Comprei um Toneport UX2 da Line6! Tira-Dúvidas!

Autor Mensagem
catselidis
Veterano
# mai/07


Pessoal,
Acabou de chegar meu TONEPORT UX2 que comprei pelo eBay.
Como antes de comprar pesquisei em muitos sites, percebi que tinha muito pouca informação no Brasil, portanto estou me colocando à disposição para tirar eventuais dúvidas de quem estiver interessado em adquirir um também.
Valeu!

cesarek
Veterano
# mai/07
· votar


Opa!
Estou interessado em gravar faixas de guita no micro.
Queria saber se é possível plugar um pedal (uso o Metal Master da digitech) antes do toneport. Vem algum programa junto? Como você edita o que foi gravado?

Quais as diferenças para o Guitarport?

Valeu!

catselidis
Veterano
# mai/07 · Editado por: catselidis
· votar


cesarek
Olá!
Se você pretende gravar somente guitarras, o guitar port é mais barato e vai te dar os mesmos resultados do UX2.
Se quiser gravar voz, tem que ser o UX1 (sem phantom power) ou o UX2 (com phantom power).
Você pode usar o seu pedal direto nele, pq o seu pedal tem saída "cabinet emulation", porém você nem vai precisar, pq o software que acompanha o guitarport (gearbox) já possui emulação de vários amps e distortions. Tudo de ótima qualidade!
Agora, se mesmo assim, você se identificar com o seu pedal, pode usar, sim. O seu pedal possibilita isso.
O Toneport acompanha o software de gravação ableton live - que dá pra gravar, editar, etc... multipistas.
Espero ter ajudado!

cesarek
Veterano
# jun/07
· votar


Blz então cara!
Ajudou um monte!
Só fiquei ainda com umas dúvidas:
- O que é o phantom power?
- Se eu ligar a saída de uma mesa (onde estão plugados mic's instalados numa batera) na entrada de microfone do UX2, funciona ?

Queria gravar basicamente uma batera com uma guita...

O que você acha da Fast Track USB da M-audio?

Obrigado!

cesarek
Veterano
# jun/07
· votar


Ah, só mais uma coisa:
Você consegue tirar um som pesado do UX2?
Toco Death Metal, e queria algo mais no estilo do Cannibal Corpse!
Chegasse a gravar algo que possas me passar?

Valeu!!!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
Só fiquei ainda com umas dúvidas:
- O que é o phantom power?

phantom power é uma energia extra que é necessário quando se utilizam microfones do tipo "condenser", pq eles precisam de energia auxiliar pra funcionar...

- Se eu ligar a saída de uma mesa (onde estão plugados mic's instalados numa batera) na entrada de microfone do UX2, funciona ?
Sim, funcionam e você nem precisa ligar na entrada de microfone dele. Você liga direto na entrada de linha stereo que ele possui. E você pode usar os efeitos que ele possui pra melhorar o resultado final da batera.

O que você acha da Fast Track USB da M-audio?
Eu pesquisei muito e achei o toneport bem melhor, pq tem mais entradas e maior flexibilidade de monitoração, além de toda a emulação que ele faz de ampli e pré.

Você consegue tirar um som pesado do UX2?
Toco Death Metal, e queria algo mais no estilo do Cannibal Corpse!
Chegasse a gravar algo que possas me passar?

Depois vou gravar alguma coisa e postar aqui, ok? Apesar da minha guitarra ser "do doce", fica muito bom... Aguarde...

Abraço!

João Ferr
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis
Ele dá aquela timbreira toda nesses prés aí como tá falando no site da Line 6??? Já testou som de voz com um mic violento???

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


João Ferr
Olá! Eu não tenho um mic violento pra testar, mas tenho um C3 da Behringer e gostei muito do resultado.
Porém não vou me desfazer do meu pré Behringer MIC200, pq com ele fica melhor ainda...
Vou gravar alguma coisa e postar aqui, tanto de guitarra, quanto de voz, ok?
Abraço!

marcio_smdo
Veterano
# jun/07 · Editado por: marcio_smdo
· votar


catselidis
Eu dei uma olhada no site da Line6 e, se entendi corretamente, o UX2 é uma interface de áudio externa com entradas para mic(x2), guitarra e baixo, além de outros recursos.

Fiquei ainda com algumas dúvidas, que enumero a seguir, agradecendo antecipadamente se você puder me ajudar:

1. O UX2 dispensa o uso da placa de som do micro? Por exemplo, se eu plugar a guitarra no UX2 e aplicar efeitos (Amplitube, Guitar Rig, GearBox), posso usar a a saída dela direto para o amp ou fones?

2. É possível usar todos os inputs simultaneamente, capturando cada um numa trilha independente, seja no Ableton, Nuendo ou softwares afins?

3. Você já usou o footswitch dela ou sabe quanto custa?

4. O conjunto Mesa Behringer Xenyx 802 (R$ 315) + Maya 44 (R$ 450)
tem um custo bem próximo do UX2(R$ 799). Você sabe me dizer a diferença entre elas, destacando vantagens e desvantagens de cada uma, sem considerar o custo de software?

Estava quase me decidindo pela primeira opção, mas o seu post e uma visita ao site da Line6 me convenceram a considerar seriamente a compra de uma UX2 no fim do ano.

Abraço.

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


João Ferr e cesarek
olá!
no seguinte endereço vocês podem encontrar 4 demo de gravações do toneport.

As gravações de guitarra eu liguei minha tagima "do doce" (memphis) direto nele e gravei com o metronomo dele. Eu não toco guitarra - só engano - eu toco mesmo é baixo... então me desculpem pela precária execução.

As gravações de voz foram feitas com um microfone Behringer C3 diretamente ligado no toneport, na sala de minha casa e minha esposa está cantando (dá pra ouvir minhas filhas ao fundo - no back - hahaha).

http://www.esnips.com/web/ToneportUX2

depois comentem o que acharam, ok?

abraços!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


marcio_smdo
Fiquei ainda com algumas dúvidas, que enumero a seguir, agradecendo antecipadamente se você puder me ajudar:

1. O UX2 dispensa o uso da placa de som do micro? Por exemplo, se eu plugar a guitarra no UX2 e aplicar efeitos (Amplitube, Guitar Rig, GearBox), posso usar a a saída dela direto para o amp ou fones?

Exatamente. Você pode dispensar a placa de som do micro (não precisa desinstalá-la, principalmente se você usa games que usam recusos avançados da placa de som, como eax, etc) e vai utilizar o UX2 para efetuar as gravações, plugando mic e instrumentos nele e a saída dele direto para o seu amp. Ele possui saída de fones. Dá pra usar com o guitarrig (eu uso), amplitube, etc.

2. É possível usar todos os inputs simultaneamente, capturando cada um numa trilha independente, seja no Ableton, Nuendo ou softwares afins?
Você só pode usar 2 inputs no máximo simultaneamente. Você pode gravá-los independentemente no software de gravação.

3. Você já usou o footswitch dela ou sabe quanto custa?
Não usei. Não há um footswitch específico do toneport. Você pode usar qualquer um e ele servirá para ligar ou desligar efeitos ou para controlar algumas funções no gearbox, como mudar presets.

4. O conjunto Mesa Behringer Xenyx 802 (R$ 315) + Maya 44 (R$ 450)
tem um custo bem próximo do UX2(R$ 799). Você sabe me dizer a diferença entre elas, destacando vantagens e desvantagens de cada uma, sem considerar o custo de software?

Entendo que, se você for um guitarrista, será mais feliz adquirindo um toneport. O conjunto software/hardware do UX2 é "delicioso" pra um músico e facilita muito na hora de gravar com qualidade. Apesar de não ser um produto para uso profissional, o toneport consegue resultados profissionais.
Agora, se você está pensando em montar um homestudio com maior flexibilidade em relação a entradas e saídas e possibilidades de gravar, por exemplo, uma banda "live", creio que a opção da mesa xenyx seria melhor. Ouvi falar muito bem do pré da xenyx e a placa maya44 tem 4 entradas, além da possibilidade de gravar com maior resolução (192Khz). O toneport, apesar das especificações, só grava mesmo até 48K (se bem que eu gravo tudo em 44K mesmo - mesma qualidade do CD).

Eu estou muito feliz com o toneport. Não preciso de uma mesa, pois gravo instrumento por instrumento e quando preciso gravar um violão e voz é fantástico! ligo os dois, regulo tudo no gearbox mesmo (fica uma configuração independente da outra) e pau no gravador - o resultado é incrível. Veja no endereço abaixo, o arquivo "voz_violão.mp3".

http://www.esnips.com/web/ToneportUX2

Espero, de alguma maneira, ter te ajudado. É jogo duro ser brasileiro pois não dá pra gastar o dinheirinho suado que a gente ganha e depois se arrepender, né?

Abraços!

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


Neste link há uma demonstração de uma gravação completa com o toneport. Quem quiser ouvir...
É um techno-brega que fizemos, eu e minha esposa...

http://www.esnips.com/doc/5c962997-6951-407c-8124-0ba3d7e7a70a/Amor-Pe rfeito

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07 · Editado por: SylvioLima
· votar


marcio_smdo ---- EDITADO ----
Eu tenho uma Xenyx 802... pode comprar sem medo. Veja a qualidade nas gravações da minha voz espalhadas pelo fórum, ok? ;)

Abraços.

marcio_smdo
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis
Muito obrigado pela sua ajuda e parabéns pela iniciativa de criar o tópico. Estou ouvindo as músicas agora.

Realmente é complicado ter que tentar tirar o máximo do mínimo.

SylvioLima
Valeu. Estou esperando a música carregar. Você pode comentar sobre os recursos que utilizou?


Abraço à todos.

cesarek
Veterano
# jun/07 · Editado por: cesarek
· votar


catselidis

escutei as gravações.

Funciona o negócio. Mas acho que plugando um pedal deve ficar melhor.
Essa distorção que você usou, é do software que vem com o Toneport?
Ou usou o GuitarRig junto?
Achei a distorção muito "digital". Parece uma distorção da antiga zoom 8080.
Ah, e valeu pela atenção. Até colocasse uns pedaços da Hammer Smashed Face em uma das faixas, hehehe!

Obrigado!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
A distorção é do gearbox, sim. Liguei a guitar direto nele. Se usar o GuitarRig, tem melhor definição nas simulações, mas gostei muito das guitarras limpas do gearbox e de algumas de lead com over...
Eu não conheço nada do canibal, então baixei uma música na net pra ouvir e foi justamente essa que você mencionou... desculpe a precária execução, mas não sou guitarrista... Não leve em consideração...
Se precisar de algo mais, é só falar...
Abraços!

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


catselidis
Te add como favorito lah no Esnips hehehe... e deixei uns coments por lah tbm... To dando uma arrumada nas minhas coisas por lah pro povo entrar mais pra la...

E prometo que dps ouço os arquivos da sua interface.

Abraços.

cesarek
Veterano
# jun/07 · Editado por: cesarek
· votar


catselidis

Cara, surgiu outra dúvida. Estive olhando uns vídeos no youtube, e outros em sites de revistas, testes em feiras, etc. e observei que se for comprado o programa GEARBOX GOLD, que vem bem mais opções de amp's já vem uma interface semelhante ao Toneport UX1, porém específica para guitarra (Toneport Direct Monitoring). Porém, ao lado da conexão da guitarra, tem um botão, que não descobri para que serve.

Foto do GearBox Gold com o Toneport Direct Monitoring

Será que, para o caso de um guitarrista, esta opção não é melhor do que um Toneport UX1, ou até mesmo que um UX2? Não consegui preço do GearBox Gold aqui no Brasil.

Encontrei o Toneport UX1 por R$ 504,00 e o Toneport UX2 por R$ 908,00.
Onde você adquiriu seu UX2?

Valeu!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
cara, esse é o gearbox PLUGIN, diferente do GearBox tradicional, onde você seleciona os amps e efeitos e grava com eles (tem opção pra gravar ao mesmo tempo sem efeito algum e depois, se você se arrepende do efeito que usou pode utilizar um plugin). No caso do plugin, você grava e depois vai alterando, pq o som original é preservado (non-destructive). Ele é mais caro que o toneport UX2 que custa US$ 199,00. O plugin gold está US$ 399,00. Aquele botão estranho deve ser o "level" do monitor. Eu acho que ele é muito caro pra gente aqui... Ainda mais que a gente pode usar o GuitarRig e o Amplitube. Pra guitarra, mais barato é o GuitarPort - US$ 99,00 - http://www.line6.com/guitarport/

Abraços!

Eu comprei meu toneport no ebay (USA), numa empresa muito boa chamada gigasonic. Eles me enviaram no mesmo dia, no outro dia estava dando entrada na alfândega e ficou lá por 4 dias. Depois fui no correio, paguei o imposto e tudo ok. Levou 1 semana exata. No total, gastei pouco menos de R$ 600,00.

cesarek
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis

Blz cara, obrigado novamente!
Entrei no site da GigaSonic. O custo (produto+frete) daria certa de R$ 470,00.
Quanto você pagou de imposto?
Qual forma de pagamento foi efetuada?

Valeu!

catselidis
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
olá!
eu paguei com cartão de crédito internacional, usando o paypal (muito mais seguro).
Você tem que pedir, na hora do pagamento, no campo observações, pra eles enviarem como "gift" (presente) e declararem um valor de US$ 50,00. Mesmo assim, vai ter tributação sobre o valor declarado mais o valor do frete - 60%. O meu imposto deu R$ 93,00.
Ainda existe o risco de cair na malha fina e eles abrirem para verificar o conteúdo, pra saber se o valor declarado está correto. Nesse caso eles tributam conforme uma tabela de equivalência de produtos que eles têm lá e que Deus sabe o valor que eles vão colocar. Se ficar um valor abusivo, você pode recorrer, enviando pra Receita anúncios com o valor real da mercadoria, etc. Mas eu acho que ainda que tributem sobre o valor total do bem, vale a pena.

abraço!

marcio_smdo
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
Se você não optar pela importação, eu vi que tem um UX2 na Musicware.
Sai a R$ 799, à vista.

cesarek
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis

É, tem seus riscos! Valeu pelas dicas!


marcio_smdo

Opa, valeu cara! Eu já tinha entrado nesse site várias vezes, mas tinha esquecido dele. Você sabe se é confiável? Você já comprou lá, ou sabe de alguém que já comprou?
Porque no geral esta loja vende a preços bem menores do que o resto do mercado, o que me parece um pouco estranho!

marcio_smdo
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek
Eu nunca comprei pela web pq moro no Rio. Eu comprei a minha guitarra lá, entre outras coisas, e nunca tive problema. Eles emitem nota fiscal normalmente e dão garantia.

Se você der uma pesquisada no fórum, pode encontrar opiniões de quem já comprou pela web, pq esta loja é bem conhecida.

FunkyBoy
Veterano
# jun/07
· votar


cesarek

Cara, pode comprar tranqüilo que a loja é o atendimento são extremamente profissionais! Já comprei várias paradas lá!

Midgard
Veterano
# jun/07
· votar


nao seria melhor comprar o POD ???

cesarek
Veterano
# jun/07
· votar


Midgard

Opa! Porque você acha que o POD seria melhor?
Entendo que ele é mais versátil.
Mas para a finalidade de gravar e editar faixas de guitarra no micro, ele atende da mesma forma que o Toneport?

Valeu!

Guitarrist
Veterano
# jun/07 · Editado por: Guitarrist
· votar


catselidis
Eu vi que o Toneport UX2, tem entrada para footswitch, para troca dos efeitos em tempo real. Mas será que funciona para pedal de expressão? Para controlar wha-wha e aquele outro efeito que parece um whammy?

Outra coisa, os efeitos do Gearbox, não são exatamente os do PODxt? Já que ele também serve para editar os effects da pedaleira?!

Guitarrist
Veterano
# jun/07
· votar


catselidis
Ah, outra coisa, vc teve que pagar pelo Gearbox? Me disseram que pelo menos no Podxt Live, é grátis. É só baixar direto no site da Line6.
Agradeço.

catselidis
Veterano
# jun/07 · Editado por: catselidis
· votar


Guitarrist
Cara, o pedal de expressão é o ponto fraco do toneport. Só tem entrada para footswitch. Você pode controlar o wha se tiver um pedal de expressão em outro dispositivo midi ligado no seu micro. É o único jeito. O KB37, que é o toneport que já vem com teclado já vem com entrada para pedal de expressão... uma pena...

Os efeitos não são "todos" os do PODxt. Para ter todos você precisa comprar uma expansão (POWER PACK) que custa US$ 99.00. Quando vc compra o PODxt e baixa o Gearbox, esse POWERPACK já fica incluído...

O GearBox é grátis também com o toneport. É só baixar a última versão direto do site.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comprei um Toneport UX2 da Line6! Tira-Dúvidas!