Meu homestudio (o que acham?)

    Autor Mensagem
    bwk
    Veterano
    # mai/07


    Galera,

    Sou novo aqui no fórum (primeiro tópico) e estou montando meu home...

    A estrutura que eu preciso é para trabalhar com musica eletronica + voz/violão... Eu já tenho um ibook G4 para trabalhar e estou pensando em comprar:

    M-AUDIO FIREWIRE 410
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56061983-m-audio-placa-de-som-i nterface-firewire-410-_JM

    YAMAHA PSR E-303
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56971054-teclado-yamaha-psr-e30 3-c-fonte-somos-loja--_JM

    SHURE SM 58

    Tudo isso aliado ao PROTOOLS + FENDER TELECASTER + BAIXO CONDOR + VIOLÃO DIGIORGIO TALENT

    Quanto ao monitor de referencia ainda não sei... mas o que vocês acham?! dá pra ter uma qualidade legal com isso?! é só para gravar minhas próprias músicas, produzir umas trilhas, nada HYPER não...
    Qual monitor seria legal!?

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    bwk

    Cara, quanto ao teclado, caso você não for usar os timbres internos dele, não compensa nem um pouco viu. Seu eu fosse você, juntava um pouco mais de grana e comprava um controlador legal, como o CME UF7 que te dará muito mais recursos pra se utilizar em um homestudio.

    bwk
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    um pouco mais de grana

    O foda é q esse um pouco mais são R$1.000 ... e eu estou querendo investir mais pesado na placa M-AUDIO q custa 1 e 500... e quanto aos timbres internos, porque eu não usaria!? não sou tecladista mas se comprar um provavelmente me tornarei um...
    abraçøs
    b

    Scoth_Pr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    bwk

    foda é q esse um pouco mais são R$1.000

    Nem tanto... tem controladores mais simples sendo vendidos a R$700 pilas no mercado livre.

    e quanto aos timbres internos, porque eu não usaria!? não sou tecladista mas se comprar um provavelmente me tornarei um...

    É o seguinte... você pode ou não usar os timbres internos. Quando você conecta o seu teclado ao computador, você pode usar os chamados VST's, que são programas geradores de som (ótimos) que interpretam os comandos MIDIS do teclado (força com que vc pressiona a tecla, programação dos botões etc...) e produzem o som no próprio computador, dessa forma voc~e usaria apenas a parte física do teclado, sendo que os timbres seriam produzidos pelo PC. A diferença é que enquanto no teclado vc fica limitado àqueles timbrezinhos básicos, no computador (um bom computador) vc pode ter os melhores timbres de pianos, órgãos, E.P's etc...

    A vantagem de se comprar um controlador é que diferentemente desses PSR's, ele terá controles (faders, knobs....) dedicados ao uso com o computador. Entendeu?

    Caso voc~e queira tocar o teclado sem o computador, daí é outra históia, pois a maioria dos controladores (com exceção dos mais caros) não possuem timbre algum.

    João Ferr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    bwk

    Cara, pelo que vc disse, vc naum precisa de um teclado com mais de 3 oitavas. Então eu trocaria a interface e o teclado por um Ozonic, da M-Audio, que é interface e teclado controlador. É mais barato e tem maior integração com o Pro Tools, que vc usa.
    Além disso, é mais portátil. Como vc tem um notebook, é melhor um tecladinho menor, pra poder fazer um estúdio móvel.
    Quanto aos monitores, os Behringer Truth amplificados têm ótimo custo x benefício. E mic, é melhor buscar um condensador, tipo o Behringer B1 ou B2, porque pra gravar com SM 58 vc vai passar raiva!

    Abraços!

    Hurtrix
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Hurtrix
    · votar


    bwk,

    PLACA

    Você precisa gravar quantos canais simultâneos?

    Com a 410 você pode chegar a 10 (2 originais + 8 no ADAT).

    Fora isso, achei R$1500 muito caro. Se você mandar importar (pessoa física), com frete, impostos e legalizada sai por R$1.152,00. Outro dia ela estava numa promoção por US$199, o que faria o preço cair para menos de R$1.000! Se quiser, me manda um pvt que te explico direitinho como importar.

    No Ozonic você está limitado a 2 canais analógicos (apenas 1 com phantom power contra 2 na 410) e 37 teclas (3/8). O phantom é importante para alimentar mics condensadores que, em geral, tem melhor sensibilidade para captar instrumentos acusticos como o violão e voz em ambientes tratados.

    MIC

    Como o João disse, é importante ter um condenser para captar bem voz e violão. Não recomendo o B1 para violão, pois ele pega muuitos ruidos de fundo, independente da posição do MIC.

    http://reviews.harmony-central.com/reviews/Microphone/product/Behringe r/B-1/10/1

    Uma opção melhor seria o AKG Perception 100. No ML tem um por R$570. Se mandar importar é bem possível conseguir trazê-lo por apenas US$120 com impostos!

    http://www.musictechmag.co.uk/mtm/reviews/perception-100

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55670361-microfone-akg-percepti on-100-_JM

    TECLADO

    Quanto ao teclado, qual a necessidade de ter um com timbres?
    Vai querer tocar sem usar o notebook, se apresentar?

    Se não, invista num controlador de 61 teclas (faixa mínima de oitavas para tocar uma melodia completa, considerando as músicas de hoje em dia).

    Vai num Keystation 61e. Sai na faixa de R$700,00.

    MONITORES

    Tudo depende to quanto você pode gastar. Eu tenho um par de Yamaha MSP5 que comprei por R$1.700 e só troco por outro Yamaha ou Genelec.

    Se quiser me diga teu orçamento que te ajudo a montar um bom setup.

    Abraço!

    bwk
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: bwk
    · votar


    Galera,

    Primeiro, obrigado pela ajuda...

    Algumas dúvidas que surgiram:

    O que significa o midi controller ser interface também... quer dizer que ele substitui a placa de áudio tendo entradas e saidas midi/audio?!? é isso msm?!

    É melhor comprar um keystation + m-audio1418 ou um ozonic + m-audio410?! é válido esse meu raciocinio?!

    Quanto ao MIC eu já entendi a questão do mic condensador... vou buscar um dentro do meu orçamento...

    E que monitor de referencia bom eu consigo com 600 reais +-

    abraçøs a todos...

    bjbjbjbjbjb

    Hurtrix
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Hurtrix
    · votar


    bwk,

    Significa exatamente isso. O Ozonic, além de servir como controlador MIDI, tem 4 entradas de audio com phantom power único para todas(para o MIC condenser).

    Quanto a questão do "é melhor", como eu disse você deve analisar suas atuais necessidades e ver também um pouquinho do médio prazo.

    Lembre que o Ozonic tem apenas quatro entradas. Então, você só vai conseguir gravar, por exemplo, 2 vocais, 1 teclado e 1 violão ao mesmo tempo.

    Você disse que quer se tornar tecladista, mas o Ozonic só tem 37 teclas (3/8). O ideal seria um teclado com no mínimo 61 teclas (5/8).

    Resumindo...

    Opção 1: Quero me tornar tecladista e vou gravar mais de 2 canais simultâneos ou penso logo, logo em gravar minha banda ou dos amigos ao vivo.


    COMPRE: Keystation 61e + M-AUDIO 1814

    Achei essa 1418 por R$1700 no ML e o cara aceita MP... Corra!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56367383-placa-de-som-1814-m-au dio-nova-dvd-com-47gb-de-programas-_JM


    Opção 2: Quero um teclado pra fazer os arranjos, vou gravar tudo sequenciado (MIDI) e nunca vou precisar de mais de 2 canais simultâneos.


    COMPRE: Somente o Ozonic (não precisa da 410 pq o teclado já é uma interface de gravação).

    Sobre os monitores, vais conseguir um Rokit KRK RP5 na faixa dos R$700.

    Abraço!

    bwk
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Hurtrix,

    VALEU!!! Acho que ficou com a opção numero 2.

    O meu objetivo inicial é gravar voz/violão + arranjos midi mesmo... vou comprar o ozonic mesmo... e depois eu compro uma 1418 para ampliar minhas possibilidades... e quanto a tornar-me tecladista, não é o objetivo não, só escrevi aquilo em resposta a um comentário de outra pessoa...

    Agora, to achando esse OZONIC muito caro se for importar pq o frete é quase o preço dele... onde procuro melhor?! já fui em muitos sites mas é dificil... no ML

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56756278-m-audio-teclado-contro lador-ozonic-novo-garantia-tuixmusic-_JM

    posso parcelar em 6 vezes no mercado pago... fica tranquilo para mim... acha q vale a pena ou vc tem o bizu da importação legal e barata?!?!

    abraçøs

    b

    bwk
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Sobre o monitor, eu já estava de olho nesse Rokit mesmo... vou providenciar!

    João Ferr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Opção 1: Quero me tornar tecladista e vou gravar mais de 2 canais simultâneos ou penso logo, logo em gravar minha banda ou dos amigos ao vivo.

    Vai precisar de um outro periférico além desses pra fazer isso, pra transformar as oito entradas analogicas em ADAT LIghtpipe, tipo um preamp Octane, ou uma mesa com 8 inserts e um ADAT capenga so pra converter...

    A estrutura que eu preciso é para trabalhar com musica eletronica + voz/violão...
    Pra isso não precisa mais do que o ozonic, sinceramente...

    Keystation 61e
    O Axiom 61, também da M-Audio também seria uma boa...

    bwk
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O Axiom 61, também da M-Audio também seria uma boa...
    O problema desse Axiom é q ele não tem entrada de audio... não serviria como interface para eu gravar o voz/violão né... o ozonic continua sendo a melhor opção para mim...

    João Ferr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    bwk

    O Axiom é só no caso de vc comprar a interface separada...

    Hurtrix
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    João Ferr,

    Outro problema é que o Axiom custa praticamente o dobro do Keystation. Sugeri este por ser um controlador mais simples e, portanto, mais barato.

    Quanto à 1814, você está certo. Apesar dela ter 8 ins com 2 prés, ainda ficariam faltando os prés para as outras 6 entradas. Um ADA8000 seria um bom começo, não?

    Errata: Confundi o OZONIC com o OZONE (que ZONA!). Vou ajustar as respostas acima, mas basicamente o OZONIC:

    - Custa o DOBRO do preço do OZONE (R$1700 x R$800)
    - Usa interface FIREWIRE em lugar da interface USB
    - Tem 4 canais com phantom x 2 canais do OZONE
    - Tem 37 teclas x 25 do OZONE
    - Tem monitoramento direto (saida para headphone)

    bwk,

    Veja se o OZONE não te atende... Ele custa R$800 no ML.

    Um OZONIC lá fora custa US$275 + U$40 de frete. Importando direitinho com impostos e tudo, sai por aproximadamente R$1.050. Vou cotar na loja que compro pra ver por quanto o cara me manda ele.

    Quanto a comprar o OZONIC no ML analise o custo/benefício porque no MercadoPago ainda tem juros!

    Você me mandou uma mensagem pvt mas não consegui ler. Vou te mandar um email e você responde.

    Abraço!

    João Ferr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Hurtrix

    Não sabia dessa diferença tão grande de preço entre o Axiom e o Keystation... realmente, só vale a pena se for usar todos os recursos do bicho, o que eu acho que aqui vai ser desnecessário.
    Quanto ao ADA8000, é maneiro, Behringer e talz, mas lá vão mais uns 1300 reais... tem que ver se ele precisa disso tudo!
    A, e hardware da M-Audio é foda, tem tudo nome parecido...

    Hurtrix
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    João Ferr,

    Pois é. Aqui no BR o Axiom 61 sai na faixa dos R$1500, enquanto o Keystation 61es sai por mais ou menos R$800.

    O ADA dá pra comprar por R$800 e os prés são muito bons (considerando custo/benefício).

    Abraço!

    nyjohn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    e ai galera, tambem sou novo e estou montando um home studio, e os foruns do cifra clube me ajudaram muito na escolha dos equipamentos, mas os preços la fora são muito mais em conta, gostaria de saber como importar como pessoa fisica.

    muito obrigado,João

    nyjohn
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    e ai galera, ve se voçês acham q fiz boas escolhas para comprar, eu ja tenho uma placa edirol fa 101, e pretendo comprar os monitores Krk rp6, um pre bluetube da presonus, e provavelmente um axiom 61, e estou em duvida no mic entre akg perception 100 e o mxl v67g, alem de dois fones porta pro e um amp de fone da sansom.

    mais uma vez, muito obrigado, João

    Hurtrix
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    nyjohn,

    Monitores: No lugar dos RP6 eu iria logo para os Yamaha HS80 ou Yamaha MSP5. Não vale a pena trazer de fora por causa do peso.

    Bluetube ou Bluetube DP: Fique com o DP (+/- US$250 com frete) ou compre um Focusrite Trackmaster Pro (um channel strip com pré, EQ e compressor +/- US$300 com frete - não tem válvula mas é um bom strip pelo preço) ou um strip Joemeek 3Q.

    Axiom 61: Com essa baixa do dolar não está valendo a pena importar por causa do peso. Ele custa lá US$300. Voce vai pagar de frete US$168 e de imposto US$280. No ML tá por +/- R$1450.

    Mic: Eu gastaria um pouco mais e pegaria um CAD M179 (Dual Diaphragm Multi-Pattern Condenser) por US$200. Tanto esses perceptions quanto esses MXL (eca!) são feitos na china... rsrsrs

    Fones: Fone é uma coisa pessoal, logo não gosto dos porta pro. Os AKG K240S e K171 dão um banho.

    Abraço,

    Yanko Hurta

    jrsilva
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    olá amigos meu nome é junior e sou tecladista em RECIFE ,,,e estou com uma duvida ,,estou querendo usar um not book no meu teclado para trabalhar com sons sample no palco ,,,mas estou em duvida na configuração ,,, será que algém poderia me ajudar ,,, obg
    e-mail: jr.juniorsilva@bol.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu homestudio (o que acham?)