e tente compatibilizar seu $$$ com o que melhor se
adequa a vc.

Não caia direto na opção PC-que -faz-tudo.

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Bicho, a pergunta "o que realmente preciso" vai depender do que você "realmente quer". Para um trabalho mais simples, não é preciso muito. Para um trabalho de produção básica e pré-produções, é preciso um pouco mais. Para gravação à vera, com bateria e tudo mais, será necessário muita coisa, a começar pela sala com acústica tratada.

Como não sei exatamente o q vc pretende, vou passar o q uso aqui pra gravar trilhas para multimídia, jingles, e algumas composições minhas. Não é necessário tudo e tampouco isso é muito. Para um estúdio avançado e até intermediário, tenho quase nada.

COMPUTADOR
. Processador AMD Ahtlon 1.3 Ghz
. Memória RAM DDR 1Gb (dá pra trabalhar com 512 e até com 256). Mais memória, mais capacidade de inserir efeitos em tempo real.
. Placa de vídeo GeForce 32Mb (não é indicável vídeo onboard)
. Placa de som MAudio Delta Audiophile 2496. Mt boa, trabalha audio e midi, conversão em 24bits, 2 entradas e 2 saídas. Dá pra usar placas simples, de 16 bits, mas NUNCA use placas onboard. Têm um ruído inaceitável para nosso fim.
. 2 HDs 40Gb (pode ser menos e até 1 hd só). Coloco o programa de gravação em 1 e configuro pra salvar o audio em outro. Agiliza.
. Gravador de CD ou DVD. Senão, é morrer na praia. Esquece aquela concepção de DAT, MD, ADAT... Tudo passado. O lance é gravar o áudio no hd, mixar e exportar em formato de arquivo, sem conversão analógica. Não precisa mais apertar os velhos play e rec. Basta exportar para arquivo estéreo. Lá está sua música.

PROGRAMAS
. Sonar 6 - Sequenciador multitrilha excelente. Trabalha áudio e midi.
. SoundForge 5 - Masterização e tratamento de áudio. Muita coisa o Sonar tb faz.
. Acid 1.0 - Há versões mais recentes, mas só uso para alterar o andamento de levadas de batera e outros recortes. O Sonar tb faz isso, mas estou acostumado com o Acid.
. Jammer - Das antigas. Vc escreve a cifra, escolhe o estilo e ele compõe o arranjo pra vc. Não dá pra aproveitar tudo, mas dá pra recortar a levada de baixo, piano etc. Útil. Não é necessário.
. Encore 32 - Editor de partituras pra entregar arranjo e registrar músicas. Este não é necessário.

PLUG INS e efeitos
São verdadeiros racks de efeito virtuais. Há um zilhão. Se ficar instalando tudo o q encontrar, nunca terá fim. Elega os seus preferidos e use-os bem.
. Waves - compressor, trueverb (lindo), ultramaximizer e maxbass.
. Antares - autotune (afinador de voz), micmodeler (simulador de microfones) e vox (criador de coro, duplicação de voz etc.).
. Cakewalk - vários efeitos incluídos na instalação do Sonar, como equalizador, chorus, wah, flanger etc. Mão na roda.
. Vintage - esquenta o som, simulando sonoridade valvulada. Interessante. Vem incluído no SOnar 6.
. Revalver - Faz as vezes da pedaleira e do amp da guitarra. Diversos modelos de amp, cabeçotes e efeitos para guitarra.
. Drumagog - substitui qq audio por outra amostra qq. Bom pra criação de bateria.
. Drumsession - bateria virtual, q dispara amostras selecionadas de audio através do teclado midi. Mão na roda.
. Broomstick - Sensacional. Faz o mesmo q o anterior só q é para baixo. Faz seu baixo midi ficar no passado. Toque no teclado e ouça um Fender, um baixolão acústico, o diabo...

EQUIPAMENTO
Isso é mt pessoal. De essencial, indipensável, tenho:
. Mesa Behringer 602 (mais q suficiente, já q minha placa de som só grava até 2 canais simultâneos). A mesinha é o bicho e relativamente barata.
. Mic Shure SM58. Faz o serviço de forma simples.
. Um par de fones AKG 55. Não dá pra gravar voz com som nas caixas. Vc vai precisar de fones.
. Caixas de monitoração amplificadas da MAudio Studio Pro 3. Como são amplificadas elas bastam, mas geralmente se usa um power e um par de caixas. Lembre-se q todo sistema tem uma sonoridade diferente e isso irá influir em sua mixagem. Qto melhor, mais caro.

Com isso ligado à placa de som, vc já grava. Logicamente bateria não dá. Até porq a sala deveria ser preparada pra isso, a placa ter q ter várias entradas, mts microfones, mt processamento, mt memória mt...

EQUIPAMENTOS ADICIONAIS
Uso tb outros equipamentos q não seriam indipensáveis pra uma gravação, mas dão um gás considerável aos projetos:
. Teclado Alesis QS6. Possui um banco de sons e percussão enorme e mt bom. Custa pouco, se comparado a outros similares.
. Simulador de amp e rack de efeitos Behringer VAMP2. Faz a guitarra em linha soar como uma com amp e microfonada. Uma imitação de respeito do POD da Line 6.
. PreAmp valvulado Behringer MIC100 pra esquentar o sinal do microfone e da linha antes de gravar.
. Mic de condensador Behringer C1. Mais profissional, mas longe de ser um puta microfone. Deu pra notar q sou cliente da Behringer. Eles têm uma boa relação custo-benefício.

Um bom lugar pra comprar de tudo é o Mercado Livre. Os preços são imbatíveis.

É isso. O resto é criatividade. O importante mesmo é imaginar um resultado e tê-lo como objetivo. Os caminhos são diversos. Já gravei até solo de voz e tratei como guitarra, na falta do instrumento. Lógico q não dá pra fazer voz imitar guitarra. O lance é usar a voz como instrumento e processar o sinal o assim. Desde q faça sentido na música, vale tudo no mundo da gravação digital. Arrume uns cds de sample (bateria, percussao, baixos, metais etc.) e quebre a cara nos programas de edição. Experimente seus equipamentos e vá aprendendo cada vez mais com o tempo.

Jabijirous
Veterano
# jun/07
· votar


I.Nosferatu


foi o q eu faleidesculpa se eu fui grosso, nao foi minha intenção!!

eheheheheh é foda, nao consigo me segurar heauehaiuehiah

I.Nosferatu
Veterano
# jun/07
· votar


Que isso Jabijirous, achei que voce foi sincero até demais e é sua forma de se expressar, mais concordo com suas afirmativas, já li varias coisas aqui no forum e sempre acho suas informações muito uteis, mais o pessoal aqui ta mais interessado em registrar ideias, auxilio pra compor e coisas do genero, então já viu né velhão! Abraçae!

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


caras mil obrigados, voces foram incriveis nas respostas, meus deus, tanta coisa, eu keria fazer umas covers de metallica, e pantera, andei durante meses treinando musicas dos caras, mas nao vou poder gravar musica alguma nao, pocha! preciso de muita coisa e meu pc é muito fraco, ja tenho á 5 anos, é com muita, mas muita tristeza mesmo que digo que meus planos de gravar o que quer que seja foram por agua abaixo!

I.Nosferatu
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.
Cara num desanima assim não pow, o que foi??? A lista do Baruck te assustou, mais ele disse também que não é necessario tudo isso pra gravar alguma coisa, voce já leu o topico do xereta?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/163257/

Ele ta fazendo uma gravações lá com pouca coisa, ta aprendendo a mexer nos programas e o pc dele é um pentium 2 bem fraquinho, mais isso não quer dizer que um dia ele não vai ter todo equipamento que precisa... tenta ai mano!

Neobnu
Veterano
# jun/07
· votar


Hehe Aconteçe ...

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

Hahahahahahahaha, calma calma, né! O pessoal indicou um monte de coisas, o suficiente para fazer uma produção "decente". Você pode gravar com bem menos coisas. Eu comecei a brincar com isso usando um Pentium 2 400 MHz com 256 Mb de RAM, uma placa de som Sound Blaster 16 e um microfone de 20 reais. Obviamente, você vai precisar fazer alguns malabarismos técnicos para conseguir um bom resultado, mas dá para gravar com pouca coisa. Só não espere ter um resultado parecido com o de um estúdio... E não se esqueça: às vezes, um bom produtor com pouco equipamento vai ter resultados melhores que um produtor ruim com muito equipamento. Use a cabeça!

luiz_sjrp
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.
Cara não desista nunca, as dicas foram ótimas, vai aos poucos, leia os tópicos antigos, tem cada "dinossauro" aqui que realmente vale a pena apostar no que eles recomendam. Mas só não desista nunca. Só erra quem tenta, se não tentar nunca vai errar. E eu te digo com muita sinceridade: "Doi demais quando você se lamenta porque não tentou."
Abraço e vitória.

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


eu pensei que o Fruit Loops fosse um programa totalmente indispensavel! pleos vistos me enganei..

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


Bog
Eu comecei a brincar com isso usando um Pentium 2 400 MHz com 256 Mb de RAM, uma placa de som Sound Blaster 16 e um microfone de 20 reais.
hahahaha... e eu comecei com menos ainda. Comecei com um pentium III 750MHz com 64MB de RAM hauahauaha... e uma placa de som onboard. Mas... placa de som onboard realmente não foi feita para gravações... é só um quebra-galho. Caso vc queira uma gravação sem ruídos significativos e goste do negócio... compre uma Sound Blaster para começar. Eu comecei com uma Sound Blaster Live! 5.1

Obviamente, você vai precisar fazer alguns malabarismos técnicos para conseguir um bom resultado, mas dá para gravar com pouca coisa. (2)

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


o fruity loops nao é um programa indispensavel??

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

Não, não é indispensável. Por que seria?

Na boa, você precisa primeiro entender o que está querendo fazer. De que adianta ficar afoito para pegar logo o programa X ou Y se você nem sabe para que serve? Programas servem para atender a alguma necessidade que você tenha, não devem SER a necessidade!!!

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


voces ja perceberam k eu nao sou muito entendido neste negocio, mas ha gente que fala que pra gravar musica, é preciso o audacity e o FL e pronto maos á obra, o que afinal é um termendo disparate, tentei gravar alguma coisa com o audacity...caras ficou mal...nao sou convencido, mas nao é que eu tenha tocado mal mas é mesmo o som que fica..sei la ...dissonante, pode ser mesmo da minha placa de som (acreditem caras nao é mesmo das melhores).

El_Cabong
Veterano
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


TiagoV.

Se você não vai fazer gravações multipistas, e sim gravar um instrumento por vez e depois mixá-los no PC, você não precisa de uma placa de som muito sofisticada.
Eu sei que vão criticar a minha sugestão, mas eu sempre gravo um instrumento por vez, e depois com toda a calma, faço a mixagem de todos no PC, e eu uso para estas gravações uma placa de som Sound Blaster Vibra 128bits (US$ 9). Grava em estéreo, 48000Hz, com 80 db de relação sinal ruído. Dá pro gasto !!!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

COMO você gravou? Não adianta também plugar a guitarra em linha na placa de som e querer que o som fique parecido com um JCM800 gravado com um microfone caro, né?

Acho que você está indo rápido demais. Antes de tudo, entenda o que você está fazendo e COMO usar o teu equipamento.

Diga, como você tentou gravar a guitarra? Você microfonou o amp? Você ligou em linha? Usou pedaleira? Usou pedais? Explique direito que você tentou fazer, fica mais fácil assim.

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


liguei em linha, tambem ja tentei microfonar o amp, mas ficou ainda pior.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

Ok, vamos lá...

Você ligou apenas a guitarra em linha? Amps de guitarra não são "neutros", eles modificam o timbre. Quando você grava a guitarra em linha, sem um amp, precisa simular o amp. Existem algumas opções:

1. Abusar do equalizador, tentando dar "vida" ao som. É a abordagem mais complicada, precisa entender do assunto para fazer funcionar.

2. Usar um software ou plugin que simule amps e caixas. Exemplo: Guitar Rig 2.

3. Usar uma pedaleira que simule amps e caixas. Exemplo: a maior parte das pedaleiras atuais.

4. Alguns amps têm saída de linha. Dependendo do amp, você precisará de um simulador de caixa. Novamente, o Guitar Rig 2 faz isso.

Qual opção você pretende adotar? Você tem uma pedaleira? O Guitar Rig não é muito leve, mas eu creio que existem outras opções mais simples (não saberia dizer quais são).

No momento, se concentre em tentar gravar uma trilha de guitarra minimamente usável. NÃO SE AFOBE.

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


Bog

Eu comecei a brincar com isso usando um Pentium 2 400 MHz com 256 Mb de RAM, uma placa de som Sound Blaster 16 e um microfone de 20 reais.


SylvioLima


Comecei com um pentium III 750MHz com 64MB de RAM hauahauaha...

Ganhei dos dois...comecei em Pentium III 450 MHZ 32MB de ram(sim amigos, 32!)e placa de som onboard mais que genérica! Mas iniciei a brincar com música no computador(sem gravar ainda, apenas escrevendo linhas musicais em basic) em um CP 400 e posteriormente um TK 2000...heheh quero ver alguém bater essa!!!


TiagoV.

Visite esse blog para pegar bons simuladores de amp de guitarra:

http://jemplugged.blogspot.com/

nyurig3
Veterano
# jun/07
· votar


Baruck
Mic de condensador Behringer C1
onde vc liga esse mic? na mesa behringer nao da ne?

El_Cabong
Veterano
# jun/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


makumbator

Você me ganhou por pouco. Eu comecei com um CP 400 II color.

O monitor era uma TV; não existiam disquetes, e os arquivos eram salvos em fita cassete. Uma maravilha !!!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong

Hahhah, credo, você fazia produção musical nesse troço aí?! :-O A gente tá falando de produção... meu primeiro computador mesmo foi um 386. :P

Casper
Veterano
# jun/07
· votar


Ahhh, bons tempos do Apple II.

Mas música nele era um lixo, eu na época eu
invejava quem tinha Commodore Amiga A1000,
que era o micro voltado para música.

Se não me engano, esse Comodore foi o
primeiro a ter conexão MIDI.

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


El_Cabong

hehehe. O meu cp 400 e o tk 2000 tb são de fita(mas o cp 400 aceita cartuchos direto nele). O hilário era ter que ficar rebobinando ela para carregar programa que está no início do K7(galera de hoje em dia nem sabe o que é isso). Ambos tb usavam a televisão(depois tive um cp 500, que tinha monitor integrado).
Caras, vcs sabem que o meu cp400 ainda funciona!!!! É verdade! Ano passado liguei ele só pra testar, e quase chorei de emoção quando a tela verde apareceu com a mensagem inicial e a data: 1984. Escrevi umas linhas em basic e ele rodou!!!! Mas o TK 2000 nem liga mais coitado....(mas tenho ambos nas caixas, com manuais, cabos, fitas de programas...)quem sabe daqui umas décadas não vendo por uma baba os dois para algum colecionador maluco?

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


Bog

voce perguntou se eu tenho pedaleira, bem, tenho pedal.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


TiagoV.

Pedal é diferente de pedaleira. Poxa, assim também é difícil de te ajudar, você quase não fala nada. Como eu não tenho bola de cristal, vou só dizer: é possível gravar sim com pouco equipamento. Mas não espere ganhar comida na boquinha: você precisa aprender a usar o que tem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que eu realmente preciso