Home Studio - Mini Dicas

    Autor Mensagem
    Hurtrix
    Veterano
    # abr/07


    Olá galera,

    Esse é um post revisado de alguns pontos que discuti com o Eder outro dia. Resolvi colocar como um tópico em separado para poder desenvolvê-lo continuamente. Tento passar aqui um pouco do que aprendi na árdua tarefa de montar meu pequeno sonho de consumo: um home/project studio (ainda não acabei).

    Agradeço qualquer crítica ou sugestão e lembro que as idéias aqui apresentadas não estão isentas de imperfeições. Na medida em que o audio se populariza e se torna mais acessível, as combinações se tornam, literalmente, intermináveis.

    Sou um amante do audio apesar de só agora - aos 32- ter resolvido aprender a tocar um instrumento e montar um pequeno studio.

    Tenho visto os posts sobre recomendações de equipamentos e essa é a minha tentativa de contribuir com a galera que, como eu, tem quebrado a cabeça e até perdido $$ na busca de um bom setup. Portanto, vai ser um longo post. Me perdoem qualquer bobagem que escrever. Resumi minhas idéias em 3 categorias gerais que apresento a seguir.

    1. Defina quais suas preferências técnicas

    As opções de configuração para um project ou home studio são inúmeras. A depender das suas preferências ou da corrente a que você é ligado, os equipamentos mínimos variam muito.

    Por exemplo, se você gosta de ter uma enorme mesa à sua frente e ama aqueles racks cheios de periféricos, prepare-se pra gastar uma boa grana com o console, efeitos, módulos, cabos, móveis. O computador neste tipo de setup, normalmente, é uma ferramenta de gravação e, eventualmente, de pós-produção, apenas.

    Se você é daqueles que já aboliu as mesas e é vidrado/expert/alucinado por computadores, saca tudo de chipsets, processadores, motherboards, hds SATA, controladoras SCSI, etc, bem vindo ao lado negro da força. Ops, quis dizer bem vindo ao universo DAW (não, isso não é um mantra pra você meditar – dawn... dawn... dawn...). DAW, pasmem, vem de Digital Áudio Workstation.

    Normalmente, uma DAW é um computador incrementado, onde você faz de tudo, desde a gravação, passando pela mixagem e masterização, essencialmente com plugins ou hardware DSP para processamento como a UAD-1 da Universal Áudio. Você pode ter mais de um micro, ligado em rede, com o secundário rodando aquele rack de instrumentos VSTi, enquanto o primário faz o papel de sequencer, recorder, mixer, tem 2 monitores 19” Widescreen, HDs Raptor de 150Gb, e por aí vai.

    Não que numa DAW você não possa utilizar periféricos externos como compressores e efeitos, mas é que hoje em dia, já existem tantos plugins com qualidade excepcional que, na minha opinião, eles se tornaram desnecessários num project/home studio.

    A vantagem de um setup mixerless, baseado em DAW, ADAT e bons prés é a expansibilidade e o custo relativamente baixo.

    A grande desvantagem é a necessidade de conhecimento técnico para manter um PC com bons componentes e, especialmente, drivers que não gerem incompatibilidade e, conseqüente, travamento do equipamento. Também existem limitações quanto ao numero de efeitos e plug-ins rodando simultâneamente, mas pra mim isso é mais uma questão de forma de trabalho que limitação em si.

    2. Defina O QUE você vai gravar

    Vai gravar ao vivo? Quantos canais simultâneos?

    Pelo que tenho visto, a quantidade de canais de gravação simultâneos sem drops está muito ligada a capacidade e velocidade de gravação dos seus HDs e a largura de banda da conexão com a sua placa de gravação. Mas não é só isso. PCI é rápido, mas se você usar uma controladora SCSI PCI e uma placa de áudio também PCI, por exemplo, o BUS do seu PC vai estar dividido entre as requisições de gravação no HD e o fluxo de dados vindo dos trocentos canais de gravação, aumentando a possibilidade de drops.

    Firewire e USB 2.0 tem uma menor taxa de transferência, mas pelo menos o fluxo de dados não será comprometidoc como no caso do BUS PCI.

    Objetivamente, eu prefiro uma DAW baseada em placas Firewire com bons drivers, HDs de alta performance (Raptor ou SCSI) e um processador rápido (um Pentium D 2.66Ghz socket LGA775 já é um bom começo).

    Além da portabilidade – Firewire você liga num note ou num desktop – pense também na expansibilidade. Neste sentido, melhor que espetar, 3 Deltas LT no seu PC, é investir numa Presonus Firestudio e em dois Behringer ADA8000 (26 canais de input) ou numa M-Audio Profire Lightbridge e mais quatro ADA8000 para ter um setup com 32 canais. As duas configurações saem nos EUA por US$1.200,00, mas você pode montá-las progressivamente.

    Outro setup que montei recentemente e recomendo pela relação custo benefício é baseado numa E-MU 1212M PCI + 1 ADA8000. São 10 canais de gravação simultânea (2 da placa e 8 do ADA), 2 prés e um excelente DSP embutido na E-MU, por apenas US$350 (US$150 da E-MU + US$200 do ADA).

    Não gostou dos prés da E-MU (que são os mesmos da Digidesign) então reserva mais US$245 e compra um FOCUSRITE TRACKMASTER PRO.

    Quanto às marcas de placas por ordem de preferência e custo/benefício:

    a. Assim como algumas coisas da Behringer eu prefiro M-Audio;
    b. Presonus sempre foi minha marca preferida de placas (Firestation, Firepod, Firestudio), mas as M-Audio estão muito boas e a política de atualização de drivers é fantástica;
    c. MOTU é uma lenda, linda, fiel, mas pela experiência de alguns amigos, roda muito bem em MAC e se comporta mal no PC com vários chipsets NVIDIA e até mesmo INTEL. Fora isso custa muito mais caro;
    d. RME, é um sonho e como todo sonho bom, sai caro;
    e. ESI, E-MU, Audiotrack (Maya) pra mim compartilham do mesmo problema: fraca política de atualização de drivers e incompatibilidade com vários chipsets para PC. (Com exceção da nova linha 1212m e 1616m que estão excelentes!)

    3. Monte seu setup GRADUALMENTE

    A não ser que você tenha acertado na megasena ou seja primo do filho do sobrinho do deputado envolvido na máfia das ambulâncias, cuide do seu precioso! NÃO, eu não estou falando do anel de ninguém! É do seu dinheiro!

    Se como eu, você vai montar o seu setup baseado numa DAW recomendo investir prioritariamente no seguinte:

    a. Um bom PC (ou MAC se preferir – antes que me perguntem, eu não sei nada de MAC...)

    Configuração Média: Pentium IV 3.0 HT LGA 775 ou Athlon 64 3200+ 939 Venice, 1GB DDR2, 2 x HD SATA II 120GB, Motherboard com chipset INTEL ou nForce4 (de preferência com slots PCI-e e conexão firewire), Placa de Vídeo que suporte dual monitors, 2 Monitores CRT 17” Flat – Aproximadamente R$2.000,00.

    Configuração Top: Pentium Dual Core ou Athlon X2, 2GB DDR2, 1 x HD SATA II 120GB, 1 x HD RAPTOR 150GB, Motherboard com chipset INTEL ou nForce4 (de preferência com slots PCI-e), Placa de Vídeo que suporte dual monitors, 2 Monitores Widescreen 19” Flat – Aproximadamente R$3.800,00.

    b. Uma boa placa com suporte ADAT e bons conversores A/D, D/A

    Minha preferência: M-Audio Profire Lightbridge com até 4 Behringer ADA8000

    Opções Firewire com menos canais: Presonus Firepod (8 canais com prés solid-state e phantom em todos os canais - US$499), M-Audio FireWire 410 (4 In/ 10 Out, 2 dos canais com pré solid-state e phantom power – U$299), Presonus Firebox (6 In/ 8 Out, 2 dos canais com phantom power).

    http://www.presonus.com/interfaces.html
    http://www.m-audio.com/products/en_us/FireWire410-main.html

    c. Bons monitores de referência

    Fora aquele AIWA NSX-V99 da sala, compre bons monitores de referência. Eles tem uma constituição diferente das caixas do AIWA porque fornecem uma resposta mais plana ao que se está ouvindo. Isso é essencial para saber a COR do som que se está mixando na DAW ou no console (mixer).

    Pessoalmente eu tenho um par de monitores near field Yamaha MSP5, mas tem muitos Behringer ativos bons por aí.

    d. Bons (e vários) prés

    Bons pres (além dos mics) são imprescindíveis para modelar corretamente a característica dos timbres seja de um instrumento ou da voz (que é o mais delicado, complexo e imprevisível instrumento que existe).

    Na minha opinião é mais importante investir em prés que num mixer, por exemplo, pra quem vai seguir a linha de studio baseado em DAW.

    A Behringer tem um bom pré, o MIC2200, os prés que vem na Firepod e Firestudio da Presonus são fantásticos, mas na minha opinião a melhor relação custo/benefício para um setup mínimo é o Focusrite Trackmaster Pro (US$249) – que além de pré é também um compressor.

    http://www.focusrite.com/product/trakmaster_pro/

    e. Microfones

    Para não ser repetitivo, fora um bom kit de bateria (para quem vai gravar batera ao vivo), eu recomendo um setup mínimo formado por um Shure BETA 57A (U$110,00), um Studio Projects TB1 (condenser cardióide valvulado, US$249) ou um CAD E100-2 (condenser supercardióide, US$99) e um dinâmico Shure SM-58 (US$100) ou um Sennheiser E845 (US$80).

    f. Condicionamento elétrico

    Filtros de linha, Modulos Isoladores, Estabilizadores? Corra de tudo isso!

    Parece brincadeira, mas a rede elétrica naturalmente injeta harmônicos indesejáveis no sinal quando não bem tratada. O Módulo Isolador (ou terra eletrônico) quebra um galhão né? Só que o preço são mais harmônicos indesejáveis injetados na sua mix (um gravezão ou aquele midbass que você só vai sentir na hora de levar sua mix pra masterizar).

    Isso vale uma leitura imensa, mas para simplificar: Faça um "puxadinho" decente da tua rede elétrica com aterramento VERDADEIRO e use FILTROS de linha específicos para diminuir esses harmônicos (como os da powerline, por exemplo).

    O negócio é tão sério que pra tem rede elétrica 240v fase-fase (SAMPA, por exemplo), o risco de queimar seu equipamento pelos picos de tensão na fase sobressalente é uma realidade. Basta dizer que numa rede fase-fase quando você pressiona o botão desligar, na verdade você só fecha uma das fases, mas na outra continua vindo tensão da rede elétrica. Um raio ou pico de tensão pode vir e sapecar teu lindo Lexicon 480L ou teu suado Genelec.

    g. Tratamento acústico

    Ultimo, mas não menos importante, nada disso ai em cima adianta se o ambiente não tiver o mínimo de tratamento para uma correta captação. Seus vizinhos vão te despejar em uma semana se você quiser gravar aquela batera de 12 peças sem isolamento acustivo.

    Lã de vidro ou rocha, paredes falsas, cantos arredondados, armadilhas de freqüência, defletores, isso é um universo e meu conselho é: pesquise e não tente fazer sozinho!

    Para quem está começando eu tenho uma série de artigos do tipo “faça você mesmo” (do-it yourself) que trago num próximo post.

    Tem solução de baixo custo pra tudo! Basta um pequeno curso de marcenaria, paciência e leitura que dá pra produzir uma sala quase morta... ;)

    Notem que estou falando de project/home studio! (Quem já tentou gravar no guarda-roupa? Quem já construiu uma redoma de edredons e colchões que comprou por R$11,99 no carrefour cada?)

    ----

    Bem galera, meu tempo estourou, mas acho que por hora ta bom. Escrevi muito e espero que tenha deixado algo de útil.

    Novamente se alguém discordar ou quiser me corrigir fique à vontade. As opiniões expressadas são baseadas em várias leituras, conversas com amigos produtores e muita tentativa e erro, mas nem por isso estão isentas de imperfeições.

    Forte abraço,

    Yanko Hurta

    Computer Music
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olá, como fazer o sync usando 4 ADAs 8000 ? se não me engano ele só tem uma conexão de word clock não possibilitando fazer esta cascata.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Hurtrix

    Otimo topico!! parabens!!

    Eu tenho umas duvidas, posso encher sua paciencia?? hueheuhe

    -Eu queria montar uma aparelhagem pra fazer gravações só de guitarra e baixo, no meu quarto mesmo!! nada nem semi-profissional!!! hueheuhe

    -A guitarra seria microfonada e o baixo seria em linha mesmo, usando simuladores de amp, como o guitar rig!

    -Pensei em PC(já tenho), placa de som, mesa de som, e um microfone para a guitarra, além de monitores! O que vc acha?

    Ou vc acha melhor eu comprar esse guitar link? ai eu gravaria direto no pc a guitarra?

    http://www.behringer.com/UCG102/index.cfm?lang=eng

    Tarracha
    Veterano
    # out/07
    · votar


    BaNdAiD

    -Pensei em PC(já tenho), placa de som, mesa de som, e um microfone para a guitarra, além de monitores! O que vc acha?


    isso já é suficiente pra gravar e vc não precisa de simuladores de ampli..pode ligar tudo direto na mesa!

    []'s

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Tarracha
    isso já é suficiente pra gravar e vc não precisa de simuladores de ampli..pode ligar tudo direto na mesa!

    Valeu!! os simuladores seriam para o baixo!!

    uma duvida nada a ver: o que é []'s? eu sou pessimo com emoticom!

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Deu erro aqui no login e quando vi respondeu um post
    Desculpem o erro

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Home Studio - Mini Dicas