Veja aqui os home studios dos participantes do fórum.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # mai/07


    Creio que este tópico será de grande ajuda para quem está iniciando a montagem de seus home studios e os nossos projetos, dicas e soluções encontradas poderão ajudá-los.
    Coloquem aqui como foi a construção de seu home studio; como foi feita a isolação e o tratamento acústico; que equipamentos você utiliza nas gravações e em ensaios; quais são as suas experiências e seu método de trabalho.
    Escreva um texto bem explicado e bem detalhado. OK??!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    O meu home studio e só para gravação e não para ensaio.

    Detalhes construtivos:
    Na minha casa eu tenho uma peça de (4,00m x 3,30m) que eu uso como meu escritório, num canto dela eu construi uma cabine de (1,00m x 1,40m) para gravações de vocais e instrumentos acústicos. Esta cabine não precisou ser maior porque no meu home studio não tem bateria acústica.
    As paredes da cabine são de lâminas de eucatex duplo (similar às divisórias de escritórios) com o interior de isopor (para isolar a cabine acusticamente). As paredes foram contruídas primeiro com um esqueleto feito com madeiras de (5cm x 2,5cm) e depois o eucatex foi usado para forrar este esqueleto interna e externamente.
    O piso e as paredes são revestidas com forração (carpete fino para evitar a reflexão do som dentro da cabine), ela tem uma porta oca com isopor por dentro, e uma janela com vidro duplo. dentro há um spot com uma lâmpada, uma tomada de energia, e outra com dois jacks para plugão, um stereo para fones e outro mono para saída de microfone, levando estas ligações para fora da cabine por um eletroduto na parede de alvenaria. A cabine serve também para gravar instrumentos acústicos, mas pra isso seria necessário um microfone a condensador. por enquanto eu tenho só dois microfones dinâmicos.
    Fora da cabine fica uma mesa com o computador e um mixer, e uma estante com o teclado e o som que eu uso para monitoração.

    Equipamentos:
    - Computador com placa de som PCI Offboard SoundBlaster Vibra 128 para gravações em 2 canais stereo, Sonar4.0, SoundForge4.0, gravador de DVD Pionner.
    - Rack Sintetizador Yamaha Motif Rack ES (ligado via USB com o computador).
    - Teclado controlador MIDI CME-UF7 (ligado via MIDI com o Rack).
    - Mixer Behringer Eurorack UB-802 (ligado na entrada line-in da placa de som do computador).
    - Microfone dinâmico Behringer XM8500.
    - Microfone dinâmico Behringer XM2000s.
    Obs: Os microfones são ligados na UB-802 com cabos simétricos (balaceados) com plugues XLR.
    - fones Philips HP 250 (usado para monitoração).
    - fones Powerpack CV320 (usado para retorno dentro da cabine).
    - Violão elétrico modelo flat, Fox Rio V3 de aço.
    - Guitarra modelo strato, Tagima MG32.
    - Pedaleira Behringer X-Vamp.
    - Violão acústico de nylon Giannini GWNE17.
    - Um Midisystem Philco AS700 (usado para monitoração).

    Experiências e Método de Trabalho:
    Eu faço os arranjos das músicas em 16 pistas, com o programa Sonar4.0, com o Motif Rack ES e o CME-UF7. Depois de prontos estes arranjos são gravados em stereo no programa SoundForge4.0.
    Após são gravados os vocais, os back vocais, as guitarras, violões, etc. cada um em um arquivo (*.wav) separado (gravação pura).
    Depois são colocados os efeitos nestes arquivos (*.wav) e salvos em outros arquivos (gravação com efeitos).
    Após é feita a mixagem até que todos os instrumentos e vocais fiquem equilibrados.
    Finalmente estes arquivos mixados, recebem uma compressão para que o volume dos mesmos fiquem no máximo sem clipar, e já estão prontos para serem gravados no CD matriz.
    Eu fiz a gravação de um CD de Rock Gospel em 2006. Na página www.andrellima.z6.com.br , na seção <discografia> tem um link para baixar as demos das músicas, e na seção <fotos> tem uma foto do home studio, mas na foto eu ainda não tinha o Motif Rack ES e o CME-UF7 e sim um PSR2100.

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olá El_Cabong, cara vc que tem estudio, será que vc poderia me dar uma dica de como eu faço pra gravar midi, eu tenho um psr yamaha 2100 e trabalho com o sonar 6, só que ate agora eu não conseguir configurar pra mim poder gravar, já tentei mexer no midi device, mas tambem não sei se pode ser na configuração do yamaha 2100, um abraço cara e conto com vc pra me ajudar ok?

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nenca
    Você quer gravar nas pistas do sonar o que você toca no PSR2100, e também tocar os arquivos midi com os timbres do PSR2100 ??
    Se for isso, você tem que instalar o drive USB que vem no CD do PSR2100, conectar o PSR no PC com um cabo USB, e depois no Sonar (Midi Device) mover para o topo e selecionar os USB -1 para midi-out e midi-in.
    Eu não sei se é assim, pois o que eu uso é o Sonar 4.0 !!

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    El_Cabong,
    Eu quero gravar sim, mas eu não tenho cabo USB, eu tenho cabo MIDI, quer dizer que eu instalando esse CD do PSR, eu só vou ter timbres do PSR 2100? Não tem uma forma de eu gravar com o cabo MIDI e trabalhar com os sampler que eu ja tenho no me pc? Um abraço amigão e fico grato pela a ajuda!!

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    nenca
    Eu já tive um PSR2100 e as vezes dava problema a conexão midi com o PC. A conexão USB é melhor. O cabo USB não transmite waves e samples, só os dados midi, mas eu acho que dá pra ti tocar no PSR2100 gravando em midi no sonar, e depois no sonar fazer com que aquilo que tu tocou seja reproduzido com algum sample ou instrumento VST do sonar. Eu não uso muito samples e VSTs, por isso acho que aqui alguém pode te ajudar melhor que eu.

    nenca
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Blz cara, eu vou tentar resolver esse problema que eu estou tendo com o midi, mas se vc conhecer alguem ai que sabe como faço pra configurar o teclado e pc, me avise, ok? Um abração!!

    Krost
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Pessoal, Preciso aprender a usar os SONS do MOTIF-RACK ES nos midis que faço pelo Editor de Partituras Sibelius...alguém pode me ajudar?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Veja aqui os home studios dos participantes do fórum.