Microfone para gravar som ambiente

    Autor Mensagem
    Raizen
    Veterano
    # mai/07


    Olá pessoal, gostaria de saber qual modelo de microfones são itneressantes para gravar vozes a capela.

    Pretendo gravar um coral de musica erudita/sacra dentro de uma igreja e gostaria de saber se conhecem algum microfone que faria bem esse trabalho.

    PS: não muito caro, vi um handmade do pedrone e achei caro de mais R$820 reais.

    valeu.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    up

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Procure por algum microfone que possua o padrão polar omni direcional. No momento não me lembro de algum microfone com esse padrão e estou com preguiça de pesquisar (rs), mas há vários no mercado.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    vou pesquisar sim por "omni direcional" Valeu.

    Se alguém puder mais ajudar agradeço.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Olha eu só consegui encontrar um modelo da Phillips que pelo preço 69 reais e aparencia nãod eve ser muito bom não....

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07 · Editado por: Christhian
    · votar


    B2- PRO Behringer
    C1 - Behringer

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Christhian

    Posso pegar algum desses mic's (no caso, o C1 pq é mais barato hehe) colocar num pedestal no meio de uma igreja, ter um coral cantando em cima do altar e conseguir captar o som de forma clara e definida?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    Cara, nesse caso seria bem melhor o B2-pro, pelo fato de ter uma chave que o deixa em posição de captação omni direcional. O C1 pega a ambiência, mas numa escala bem menor, justamente por não ter essa característica.

    Vale lembrar que microfones condensadores precisam de phantom power, portanto a mesa tem que ter esse suporte.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    Outra questão é a clareza. Behringer, normalmente, ganha na relação custo benefício. Se vc for comprar um AKG nas msm características, vai pagar 1000,00. Um neumann, mais caro. Porém a qualidade dos dois últimos é infinitamente superior.

    Já usei o B2-Pro ao vivo, numa aplicação parecida com a sua. Ficou excelente. Num estúdio, onde o equilíbrio é realmente posto a prova, nunca usei.

    João Ferr
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    B2- PRO Behringer

    Manda ver que é pedrada. Eu tenho um!

    sarpa
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen, acho que antes de tudo você deveria estudar um pouco sobre os métodos de microfonação, que resultado você procura, aí ficará mais fácil saber pra que lado correr.

    Com relação aos mcirofones omnidirecionais que o amigo Eder Muchiutti citou, é necessário conhecer bem o espaço que se tem pra gravar, como o coral soa no ambiente. Ter um som completamente embolado com um omni é muito fácil. Não que sejam ruins, nada disso, mas precisa-se saber BEM como posicioná-los.
    Um exemplo de microfone que possui padrão omnidirecional é o AT4050, que custa algo por volta dos R$4500,00. Um excelente mic! Já fiz uns trampos com um par destes.

    Dê uma passadinha em meu blog (http://juninhosarpa.blogspot.com) que tenho escrito alguma coisa sobre microfones.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Christhian
    João Ferr
    sarpa

    Valeu pessoas, vou dar uma olhada.

    Pelo que vi, eu precisaria de mais de 1 microfone, certo? E outra, não poderia ligar o microfone direto no computador ao invés de ligar numa mesa?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    Mesmo se não souber inglês muito bem, dê uma olhada NESSA PÁGINA.
    No caso de captar um coral, se o som da sala em questão for muito bom, não vejo problemas em usar um só omni, porém sou fã de um "estereo", aí usar 2 mics (ou um mic estereo, claro), é imprescindível.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Joguei nos favoritos, mais tarde vou ler.
    O objetivo inicial com isso é gravar o coral que eu "participo" pq eles não tem apoio nenhum e tal e participam simplesmente por gostarem de música, aí, queria ver se conseguia engatar uma gravação deles.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O problema é ficar com um som gravado com profundidade.
    Não sei se estou explicando bem. Você escuta a gravação e percebe que está tudo (o som) um tantoq ue distante.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    essa noção de profundidade é geralmetne dada pela reverberação. Por isso o ideal seria uma captação mais próxima, pra que as vozes tenham um papel maior do que o som ambiente.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Bem...Quando eu tiver grana então vou comprar aquele microfone que oChristhian sugeriu, o B2 Pro da behringer.
    E ver no que dá.

    Será que rola ao invés de ligar em mesa, ligar direto no computador num programa de gravação tipo o audacity?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    vc precisa de um mixer ou pré com Phantom Power pra alimentar um microfone condensador, como o B2. Sinceramente na minha opinião há outros microfones melhores na mesma faixa de preço. Mas é claro que é questão de gosto e teste.
    Abraço.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Eder Muchiutti

    Opa...então tendo em vista o que eu quero fazer (gravar um coral numa igreja cheia de reverberação hehe) quais outros microfones na mesma faixa vc me sugere?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Raizen
    o microfone não terá nenhuma utilização futura? Só isso mesmo?
    A questão é se vale a pena investir num B2 só pq ele tem o padrão omni. Uma vez eu ouvi uma gravação de um B2 e achei legal, mas gostei mais de um MXL v67g gravado sob as mesmas condições. Se puder, teste.

    Raizen
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Bem, ainda não sei direito...talvez eu o usaria no estudio que vou montar em minha casa...mas a idéia principal é gravar o coral apenas.

    miure
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bom dia . Meu pai me deu um mic B2 pro . Eu ligo ele na mesa de som e ponho no phanton e tudo ...
    mas nao sai som .
    Será que aquelas chavinhas dele q liga ?

    ajuda pra eu ligar ?

    El_Cabong
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Eu acho que para microfonar coral, uma solução boa e barata seria o par de microfones condenser Behringer C2 (é vendido só aos pares). Imagine um triângulo equilátero em frente ao coral, sendo a base deste triângulo o próprio coral e posiciona os microfones, cada um no meio dos dois outros lados do triângulo (virados para o coral pois eles são cardióides). Vai ficar uma ótima captação estéreo do coral.

    fulanno
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Raizen
    para gravar coral, tem esse microfone proprio para isso. só não conheço muito a qualidade. mas acredito que seja bonzinho

    http://www.foxtrot.com.br/Produto.aspx?CodProduto=05030041012001

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Bom dia . Meu pai me deu um mic B2 pro . Eu ligo ele na mesa de som e ponho no phanton e tudo ...
    mas nao sai som .
    Será que aquelas chavinhas dele q liga ?

    ajuda pra eu ligar ?


    Se for novo, leve na loja para testar. Se funcionar lá, o problema não está no mic.

    Abraços.

    Alexiel
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Olá pessoal,

    Estou com uma tarefa difícil na igreja que eu toco teclado e por usar VST o pessoal pediu para eu pesquisar sobre microfones para captar o som do teatro que será apresentado na comunidade. Andei pesquisando a respeito, mas me veio outra dúvida. O teatro no caso é em ambiente aberto em um palco montado em uma praça, que todos os anos normalmente colocam as caixas de cada lado do palco. Nos artigos que já li muitos recomendaram colocar o mic no chão posicionado nas duas laterais do palco, mas estou com receio, se uso microfone Condensador ou Dinâmico, só sei que o modo de captação deve ser omnidirecional, como é um ambiente aberto temo que tanto o Dinâmico como o Condensador venham a captar ruidos externos por exemplo captar o vento no ambiente, etc. O Palco será de 7 metros de largura e 4 de profundidade em uma praça. Que tipo de microfone vcs me recomendariam para este caso? Desde já agradeço qualquer informação. Desculpem se postei no tópico errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone para gravar som ambiente