【FIXO】 Faixa de Freqüências, Equalizadores, Música, Voz, etc.

Autor Mensagem
Marcus Cerutti
Veterano
# out/11
· votar


MauricioBahia
Essa apostila pra Roadies é muito legal cara !!! Viu o link ali né?

Muito bom esse texto!

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


Wlw pelo tempo que vc se dedicou editando esse livro no fcc, o conteúdo enche os olhos de um sem noção,pois se esquecem que o ambiente influencía a propagação das ondas sonoras modificando a nescessidade de por ou tirar alguns Hertz!!sacow!!!!mais foi um bom passatempo a histórinha do Hertz, me divertí lendo!!!

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


Wlw pelo tempo que vc se dedicou editando esse livro no fcc, o conteúdo enche os olhos de um sem noção,pois se esquecem que o ambiente influencía a propagação das ondas sonoras modificando a nescessidade de por ou tirar alguns Hertz!!sacow!!!!mais foi um bom passatempo a histórinha do Hertz, me divertí lendo!!!

Rafael Gouvêa
Veterano
# jul/12
· votar


dae galera, blz?

Seguinte esxiste algum Plugin q eu possa usar para "controlar" as frequencias?

kiki
Moderador
# jul/12
· votar


Rafael Gouvêa
sim, chama-se equalizador.

qualquer programa de áudio tem um embutido.

se voces estiver usando softwares só de ouvir, tipo windows media player, real player, etc., nem sempre tem.

Rafael Gouvêa
Veterano
# jul/12
· votar


Galera me tirem uma dúvida.....como devo aplicar essas frequências...no caso gravando uma guitarra no NUENDO.......?????????

Rafael Gouvêa
Veterano
# jul/12
· votar


Boa noite galera....alguém em ajuda aee...... Instalaei o pacote de 40GB da Native Instruments o COMPLETE 5....mas na hora q abro o nuendo ele trava na tela buscando o plugin ABSYNTH 4....porque isso acontece??????

digobora
Veterano
# ago/12
· votar


Alguém sabe a respeito de Panorama L-R, quanto a disposição (100<0>100) de instrumentos (batera, baixo, guitar, voz, teclado e metais) durante a masterização, existem padrões? Grato!

netobc
Veterano
# ago/12
· votar


Bom dia gente , alguém pode me ajudar ? eu estou gravando com o sonar x1 e a placa m- audio fast pro , mas o microfone esta desligado e mesmo assim ele aumenta no maximo quando eu abro uma trilha para gravar a voz , alguem pode me ajudar fico agradecido desde ja obrigado ( neto)

kiki
Moderador
# ago/12
· votar


digobora
padroes nao existem.
e mixagem é muito mais do que L-R, tem todo um trabalho com os efeitos para fazer a abertura em estereo.

netobc
nao entendi, explica melhor.
se bem que nem é aqui o tópico, procure por um sobre o sonar ou sobre a placa.

NINO_D.BOB
Membro Novato
# nov/13
· votar


netobc

Bom dia gente , alguém pode me ajudar ? eu estou gravando com o sonar x1 e a placa m- audio fast pro , mas o microfone esta desligado e mesmo assim ele aumenta no maximo quando eu abro uma trilha para gravar a voz , alguem pode me ajudar fico agradecido desde ja obrigado ( neto)


Cara, sua interface tem algum software controlador??

EstúdioAurus
Membro Novato
# fev/14
· votar


Escrevi um artigo detalhado falando sobre equalizadores e como utilizá-los. Está disponível para download gratuito no link abaixo.

http://estudioaurus.web44.net/TUTORIAIS/

Abraços

Mateus Carvalho
Membro Novato
# out/14
· votar


Ajudo muito tava em duvida sobre essas frequências =)

JorgeGigaMusic
Membro Novato
# fev/15
· votar


Sou novo aqui no fórum, porém gostaria de colocar em discussão a maneira que eu normalmente faço e dá certo pra mim e para os meus clientes na hora da equalização em uma mixagem. É procurar primeiro o que está sobrando ou até incomodando, isso dá uma "limpada do som" que ao meu ver até facilita os outros passos, depois vou acrescentando as características que precisam ser destacadas.

(É claro que depende de cada bumbo e afinação mas vou dar um exemplo de como faço na maioria dos casos)

Tiro uns 200 a 350Hz pra atenuar uma ressonância que sobra nessa faixa, depois coloco em torno de 60 a 80Hz pra ter o peso e o grave bonito se destacando, depois eu acrescento por volta de 4kHz pra aparecer melhor o kick.

Em tese faço mais ou menos assim com todos os instrumentos, e tem dado certo nos meus trabalhos, seguindo os meus ouvidos.

Alguém aí concorda, discorda ou tem alguma coisa a acrescentar?

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


acrescento por volta de 4kHz pra aparecer melhor o kick

Esse é o click, o kick é o grave. Infelizmente se confunde muito...

Alguém aí concorda, discorda ou tem alguma coisa a acrescentar?

Num bumbo pop é isso. Mas quando partir pra algum rock, algum metal pesado, ou um pagode/axé/forró com uma marcação/zabumba, brigando com o sub do bumbo pode te complicar a vida. Uma saída é usar o primeiro harmônico e sub-harmônico do bumbo pra dar espaço pro outro instrumento.

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


Olá.

Muito interessante a questão das frequencias.

Eu gravo os instrumentos no Ableton, separados por canal (inclusive a bateria - peças separadas).

Como faço para colocar cada coisa dentro da frequencia certa?
Coloco um equalizador para cada canal e deixo prioritariamente dentro das frequencias informadas nesse topico?

Ou haverá um equalizador geral para controlar tudo?


Isso faz parte do trabalho de mixagem né?

Posso fazer no ableton ou devo instalar e fazer no protools (ouvi dizer).

OBRIGADO

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


lhblhb

Vc fez uma tremenda confusão...

Pode usar equalizador para cortar o que não pertence ao sinal gravado...

Por exemplo, uma voz genérica, não soa com frequências úteis abaixo de 132Hz, nem acima de 5~8KHz. São valores variáveis, que dependem do timbre de cada um.

Pra mixar, eu coloco um paramétrico por canal, só pra realizar cortes. Graves vc pode cortar sem medo, é ali que mais fácil embola.

E lembre-se: eq é pra cortar o que sobra, não adicionar o que falta. Faça cortes finos (com Q estreito/fechado) e radicais, e dê boost largos (Q aberto) e suaves.

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
Ótima sua explicação.

Pelo que entendi, esses limites minimos e maximos de frequencias, para cada instrumento, serve de guia para CORTAR as frequencias que não são úteis.
Dessa forma, o som vai ficar mais limpo. Cada coisa dentro de sua frequencia útil, certo?

Para fazer isso, eu colo um equalizador paramétrico em cada canal, e faço esse corte mínimo e maximo, certo?

Além disso, dentro das frequencias que sobram, eu posso ir equalizando o que for necessário? (eu entendi que eq é pra cortar e não adicionar - adicionar seria com compressor certo?)

Valeu

marcelosz
Membro Novato
# jul/15
· votar


lhblhb
É mais ou menos por aí!

Dica: Livro "MIX - O Poder da Mixagem". Escrito por um brasileiro mesmo, vem até com um CD de exemplos e exercícios. Muito bom.

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


marcelosz
Valeu. Ja estou vendo, parece que o livro é meio caro. Vou ver em sebos online. Abraço

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Parte do texto inicial está aqui, e tem mais info's úteis!

http://www.digitalprosound.com/2002/03_mar/tutorials/mixing_excerpt1.h tm

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Boas noites.

Comprei um fone Philips SHL3060.

Geralmente, vejo em especificações de fones (até dos mais parrudos) que a faixa de resposta de frequência vai de 20 a 20k.

Neste modelo específico, consta de 18 a 22k.

Isso é bom ou ruim? Realmente faz diferença?

Iversonfr
Veterano
# out/15
· votar


Wade

É só um número bonito. Se vc tem 30 anos mesmo deve escutar até uns 19khz mais ou menos. Falar que vai até 22khz num faz diferença prática nenhuma.

Ismah
Veterano
# out/15 · Editado por: Ismah
· votar


Iversonfr

Nem tanto! Os extremos do spectro são coisas que vc não escuta tanto, mas sente diferença quando está lá e quando não está.

É o caso que vc ouve a diferença entre uma fita K7 e uma CrO2, e um vinil (que muitos dizem soar mais "macio") e um CD, Ou ainda um MP3 "padrão internet anos 2000" (≤128Kbps) e um FLAC ou WAV.

Isso se deve devido a diferentes respostas de freq... Em um vinil, se perdia muito sub grave, que é conservado num CD. Se deve a diversas coisas, desde a mecânica do vinil, a conversão de mecânico em elétrico, amplificação e o elétrico em mecânico/acústico novamente - estes dois últimos que eram pra lá de deficientes.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Iversonfr
Ismah
Saquei. É um chamativo, mas que que vai ficar "fora de audição". Algo meio sensitivo.

Mas de qualquer forma, é sempre melhor ter e não precisar que precisar e não ter haha.

Valeus.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Os dados são postados como informação do produto. Por exemplo, não vai mudar nada saber, mas é uma informação sobre ela, que vai servir para diferenciar ela das outras.

Especificamente, é algo que se chama gosto. Tem quem goste de escutar mais agudos, mais graves...

Ismah
Veterano
# jun/17 · Editado por: Ismah
· votar


Eu quase perdi a líng... digo as unhas, tentando explicar isso em algum tópico... Mas tá aí o que eu quis dizer...

https://tiagoborges.net/equalizar-sem-usar-o-equalizador/

AbraãoLucas
Membro Novato
# jul/17
· votar


O curso de Mixagem no REAPER 4 é o melhor e mais completo sobre esse assunto já produzido por Márcio Mourão com duração de mais de 8 horas em video aulas com didática simples e objetiva. Passando conceitos importantes de uma mixagem profissional. Diferentes dos demais cursos, esse não fica preso apenas nos exemplos de mistura de uma música, mais vai além mostrando técnicas consagradas e inovadoras. E não fica por ai, nesse curso você aprenderá como tirar o melhor proveito do REAPER na mixagem, mostrando atalhos, dicas, macetes e configurações para o seu trabalho mais produtivo:
TÓPICOS DO CURSO
01-Apresentação
02-Configurações
03-Controle de trilhas
04-Edição Básica
05-Lidando com Plugins
06-Preset, Fx chains, e Track templantes
07-Atalhos personalizados
08-Sends e Receivers
09-Roteamento
10-Monitoração e Plugins
11-Limpando Ruidos do áudio
12-Removendo sibilância de vocal
13-Removendo clips e estalos
14-Removendo vazamento
15-Removen
https://go.hotmart.com/P6225410U

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Faixa de Freqüências, Equalizadores, Música, Voz, etc.