m-audio 2496 como gravar som stereo usando um dos canais

    Autor Mensagem
    marcos.severini
    Veterano
    # mar/07


    Tenho uma m-audio 2496 que tem dois canais de entreda e dois de saida. Como faço para gravar uma voz em um dos canais e um violão no outro. Mas gravando em stereo? hoje quando gravo sai voz de um lado e o violão do outro.
    Tenho muito que aprender... me ajudem!!!

    Grato

    Clau
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom, estava pesquisando no forum e achei essa dúvida do nosso amigo.
    Na verdade, estou com uma dúvida parecida, porém minha placa é a 1010, mas nem vem ao caso.
    Gravei uma voz e a gravação ficou mono(de um lado só). Eu queria transformar ela em stéreo mas nem sei como fazer isso no SONAR, é possível ?
    Andei lendo alguns posts pra pesquisar e em alguns fala-se pra gravar a voz em mono mesmo, e em outros fala-se pra gravar a voz em stereo.
    Queria saber se o correto seria voz stereo E se tem como eu pegar essa pista que esta só no left e gerar uma nova com som no left/right.
    falous

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Clau

    Velho, quando voce vai gravar uma pista no sonar de um instrumento que seja mono, não é necessário criar uma pista estereo pra isso, cria-se uma pista mono e grava-se o que voce quer do canal da placa que voce selecionar, uma vez gravado, voce pode controlar a imagem estereo da pista gravada usando o pan do canal no software, no caso o Sonar, caso voce vá gravar um instrumento ou outra coisa que já tenha imagem estereo ai sim voce grava em estereo, mais é necessario que o equipamento seja estereo, ou seja possua saidas R e L, que voce vai ligar na entrada das sua placa R e L... deu pra entender?

    cybx
    Veterano
    # set/07
    · votar


    marcos.severini

    Simples! Basta gravar como uma pista mono no programa de gravação, tanto a voz como o violão.

    Clau
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Blz galera, entendi sim ...
    mas acho que gravei de uma entrada mono em uma pista estéreo (ou seja, gravei errado). Pq pensei que a entrada balanceada da 1010 fosse stereo e nem percebi na hora de gravar.
    A questão é, agora tenho uma pista estéreo com apenas 1 lado rolando entenderam ?
    o que eu posso fazer neste caso ? pq não consegui gravar uma outra pista a partir desta, tipo imaginei criar uma nova pista(mono) e gravar a partir da pista(stereo que tenho), mas não consegui fazer, tem que rotear alguma coisa ? pq tentei de todo jeito aqui e não rolou.

    Música de Preto
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Clau
    Abre sua pista no Sound Forge e manda ele transformar em mono. Se você usa o Sonar dá pra fazer isso direto. Numa tentativa mais desesperada, exporte o arquivo wave em stereo split, que exporta os lados L e R separados - só não sei se tem essa opção no Sonar. Depois você importaria de volta só o lado com áudio.

    Quanto a gravar em stereo, o pensamento a se considerar é quantas fontes você tem. Vai gravar uma voz com dois microfones? Não? Grava em mono. Um teclado, por exemplo, é stereo, então, grave em stereo.

    Clau
    Veterano
    # set/07
    · votar


    No sonar dá pra fazer direto ??? Como ?
    Tentei assim ... mas não funcionou, mas acho que deveria
    Dar play na minha pista stéreo e gravar uma nova(mono), mas não consegui ...
    Se alguem souber como faz isso me avise ..rsss, pq antes com minha SoundBlaster eu tinha o problema de gravar tudo o que tava tocando, era um parto e agora com a 1010 estou tendo o problema de NÃO gravar ..rsssss
    Tentei direcionar o Output do canal gravado de todas as maneiras e o Input do novo canal mas não rolou ....
    Falous

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Faz logo que nem um cara disse que tinha feito uma vez aqui no forum, seleciona o canal com audio gravado na pista estereo, copia (CTRL + C), depois seleciona o canal que esta sem audio e cola (CTRL + V), pronto isso deve resolver seu problema, e da proxima vez não seja cabeçudo... rsrsrsrsrs... e grave fonte mono em pista mono, fonte estereo em pista estereo...

    Clau
    Veterano
    # set/07
    · votar


    KKKKKKK ....
    Boa I.Nosferatu, fui cabeçudo mesmo ... mas posso explicar ..rs
    Tipo, a cantora apareceu lá em casa do nada aí eu aproveitei uns 10 minutos que tinhamos antes do show e pedi pra ela gravar uma pista pra eu testar minha placa nova ...
    Bom, tinha imaginado que a entrada Balanceada da 1010 era stéreo, mas nem olhei pra ver ... .selecionei stereo e mandei bala .. ..
    Depois que ela já tinha gravado que fui ver que a fonte só tinha 1 lado .rsssss
    Faz parte ...
    Bom, esse lance de copiar e colar vou testar ... será que é tão simples assim ???? hummmm, sei não hein ??
    Falous ..rsss

    Clau
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom galera.
    Fiz o teste de copiar e colar e nada ..
    simplesmente colou do mesmo jeito que estava na outra, ou seja, só o lado LEFT.
    falous

    everson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    já conseguiu resolver? caso contrário tem um jeito "na tora" pra fazer isso:

    abra um track e em propiedades de audio peça pra gravar o som produzido pelo proprio pc depois no programa de gravação habilite gravação em left, reproduza o som da faixa e coloque o pan em left. viji, n sei se entederam.....

    :D

    soares1942
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: soares1942
    · votar


    É simples gravar estéreo em qualquer placa que tem dois canais. A primeira solução é adquirir uma mesa de som, e ligar a mesa e conectar a mesa na placa de áudio. A outra solução é: Pra microfone, você deve usar 2 microfones; 1 no canal esquerdo e outro no canal direito da placa. Para teclado é simples. Todos os teclados tem 2 saídas, então é só ligar cada saída em um canal da placa de som. Para qualquer outro instrumento que tem apenas uma saída momo (Bateria eletrônica, guitarra baixo etc....)você deve comprar um adaptador P10 mono para 2 P10 mono. O lado do cabo que só tem 1 P10 você liga no instrumento, e o outro lado com 2 P10 você liga cada P10 em um canal da placa. Se você não quiser comprar o adaptador basta usar um cabo simples e fazer uma derivação para outro cabo em um dos lados. Simples, Se houver alguma dúvida, você pode me procurar no Facebook, que darei mais detalhes.
    (Francisco soares de matos) Também estou no letras. mus e no Youtube

    Jabijirous
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Mais um novato coveiro. Só tirando post do túmulo kkkkkkk

    soares1942
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Jabijirous
    Parece que o amigo veterano não entende nada de placa de som. Eu tenho duas placas Maudio, e gravo tranquilamente estéreo. Sou compositor e já gravei 36 músicas em apenas 6 meses. Se quiser aprender comigo, posso te dar um show, amigo VETERANO.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    soares1942
    bem vindo ao fórum!!
    mas acho que a dúvida do cara em 2007 era a seguinte
    ele queria se gravar tocando violão e cantando ao mesmo tempo
    por isso ele ligou o mic em um canal e o violão em outro
    mas colocou a DAW pra gravar um canal stereo então ficou a voz pra um lado e o violão para o outro

    o lance de ter um mixer só vai deixar a gravação em stereo, porem voz e violão misturado em um canal stereo o que seria ruim pra edição de uma das partes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a m-audio 2496 como gravar som stereo usando um dos canais